Baixe em PDF Baixe em PDF

Os cravos são uma flor popular que você pode cultivar no seu quintal. Eles se dão bem em local ensolarado com solo bem drenado. Se você tem vários cravos considerados perpétuos, que vivem por mais de um ano, é possível fazê-los reflorescer. Se desejar, você também pode estender a vida deles propagando-os.

Método 1
Método 1 de 3:

Incentivando o florescimento repetido

Baixe em PDF
  1. Os cravos são denominadas cravos anuais (de semente) e cravos de florescimento perpétuo (perenes). Os cravos anuais são as plantas que só vivem por um ano, enquanto os cravos perpétuos vivem por vários anos. [1]
    • Os cravos de floração perpétua apresentam uma flor maior, mas menos perfumadas. Este artigo se concentra nos cravos de floração perpétua.
  2. Os cravos de floração perpétua precisam ser protegidos da geada para viver e dar flores. A maioria dos jardineiros usa uma estufa ou um túnel de polietileno. [2] É importante que a temperatura não caia abaixo de 7°C, portanto um espaço não aquecido talvez não funcione se você viver em clima frio.
    • Em climas mais amenos, você pode se sair bem com um túnel de polietileno com luzes, que pode oferecer calor suficiente para manter as plantas vivas. Você também pode cultivar cravos como plantas caseiras.
  3. Muitos jardineiros gostam de podar o cravo para incentivar o crescimento de arbustos. Para fazer isso, remova a ponta de cima da planta jovem e o botão na ponta de cada ramo lateral. Isso também incentiva o florescimento de botões laterais, em vez de apenas uma flor alta central.
    • A altura em que você corta a planta é a altura na qual ela deverá começar a ramificar. Com o corte, você pode influenciar a altura da planta.
    • A poda retarda o florescimento, mas você obtém mais flores. Supõe-se que as plantas de sementeira de boa qualidade já tenham passado por esse processo, mas, se você cultiva a planta a partir da semente, aplique esse método quando o caule da planta tiver cerca de meia dúzia de pares de folhas ou tiver cerca de 15 cm de altura.
  4. É recomendável cortar as flores mortas, que impedem que a planta forme sementes e gere novas flores. As sementes absorvem muita energia da planta para se formarem, o que significa que a planta terá menos energia para produzir botões. [3]
  5. Os cravos não florescerão se houver alta presença de nitrogênio no solo, portanto evite usar adubo ou fertilizantes ricos em nitrogênio. [4] Ao plantar cravos ao ar livre, tente preparar o solo com várias semanas de antecedência. Para fazer isso:
    • Adicione cal ao solo para melhorar a alcalinidade e um fertilizante que não seja rico em nitrogênio. Tente fertilizar o solo toda semana durante o processo de crescimento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Propagando cravos

Baixe em PDF
  1. Para rejuvenescer cravos, divida a massa de raízes deles entre plantas separadas. Para fazer isso, desenterre um velho cravo e use as mãos para separá-lo em dois. Replante as partes divididas e regue-as bem. [5]
    • Não deixe a planta secar até ela se fixar.
  2. Os cravos crescem bem a partir de mudas. Você pode descobrir que uma muda é uma boa maneira de substituir as plantas quando elas começam a se deteriorar, o que costuma ocorrer quando elas atingem dois ou três anos. É importante só propagar plantas a partir de outras plantas saudáveis. Para fazer uma muda: [6]
  3. Os cravos também se propagam por um método chamado de “inclinação”. Para fazer isso, prepare o solo em torno da planta a ser propagada como faria para plantar uma muda (misturando areia a composto ou turfa e depois regando a área). Em seguida: [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando de cravos

Baixe em PDF
  1. Cravos novos talvez precisem ser escorados por questão de suporte, especialmente em áreas com muito vento e quando têm flores grandes que fazem com que se curvem sob o peso. Amarre as plantas a estacas logo no início para ajudá-las a desenvolver caules retos. Para fazer isso: [8]
    • Finque uma estaca no solo e amarre a planta a ela com barbante. Não aperte.
  2. Mantenha as plantas úmidas em períodos secos. Os cravos gostam de solo úmido, mas não encharcado. Se a folhagem ficar amarela, isso significa excesso de água, por isso diminua. [9] Tente manter a folhagem seca.
    • Evite borrifar água na planta ao regar e não a cubra com matéria vegetal porque isso pode impedir a circulação de ar em torno da planta.
    • Os cravos preferem solo bem drenado e suas raízes podem apodrecer em condições de muita umidade.
  3. Os cravos às vezes são afetados por insetos. Preste atenção a sinais de infestação – um inseticida regular costuma manter essas pragas sob controle.
    • Os tripes são a maior causa de preocupação; marcas brancas em pétalas costumam indicar problema. Use um inseticida para se livrar dessas pragas.
    Publicidade

Dicas

  • Para incentivar cravos perpétuos a florescerem novamente, regue-os em tempo seco, fertilize regularmente e remova brotos secos. Eles preferem solo rico, levemente alcalino.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 937 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade