Baixe em PDF
As melhores ideias para presentear anfitriões e garantir o convite para a próxima festa.
Baixe em PDF

Se alguém convidar você para um jantar, provavelmente não está esperando que você leve um prato de doce ou salgado (a menos que diga para levar). Porém, chegar de mãos vazias não é legal e tem quem ache que é até falta de educação. Mesmo que o convite diga que não é preciso levar nada, agradeça o trabalho que o anfitrião teve de cozinhar, preparar a casa para receber visitas e etc levando um pequeno presente. O ideal é algo simples, mas que demonstre carinho sem chamar muita atenção. Na verdade, escolher uma lembrancinha é mais fácil do que parece e nós vamos facilitar ainda mais a tarefa: aqui tem um guia completo sobre o que levar, o que não levar e regras de etiqueta para seguir em jantares. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma boa camisa ou vestido e se atentar às nossas dicas.

O que você precisa saber

  • Vinhos ou bebidas não alcoólicas de alta qualidade, como cafés gourmet ou chás artesanais são ótimos presentes, já que são adequados para a situação e até esperados como lembranças em jantares.
  • Pergunte para o anfitrião se ele quer que você leve alguma coisa que faltou. É um gesto educado e que garante que você levará exatamente o que é necessário.
  • Evite coisas aromáticas, como flores ou velas (já que nem todo mundo gosta) e não leve um prato de doce ou salgado para não roubar a cena do jantar que foi preparado.
  • Chegue com 15 minutos de atraso, faça o que o anfitrião pedir e ofereça-se para ajudar para ganhar um convite para o próximo jantar, também.
Método 1
Método 1 de 3:

O que levar

Baixe em PDF
  1. É um presente clássico e sem erro. Se você conhece as preferências do anfitrião, escolha um vinho de valor médio a alto que saiba que ele vai gostar. Se não souber qual escolher, opte por um espumante. Eles são versáteis e quase todo mundo gosta deles, independentemente do que prefira.
    • Coloque o vinho em uma sacola para presente para sugerir que o anfitrião pode guardá-lo para outro dia ou abrir no jantar. Ele pode já ter definido quais serão as bebidas da festa.
  2. Elas são ótimas em situações onde você não sabe se o anfitrião bebe álcool ou gostaria de ganhar uma bebida alcoólica. Elas são simples, mas ainda serão apreciadas, já que poderão ser degustadas depois da festa. [1] Escolha um café blend regional ou um chá artesanal descafeinado para não ter erro.
    • Considere também dar outras bebidas especiais, como kits para coquetéis ou misturas para chocolate quente especiais.
  3. É bem capaz que o anfitrião goste de cozinhar ou não estaria dando um jantar em casa, não é? Um bom azeite é o presente perfeito para quem adora ficar no fogão. É uma forma legal de mostrar apreciação pelos dotes culinários dele e de dar um bom ingrediente para receitas futuras. [2]
    • Não precisa gastar horrores também: um azeite pouco comum ou com embalagem diferenciada já é suficiente.
  4. Não é educado levar um prato caso o anfitrião não peça, mas levar um acompanhamento ou doce que ele possa servir de entrada (ou guardar para outro dia) é uma lembrancinha legal. Você pode levar pães, biscoitos ou chocolates caseiros. Facilite ainda mais as coisas levando uma bandeja para servir.
  5. Todo bom cozinheiro precisa de muitos temperos, mas, vira e mexe, falta algum em casa. Além disso, nem sempre é fácil organizá-los de uma forma bonita, o que nos faz ter que guardá-los dentro do armário. Resolva dois problemas com uma tacada só dando um conjunto de potes para temperos e as especiarias desejadas.
    • Sais especiais para churrasco ou infundidos com temperos e especiarias também são ótimas ideias de presentes para qualquer cozinheiro.
  6. Está procurando alguma coisa doce, mas não tanto quando uma caixa de chocolates ou sobremesas? Um pote de mel gourmet é uma escolha bem sofisticada! Geleias artesanais de frutas diferenciadas também são legais de ganhar e surpreenderão o anfitrião. Complete o presente com uma colher para mel ou um passador para geleia bem chique.
  7. Há mais opções interessantes de presentes do que comestíveis, e qualquer pessoa gostaria de ganhar tigelas finas, vasos, jarros ou suportes para colheres e outros utensílios. São coisas que nem sempre compramos para nós mesmos e acabam virando bons presentes. Além do mais, elas combinam com jantares!
  8. Ele vive falando sobre arquitetura? Ama vinhos? É cinéfilo? É só pensar em um assunto que existe um livro de mesa de descanso sobre ele. E quem não gosta de dar uma olhada em um livro cheio de fotografias bonitas enquanto toma um café? É como um gibi para adultos.
  9. As velas aromáticas são um presente um tanto arriscado, já que a pessoa pode não gostar daquele cheiro em particular. Porém, velas sem aroma são boas pedidas, já que, mesmo simples, são legais de ganhar e mostram carinho. Velas votivas ou candelabros também são boas escolhas. [3]
    • Se você sabe que o anfitrião gosta de determinado aroma, compre uma vela aromática. Só não espere que ele vá acendê-la durante o jantar, em respeito aos demais convidados.
  10. Talvez ele tenha esquecido uma coisa ou outra e o melhor presente é aquele que a pessoa está precisando. A melhor parte é que, assim, você dará o objeto e fará um gesto que dirá “eu ajudo você com o que precisar”. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

O que não levar

Baixe em PDF
  1. A menos que fique bem claro que é para levar comida, nunca prepare uma receita para levar para um jantar. A festa é sobre degustar os pratos que o anfitrião fará e seu papel como convidado é provar e elogiar a refeição que ele servir, e não tentar roubar a cena com a sua própria comida. Deixe para comer aquela lasanha em casa mais tarde ou organize seu próprio jantar para que seus amigos degustem as suas iguarias. [5]
    • Doces ou sobremesas podem ser uma boa, mas pergunte primeiro.
  2. Dar flores de presente não é tão fácil quanto parece, já que nunca se sabe quais alergias as pessoas têm. E não é só isso: existem diversas simbologias culturais relacionadas às flores que podem passar despercebidas até por quem entende de plantas e não tem como prever como o anfitrião vai reagir. [6]
  3. Talvez isso nem tenha passado pela sua cabeça, mas chegar na casa de alguém com uma obra de arte ou uma peça de decoração pode sugerir que você não gosta de decoração que a pessoa fez. E o pior é que você gosta! Mostre a sua apreciação evitando dar peças de decoração chamativas ou permanentes. [7] Dito isso, itens pequenos e sazonais como ornamentos ou guirlandas são presentes festivos e adequados.
  4. O conceito de “caro” é relativo, mas leve em conta a condição social do anfitrião e procure um bom presente, mas sem extravagância. Se você der algo muito caro, como joias, produtos eletrônicos, ingressos para shows que custaram bastante dinheiro e etc, ele pode ficar sem graça ou sentir que precisa retribuir, sob o risco de estragar o clima festivo.
  5. O anfitrião precisa saber exatamente quantas pessoas virão para o jantar com antecedência para preparar comida suficiente para todos. Além disso, ele está planejando um evento social específico, ou seja, levar um acompanhante sem avisar pode alterar o clima do jantar ou deixar a mesa muito cheia de pessoas. Chame uma babá para cuidar das crianças e diga para seu amigo que não pode levá-lo. [8]
    • Não tem problema nenhum levar um acompanhante se o convite disser que é permitido. Caso contrário, peça permissão para o anfitrião antes de levar sua namorada, namorado ou aquele amigo que parece que nasceu grudado com você.
  6. OK, vai, você até pode levá-lo. Afinal, pode ter que falar com a babá, ver o horário do ônibus ou chamar um carro de aplicativo para ir embora, mas não o coloque em cima da mesa. Quando chegar na festa, aproveite a festa, converse com as pessoas e foque no momento. [9] O intuito de ir a um jantar de amigos e desfrutar da companhia deles e socializar, e não ficar nas redes sociais! Se estiver esperando alguma coisa importante, deixe-o na função de vibrar dentro do bolso e vá ao banheiro se precisar ler uma mensagem importante.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Etiqueta para jantares

Baixe em PDF
  1. O convite dizia 19h30, mas é bem capaz que o anfitrião não vai conseguir tirar a carne assada do forno na hora ou ainda estará terminando de pôr a mesa. Além do mais, você não vai querer ser o primeiro a chegar, não é? Ou terá que ficar na cozinha ou na sala de jantar atrapalhando os preparativos. Pegue o horário indicado e adicione 15 minutos: essa é a hora de chegar. [10]
    • Não vá chegar antes do horário, mas também não atrase muito. Trinta minutos depois do horário indicado é o máximo de atraso socialmente aceitável.
  2. Talvez ele queria que o tema do jantar seja “Itália” ou “Veneza”. Ou a proposta seja experimentar a comida de olhos vendados ou prendendo o nariz (o motivo pode ser para aguçar outros sentidos, experienciar o sabor de uma forma diferente ou só Deus sabe). Só vá na onda dele. A festa vai durar quatro ou cinco horas no máximo e você pode até ir embora antes. Na pior das hipóteses, você se divertirá fazendo algo diferente. [11]
  3. Você não precisa comer nada que cause alergia, mas não crie uma comoção ou um baita drama falando para todo mundo ouvir que não pode ou não vai comer tal coisa. Quando a bandeja vier até você, passe-a para outra pessoa educadamente e, depois, explique para o anfitrião que não é porque não quis comer, e sim porque não pode. [12]
    • Se o cardápio exposto no convite só tiver coisas que você não pode comer, recuse com educação ou explique suas restrições para o anfitrião, mas não espere que ele se desdobre para acomodar as necessidades de apenas uma pessoa.
  4. Se vocês mal se conhecem, aja com educação, mas mostre entusiasmo quando ele falar da própria vida. Se vocês são amigos de longa data ou parentes, evite fazer os demais convidados se sentirem excluídos mencionando piadas internas ou fazendo referências a coisas que nem todos conhecem. E, qualquer que seja a relação: sempre leve um presente.
    • O presente pode ser mais personalizado se você e o anfitrião tiverem um relacionamento próximo. Escolha um livro que ele vá gostar, dê um objeto que ele disse que queria em outra ocasião e etc.
    • Ao escolher um presente para um anfitrião que não conhece tão bem, opte por coisas mais genéricas, como vinhos, ingredientes finos, docinhos e afins.
  5. O anfitrião já teve muito trabalho organizando a festa, então se oferecer para ajudar é uma cortesia que ele vai apreciar. Não precisa ir lavar louça se não quiser, mas, quando acabar o jantar e os demais convidados forem saindo da mesa, fique para trás e recolha os pratos, talheres e copos. [13]
    • Se preferir e quiser fazer um jantar, comece estipulando um orçamento máximo.
    • Faça uma lista de tudo que precisará, como um buffet, um espaço para eventos, florista, músicos e etc.
    • Depois, estipule um gasto máximo para cada categoria. Quando for negociar com as empresas, veja se elas ficam dentro do orçamento estipulado. Se ultrapassarem, você pode definir se vai fechar negócio mesmo assim ou procurar outra empresa.
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver em dúvida se um presente é adequado ou não, pergunte para o anfitrião o que ele prefere antes de comprar. O presente não precisa ser surpresa e é melhor ter certeza do que dar bola fora.
  • Cada anfitrião tem seus parâmetros de etiqueta, inclusive quando se trata do que é um presente aceitável. Você conhece o anfitrião melhor do que nós, então use o bom senso para fazer escolhas seguras para a situação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 109 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade