PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A bobina de ignição é um componente vital do sistema de ignição de qualquer veículo, pois é responsável por fornecer eletricidade às velas de ignição. Quando um veículo não dá partida, falha sempre ou morre com frequência, pode ser preciso trocar a bobina de ignição. Por sorte, um teste relativamente rápido e simples pode determinar se a bobina de ignição está funcionando corretamente e, assim, saber se uma ida a uma loja de peças ou um mecânico é necessária. Para começar, veja o Passo 1 abaixo!

Método 1
Método 1 de 2:

Efetuando um teste de centelha da bobina de ignição

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como na maioria das manutenções veiculares, você deverá começar o teste com o veículo no "park" (câmbio automático) ou neutro (câmbio mecânico) e com o motor desligado. Abra o capô para localizar a bobina de ignição. Embora a localização precisa possa variar de veículo a veículo, geralmente ela fica localizada perto do para-lama, do motor de arranque ou debaixo da tampa do distribuidor. Note que em veículos sem distribuidor, as velas estarão conectadas diretamente à bobina.
    • Uma forma certeira para encontrar a bobina de ignição é localizar o distribuidor e seguir o cabo que não se conecta a nenhuma vela.
    • Antes de começar, é uma boa ideia usar óculos de proteção ou outra proteção para os olhos e usar ferramentas com isolamento (principalmente alicate) para se proteger de choques elétricos.
  2. Depois, remova um dos cabos da vela retirando-o do conector em si. Geralmente, esses cabos passam da tampa do distribuidor até cada vela individualmente. Para evitar machucar-se, seja bem cuidadoso ao trabalhar com o sistema elétrico do seu carro, use luvas e ferramentas com isolamento o tempo todo.
    • Se seu carro estava com o motor ligado, as peças do motor provavelmente estarão muito quentes. Se for o caso, deixe o veículo esfriar por 5-10 minutos antes de fazer o primeiro passo.
    • Para poupar tempo e evitar danos ao equipamento, considere um testador adequado. Encoste o testador aos cabos. Aterre com os grampos. Peça para um amigo acionar o motor e fique de olho nas fagulhas que o testador soltar.
    • O testador também ajuda você a não deixar detritos caírem no motor.
  3. Assim que tiver removido o cabo da vela, remova a vela em si. Isso é mais fácil com uma ferramenta especializada chamada chave de vela.
    • Desse ponto em diante, cuidado para não deixar nada cair dentro do buraco vazio deixado onde estava a vela. Deixar partículas nesse buraco pode causar estragos ao motor à medida que o carro anda e é melhor tomar cuidado para ter certeza de que nada desse tipo ocorra, já que remover qualquer coisa de dentro desse buraco pode dar um trabalhão.
    • Cubra o buraco com uma toalha limpa para evitar que detritos entrem no combustor.
  4. Agora, cuidadosamente, prenda novamente a vela ao seu cabo. Você deve estar com uma vela conectada ao distribuidor, mas não encaixada no seu "buraco". Manuseie a vela com alicate isolado para evitar a possibilidade de um choque elétrico.
  5. Depois, mova a vela (com o acabo ainda conectado) para que a "cabeça" rosqueada da vela esteja tocando alguma parte de metal do motor. Pode ser qualquer parte de metal forte do bloco do motor, até mesmo o motor em si.
    • Novamente, segure a vela cuidadosamente com alicates isolados (e, se possível, luvas). Não se arrisque a um choque elétrico nos próximos poucos passos ao negligenciar essa simples medida de segurança.
  6. Antes de acionar o motor para testar a centelha de ignição, você precisa desativar a bomba de combustível. Quando terminar, o motor não irá ligar, permitindo que você teste a centelha de ignição.
    • Com o relé, o cilindro sendo testado não irá se ativar, pois faltará a centelha. Porém, ele será inundado de combustível, o que pode causar danos.
    • Consulte o manual para encontrar o relé da bomba de combustível.
  7. Tenha um amigo ou ajudante para virar a chave na ignição do veículo. Isso fornecerá energia ao sistema elétrico do carro e, assim, para a vela que está segurando (presumindo que sua bobina de ignição está funcionando).
  8. Se sua bobina de ignição está funcionando corretamente, quando seu amigo acionar o motor você deve ver uma faísca azul brilhante pular pelo espaço da vela. Essa faísca será claramente visível à luz do dia. Se você não vir uma faísca azul, sua bobina de ignição provavelmente está com mau-funcionamento e precisa de troca.
    • Faíscas laranjas são um mal sinal. Isso significa que a bobina de ignição está fornecendo eletricidade insuficiente à vela (isso pode ocorrer por inúmeras razões, incluindo os casos de bobina quebrada, corrente "fraca", conexões defeituosas, etc.).
    • A possibilidade final que você pode observar é que não haja nenhuma faísca. Esse é geralmente um sinal de que tanto a bobina de ignição está completamente "morta", quanto uma ou mais conexões elétricas estão defeituosas ou de que você está fazendo algo errado no seu teste.
  9. Quando tiver concluído o teste, certifique-se de que o veículo esteja desligado antes de repetir essencialmente os passos preparatórios acima na ordem reversa. Desconecte a vela do cabo, recoloque-a no buraco e reconecte o cabo.
    • Parabéns! Você completou seu teste da bobina de ignição!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Efetuando um teste de resistência da bobina de ignição ("banco de provas")

PDF download Baixe em PDF
  1. O teste acima não é a única forma de determinar se a bobina de ignição no seu veículo está funcionando como deveria. Se você tiver acesso a um equipamento elétrico chamado ohmímetro , que mede resistência elétrica, você pode medir a efetividade da sua bobina de ignição de forma definitiva e quantificada, ao invés da forma um tanto subjetiva descrita acima. No entanto, para começar o teste, você precisará remover a bobina de ignição do veículo para que possa acessar facilmente os terminais elétricos.
    • Verifique o manual do carro para instruções precisas sobre como remover sua bobina de ignição. Geralmente, você precisará desconectá-la do cabo do distribuidor, então desparafusá-la da sua base com uma chave. Desligue o veículo antes de começar esse processo.
  2. A bobina de ignição de cada veículo tem suas próprias especificações em termos de resistência elétrica dentro da bobina. Se os níveis de resistência reais da bobina caem para fora dessas especificações, você saberá que sua bobina está estragada. Geralmente, você será capaz de encontrar as especificações de resistência do seu veículo ao consultar o manual do veículo. No entanto, se não conseguir encontrá-las aí, você pode ter sucesso ao contatar seu revendedor ou ao pesquisar on-line.
    • Falando de modo geral, a maioria das bobinas automotivas terão uma leitura de bobina de aproximadamente 7,500 - 10,500 ohms para a bobina secundária. [1]
  3. O distribuidor terá três contatos elétricos, dois de cada lado e um no meio. Eles podem ser tanto externos (salientes) ou internos (afundados), isso não faz diferença. Ligue seu ohmímetro e encoste um terminal a cada uma dos contatos de saídas elétricas. Anote a leitura de resistência - essa é a resistência da "parte primária" da bobina.
    • Note que alguns modelos mais novos de bobina de ignição têm configurações de contato que diferem dessa organização tradicional. Consulte o manual do veículo para informações caso esteja inseguro sobre quais contatos correspondem à bobina primária.
  4. Depois, mantenha um terminal sobre um dos contatos de saída e encoste o outro ao contato de entrada, central da bobina de ignição (onde o cabo principal se conecta ao distribuidor). Anote a leitura da resistência: essa é a resistência da "parte secundária" da bobina.
  5. As bobinas de ignição são componentes delicados de um sistema elétrico do veículo. Se a parte primária ou secundária estiverem, mesmo que um pouco , fora das especificações do seu veículo, você terá que trocar a bobina de ignição, já que a atual está estragada ou com mau-funcionamento.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não vir faíscas, confira a saída em um ohmímetro ou voltímetro. A bobina primária deve produzir leituras entre 0,7 e 1,7 ohms.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Ferramentas (incluindo a chave de vela);
  • Chave de fenda;
  • Alicate com isolamento;
  • Vela;
  • Cabo;
  • Chave da ignição;
  • Ohmímetro ou multímetro com função resistência (para o teste de resistência).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 313 236 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade