PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem está grávida costuma ter dificuldade para não passar o tempo todo pensando no grande dia. Porém, a antecipação pode causar ansiedade, principalmente em mães de primeira viagem. Separar as roupas que vai usar é uma ótima forma de simplificar a sua lista de afazeres para o momento do parto. Para ter tudo de que você precisa para trazer o seu neném ao mundo, basta seguir algumas dicas simples.

Método 1
Método 1 de 3:

Vestindo-se para um parto no hospital

PDF download Baixe em PDF
  1. Aposte em um vestido comprido, em uma saia longa ou em um pijama. Caso esteja quente, deixe as calças de lado. Já se estiver frio, vista um moletom. O ideal é optar por peças com botões ou elásticos para que os médicos possam removê-las rapidamente, se necessário. Após chegar à maternidade, você provavelmente receberá uma camisola para usar no momento do parto.
    • Caso a bolsa já tenha estourado, use apenas um vestido ou uma saia longa. O líquido amniótico vai encharcar a sua calça antes mesmo de você chegar no hospital. Outra opção é usar uma blusa soltinha e uma calça folgada de elástico protegida por um absorvente.
    • Caso a bolsa ainda não tenha estourado, um pijama ou um moletom pode ser uma boa opção.
  2. Quem opta por dar à luz no hospital não costuma poder usar as próprias roupas durante o parto. Você provavelmente precisará colocar uma camisola hospitalar assim que der entrada. Nesse ponto, porém, a última coisa na sua cabeça vai ser a sua roupa. [1]
  3. O ideal é usar peças de algodão. Evite sutiãs com arames e alças apertadas. Você vai ficar bem mais confortável se usar peças elásticas. O melhor é usar apenas um vestido comprido.
    • Caso o trabalho de parto esteja para começar a qualquer momento, dê preferência para roupas de baixo velhas, que você não se importe de perder quando a bolsa estourar.
  4. O hospital vai fornecer uma camisola para você usar no parto, mas alguns lugares permitem que as pacientes levem camisolas de casa. Assim, você não precisa usar a do hospital. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. No fim das contas, a escolha é sua.
    • Algumas mulheres preferem usar a camisola do hospital para não ter que lavar a peça depois. A camisola vai ficar suja de sangue e outros fluidos durante o parto, e nem sempre as manchas saem na lavagem.
    • Outras mulheres, porém, não ligam para isso e preferem usar as próprias roupas para se sentirem mais confortáveis. Algumas compram uma camisola só para a ocasião. No fim das contas, o fator decisivo é se o seu conforto vale o preço de uma camisola que você só vai usar uma vez.
    • É possível que o médico peça para você caminhar pelo corredor do hospital para acelerar o trabalho de parto se ele estiver muito demorado. Caso seja calorenta, escolha uma camisola comprida o suficiente para você não precisar colocar um roupão por cima para dar uma volta. Algumas mulheres sentem mais calor durante o trabalho de parto.
  5. Um rabo de cavalo, uma trança simples ou até mesmo um coquinho já deve dar conta do recado. Você também pode deixar as madeixas soltas se não se incomodar com o cabelo caindo no rosto. Caso tenha cabelo comprido, leve uma xuxinha para prendê-lo. Já se ele for curto, use uma faixa para prendê-lo para trás. A maioria das mulheres sua bastante durante o trabalho de parto. Tirar o cabelo do rosto vai ajudar você a se sentir mais confortável.
  6. Tudo bem entrar descalça no hospital. Para se manter fresquinha, aposte em roupas leves, soltinhas e de cores claras. Peça água fria ou gelo se começar a sentir calor.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Vestindo-se para um parto em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. O principal é ficar confortável. Evite usar roupas justas na região da barriga no momento das contrações, pois isso só vai fazer a dor piorar. As roupas justas também vão atrapalhar na hora de encontrar uma posição confortável para o parto e ainda podem tornar mais difícil para você se trocar para uma camisola se as contrações estiverem fortes.
  2. Ela também não deve ser muito comprida. A bainha deve ficar na altura dos joelhos. Na hora do parto, uma camisola comprida vai atrapalhar mais do que ajudar: o tecido pode atrapalhar o monitoramento do bebê e até o parto em si. Porém, também é importante que a camisola não seja curta demais. Os cortes em A são muito populares entre mulheres grávidas. Vestidos do tipo bata, vestidos maxi e camisolinhas baby-doll também são boas escolhas.
    • Para não se sentir exposta, é possível que você prefira permanecer vestida no começo do trabalho de parto, antes do bebê começar a sair.
    • Caso pretenda dar de mamar ao seu filho logo após o parto, opte por uma camisola com botões frontais para que você consiga colocar pelo menos um seio para fora.
  3. Além de ser folgada e confortável, a camiseta também vai oferecer apoio emocional. Só não se esqueça de que ela deve ser velha ou de pouca importância. Afinal, é bem possível que ela rasgue ou fique manchada.
  4. Assim, você poderá respirar melhor e se mexer durante as contrações para amenizar o desconforto. Mais para a frente, pode ser uma boa ideia tirar a calça para facilitar a examinação e abrir caminho para fluidos corporais.
    • Use roupas que não sejam importantes para você. Dar à luz faz uma sujeira danada.
    • Lembre-se de que você terá outras pessoas ao seu lado. Leve em conta o quão confortável você fica mostrando o corpo para os outros. [2]
  5. Algumas mulheres preferem dar à luz nuas, principalmente quando o parto é na água. Talvez você se sinta mais confortável e livre sem as roupas grudando no seu suor. Você não precisa decidir de antemão: basta abrir a mente para a possibilidade de tirar a calça ou o vestido durante o parto. [3]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Preparando uma bolsa para o hospital

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma lista de itens essenciais e prepare tudo uma semana antes da data marcada. Você não terá tempo para fazer a mala quando a hora chegar. Leve todas as roupas de que você vai precisar no hospital ou na maternidade. Planeje-se com antecedência para estar preparada quando chegar o momento.
  2. Leve um roupão arejado e soltinho com você. Os melhores são os de algodão e os de tecido toalhado, que não grudam na pele e mantêm o corpo quentinho.
    • Evite roupões de seda e cetim. Eles são escorregadios e podem fazer com que você deslize na cama. Além disso, os quartos de hospital costumam ser frios à noite, e os tecidos mais finos não vão ser suficientes para protegê-la.
    • Evite o fleece e outros materiais pesados. O objetivo é ficar quentinha, mas não abafada.
  3. Leve apenas uma roupinha para a viagem de volta para casa e uma cadeirinha para pôr no carro. O hospital vai cuidar das outras necessidades do pequeno.
  4. Escolha um chinelinho com boa sustentação e que mantenha os seus pés quentinhos. É possível que você tenha que andar durante o trabalho de parto, logo, é importante se manter aquecida e ter um bom apoio. Evite chinelos frouxos para não escorregar e cair durante as caminhas.
    • Um par de meias pantufa pode ser uma mão na roda para os momentos iniciais do trabalho de parto e imediatamente após dar à luz. As meias vão manter os seus pés quentinhos sem incomodar ou atrapalhar. [4]
    • As meias pantufa também são ótimas para manter os pés quentinhos durante o parto, uma vez que você precisará apoiar as pernas em perneiras. A maioria das perneiras é acolchoada, mas, ainda assim, elas podem ser bem frias e desconfortáveis.
  5. Caso use lentes de contato, não se esqueça dos óculos e da solução de limpeza. Leve, também, uma escova de dentes, um tubo de pasta de dentes e uma escova de cabelo. Caso o trabalho de parto seja demorado, é possível que você tenha que andar pelo hospital ou ir até o refeitório comer alguma coisa. Leve tudo que considerar necessário para se sentir apresentável.
    • Um bom hospital deve oferecer absorventes para as pacientes, mas é sempre bom levar alguns na bolsa. Você não precisa usá-los se não quiser, mas não vai fazer mal algum tê-los por perto. [5]
  6. Lembre-se de que ela deve ser confortável.
    Publicidade

Dicas

  • Leve lembrancinhas de casa para se sentir mais confortável no hospital durante o trabalho de parto. Itens como fotografias e bichinhos de pelúcia podem ajudar você a se distrair e se sentir mais confiante.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 847 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade