Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ficar menstruada já é um incômodo suficiente sem o estresse adicional de ter uma visita surpresa. Mesmo que não tenha um método científico para determinar exatamente quando ela acontecerá, os métodos abaixo lhe ajudarão a estimar a duração do seu ciclo menstrual e a se preparar para o próximo. Sempre levar absorventes na bolsa é uma estratégia simples mas eficaz para nunca ser pega de surpresa.
Passos
-
Saiba o que é normal. O fluxo menstrual em si pode durar de dois dias até uma semana, com o tempo médio sendo de 4 dias. [1] X Fonte de pesquisa Algumas gotas e manchas de sangue que aparecem antes da menstruação geralmente não contam como parte do fluxo; só o sangramento em si.
- É normal que mulheres adolescentes e na faixa de 20 anos tenham ciclos um pouco maiores, assim como mulheres na faixa dos 30 terão menstruações mais rápidas e as que estão com 45 até 50 tenham ciclos ainda menores. [2] X Fonte de pesquisa Caso a sua varie muito de mês a mês e você já menstrua há mais de 2 ou 3 anos, é uma boa ideia ir ao médico para verificar se existe algum desequilíbrio hormonal.
-
Conte os dias. Veja quantos dias se passam entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro do ciclo subsequente. Este número é a duração do seu ciclo; para a maioria das mulheres, será de 28 dias, mas um ciclo normal pode ir de 25 até 35 dias. [3] X Fonte de pesquisa
-
Anote suas menstruações . Registre o primeiro e os últimos dias do sangramento num calendário. Desta forma, será possível ter uma estimativa de quando o próximo fluxo virá. [4] X Fonte de pesquisa Como dito anteriormente, a menstruação acontece a cada 28 dias para a maioria das mulheres, mas ao ficar atenta às suas, será possível determinar a duração de seu próprio ciclo.
-
Utilize um aplicativo. Pense em utilizar um aplicativo online, como o MyMonthlyCycles , ou qualquer app em seu smartphone, como o Period Tracker , ou Clue .Este tipo de tecnologia é fantástica para que você siga de perto suas menstruações com algo que está sempre em mãos: seu smartphone.
-
Utilize um calendário online/ferramenta de planejamento. Crie um evento no Google Calendar e coloque um lembrete sempre nos dias em que a menstruação pode acontecer. Assim, será possível anotar no calendário quando o fluxo realmente descer, comparando as duas datas. Além disto, ele a auxiliará a aprender como funcionam as variações de ciclo do seu corpo e lembrará a data na qual você deve atentar-se à menstruação.Publicidade
-
Conheça os sintomas. Aprenda quais sintomas são normais durante e logo antes do início da menstruação. Os sintomas a seguir são os mais comuns enquanto o ciclo menstrual das mulheres está em curso: [5] X Fonte de pesquisa
- Irritação;
- Mudanças de humor;
- Leves dores de cabeça;
- Dor de estômago ;
- Cólicas e câimbras no estômago, pernas ou costas;
- Mudanças no apetite;
- Vontade de experimentar certos gostos ou alimentos;
- Aparecimento de acne;
- Sensibilidade nas mamas;
- Sensação de sono ou cansaço;
- Dor nos ombros ou nas costas.
-
Anote seus sintomas. O ciclo de cada mulher é único. Registre o que você sentiu antes e durante a menstruação para prever quando ela acontecerá novamente e reconheça os sinais que avisam que o processo está perto de acontecer. Anote os sintomas que experienciou e a gravidade deles em cada dia.
-
Converse com seu médico sobre qualquer irregularidade em seu ciclo menstrual. Períodos irregulares podem ser um sintoma de diversas condições que requerem atenção médica. Os seguintes são os mais comuns que podem causar irregularidade:
- Problemas no órgão pélvico, como hímen imperfurado ou síndrome do ovário policístico; [6] X Fonte de pesquisa
- Síndrome do cólon irritável;
- Doenças no fígado;
- Diabetes;
- Desordens alimentares como anorexia e bulimia;
- Obesidade;
- Tuberculose.
-
Adote medidas para regular sua menstruação. Se ela for desequilibrada e você já foi ao médico para avaliar se existem problemas maiores ou não, algumas medidas podem ser adotadas para deixá-la mais normal. Uma opção é começar a tomar um contraceptivo oral (pílula de controle de natalidade); além de evitar a gravidez, esta medicação é bastante eficaz na regulação da menstruação. [7] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Se sua menstruação te pegar de surpresa, coloque na calcinha um pouco de papel higiênico dobrado ou pergunte discretamente para outra mulher se ela tem algum absorvente sobrando.
- Tenha sempre absorventes no seu quarto, bolsa ou mochila – qualquer lugar de fácil acesso.
- Quando menstruar pela primeira vez, peça conselhos à sua mãe, avó, irmã ou qualquer outra mulher próxima de você. Não tenha vergonha!
- Relaxe! Esse é um acontecimento natural no corpo feminino e você não vai virar outra pessoa, a não ser pelas eventuais alterações de humor; nesse caso, tente rir e ser positiva!
- Ter dúvidas e tirá-las com adultos de confiança não é só normal, é esperado! Fale com sua mãe, seu avô, uma prima mais velha, melhor amiga, irmã, vizinha e qualquer pessoa mais velha em quem confia; não esconda sua primeira menstruação de sua família.
- Faça uma bolsa de água quente com um bicho de estimação velho e arroz cru. Aqueça o arroz e coloque-o dentro do ursinho esvaziado, feche e pronto!
- Se sua melhor amiga já menstrua e a sua acabou de descer, vocês podem criar um código para se comunicarem sobre o assunto, algo como "alerta vermelho".
- Se você estiver com vergonha de falar sobre o assunto e tiver gente por perto, o código pode ser mais discreto, como "Japão atacando" por exemplo (por causa da bandeira).
Publicidade
Avisos
- Se você sentir uma forte dor de estômago que vai do umbigo até o lado esquerdo, entre em contato com um médico imediatamente, pois pode ser apendicite.
- Se não notar um padrão constante em seu ciclo menstrual após segui-lo de perto por vários meses, é interessante ir ao médico para certificar-se de que não existe nenhum desequilíbrio hormonal.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/women/tc/normal-menstrual-cycle-topic-overview
- ↑ http://www.webmd.com/women/tc/normal-menstrual-cycle-topic-overview?page=2
- ↑ http://www.webmd.com/women/tc/normal-menstrual-cycle-topic-overview
- ↑ http://www.girlshealth.gov/body/period/
- ↑ http://www.webmd.com/women/tc/normal-menstrual-cycle-topic-overview?page=2
- ↑ http://www.webmd.com/women/tc/missed-or-irregular-periods-topic-overview
- ↑ http://www.webmd.com/women/guide/treating-irregular-periods
Publicidade