PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Trançar o rabo de um cavalo é um jeito criativo de deixar o animal mais arrumado e até charmoso. Quando ele vai participar de competições, por exemplo, a trança confere até um ar mais elegante e profissional ao jóquei pretende fazer a montaria. Por isso, leia este artigo e aprenda a usar algumas técnicas simples de replicar. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o cavalo

PDF download Baixe em PDF
  1. O cavalo precisa ficar parado enquanto você trança o rabo dele. Por isso, amarre-o em um lugar plano e seguro e dê alguns passos para trás para ficar a uma distância segura.
  2. Pegue uma escova de cerdas macias (de preferência, feita especificamente para cavalos) com uma mão. Com a outra, segure o rabo do cavalo. Passe o acessório em pequenas seções de cada vez, indo de cima para os lados, até chegar às pontas.
    • Se o rabo do cavalo é fino ou curto demais, você pode usar uma técnica de puxar os fios para pelo menos deixar o animal mais apresentável.
  3. Antes de começar, é melhor você limpar o rabo do cavalo para evitar que ele fique muito seboso. Mergulhe uma escova ou esponja em água e passe nos fios até eles ficarem úmidos. Também dá para improvisar passando a clara de um ovo ou um gel para pelo de cavalo.
    • Você não tem que saturar o rabo do cavalo, ou vai ser mais difícil controlar os fios. Eles só precisam estar úmidos. [1]
    • Não use gel de cabelo humano, pois alguns cavalos são alérgicos ao produto. Evite também produtos como lustrador automotivo ou qualquer desembaraçador, que vão deixar o rabo seboso demais. [2]
  4. Depois que você umedecer o rabo do cavalo, é hora de ver se ele está pronto para a trança. Passe um pente de cima a baixo dos fios, que devem estar 100% desembaraçados.
  5. Você não deve puxar o rabo do cavalo para baixo, ou a trança vai ficar frouxa e malfeita. [3] Se o animal for muito alto, suba em um tamborete.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Começando a trançar o rabo do cavalo

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece com duas seções pequenas, com cerca de 1 cm, uma de cada lado da base do rabo do cavalo. Segure os pelos com um pouco de força.
  2. Quando você terminar, a seção da esquerda deve estar no lado direito (e vice-versa). Isso vai deixar a trança final mais elegante, sem puxar a pele do cavalo por acidente.
  3. Pegue uma terceira seção do rabo do cavalo, mais ou menos do mesmo tamanho das anteriores, de um dos lados. Passe-a por cima da seção que está no meio — de modo que ela fique no centro. Em seguida, cruze a seção do lado oposto por cima dessa mais nova. Quando terminar, você tem que ter três mechinhas à esquerda, no meio e à direita (do mesmo jeito que tinha quando começou).
  4. Adicione cada vez mais seções do rabo até se afastar um pouco da base. Conforme você avança, incorpore mais pelos às seções da esquerda e da direita e cruze todas. Tente prender bem os fios no meio para evitar que a trança se solte. [4]
    • O segredo de uma boa trança é manter a mesma pressão do início ao fim. Não puxe os fios com mais força para baixo: use a mesma força conforme você cruza as seções aos poucos.
    • Você pode apertar a base do rabo de vez em quando para ver se ela continua bem presa.
    • As seções extras que você separar vão ficar literalmente entrelaçadas até dos lados do rabo do cavalo. [5]
  5. Junte as três seções do rabo do cavalo, mas sem pegar mais fios em seguida. Essas vão ser as últimas, ou seja, ficar na ponta.
    • O resto do rabo do cavalo pode ficar solto por baixo da trança. As seções entrelaçadas nos lados dele vão evitar que os outros fios se mexam demais.
  6. Depois de terminar de entrelaçar as seções do rabo do cavalo, você só precisa amarrar a ponta da trança. Tente fazer um ponto com barbante ou linha de costura e agulha. [6] Se achar mais fácil, use uma borrachinha.
    • Caso você esteja participando de uma competição, escolha um barbante, uma linha ou uma borrachinha que tenha a mesma cor do rabo do cavalo. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Completando a trança

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode terminar a trança com vários estilos diferentes. O mais popular é criar um laço, embora você também possa formar uma linha simples ou até tentar a sorte com uma espécie de cata-vento. [8]
  2. O laço é o estilo de finalização mais comum. Você só precisa passar a ponta da trança por baixo da base do rabo do cavalo e puxar bem, terminando na direção das seções entrelaçadas e dando um nó para esconder os fios.
    • Se você tiver usado barbante, junte as pontas dele com algum tipo de prendedor discreto.
  3. Essa é a técnica mais fácil. Comece passando a trança em volta da base do rabo do cavalo uma vez. Prenda a ponta dela debaixo dessa volta que você acabou de dar. Em seguida, puxe os fios para frente (ou seja, para longe do animal). O nó não vai ficar tão seguro, mas pelo menos não deve se soltar tão cedo. Por fim, passe um pedaço de barbante ou corda no local. [9]
  4. Não termine a trança de vez — ou, pelo menos, desfaça alguns dos últimos entrelaces. Você precisa ter duas seções soltas. Enrole a trança em si mesma de baixo para cima, formando um círculo mais achatado. Deixe as seções do lado ainda soltas. Quando terminar de enrolar, cruze essas seções por entre o cata-vento e a base do rabo e dê um nó seguro. [10]
  5. O laquê serve para deixar a trança mais segura e controlada. Sem ele, alguns fios vão acabar ficando rebeldes e deslocados. [11]
  6. O cavalo pode tentar desfazer a trança e acabar com todo o seu trabalho. Por isso, é melhor você aplicar uma bandagem no rabo dele ou até improvisar com uma meia mais longa. Seja como for, só tenha cuidado e não aperte tanto (e, claro, tire o material com calma depois).
    Publicidade

Dicas

  • Você vai precisar treinar um pouco antes de acertar na trança. Não tente usar as técnicas deste artigo na sua primeira competição profissional.
  • Não deixe o rabo do cavalo trançado por muito tempo. O animal pode ficar irritado, além de conseguir desfazer todo o seu trabalho.
  • Fique por dentro das modas das competições! Não existem regras em relação a penteados para rabos de cavalos, mas é bom estar a par das tendências para fazer bonito na hora de impressionar os juízes e outros participantes.
  • Tenha cuidado para não apertar o rabo do cavalo além da conta. Isso pode até afetar o jeito de ele andar e trotar.
  • No geral, os donos dos cavalos trançam não só o rabo, mas também a crina.
  • Continue treinando até aperfeiçoar a sua técnica. Tenha paciência e você vai ficar cada vez mais habilidoso.
  • Quando você for chegar perto do traseiro do cavalo, passe pela frente dele — para que ele não seja pego de surpresa e dê um coice na sua direção.
Publicidade

Avisos

  • Todo coice tem potencial de ser fatal. Por isso, faça o possível para se proteger. Não abaixe o corpo e nem se ajoelhe atrás do cavalo, por exemplo. E tenha sempre um kit de primeiros socorros preparado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cabresto.
  • Feno (opcional).
  • Tamborete (opcional).
  • Escova para rabos de cavalos.
  • Escova para crinas de cavalos.
  • Esponja ou escova úmida.
  • Bandagem para cavalo ou meia comprida.
  • Gel para trança ou claras de ovos (opcional).
  • Borrachinhas de cabelo, linha e agulha ou barbante.
  • Tesoura.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 937 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade