Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma das características das amizades íntimas é dividir os mesmos gostos em séries de TV, músicas, times de futebol, roupas e, por que não mencionar, o tipo de pessoa que nos atrai. É frustrante gostar do mesmo cara que sua amiga, ainda mais se ele dá preferência para ela. No entanto, quando você é a escolhida é mais incômodo ainda. Por sorte, existem alguns truques para sair dessa saia justa!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Conversando com sua amiga

Baixe em PDF
  1. A situação é difícil e intimidante, mas você precisa se abrir. Se você realmente gosta desse garoto e ele deu a entender ou declarou que é recíproco, sua amiga ficará sabendo mais cedo ou mais tarde. Como diz o ditado, “A verdade dói, mas a mentira infecciona”; com isso em mente, lembre-se de que ela pode ficar triste no começo, mas será muito pior para o relacionamento de vocês se mentir para ela. [1]
    • Isso é ainda mais importante se ela é uma amiga íntima, que conhece você melhor do que qualquer um. Começar um relacionamento com o rapaz pelas costas dela a ofenderá e deixará ainda mais ressentida.
  2. A sensação de ser correspondida por uma paixão é fantástica, mas ser rejeitada causa uma frustração tão intensa quanto. Desse modo, lembre-se de que ela provavelmente sentirá emoções bastante negativas, portanto não esfregue sua felicidade na cara dela. [2]
    • É claro que falar sobre o garoto será inevitável quando estiverem juntas, mas esse não deve ser o único assunto da conversa. Além do mais, esse é um tema delicado que pode deixá-la ainda mais magoada toda vez que for trazido à tona.
  3. É importante pensar sobre isso antes de tomar qualquer atitude, lembrando que a decisão é exclusivamente sua. Uma ideia é dizer que realmente gosta dele e quer dar uma chance para esse relacionamento, mas só se ela concordar. Mostre que não quer perder a amizade que têm.
    • Reflita tanto sobre as consequências positivas quanto as negativas antes de tomar uma atitude. Antecipe como esse relacionamento afetará sua amizade e se esse rapaz vale a pena; você gosta dele a ponto de correr esse risco? Outro aspecto que deve ser considerado é se pretende ter um relacionamento sério ou só uma aventura. Além disso, pense sobre a personalidade de sua amiga. Ela é rancorosa? Será que ela verá isso como uma traição imperdoável, ou é mais provável que fique triste por um tempo e depois volte ao normal? [3] Tenha todas essas informações em mente antes de tomar uma decisão, para terem uma conversa mais clara e objetiva.
    • Por outro lado, se decidir que só continuará com ele se sua amiga consentir, terá que manter sua palavra e isso pode balançar sua amizade do mesmo jeito. [4]
    • No fim das contas, a vida é sua. Você pode muito bem ficar com ele sem depender da aprovação dela. Mas, como qualquer atitude, isso trará consequências.
    • É possível namorar com o rapaz sem essa aprovação e continuar se importando com sua amiga. Diga “Você é minha melhor amiga e eu amo você, mas estou perdidamente apaixonada pelo Fulano. Eu não deixarei que esse namoro interfira na nossa amizade e espero que você me perdoe e consiga ficar feliz por mim um dia”.
  4. Ela pode ficar brava, triste ou com ciúmes, mas ainda é sua amiga. Seu papel é ter carinho e consideração por ela, mesmo que não mude seus planos com base no que ela sente. Você não é obrigada a aceitar tudo que ela diz. [5] O fato do garoto preferir você provavelmente a deixa ressentida; ser honesta e gentil enquanto ela se recupera dessa rejeição é o melhor que você pode fazer.
    • Isso é ainda mais importante se sua amizade é sólida e duradoura. O rapaz em questão pode ser o máximo, mas ela também é. A tendência é você querer manter um relacionamento com os dois, mas tenha cuidado para não negligenciar sua amiga por causa dele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando com o garoto

Baixe em PDF
  1. Agora que já conversou com sua amiga sobre como se sente, é hora de falar com o rapaz. Isso pode dar uma quebrada na sutileza do flerte, mas esse é um caso à parte, que exige tato de todos os envolvidos. Ter uma conversa aberta é a melhor forma de assegurar o grau de envolvimento dele. [6] Por exemplo, se você descobrir que ele está ficando com outra garota também, não precisará arriscar sua amizade à toa.
    • Somente depois de saber que ambos estão interessados em um relacionamento é que você poderá decidir sobre o que fazer.
  2. Ou seja, não fique falando sobre ela para o garoto. Se ela gosta dele, provavelmente está magoada, mas isso não o interessa. Converse sobre seus próprios sentimentos e conserve a privacidade de sua amiga. [7] Se ela descobrir que você abriu os segredos dela para um garoto de quem ela gosta e que a rejeitou, você pode dar adeus a essa amizade.
    • A regra de ouro é: fale por si mesma, sobre seus sentimentos e desejos. Não fale pelos outros.
  3. Dê tempo para as coisas acontecerem se os sentimentos forem sérios e mútuos. Deixe sua amiga se acostumar com a ideia de seu namoro antes de sair mudando o status do Facebook e de levá-lo a todas as festas da turma. Um começo cauteloso pode construir um relacionamento mais saudável e estável. [8]
    • Isso não quer dizer que você deva mentir para sua melhor amiga sobre estar namorando com ele, mas dar tempo até que ela supere a situação no próprio ritmo.
    • Se o rapaz não entender ou respeitar o fato de você precisar de tempo para lidar com tudo isso, é sinal de que ele nem é tudo isso e não vale tão a pena.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Seguindo em frente com o namoro

Baixe em PDF
  1. O fato de sua amiga aprovar seu namoro não quer dizer que você deva escancarar o relacionamento, andar de mãos dadas com o garoto para todo lado e beijá-lo na frente dela. Respeite-a, deixe os apelidos fofos de casal para momentos a dois; se você quiser chamá-lo de “Delícia” e pular no colo dele, faça-o quando estiverem sozinhos. Sua amiga definitivamente não precisa ver isso; aliás, nenhum de seus amigos precisa. Sejam discretos nas carícias e demonstrações de afeto. [9]
  2. Não abandone sua amiga para passar todo tempo livre com seu namorado. É claro que um relacionamento novo é excitante e dá vontade de passar o tempo todo namorando. No entanto, lembre-se de que ela continua sendo sua melhor amiga, portanto mostre que ainda é a melhor amiga dela, também. [10]
    • Se ela tentar afastá-la por estar magoada com seu relacionamento, dê o espaço necessário mas deixe claro que se importa. [11]
  3. O garoto pode mandar flores para você todos os dias, escrever sonetos de amor incríveis e fazer gestos extremamente românticos. Você sentirá a maior vontade de dividir essas coisas com sua melhor amiga, mas não faça isso. Espere até que ela realmente tenha superado o fato, prefira não falar nada quando o assunto surgir. Falar demais sobre o garoto a fará sentir que você está se exibindo e isso pode causar mais ressentimento. Aproveite sua felicidade intimamente e separe esse relacionamento de sua amizade; ao menos no começo.
    Publicidade

Dicas

  • Se você sabe que insistir nesse namoro a magoará profundamente, pense muito bem antes de tomar uma decisão. Lembre-se de que você terá vários namorados em sua vida, mas amizades verdadeiras e duradouras são bem mais raras. Valorize sua amiga.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 807 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade