PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A fitoterapia é o uso terapêutico de plantas no tratamento e na prevenção de problemas de saúde. Diversos profissionais da saúde, como quiropratas, naturopatas e até mesmo médicos alopatas, usam a fitoterapia em conjunto com tratamentos mais convencionais para ajudar os pacientes. O conhecimento e as habilidades de um bom fitoterapeuta são sempre valiosos e necessários. Quer você queira ensinar fitoterapia, quer queira abrir uma consultoria ou um consultório, é preciso tempo e estudo para se tornar um fitoterapeuta. [1]

Método 1
Método 1 de 4:

Estudando fitoterapia por conta própria

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos fitoterapeutas começam a carreira estudando por conta própria. Pesquise bastante na internet e em livros para dar os primeiros passos. Abaixo, você encontra alguns livros essenciais para aspirantes a fitoterapeutas que explicam conceitos básicos, apresentam informações úteis sobre aplicações práticas e trazem sugestões para iniciantes que querem começar a fazer os próprios experimentos: [2]
    • Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciência na Prática Clínica , de Glaucia de Azevedo Saad.
    • Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras , de Alexandros Spyros Botsaris.
    • Manual de Fitoterapia , de Volker Fintelmann e Rudolf Fritz Weiss.
    • Body into Balance de Maria Noel Groves
    • Fitoterapia – Fitofármacos, Farmacologia e Aplicações Clínicas , de Markus Wiesenauer e Hildebert Wagner.
    • Embora os livros sejam um bom ponto de partida, você não deve confiar apenas neles. A prática, tanto nas escolas quanto no ambiente de trabalho, é essencial para aprender as nuances dos diagnósticos e tratamentos.
  2. . Cultive plantas para fazer extratos e receitas em casa, principalmente se quiser trabalhar com o comércio de fitoterápicos. O cultivo caseiro também permitirá a você usar apenas ingredientes de qualidade nos seus preparados.
    • Organize as suas plantas e identifique-as claramente.
    • Alguns dos suplementos fitoterápicos mais comuns são a equinácea, a onagra, o ginkgo biloba, o ginseng e a erva-de-são-joão. [3]
  3. Encha cada potinho até a metade ou 1/3 do caminho com a planta seca de sua preferência, dependendo do quão forte você quer que o extrato fique. Não aperte as ervas para caber mais. Encha o resto do pote com um diluente, como álcool, e misture com uma colher.
    • As bebidas alcoólicas, como a vodka ou um rum com mais de 40% de teor alcoólico, dão ótimos diluentes. Você também pode usar glicerina, vinagre e até mesmo mel.
    • Use as ervas que preferir com base no extrato que deseja preparar. Use camomila para fazer um extrato para melhorar o sono, por exemplo, ou onagra para fortalecer o sistema imunológico de um paciente com gripe. [4]
    • Guarde os extratos em um lugar fresco e seco por três semanas a seis meses. Agite os potes diariamente. Antes de usar os extratos, peneire-os com um morim e guarde-os em vidrinhos com ou sem conta-gotas. [5]
    • A dose padrão para adultos de um extrato fitoterápico é de meia a uma colher de chá, até três vezes por dia. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Estudando fitoterapia de maneira formal

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem diversas escolas de fitoterapia, cada uma com uma ênfase e um currículo próprios. Algumas são embasadas no método científico, ao passo que outras focam mais na medicina tradicional. Existem cursos online e pós-graduações presenciais, em que você poderá conhecer outros amantes da fitoterapia cara a cara. Faça uma pesquisa e escolha o curso que mais combina com as suas necessidades e interesses.
    • Vá a congressos e converse com colegas sobre experiências e cursos de que eles gostaram (e de que não gostaram).
    • Visite os sites da Associação Brasileira de Fitoterapia, o Conselho Brasileiro de Fitoterapia e a Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia, entre outros, para começar a se informar sobre cursos e especializações.
  2. Para quem já é profissional da área da saúde e deseja investir na área da fitoterapia, o melhor é procurar uma especialização ou uma pós-graduação stricto sensu.
    • Para aprender o básico da fitoterapia, matricule-se em um curso introdutório aberto para o público geral. [7]
    • Informe-se sobre os requerimentos para exercer a profissão de fitoterapeuta no seu país. Em alguns casos, só é necessário ter uma especialização. Em outros, porém, o profissional deve se cadastrar em um conselho.
  3. Para atuar no atendimento de pacientes no Brasil, é preciso ter um diploma de algum curso da área da saúde, como medicina, enfermagem ou nutrição. Logo, caso queira atender pacientes em um consultório, faça uma faculdade e, depois, busque uma especialização.
    • Para fazer uma pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. Embora você possa ser formado em qualquer coisa, o melhor é já ter conhecimento de áreas correlatas, como biologia e farmáçia. [8]
    • Para ser um naturopata, você deve fazer uma formação livre, uma especialização ou uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação ou pelo órgão correspondente do seu país. Dependendo de onde você viva, também é possível que você tenha que ser aprovado por um conselho de profissionais para exercer a profissão. [9]
  4. Converse com um mentor que você admire e acompanhe-o por algum tempo para aprender mais sobre o funcionamento de uma farmácia ou clínica de naturopatia. Assim, você aprenderá a preparar compostos e a interagir com os pacientes. Não se esqueça de preparar um contrato de estágio definindo quantas horas você vai trabalhar por semana e qual será a sua compensação.
    • Pergunte ao seu mentor se você pode fazer um teste de uma semana para ver se realmente são compatíveis um com o outro. [10]
    • Caso seja um naturopata recém-graduado, acompanhe um médico naturopata por um ano ou dois em vez de fazer uma residência em alopatia. A residência não é uma exigência para naturopatas. [11]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Dando início à sua carreira

PDF download Baixe em PDF
  1. Não existe um único caminho para fitoterapeutas. Encontre um nicho de mercado que você possa preencher com as suas especialidades, sempre buscando atender às necessidades da sua comunidade. Você pode, por exemplo, se especializar em extratos para determinados problemas de saúde, como a menopausa, ou se dedicar a uma parcela específica da população, como mulheres grávidas. Aqui vão algumas áreas abertas para fitoterapeutas: [12]
    • Médico naturopata ou especialista em medicina tradicional chinesa.
    • Médico fitoterapeuta ou nutricionista especializado em fitoterapia em clínicas integradas e consultórios particulares.
    • Farmacêutico especializado em produtos herbais, como extratos e chás.
    • Comerciante de produtos herbais em lojas físicas ou pela internet.
    • Professor de fitoterapia em faculdades, cursos, centros comunitários e conferências.
    • Pesquisador em fitoterapia em universidades, órgãos governamentais e empresas privadas.
  2. Para os farmacêuticos, uma boa opção de trabalho é encontrar uma vaga em uma produtora de suplementos. Assim, você conhecerá mais pessoas da área e expandirá a sua rede de fitoterapeutas e especialistas relacionados. Sem falar que ter um salário fixo é uma mão na roda para quem está tentando começar uma nova carreira.
    • Faça uma busca na internet por empregos e estágios na área. Uma boa ideia é participar de grupos de fitoterapia nas redes sociais.
  3. Divulgue o seu trabalho com um bom site e páginas nas redes sociais. Conecte-se com fitoterapeutas e profissionais da saúde de sucesso através do Twitter, do Facebook, do Instagram e de listas de e-mail. Analise a forma como eles divulgam o próprio trabalho, conseguem clientes e conversam com a comunidade. Use as táticas mais bem-sucedidas no seu próprio plano de marketing.
    • Escreva artigos para blogs e jornais locais para tornar o seu nome conhecido e mostrar o seu conhecimento.
  4. Comece pelos seus amigos e familiares. Em seguida, peça para eles recomendarem o seu trabalho para outras pessoas. Você também pode colocar anúncios nos jornais, em negócios locais e na internet para atrair novos clientes. Peça para os seus fregueses recomendarem o seu trabalho para outras pessoas que precisem de um fitoterapeuta.
  5. Entre para pequenas associações comerciais e faça cursos de administração de empresas, contabilidade e marketing. As escolas de fitoterapia não costumam focar na parte da administração de lojas e farmácias.
    • Procure livros de profissionais de medicina alternativa sobre como gerenciar o lado econômico da sua carreira. Caso leia em inglês, uma boa opção é o livro Business Mastery , da massoterapeuta Cherie M. Sohnen-Moe.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Aprendendo os limites éticos e legais

PDF download Baixe em PDF
  1. Os fitoterapeutas que não são médicos, a não ser que também sejam formados em medicina. Logo, eles não pode exercer a medicina, o que significa diagnosticar pacientes, receitar medicamentos e usar palavras como “tratar” e “curar”.
    • Não oriente clientes a tomar ou parar de tomar medicamentos farmacêuticos.
    • Você pode, porém, fazer recomendações, informar os seus clientes sobre as propriedades de algumas plantas e vender ervas.
  2. Procure, também, um bom material de BPF que dê conta do processo de manufatura da fitoterapia, incluindo a identificação e a pureza dos ingredientes, bem como o treinamento e a higiene dos funcionários. As diferentes regulamentações e manuais também tratam de temas como a identificação dos produtos, a listagem dos ingredientes, a informação de possíveis efeitos colaterais graves, a estrutura e o funcionamento dos produtos e a emissão de avisos para os clientes.
    • Caso não viva no Brasil, informe-se sobre as exigências das agências reguladoras do seu país. [13]
    • Quer você seja um pequeno empreendedor, quer seja um produtor de suplementos milionário, é obrigatório seguir as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na fabricação dos seus produtos, principalmente extratos. Do contrário, você pode acabar tendo o seu negócio fechado.
  3. É imprescindível que você conheça os limites das suas habilidades e do seu conhecimento. Faça uma lista de profissionais para os quais você possa encaminhar pacientes com problemas grandes demais para você. Fazer encaminhamentos quando necessário não vai prejudicar o seu negócio. Os seus clientes vão é confiar ainda mais em você.
    • Alguém que tenha feito um curso de seis semanas de fitoterapia não tem o conhecimento necessário para tratar um paciente com câncer, por exemplo.
    Publicidade

Dicas

  • Um farmacêutico fitoterapeuta pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 9,5 mil por mês dependendo do grau de conhecimento, experiência e sucesso. Já no caso dos médicos, o ganho mensal vai depender do valor da consulta, e, no dos professores, da hora-aula paga na região. [14]
Publicidade

Avisos

  • Não é necessário se registrar em nenhuma associação de fitoterapia para trabalhar na área no Brasil. Porém, você precisa estar cadastrado no conselho profissional correspondente à sua formação anterior, como o de medicina, o de farmácia ou o de nutrição.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 226 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade