Baixe em PDF Baixe em PDF

Um cachorro fica naturalmente atraído a uma cadela no cio, pois o macho é biologicamente programado para reagir ao aroma da fêmea. Ter um cachorro perto de uma cadela no cio pode ser estressante para os dois animais. Mantê-lo afastado dela e criar um ambiente relaxante e seguro para os dois cães, se eles morarem juntos, pode evitar que eles se envolvam fisicamente. Além disso, ambos devem ser castrados para minimizar a procriação indesejada, reduzir alguns tipos de câncer e melhorar o comportamento dos animais.

O que você precisa saber

  • Exercite e brinque com o cachorro para reduzir suas energias e para mantê-lo distraído.
  • Passe sprays de mentol na cadela para diminuir o cheiro do cio. Você também pode colocar fraldas caninas nela.
  • Mantenha o cão macho longe da fêmea. Se ele continuar agitado, leve-o a um canil ou deixe o animal com um amigo.
  • Castre seus cães para evitar maiores problemas.
Método 1
Método 1 de 3:

Separando o macho da fêmea

Baixe em PDF
  1. A única forma de manter um cachorro calmo é afastando-o da cadela no cio, pois ele não conseguirá se controlar. Coloque o cão em um local fechado ou em um canil se a fêmea for ficar por perto ao ar livre, pois isso pode evitar que ele sinta o cheiro dela.
    • As cadelas entram no cio a cada seis meses. O período de cio dura de duas a quatro semanas. Elas entram no cio ao longo de toda a vida, a não ser que sejam castradas.
    • Não saia para passear com os dois ao mesmo tempo e não os deixe brincar juntos.
  2. Se os dois cachorros morarem no mesmo lugar, deixe-os os mais separados possíveis, pois o macho pode sentir o cheiro da fêmea. Tranque-os em quartos separados e longe um do outro. Mantenha as portas fechadas e tente não colocá-los para fora ao mesmo tempo, para que não fiquem juntos no mesmo lugar. [1]
    • Não deixe nenhum brinquedo ou item da cadela no quarto do cachorro, pois eles conterão o cheiro dela. Apenas sentir o aroma do item pode fazer o cachorro choramingar, gemer e arranhar a porta.
  3. Se você não tiver muitos quartos disponíveis ou se o local for um pouco apertado, deixe a cadela dentro de casa em um quarto e deixe o cachorro ao ar livre até passar a fase do cio. Mas faça isso apenas se tiver uma cerca que impedirá o animal de fugir. [2]
    • O cão deve ficar confortável fora de casa. Ele deve ter abrigo, brinquedos e, ocasionalmente, sua companhia.
    • Essa opção só é realista se o tempo lá fora estiver favorável e não houver nenhuma lei na sua região que proíba os cachorros de ficarem soltos.
    • Não deixe a cadela no cio ao ar livre, pois ela pode tentar fugir para cruzar, além de também atrair outros cachorros com o cheiro.
  4. Você pode se esforçar o máximo que puder para manter os cães separados em casa, mas pode não conseguir controlar o comportamento agressivo do cachorro em relação à cadela. Se for o caso, coloque-o em um canil durante toda a fase do cio, o que pode durar até três semanas. [3]
    • Prepare o cachorro para ficar no canil levando-os por períodos curtos para se acostumar. Assim, você pode fazer uma reserva e deixá-lo lá enquanto a cadela estiver no cio.
    • Se não conseguir colocar o cão em um canil, peça ajuda de familiares ou de amigos para cuidar do animal.
Método 2
Método 2 de 3:

Criando um ambiente calmo em casa

Baixe em PDF
  1. Vick VapoRub ou outro spray de mentol são ótimas opções, pois podem disfarçar o cheiro da cadela durante o cio. Passe o spray várias vezes por dia para manter o cachorro calmo quando estiver na mesma casa ou local da fêmea. [4]
    • Converse com o veterinário antes de usar produtos assim no cão. Alguns animais podem ter diarreia, vômitos e dores abdominais se engolirem o mentol.
    • Não borrife o mentol em áreas sensíveis de seu cão.
    • Impeça a cadela a lamber o spray distraindo-a com um brinquedo ou com uma guloseima enquanto o produto estiver secando.
    • O spray pode ser irritante ao animal, portanto, converse com o veterinário antes de usá-lo.
  2. Mantenha-os entretidos e distraídos brincando com eles separadamente. Coloque a cadela em um quarto com brinquedos para que ela fique ocupada. Em seguida, leve o cachorro para brincar lá fora. [5]
    • Depois de brincar com o cachorro, brinque com a fêmea dentro de casa enquanto o macho estiver do lado de fora em um local com cerca.
    • Tente manter um bom equilíbrio brincando com os dois igualmente, em locais separados, para que ambos fiquem calmos e relaxados.
  3. Tenha uma rotina regular de passeios com o cão, dedicando tempo suficiente para a raça e para o tamanho dele. Os passeios o mantêm longe da fêmea, e ele já terá gasto bastante energia quando chegar em casa. [6]
    • Evite levar a cadela para passear durante o cio, pois ela pode ser uma distração para os machos da vizinhança. Leve-a para uma área com cerca no seu quintal e supervisione-a para impedi-la de fugir ou perseguir algum macho que passar por lá.
Método 3
Método 3 de 3:

Castrando o macho

Baixe em PDF
  1. Os dois terão melhores comportamentos se forem castrados. A maioria dos veterinários recomenda castrar um macho nos seis primeiros meses de idade para que tenha menos impulsos sexuais e níveis de testosterona. A castração também reduz o risco de pegar certas doenças e cânceres. [7] Castrar a fêmea também previne certos tipos de câncer, como tumores mamários. A melhor opção é castrá-la antes do primeiro cio, mas você ainda pode levá-la para operar depois da primeira vez. [8]
    • A castração também diminui o risco de certos cânceres e doenças.
    • As cadelas passam pelo primeiro período de cio aos seis meses de idade. O cio pode chegar antes em raças ainda menores. As maiores, por outro lado, podem entrar no cio apenas após 18 a 24 meses.
    • É importante lembrar que a castração do cachorro não o impede de reagir a cadelas no cio: ele apenas ficará mais controlado. Ainda é necessário manter um cachorro castrado longe de fêmea no cio por precaução.
    • Cães e cadelas ainda podem tentar montar uns nos outros e exibir comportamentos sexuais mesmo após a castração. Se isso for um problema, ignore e redirecione a atenção e as energias deles com brinquedos.
  2. A clínica veterinária dará as instruções pré-operatórias e geralmente pedirá que o animal fique sem comer ou sem beber por pelo menos oito horas antes da cirurgia. A anestesia pode causar náusea no cachorro, portanto, recomenda-se que ele fique com o estômago vazio.
    • Você ainda pode dar água para hidratar o animal, mas em menores quantidades. [9]
    • Siga todas as recomendações do veterinário para garantir uma cirurgia e uma recuperação tranquilas.
  3. A cirurgia é relativamente rápida e deve ser indolor para o cachorro, pois ele receberá anestesia. [10] O veterinário pedirá que você deixe o animal de manhã na clínica e volte para buscá-lo à tarde.
  4. O veterinário pode prescrever um medicamento para dor, se necessário. O animal pode ficar com náusea depois da cirurgia e ter baixo apetite nos primeiros dias, o que é normal. Faça-o descansar e não o deixe se movimentar ou correr muito nos primeiros três dias após o procedimento para evitar complicações. [11]
    • O escroto do macho pode ficar inchado nos primeiros dias, mas o inchaço reduzirá depois da remoção dos pontos.
    • Se ele ficar lambendo a incisão, pode ser necessário obter um colar elizabetano, que parece um cone enorme, para impedi-lo de lambê-la.
    • Se houver secreções na incisão ou se o cachorro parecer ter muita dor, leve-o ao veterinário imediatamente.
    • É necessário levá-lo de volta à clinica depois de sete a dez dias para remover os pontos da incisão. Mas alguns veterinários usam pontos dissolúveis.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 196 475 vezes.

Este artigo foi útil?