Baixe em PDF
Baixe em PDF
Aquela sua tia querida tricotou o suéter mais horroroso que você já viu na vida? Seu amigo comprou o CD de uma banda que você odeia com todas as forças? Você mal sabe o que fazer diante da carinha de expectativa dos seus filhos ao entregarem aquela gravata horrenda de bolinhas rosa e verde? Saber como reagir ao receber um presente de que você não gostou é um verdadeiro dilema, mas a triste realidade é que todo mundo já passou (ou vai passar) por isso. E por mais que você se sinta frustrado, não há necessidade alguma de fazer a pessoa que o presenteou se sentir mal também, não é mesmo?
Passos
-
Agradeça. Não importa se gostou ou não, dizer “obrigado” é o mínimo que você pode fazer. Olhe a pessoa nos olhos para demonstrar seu carinho e gratidão. [1] X Fonte de pesquisa
- Diga “Obrigado! Gostei muito”.
- Complemente o agradecimento falando da generosidade e gentileza: “Que presente generoso!” ou “Quanta gentileza sua!”.
-
Considere o carinho de quem comprou o presente. A surpresa diante de um objeto que você nunca vai usar é tanta, que às vezes fica até difícil esboçar um sorriso ou demonstrar gratidão. Esqueça o item por um instante e pense no apreço depositado ali.
- “Muito obrigado! Sei que você comprou com muito carinho.”
- “Agradeço de coração por você ter se lembrado de mim.”
-
Leve em consideração a boa intenção. Pense nos motivos de a pessoa pensar em você e seja grato por isso. Ainda que a escolha tenha sido péssima, a intenção certamente foi a melhor.
- “Você se lembrou do meu amor por chocolate!”
- “Muito obrigado pelas meias coloridas. O inverno está chegando e vou precisar manter meus pés quentinhos.”
- “Obrigado pelo CD. Estou sempre buscando novidades para aumentar minha coleção.”
-
Faça perguntas. Pergunte o que fez a pessoa se lembrar de você ao ver aquele objeto. Essa é uma boa tática para desviar da discussão sobre você usar ou não o presente. Pergunte onde seu amigo comprou, se ele tem um igual ou, se for o caso, qual é a melhor maneira de utilizá-lo. De modo geral, quando alguém ganha um presente ruim, o melhor a fazer é colocar o foco em quem deu, não em si mesmo. [2] X Fonte de pesquisa
- “Você também tem esse álbum? Qual é sua música favorita?”.
- “Nunca vi meias como essas. Onde você comprou? Você também tem?”
- “Esse suéter é diferente de todos os outros que tenho. Quanto tempo a senhora levou para tricotá-lo?”
-
Minta (se não for um problema). Se você não tiver problemas morais por causa de uma mentirinha e não quiser magoar a pessoa, diga que adorou o presente. A maioria das pessoas prefere dizer que gostou do que contar a verdade e deixar o familiar ou amigo triste.
- Tome cuidado com a proporção que a mentira pode tomar. Tudo bem em dizer que gostou, mas não precisa dizer que é a melhor coisa que você já recebeu na vida, tampouco que vai usar todos os dias.
- Se não quiser mentir, também não diga que odiou.
- “Obrigado! É um lindo presente”.
- “Gostei muito, obrigado! Em que loja você encontrou?”.
-
Diga a verdade, se vocês forem próximos. Caso seja alguém que você conhece bem e com quem tem certa liberdade, seja sincero. No fim das contas, vocês vão acabar rindo juntos de toda essa situação.
- Receber um presente ruim não é nada de mais, mas mentir pode se tornar um grande problema.
-
Tente protelar as perguntas. Se seu amigo perceber que você não gostou muito, ele pode fazer algumas perguntas para ter certeza se você “realmente” curtiu ou se vai usar. Você tem duas alternativas: mentir de leve ou rebater as perguntas dele com outras para não ter que responder.
- Tente fazê-lo oferecer uma sugestão de como/quando utilizar o presente. Em seguida, diga “Vou fazer dessa forma” e mude de assunto.
- No caso de um presente cuja intenção seja fazer uma brincadeira, entre no jogo e diga que não há a menor possibilidade de você usar.
Publicidade
-
Reaja imediatamente. Agradeça assim que abrir. Se você abrir e ficar parado, vai deixar claro que ficou desapontado.
-
Faça contato visual. Olhe a pessoa nos olhos e agradeça! A surpresa pode acabar levando você a fazer alguma expressão facial estranha. No entanto, mesmo sem demonstrar entusiasmo no rosto de imediato, você pode olhar seu amigo nos olhos e dizer que se sente grato pela gentileza.
-
Sorria. Essa talvez seja a parte mais difícil, mas, se você for um bom ator, vai saber disfarçar bem. Tente se lembrar das boas intenções por trás do presente e do desejo da pessoa em deixar você feliz. Isso, por si só, já é um grande presente. Sorria, se achar que o sorriso vai parecer natural.
- Não dê um sorriso forçado. Todo mundo vai ver que é falso.
-
Dê um abraço na pessoa. Uma das maneiras de esconder a expressão de frustração e, ao mesmo tempo demonstrar gratidão, é dar um abraço. Faça isso logo após abrir o presente.
- Um abraço é a forma mais verdadeira de dizer que aprecia o gesto por trás da lembrança.
-
Aja naturalmente. Não tente fingir entusiasmo, apenas sinta-se feliz pela gentileza. “Ele estava tentando me agradar ao comprar esse presente” é o tipo de coisa que você pode pensar na hora.
- Se conseguir sorrir genuinamente, sorria. Caso contrário, apenas agradeça.
Publicidade
-
Mande uma mensagem de agradecimento. Embora esse conselho sirva para qualquer presente recebido, a importância para os objetos que não foram muito apreciados é bem maior. A pessoa vai se sentir mais tranquila sabendo que você gostou. Envie a mensagem alguns dias depois e não se esqueça de mencionar o quanto você apreciou o gesto carinhoso. Não entre em detalhes sobre o produto em si. [3] X Fonte de pesquisa
- “Muito obrigado por ter vindo. Foi muita gentileza sua em trazer um presente. Imagino todo o esforço e tempo que você levou para tricotar aquele suéter”.
- “Quero agradecer pela sua presença na minha festa e pelo presente. Estou muito feliz por ter mais um CD na minha coleção”.
-
Passe o item adiante. Existe solução para um presente que você não curtiu muito: dá-lo a outra pessoa. Tome cuidado apenas para que quem comprou para você nunca descubra. Mesmo que você tenha deixado transparecer que não gostou, não é de bom tom dar o objeto a outra pessoa imediatamente. Outra coisa que você precisa levar em consideração é se o próximo dono realmente vai gostar. Na dúvida, prefira doá-lo para uma instituição de caridade ou alguém que esteja precisando.
-
Dê tempo ao tempo. Normalmente, a ansiedade e o constrangimento associados ao momento ficam para trás. Com o tempo, você pode até apreciar a ideia que passou pela cabeça de quem o presenteou e pensar que, o que realmente importa, é que foi algo dado de coração. Portanto, caso não tenha sido franco desde o início, não tenha receio em falar a verdade depois.
- Diga que tentou usar, mas não conseguiu. Finja surpresa diante do fato de não ter dado certo.
- Faça o possível para levar numa boa, mas jamais deixe transparecer que preferia não ter ganhado o presente. Melhor receber algo que não o agradou, mas que foi dado com carinho, do que não receber nada.
- Pergunte se a pessoa quer de volta. Se for algo que seu amigo deu a entender que gostaria de ter, pergunte se ele quer. Muita gente diz que não por educação, e, se ele recusar, simplesmente aceite. Não insista para não parecer que você está querendo se livrar.
Publicidade
-
Faça uma lista de desejos. Dependendo da ocasião, como seu aniversário ou natal, pense na possibilidade de fazer uma lista do que gostaria de ganhar, passando pelo menos uma ideia do que você quer. Com as pessoas que você tem um pouco mais de intimidade, tente falar abertamente sobre o que deseja receber delas. Não se esqueça de colocar nessa relação alguns itens mais baratos, dando algumas opções para quem não puder pagar mais caro, evitando assim ganhar presentes ruins.
- “Sempre ouço alguma música do CD que você me deu. Soube que [artista ou banda que você gosta] vai lançar um álbum em breve, estou louco para ouvir”.
- “Adoro as meias que você me deu, uso em casa o tempo todo quando está frio. Na mesma loja que você as comprou tem uns sapatos lindos que estou querendo”.
-
Seja um exemplo de dar bons presentes. Para quem já tem um histórico de dar coisas que você não gosta, tente descobrir o que ele gostaria de ganhar. Pergunte “O que você quer ganhar no fim do ano?”. Se ele disser “Qualquer coisa”, insista. Todo mundo tem alguma coisa que quer muito. A ideia aqui é fazer com que, através da sua curiosidade em saber o que a pessoa quer, ela faça o mesmo com você.
-
Fale a verdade. Se seu amigo ou parente continuar insistindo em dar presentes duvidosos, seja sincero antes de acabar tendo que dedicar um cômodo inteiro da sua casa para objetos indesejados. É preciso, contudo, ter jogo de cintura para não ofender a pessoa. De maneira sutil, porém clara, experimente dizer algo como “Não tenho certeza se esse tipo de coisa combina comigo”.
- “Sou apaixonado por música, mas sertanejo não faz muito minha vibe. Sou da galera do rock, entende?”
- “Nem sei como agradecer o fato de você ter tricotado esse suéter para mim, mas não acho que combine muito com meu estilo.”
- “Preciso ser sincero: as meias que você me deu não combinam com nada que eu tenho. Agradeço muito, mas não sei como usá-las.”
Publicidade
Avisos
- Se a pessoa for próxima, a melhor coisa as fazer é ser completamente honesto sobre o que você achou do item recebido.
- Caso decida passar o presente adiante, dê para alguém de outro círculo de amizade, para não correr o risco de quem deu perceber que você entregou para outra pessoa.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 35 923 vezes.
Publicidade