Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa se o seu anel tinha a medida errada desde o início ou se os seus dedos mudaram de tamanho, pode ser necessário fazer um ajuste. A melhor opção é levá-lo ao joalheiro, que pode ajustar o anel sem diminuir seu valor. No entanto, é possível fazê-lo por conta própria, deixando claro que ele se desvalorizará no processo. É por essa razão que faz mais sentido ajustar anéis baratos por conta própria. Você pode usar alicates para aumentar ou diminuir as medidas, mas também é possível comprimi-lo ou usar silicone para deixá-lo menor.

Método 1
Método 1 de 4:

Diminuindo o anel com silicone

Baixe em PDF
  1. Mergulhe-o em uma solução de água quente com detergente. Use uma escova macia para limpar o metal e quaisquer pedras que estiverem presentes.
    • Seque-o por completo antes de avançar.
    • Evite usar produtos contendo alvejante, acetona ou cloro, que podem danificar o aro de metal. [1]
  2. Use silicone transparente, como os usados em alimentos ou aquários. A base do anel deve receber a camada mais espessa. Use apenas uma pequena quantidade de silicone, a menos que ele esteja muito frouxo. [2]
  3. Como o silicone ficará em contato direto com a pele, tente deixá-lo tão liso e uniforme quanto possível. Passe o mexedor de café ao longo do interior do anel até obter um resultado satisfatório. [3]
    • Você pode usar uma folha de papel-toalha para limpar qualquer excesso que fique fora do anel.
  4. Dependendo do tipo usado, isso pode levar de 24 a 48 horas. Resista à tentação de usar o anel nesse intervalo, pois o silicone demorará mais a secar e pode se deslocar por completo. [4]
    • Se for necessário remover o silicone aplicado, basta removê-lo com a unha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um maço para aumentar o anel

Baixe em PDF
  1. Você pode usar sabão em barra ou, como citado, o detergente. É importante que o anel esteja revestido de modo uniforme antes de sua colocação no mandril. [5]
    • Essa ferramenta consiste em um cone de metal usado para medir anéis. Você pode encontrá-lo facilmente em diversas lojas na internet.
  2. Essas batidas devem ser cuidadosas, mas firmes. Faça-o sempre em um ângulo para baixo; a sua intenção será mover o anel para baixo ao longo do mandril. Lembre-se de girá-lo a cada batida, para um aumento uniforme. [6]
    • Se possível, use um torno de bancada para firmar o mandril. Isso deixará esse passo muito mais fácil.
    • Caso só tenha acesso a um martelo de carpinteiro, você deve cobrir o anel com um pano macio para evitar danos ao aro.
  3. 3
    Tire o anel do mandril e experimente-o. Se ele ainda estiver muito apertado, você pode repetir o processo, colocando-o no mandril e martelando-o até o resultado desejado. Tenha em mente que esse processo só consegue aumentar o anel em aproximadamente meia medida. [7]
    • Se o anel estiver preso no mandril, você pode batê-lo para cima com o maço a fim de removê-lo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Aumentando o anel com alicates

Baixe em PDF
  1. 1
    Coloque o anel e marque o centro do aro. Não é preciso forçá-lo; se o anel estiver sobre o nó da mão, é o suficiente. Use um marcador para gravar seu ponto inferior central.
  2. 2
    Corte o anel no local da marca com um alicate. Você pode usar modelos específicos de joalheria ou genéricos que tenham dentes cortantes. Coloque-o sobre a linha marcada e aplique pressão uniforme para um corte bem definido.
  3. 3
    Com cuidado, abra o anel com o alicate plano. Force ambos os lados para mantê-lo tão alinhado quanto possível.
  4. 4
    Lixe as bordas cortadas. O ideal, nesse passo, é usar uma lixa de joalheiro. Por outro lado, você pode usar uma lixa de unha, mas demorará mais tempo até conseguir diminuir o tamanho das bordas. Elas devem estar bem retas para não arranharem a sua pele.
    • Você pode usar um polidor de unhas para suavizar as bordas depois do lixamento.
  5. 5
    Experimente o anel para ver se o tamanho ficou bom. Ele deve caber confortavelmente em seu dedo, mas sem se mover e sem que as bordas cortadas apertem a pele ao se deslocarem.
    • Se o anel ainda estiver muito apertado, tire-o e aumente-o ainda mais com alicates.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Diminuindo o tamanho do anel com alicates

Baixe em PDF
  1. 1
    Marque o centro do aro. Isso será mais fácil de fazer se você estiver usando o anel. Se houver pedras ou outras marcações, coloque-as alinhadas com a parte superior de seu dedo. A seguir, marque o ponto central inferior com um marcador. Use uma cor que contrasta com o anel: o preto funciona melhor com ouro e prata.
  2. 2
    Corte o anel no ponto marcado com um alicate. Você pode usar modelos específicos de joalheria ou genéricos que tenham dentes cortantes. Coloque-o sobre a linha marcada e aplique pressão uniforme para um corte bem definido.
  3. 3
    Lixe as bordas cortadas. É melhor usar uma lixa especificamente voltada para o trabalho com metais; se esse não for o caso, use uma lixa feita em metal. Faça o lixamento de forma lenta, removendo apenas um pouco de cada vez. [8]
  4. 4
    Feche o espaço e experimente o anel. Coloque-o dentro do alicate aberto, de modo que a curvatura externa esteja longitudinal com relação aos dentes. Aperte o anel com cuidado, unindo as bordas cortadas. Mantenha a pressão sempre uniforme para manter seu formato circular. [9]
    • Experimente o anel depois de fechar o espaço. Se ele ainda estiver muito frouxo, lixe um pouco mais as bordas cortadas e experimente-o mais uma vez.
  5. 5
    Finalize as bordas cortadas do anel. Use um polidor de unhas, que pode ser adquirido em lojas de beleza, para suavizá-las. Isso evitará que as bordas arranhem a pele do dedo.
    • Como alternativa, você pode usar um maçarico a gás e uma solda de joalheiro para fechar o anel em um aro único.
    Publicidade

Dicas

  • Apertar muito o anel pode rompê-lo; seja cuidadoso. Evite comprimir muito algum dos lados em um só lugar — em vez disso, tente mover o alicate ao redor de todo o anel, resultando em uma melhor forma e minimizando os riscos de quebra.
Publicidade

Avisos

  • Se as bordas cortadas não forem bem lixadas, o anel pode arranhar o dedo, principalmente quando a pessoa que o usa tentar removê-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 381 633 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade