PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu namorado tenta dizer o que você pode e não pode vestir? Então, é normal ficar confusa, magoada e até irritada. Ninguém tem esse direito! Cada pessoa pode decidir o que é melhor para si mesma, inclusive em termos de roupas. Sendo assim, criamos este guia para ajudar você a dar um “chega para lá” no rapaz sempre que ele tiver algum pedido ou comentário ligado à sua aparência — e, talvez, saber se está na hora de colocar um ponto final na relação. Vamos lá?

Seção 1 de 5:

Seu namorado tem o direito de falar o que você pode e não pode vestir?

PDF download Baixe em PDF
  1. Em um relacionamento saudável, uma pessoa não tenta controlar o que a outra veste. Isso é uma decisão individual e tem a ver com a personalidade e o corpo de cada um! Se seu namorado tentar interferir, fique com o pé atrás.
    Publicidade
Seção 2 de 5:

Por que seu namorado não tem que escolher o que você veste?

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém tem o direito de dizer o que você pode fazer com seu corpo, incluindo o que comer, como cortar ou pentear o cabelo ou que roupas vestir. Já dissemos: essa decisão é individual! Cabe a cada pessoa escolher o que fazer consigo própria.
  2. A aparência é uma expressão de individualidade. As pessoas se vestem de determinada forma porque isso está ligado ao que elas sentem sobre si mesmas e a como querem ser vistas pelos outros. Ou seja, a autoridade é completa e exclusivamente sua! [1]
  3. Quando uma pessoa diz a outra o que vestir, a mensagem que passa é que ela é incapaz de tomar a decisão por si própria. O que não é verdade no seu caso! Seu namorado não tem o direito nem de sugerir que você não consegue escolher looks legais.
    Publicidade
Seção 3 de 5:

Por que seu namorado está tentando controlar o que você veste?

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns homens tentam controlar o que sua parceira (ou seu parceiro) veste porque são inseguros e têm medo de que ela chame a atenção de outras pessoas. Mas essa insegurança não dá a ninguém o poder de ditar o que outra ou outro coloca no próprio corpo. [2]
    • Se seu namorado costuma ser possessivo ou precisar de constantes reafirmações do seu afeto, ele provavelmente é inseguro.
  2. Quando um homem tenta dizer a uma mulher o que ela pode ou não pode vestir, é bem provável que ele seja controlador e até abusivo. Fique de olho nos seguintes indícios: [3] [4]
    • Ele ofende e até humilha você, fazendo comentários degradantes sobre seu peso e sua aparência.
    • Ele demanda sua atenção ou exige que você se comporte de determinada forma quando estão juntos.
    • Ele culpa você por coisas que estão além do seu controle.
    • Ele ameaça você ou dá ultimatos.
  3. Alguns homens acham que as mulheres não devem mostrar nenhuma parte do corpo se quiserem “ser respeitadas”. Há até aqueles que as consideram promíscuas quando agem assim! Se for o caso do seu namorado, então quer dizer que ele tem visões problemáticas e antiquadas, ou seja, é machista. [5]
    Publicidade
Seção 4 de 5:

O que fazer se seu namorado tentar controlar o que você veste

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe claro ao seu namorado que você não aceita nenhum tipo de interferência (e muito menos ordem) em relação ao que vestir. Dá para ser curta e grossa ou optar por uma abordagem mais leve e descontraída. De um jeito ou de outro, mostre seu descontentamento. [6] Veja exemplos:
    • “Não me fala o que eu posso vestir.”
    • “Obrigada pela sugestão, mas não aceito.”
    • “Por que você acha que pode me dizer o que vestir?”.
    • “Não sou nenhuma boneca. Não faz isso, por favor.”
  2. Peça para seu namorado explicar por que pensa que tem esse direito — para que os dois resolvam a situação juntos. Talvez ele não entenda que está sendo grosseiro ou sem noção, talvez tenha dificuldade para se comunicar… Seja como for, esta é uma boa chance de distinguir um homem machista de um homem que fez algo errado sem se dar conta. [7]
    • Você pode dizer “Por que você fez isso? Você entende que é falta de educação me dizer o que vestir, certo? Quero entender o que pensou.”
    • Um homem sensato responderia com algo como “Desculpa, foi uma brincadeira sem graça. Vamos a um jantar formal, e não sei se vão deixar você entrar de sandálias. Não quis te ofender.”
    • Um homem abusivo, por sua vez, poderia dizer “Não gostei do que você estava vestindo. Mostrava demais. Melhor trocar.”
  3. É completamente compreensível terminar com alguém que acha que tem o direito de dizer o que você pode ou não pode vestir. Se você sentir vontade, não tenha dúvida de que a decisão é certa!
    • Isso é um indício e tanto, principalmente se o relacionamento ainda está no começo.
    Publicidade
Seção 5 de 5:

Seu namorado tem algum motivo plausível para pedir para você trocar de roupa?

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você e seu namorado estejam indo a um evento com dress code, e por algum motivo você não saiba esse detalhe, tudo bem o rapaz pedir uma troca de roupa. Mesmo assim, ele ainda não tem o direito de fazer nenhuma demanda ou exigência.
    • Por exemplo: “Te falei que é um evento formal, do tipo black tie. Você acha que dá para usar esse vestido vermelho?” é um comentário sensato (desde que não seja sarcástico).
    • Se ele disser algo como “Você não pode usar essa blusinha. Ela não é decente.”, é melhor repensar a relação.
  2. Caso seu namorado peça para você usar “aquele vestido vermelho lindo” ou coisa do tipo, quer dizer que está elogiando sua aparência com a peça. Isso é normal entre casais que se conhecem há muito tempo! Não precisa fazer tempestade em copo d’água nem se ofender.
    • Seu namorado provavelmente não é um canalha se não fizer exigências em relação ao que você pode vestir. Ainda assim, você tem o direito de se recusar a fazer o que ele pede.
  3. Cada pessoa é de um jeito. Ou seja, se você gostar das sugestões do seu namorado, tudo bem! Também pode ser que curta receber “ordens” sobre o que vestir. O importante é dar seu consentimento e não se sentir controlada.
    • Se seu namorado é cheio de estilo ou trabalha com design de moda, então dá para aceitar os comentários (e até gostar deles)!
    • Há mulheres que gostam de ser submissas. Inclusive, muitas delas buscam parceiros que as “controlem” de leve. Se é o seu caso, não precisa ter vergonha!
    • Repetindo: ele ainda não tem o direito de exigir que você vista esta ou aquela peça. Só pode fazer sugestões (e olha lá)!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 210 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade