Baixe em PDF Baixe em PDF

Relógios são acessórios versáteis e elegantes que podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres, em qualquer lugar ou evento. Apesar de toda sua funcionalidade, é necessário ter algum critério para escolher o relógio de acordo com a ocasião. Como combinar o relógio com as roupas, adequação do estilo à situação e ambiente e como usá-lo corretamente são os aspectos que devem ser observados.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando um relógio de pulso corretamente

Baixe em PDF
  1. A média ideal para modelos masculinos e femininos é entre 34 mm e 40 mm, embora existam os de 50 mm ou mais. Não use modelos maiores do que isso, é um exagero facilmente observável. [1]
  2. A escolha do lado é totalmente pessoal, dependendo somente da praticidade e do conforto. Em geral o lado mais indicado é o não dominante, já que pode ser incômodo escrever com um relógio atrapalhando.
  3. O visor deve ficar perto do osso externo do pulso, chamado ulna. Quando usado com camisa de manga longa, nada ou pouco dele deve aparecer com o braço esticado – aparecer completamente, só com o braço flexionado. [2]
  4. O relógio deve parecer confortável e ajustado e não deve passar uma impressão de desleixo. Evite que ele fique sambando no seu braço regulando o tamanho da pulseira quando necessário.
    • Alguns modelos formais e esportivos têm furos na pulseira e fecho tipo fivela, que permite acertar o tamanho com facilidade.
    • Já relógios casuais podem ter um sistema mais complicado de ajuste, como a adição ou remoção de elos e fechos dobráveis. Consulte o manual ou leve-o a uma relojoaria ou joalheria para saber mais a respeito.
    • Homens não devem deixar o relógio folgado no pulso. Ele deve ter um espaço total de 5 cm, não deve passar disso para cima ou para baixo e o visor não pode cair para o lado. A regra de ouro é caber um dedo entre o pulso e o relógio.
    • Não o use apertado demais e evite as marcas e machucados. Deixe-o mais folgado do que isso.
    • Mulheres têm a opção de usá-lo mais largo e próximo da mão (tomando o devido cuidado para ele não escorregar).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo a pulseira certa para a ocasião

Baixe em PDF
  1. O segredo do estilo está em combinar acessórios de acordo com a situação; se calçar sapatos sociais use um relógio formal, combine tênis a um modelo esportivo e por aí vai. Quando vestir estilos casuais mais arrumados, como botas e boat shoes , um relógio mais neutro é o ideal. [3]
  2. Ele deve ser resistente e de boa qualidade, já que será usado durante o dia todo no trabalho e outras situações sociais. Aço inoxidável é uma boa opção por sua versatilidade, mas existem modelos feitos de materiais como borracha e plástico. Tudo depende do seu cotidiano.
  3. Casamentos, batizados, funerais, jantares formais, apresentações em teatros e óperas são bons exemplos.
    • As peças mais elegantes são caríssimas por serem feitas de metais preciosos como ouro, prata e platina, dependendo também da marca e do material. [4]
    • Uma opção comum é combinar a cor e o material do relógio com outras joias e acessórios. Um traje formal feminino poderia combinar um colar e um relógio de platina, prata ou ouro branco, mas um homem provavelmente usaria abotoaduras de ouro com um relógio de ouro.
    • O valor dessas peças as transforma em símbolo de status entre os homens. Portanto, se o seu orçamento não permite que compre um relógio caro, simplesmente não o use em ocasiões formais. Usar um exemplar barato pode ser considerado uma gafe e ele não é obrigatório em nenhum tipo de traje.
  4. Além de serem ótimos para o dia a dia, eles têm funções direcionadas aos exercícios físicos e costumam ser feitos de borracha, plástico, lona e tecidos resistentes, em geral à prova de suor e água. Leia o manual de instruções que vem com o relógio para descobrir coisas importantes como a profundidade de água que ele suporta.
    • Utilidades desses modelos incluem mostrar as horas, medir profundidade e velocidade, função de bússola.
    • Além de serem ótimos para praticar esportes, podem ser usados com camisas de manga longa e até gravata – ninguém disse que eles não combinam com roupas mais arrumadas.
    • Nunca use um relógio esporte com terno, é o mesmo que usar tênis com smoking , o que é considerado de péssimo gosto. [5]
  5. Eles combinam com calças cáqui e camisa Polo ou camisa e jaqueta. Esses modelos são simples, a pulseira geralmente é feita de couro e não tem adornos, ao contrário dos relógios formais. [6]
    • Marrom ou preto são as escolhas mais seguras de pulseira para trajes esporte fino e social e podem ser usados com blazer e calças sociais, jeans, vestidos e calças sociais com blusas femininas.
    • Combine os sapatos e o cinto com a pulseira; se os sapatos forem pretos, não os use com um relógio de pulseira marrom.
    • É possível comprar várias pulseiras para um relógio só; este é um jeito menos caro de facilitar a combinação de trajes. Pulseiras que mesclam marrom com preto também são uma ótima ideia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando um relógio de bolso corretamente

Baixe em PDF
  1. Eles já foram a regra, mas hoje em dia são a exceção e conferem um ar distinto e elegante se usados corretamente. Em geral são relíquias passadas de geração para geração e podem ter valor sentimental. [7]
  2. Ponha-o no bolso que preferir, enrole a corrente no botão e guarde o prendedor no bolso oposto. Sofisticação e funcionalidade ao seu dispor.
  3. Escolha o bolso mais confortável, enrole a corrente em um passador de cinto e prenda-o com a trava para fora do bolso. Isso manterá seu relógio protegido e fácil de sacar. [8]
  4. É incomum ver mulheres usando relógios de bolso, o que torna visual clássico e ousado ao mesmo tempo. Você pode usá-lo no pescoço com uma corrente longa ou como broche preso à camisa. Quando usar um estilo detalhado ou extravagante de relógio, use acessórios mais básicos para não sobrecarregar o visual.
    Publicidade

Dicas

  • Muitas pessoas se aproveitam do intenso movimento nas ruas para roubar celulares. O relógio de pulso permite que você não exiba o celular na rua, o que o torna um alvo fácil para ladrões.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 002 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade