Baixe em PDF Baixe em PDF

De acordo com a etiqueta social, devemos agradecer sempre que recebemos um presente. Não receber um “obrigado” verbal ou um bilhete de agradecimento por um presente dado é muito frustrante. Em vez de ficar se remoendo pela falta de gratidão, você pode tentar lidar com esse sentimento confrontando a pessoa ou aceitando a situação e seguindo em frente. Com base nisso, é interessante estabelecer novas regras de como e porque presentear alguém no futuro.

Método 1
Método 1 de 3:

Confrontando a pessoa

Baixe em PDF
  1. Se decidir confrontar a pessoa a quem você deu o presente pela falta de gratidão, fale cara a cara e em um lugar tranquilo. Você pode escolher um lugar neutro, como um café ou um parque, ou pode convidá-la para tomar um café ou jantar na sua casa e abordar o assunto. Escolha um lugar onde possa falar aberta e honestamente.
    • Se possível, converse pessoalmente. Confrontar por mensagem de texto ou por e-mail vai dificultar a maneira de você se expressar. Uma ligação é melhor do que esses recursos.
  2. Antes de confrontá-la, pergunte diretamente se ela recebeu a lembrança. Você só deve fazer essa pergunta se não tiver entregue pessoalmente, tipo um presente enviado pelo correio ou se o objeto tiver sido deixado em algum lugar junto aos outros para serem abertos depois. Confirmar o recebimento vai evitar um confronto por algo que ela ainda não recebeu ou não abriu. [1]
    • Você pode dizer, por exemplo, “Estava pensando se você recebeu o presente que eu dei” ou “Você conseguiu abrir o meu presente?”.
    • Com a pergunta, a pessoa vai se lembrar imediatamente de agradecer. Dê um tempo para ver se depois disso ela agradece.
  3. Se a pessoa confirmar que recebeu o presente, fale honestamente que você ficou surpreso e desapontado por não receber um “obrigado”. Explique como se sente e seja honesto quanto às suas emoções.
    • Você pode dizer “Fiquei desapontado por não receber um agradecimento pelo presente” ou “Fiquei magoado por não receber um agradecimento. Você não gostou do que eu dei?”.
    • Ao ouvir isso, é provável que a pessoa responda com um pedido de desculpas seguido por um agradecimento, ou explique porque não agradeceu antes. Seja paciente ao ouvir a explicação.
  4. Se a pessoa ignorar a sua pergunta ou não agradecer, não deixe que isso o incomode. Tente finalizar a conversa com um tom positivo, mesmo que não tenha recebido um “obrigado”.
    • Você pode dizer “Me incomoda o fato de você não ter me agradecido pelo presente, mas vamos em frente”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aceitando a falta de gratidão

Baixe em PDF
  1. Se não quiser confrontar a pessoa por esse motivo, aceite a situação. Talvez a falta de um “obrigado” não tenha nada a ver com você ou com o presente. Às vezes, as pessoas não agradecem por razões pessoais, e você não é responsável por elas. [2]
    • Talvez a pessoa não saiba interagir muito bem e não saiba como agradecer adequadamente. Ou talvez se sinta envergonhada por receber um presente e não se sinta à vontade para agradecer.
    • Pense na personalidade da pessoa. Reflita se ela não está apenas desconfortável para agradecer e aceite que não pode controlar as ações ou preferências dos outros.
  2. Você pode tentar assumir uma postura mais generosa enxergando a falta de agradecimento como um ato altruísta seu. Dar aos outros sem esperar nada em troca pode ajudá-lo a desenvolver empatia pelas pessoas. Isso também pode tornar a atitude de dar presentes mais generosa, já que está dando para a satisfação do outro, e não para receber agradecimentos e aplausos. [3]
    • Dar sem esperar nada em troca também é bom para construir uma reputação de generosidade e consideração. Seus amigos e colegas vão enxergá-lo como uma pessoa que oferece sem esperar retribuição, e isso é uma qualidade admirável.
  3. Não se prenda ao trabalho de esperar um agradecimento ou forçar a pessoa a demonstrar apreço. Siga em frente sem se deixar abater. Mesmo que essa pessoa não tenha agradecido, você ainda vai ouvir muita gente dizer “obrigado”. Não permita que uma pessoa estrague o seu prazer em dar presentes.
    • Respire fundo para esquecer essa situação e siga em frente. Em vez de se concentrar na pessoa ingrata, pense nas que agradecem pelas lembranças que você dá.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando novas regras para presentear

Baixe em PDF
  1. Se a falta de gratidão o incomoda, você pode criar novas regras para presentear, incluindo apenas as pessoas que costumam agradecer pelos mimos recebidos. Nos próximos festejos, você pode optar por só dar presente a quem agradeceu nas datas comemorativas anteriores. Ou você pode deixar de presentear alguém no próximo aniversário pela falta de apreciação do presente da última vez. [4]
    • Estabeleça suas próprias regras para presentear. Em alguns casos, talvez você não tenha escolha, como dar um presente a um parente próximo que nunca agradece. Da próxima vez, ao invés de dar um presente caro, você pode escolher um item mais barato. Dessa forma, você vai se sentir menos chateado por não receber um “obrigado” dessa pessoa.
  2. É difícil, mas se condicionar a aceitar a falta de um “obrigado” ou de elogios pode tornar o processo de presentear mais fácil. Dar sem esperar o reconhecimento dos outros é uma forma de ser altruísta e generoso com as pessoas. [5]
    • Em datas comemorativas, por exemplo, você pode se concentrar em presentear as pessoas que ama sem criar expectativas de receber um agradecimento. Dessa forma, quando a pessoa agradecer, você vai se sentir surpreso e feliz.
  3. Se você não se sente bem em dar sem esperar nada em troca, é melhor deixar de presentear. Em vez de gastar dinheiro com presentes para amigos e parentes, gaste com coisas para você. Você vai se sentir melhor colocando o foco nas próprias necessidades, principalmente se nunca recebe o agradecimento que merece.
    • Outra alternativa é doar o dinheiro para alguma instituição de caridade, de quem você certamente vai receber um agradecimento pela doação. Essa pode ser a maneira ideal de presentear e receber o “obrigado” que você tanto deseja.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 509 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade