PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter classe não tem nada a ver com andar de nariz empinado. Você precisa cultivar respeito. E isso significa respeito por todos, incluindo por si mesma. Tome cuidado para ser educada com os outros e reflita interesse genuíno neles. Tenha confiança em si, vista-se da maneira que desejar e aja de acordo com os princípios de alguém com classe. Se quiser ter classe, siga estes passos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo um visual de classe

PDF download Baixe em PDF
  1. Não há nada de errado em apreciar o mundo fashion ou em comprar roupas que lhe atraiam, mas evite peças que não sirvam para seu tipo físico, que não combinem, etc..
    • Não se torne uma escrava da moda, ou você será vista como uma pessoa tola, vazia ou cujo convívio seria algo “extremamente caro”. As roupas que você vestir devem destacar sua personalidade, e não criá-la ou alterá-la. Esse conselho pode ser aplicado a muitos dos aspectos da vida nos quais você acha que tem de se “encaixar”.
  2. A apresentação excelente representa metade da batalha ganha. Use roupas e acessórios que delineiem seu corpo e jamais vista algo que faça com que você se sinta desconfortável. [1] Você não precisa usar as roupas mais caras do mercado, sendo possível comprar peças ótimas nos brechós mais próximos. É melhor ter um visual individual e bem montado.
    • A boa higiene é a chave do sucesso. Banhe-se diariamente e sempre apareça em novos lugares se sentindo renovada e completa. [2]
  3. Se você precisar ir a um evento formal ou semiformal, é melhor saber o que esse conselho significa. É melhor aparecer com roupas demais no corpo do que de menos, e não é aceitável aparecer num evento formal usando jeans caso seja preciso botar um vestido. Não é engraçado usar tênis em ambientes que exigem sapatos, também.
    • Conheça as regras de etiqueta do local. Pergunte sobre elas a amigos que também participarão dos eventos caso esteja confusa.
  4. Evite aparecer usando pulseiras do clube frequentado na noite anterior, adesivos ou marcas nas mãos que representam bares visitados, ou cheirando a bares, cerveja ou até a vômito. Remova o delineador de ontem do rosto, tome um banho e não apareça em lugar algum, nem mesmo a um almoço, parecendo alguém prestes a começar um dia.
    • Mesmo que você tenha tido uma noite horrível, não diga “Estou com uma ressaca desgraçada”. Isso não tem classe.
  5. Não coloque maquiagem em público. Não penteie o cabelo em público. Não abotoe a camisa, termine de amarrar os sapatos, verifique as roupas ou faça qualquer coisa que indique que você não se esforçou para montar seu visual antes de sair de casa. Arrume a camiseta, coloque máscara e protetor labial e faça tudo o que for preciso antes de sair para o mundo.
    • Evite expor roupas íntimas. Damas jamais devem permitir que as alças dos sutiãs apareçam. Homens não podem deixar com que os outros vejam suas cuecas.
  6. Deixe espaço para a imaginação. Quando escolher uma roupa, saiba a diferença entre sexy e vulgar. Meninas, não permitam que seus decotes sejam a atração principal de suas roupas. As senhoritas podem mostrar um pouco de pele, mas não permitam que os outros vejam tudo o que vocês têm a oferecer – caso contrário, acabarão causando uma impressão errada. Exibam suas pernas, mas mantenham o bumbum coberto.
  7. A classe se sustenta na boa postura. Mantenha a coluna reta, olhe para frente, sem encarar o chão, e evite sentar em má postura. Não cruze os braços sobre o peito, mas mantenha-os colados às laterais do corpo para ajudar o busto a se abrir. Se erguer a cabeça, você parecerá ainda mais uma pessoa de classe. Quando estiver sentada, você deve evitar se acomodar de maneira relaxada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Soando elegante

PDF download Baixe em PDF
  1. Ser boca suja não é elegante. Se tiver vontade de xingar, vá ao banheiro e ligue a torneira enquanto solta uma enxurrada de palavrões. Também é possível fazê-lo forçando o rosto contra um travesseiro. Apenas não permita que os outros a vejam praguejar, pois isso a rebaixa. Se estiver xingando por conta de raiva, os outros acharão que você não sabe como controlar suas emoções – e isso é um sinal enorme de falta de classe.
    • Falar palavrões, em geral, deve ser evitado. Xingar pessoas específicas deve ser ainda mais evitado. [3]
  2. Isso mesmo. Em vez de falar mal de alguém chato, nojento, babaca ou qualquer outra coisa do gênero, arranje um tempo para dizer algo legal sobre os outros. Isso mostrará que você tem classe, e que é confiante e tranquila o bastante para compreender os pontos fortes dos outros em vez de fofocar sobre um sujeito que acabou de sair do recinto. [4]
    • Se elogiar alguém pelas costas, você parecerá uma pessoa positiva e contida, em vez de uma que está sempre procurando confusão.
    • Caso sempre fofoque, as pessoas acharão que você não tem classe por não respeitar a privacidade e os limites dos outros.
  3. Alguém já entrou numa festa em que você estava e disse: “Eu sabia que tinha chegado ao lugar certo quando escutei sua voz do outro lado da rua”? Se sim, então é melhor você diminuir seu volume. Todos podem ouvi-la perfeitamente. Não ache que você precisa gritar ou berrar para se fazer ouvir. Falar de maneira uniforme, mesmo quando estiver perto de muita gente, é um sinal de classe por indicar que você tem confiança o bastante para não precisar gritar para atrair a atenção dos outros. [5]
    • Se estiver preocupada quanto a isso, peça para que seus amigos deem uma nota de 0 a 10 para o volume de sua voz. Se você chegar perto de dez, então é hora de diminuída no volume.
  4. Por algum motivo, pessoas que se acham elegantes amam falar sobre quanta classe elas têm, especialmente comparadas a determinados sujeitos “sem classe”. Se você se pegar dizendo “Eu tenho classe” ou “Sou uma garota elegante”, então seu nível desceu. Permita que os outros descubram quanta classe você tem em vez de ficar falando disso.
    • Idealmente, se você tiver classe, jamais usará sinônimos de “elegância”.
  5. Arrotar em público não é engraçado ou divertido ou uma ótima maneira de surpreender seus amigos após comer um hambúrguer acompanhado de um refrigerante extra grande. Se você ama arrotar por diversão, pare. E se você arrotar acidentalmente, isso não é problema. Apenas leve a mão à boca e peça perdão. [6]
  6. Se você tem classe, não consulte o seu telefone a cada cinco segundos. Mal olhe para ele em situações sociais – permita que ele vibre à vontade, mesmo quando você estiver numa aula. Nada de atender o celular no meio de uma pausa para o café e comentar sobre seus problemas pessoais. Fale no celular apenas quando estiver sozinha e quando não interromper ninguém – a não ser que seja uma emergência. [7]
    • É realmente rude e chato permitir que seu celular toque a cada dois segundos em um lugar público. O modo “silencioso” tem esse nome por algum motivo.
  7. Mesmo se você estiver em público e seu cônjuge, melhor amigo, ou estranho lhe deixou irritada, respire fundo, feche os olhos e fale lentamente, mantendo o temperamento em cheque. Não permita que ninguém a veja gritando, berrando ou jogando coisas em público. E não tente fazer essas coisas em particular, também.
    • Lembre-se de que você normalmente estará apta a se fazer entender facilmente caso não esteja berrando.
  8. Não é elegante falar sobre quanto dinheiro você faz, quanto possui, ou quanto seu carro/calça/jaqueta/brinco custou, ou de seus aumentos. [8] Não fale sobre quanto seus pais, namorados, amigos ou quaisquer outros sujeitos fazem, também. Isso não é elegante.
    • Jamais pergunte aos outros quanto eles fazem, também.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Agindo elegantemente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tiver classe, viva de um jeito que lhe cause orgulho. Se você for cafona e enganadora, pense no motivo por trás de tais comportamentos. Uma pessoa honrada e íntegra jamais se esconde com falsidades. Se não puder mostrar seu verdadeiro ser ao mundo, então o que os outros virão? Pare de fingir. Ainda que você possa estar cansada de ouvir “seja você mesma”, isso é verdadeiro. Você nunca terá sucesso na vida se estiver fingindo ser alguém. [9]
    • Não é preciso ser 100% você mesma em todas as situações. Você precisa se adaptar de acordo com seu interlocutor – falar com um professor é diferente de conversar com uma melhor amiga. Apenas seja você mesma internamente.
  2. Seja independente . Você precisa ser cortês, mas não se deixe pisotear para agradar os outros. Se fizer isso, os outros se aproveitarão de você no futuro. Limite seu tempo e sua disponibilidade e trace limites para que os outros saibam até onde você pode ajudar. Faça suas coisas e conquiste um pouco de tempo “para si” para descobrir quem você realmente é em vez de ficar obcecada com planos e mais planos.
    • As pessoas enxergarão você como uma alma única e a respeitarão ainda mais.
  3. Seja assertiva . Evite pensamentos passivos-agressivos: isso provavelmente lhe incomodará em algum momento. A assertividade demonstra maturidade, consciência e confiança. A classe exige equilíbrio, e a assertividade é um exemplo perfeito desse conceito.
  4. Quando um grupo ou paquera estiver falando sobre um tema que você não conhece ou compreende, é prudente afirmar que desconhece o tema. Se quiser manter a conversa rolando, peça mais informações sobre o tema. Isso exibe maturidade e mostra que você tem uma mente aberta.
    • As pessoas lhe respeitarão ainda mais se você admitir que não sabe de algo.
  5. A Regra de Ouro deve guiá-la no que tange o seu modo de tratar adultos e crianças. [10] Avise aos outros antecipadamente que você está cancelando os convites para jantar (caso seja preciso); fale por aqueles que não têm voz; ligue para seus pais para informar a sua condição a eles; entre em contato com amigos. Tais atitudes são gestos simples que demonstram sua classe e sua autenticidade.
    • Escolha amigos que compartilhem de seus valores.
    • Todos devem ser tratados como iguais até se mostrarem inferiores. Dê a todos o benefício da dúvida.
    • E sempre, sempre respeite os idosos. Ser rude com os idosos é um sinal enorme de falta de classe.
  6. Não se feche: seja receptiva a mudanças construtivas. Em nosso mundo, a mudança é inevitável. Seja uma parte positiva e flexível desse mundo e exiba o caminho aos outros. Encare a vida em vez de enterrar a cabeça na terra e os outros irão saber, instintivamente, que você é uma pessoa cuja opinião conta.
    • Participe de aulas que ensinem habilidades que ajudem você a se melhorar e a aprender coisas novas.
    • Lembre-se de que o processo de aprendizado nunca acaba. Não é elegante pensar que você sabe tudo.
  7. . É sábio se atualizar política, cultural e religiosamente. Mesmo conhecimentos básicos podem salvar uma pessoa de vergonha alheia. Se você souber antecipadamente que passará tempo com alguém cuja cultura é pouco familiar, é uma boa ideia fazer uma pesquisa mais aprofundada para evitar falhas vergonhosas.
    • Leia bastante. Isso é importante para manter a elegância e conseguir conversar com classe.
  8. O desespero é a confirmação da deselegância. Apenas momentos desesperados exigem medidas desesperadas. Respire fundo, seja forte e encare a situação com graça e elegância. Você sairá vitoriosa, independentemente do resultado. Se as coisas fugirem do controle e você se sentir completamente sobrepujada, peça a ajuda de um amigo próximo ou de um membro da família. [11]
    • É elegante admitir um problema e tentar consertá-lo. Não é elegante ficar negando o problema.
  9. Pessoas elegantes precisam deixar seus ambientes em boas condições. A não ser que elas estejam num restaurante com uma equipe de atendimento cuja função seja limpar tudo, pessoas elegantes insistem em lidar com o próprio lixo e com as bagagens, não esperando que outros lidem com isso. E quando os outros prestarem um serviço, ainda que pessoas mimadas assumam que todo favor é esperado e ignore a ajuda dos outros, demonstre apreço e gratidão.
    • Se você for uma convidada numa casa, ajude a lavar as louças. Caso tenha pego o carro de alguém emprestado, encha o tanque antes de devolvê-lo.
    • Caso tenha cometido um erro, responsabilize-se em vez de culpar alguém.
  10. [12] Pessoas verdadeiramente elegantes realmente abominam o pensamento de incomodar os outros, ofendê-los, entrar no caminho deles, ou fazer qualquer besteira com si próprias. Pessoas elegantes pensam nos próprios negócios quando estão no meio de estranhos e deixam os outros aliviados em situações sociais. Pessoas realmente elegantes são graciosas e afáveis com todos, independentemente de serem o CEO de uma empresa ou o carteiro.
    • Pessoas de classe conhecem o nome dos outros e os usam quando cumprimentam as pessoas que veem regularmente, independentemente desse sujeito ser um atendente, um segurança ou a esposa do patrão. Pessoas elegantes tratam todos com igualdade – com cortesia e respeito.
  11. Se quiser ser elegante, você não deve sair com pessoas aleatórias todas as noites. E se isso lhe agrada, ao menos não fale sobre isso, se gabe ou caminhe com um monte de pretendentes por aí. Pessoas elegantes não falam de seus casinhos, então não divulgue os detalhes de sua última sessão de amassos. Não permita que as pessoas a vejam ficando com alguém no meio da danceteria – afinal de contas, isso é deselegante.
    • É aceitável fazer experimentos e ter vários parceiros sexuais. Porém, ao se gabar quanto a isso ou ao tratar tais relações como uma competição, você encontrará problemas.
  12. Diga “Sim, senhora”, “Não, Senhor” e “Obrigado” da maneira mais frequente possível. Seja educado com os idosos. Se tiver de espirrar, faça-o num lenço, sem jogar o espirro no ar. Não limpe seu nariz com a manga. Não remova comida dos dentes em público. Em geral, não coloque o dedo na boca ou no nariz. Tenha modos à mesa. Coloque o guardanapo no colo antes de comer uma bela refeição. Evite se coçar em público. Não penteie o cabelo em público. Não aplique maquiagem em público. Não arrume suas roupas em público. Faça essas coisas em particular – busque encontrar um banheiro ou fique sozinha. Não ria alto.
    • Tenha aulas de etiqueta se for preciso.
  13. Não fique bêbada ao ponto de não conseguir se lembrar de sua noite na manhã seguinte. Isso significa – nada de vomitar ou de apagar. Mantenha o controle; pessoas devem ver que você está tomando conta de seu próprio corpo e de sua mente. Se as pessoas virem você gaguejando e arrastando a fala, será impossível demonstrar classe – mesmo que você tenha mantido um padrão de comportamento elegante no resto do dia.
    • Caso tenha passado por muitos problemas com a bebida, considere parar de beber.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha a coluna reta. Aja com a intenção de alcançar algo e pense antes de falar.
Publicidade

Avisos

  • Errar é humano. Se você falhar em algo, perdoe-se, peça desculpas a quem houver sido prejudicado pelas suas ações, aprenda com isso e continue a crescer.
  • Mudar seu comportamento pode parecer pouco natural. Se esse for o caso, lembre-se de que você está trabalhando para ser elegante. A pessoa elegante é, simplesmente, aquela que exibe consistentemente um comportamento gracioso e gentil.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 658 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade