Ao aprender a tocar guitarra ou violão, você pode começar a sentir dores na ponta dos dedos, pois eles ainda estão sensíveis e os calos ainda estão por vir. Calma, não se assuste. Inevitáveis, eles vêm a seu favor, pois ajudam a proteger os dedos das cordas. Você provavelmente está nessa fase inicial e sofrendo com a ponta dos dedos machucadas. Leia este tutorial para saber como ajustar a prática, o instrumento e as cordas para aliviar o problema e a cuidar melhor dos dedos. Atenção: se perceber que a corda cortou seu dedo, pare de tocar na hora.
Passos
-
Quando for praticar, pegue leve nas cordas. Ao tocar, pressione as cordas com dedos e palhete como sempre. Contudo, pegue um pouco mais leve no instrumento, sem mudar a posição dos acordes. Palhete novamente e veja se o som ainda sai limpo. Entendeu o que importa aqui? É tudo questão de não fazer força demais sem necessidade.
- Se o violão não fizer barulho ou o acorde soar "sujo", aplique um pouco mais de força nas cordas até achar o ponto certo. Vá calibrando e praticando.
DICA DE ESPECIALISTAGuitarrista Profissional e Professor de MúsicaRonald Bautista é um guitarrista profissional e professor de música na More Music & Los Gatos School of Music na California. Possui 30 anos de experiência como guitarrista e 15 como professor. Ensina Jazz, Rock, Fusion, BLues, Fingerpicking e Bluegrass.Preste atenção se é a mão ou os dedos que doem. No começo os dedos podem doer, mas faz parte do aprendizado [1] X Fonte de pesquisa . Depois de algumas semanas, a pele das pontas vai engrossar e eles pararão de doer. No entanto, se estiver com dor nas mãos, o que você precisa fazer é ajustar a forma como segura o violão, principalmente com a mão esquerda.
-
Toque devagar para ver onde e quando começa a dor. Quando for praticar, preste atenção nas mãos e dedos. Se perceber que eles estão doendo, passe a tocar mais devagar e evite progressões de escalas e trocas de acordes muito rápidas. Quando estiver mais confiante de que não vai doer, aí sim comece a tocar músicas mais rápidas e difíceis. [2] X Fonte de pesquisa
- Enquanto seus dedos ainda estiverem sensíveis (sem os calos que vêm com um pouco de experiência), não toque músicas muito complexas ou rápidas demais.
- Se sentir uma dor muito forte, pare na hora e olhe se há cortes nos dedos.
-
3Mantenha as unhas bem aparadas para não as prender ou quebrá-las nas cordas. Durante a fase de aprendizado, corte as unhas com frequência. Assim você evita enroscá-las nas cordas ou até mesmo quebrá-las. Além disso, o hábito de cortar as unhas ajuda a formação dos calos na ponta dos dedos, que terão mais contato com as cordas. [3] X Fonte de pesquisa
- Quando for cortar as unhas , cuidado para não as deixar curtas demais. Caso contrário você pode contrair infecções ou ficar com a unha encravada .
-
4Ao lavar e passar hidratante nas mãos, seque-as muito bem. Depois de tomar banho, lavar as mãos ou passar hidratante, espere 15 ou 20 minutos antes de pegar no instrumento. Quando molha as mãos, você amolece a pele da ponta dos dedos e corre o risco de destruir os calos formados e causar mais dor, pois a pele pode se abrir e descascar depois. [4] X Fonte de pesquisa
- Se os calos começarem a se desfazer, não puxe ou cutuque a pele. O objetivo é evitar expor a pele sensível por baixo deles, o que atrapalharia muito na hora de tocar.
Publicidade
-
Aplique algum produto natural para aliviar a dor. Mergulhe os dedos em um copo de vinagre de maçã por 30 segundos para dar uma aliviada antes de tocar. Não se esqueça de secá-los bem, pois a pele molhada fica macia e, portanto, mais sensível às cordas. [5] X Fonte de pesquisa
- Outras opções são usar pomada de hamamélis ou pomada para dor de dente. Se a dor estiver muito forte, tome paracetamol ou ibuprofeno antes de tocar.
Atenção: Se usar algum produto anestésico, fique atento aos dedos enquanto toca. É perigoso você se cortar e nem perceber na hora, mas sentir muito mais dor depois que o efeito passar.
-
2Faça pressão na ponta dos dedos quando não estiver tocando para estimular a formação de calos. Pressione as unhas ou a beirada de um cartão de crédito na ponta dos dedos quando não estiver tocando. O objetivo é acelerar a formação dos calos que permitirão que você toque sem sentir dores. A sensação será a mesma de estar pressionando as cordas do violão, mesmo que ele esteja longe. [6] X Fonte de pesquisa
- Mais uma vez, não aperte tão forte! Assim você evita se machucar, o que iria na direção contrária do que queremos aqui.
-
Ao sentir dores, dê alguns intervalos na prática do instrumento. Saiba que você vai sim sentir certo desconforto no primeiro mês de violão ou guitarra. Caso sinta muita dor nas primeiras duas semanas, dê algumas pausas nas seções de treino. Pratique por cinco minutos, descanse ou vá fazer outra coisa e depois volte a pegar no instrumento. Vá intervalando assim ao longo do dia, tocando quando tiver tempo, mas sem passar dos cinco minutos. [7] X Fonte de pesquisa Continue fazendo isso até ir se acostumando e perdendo a sensibilidade na ponta dos dedos.
- Mesmo que os dedos doam um pouco, pratique por quanto tempo conseguir. Assim você acelera a formação dos calos.
Publicidade
-
Leve o violão ou guitarra para um luthier ajustar a “ação”. A “ação” é o espaço entre as cordas e o braço do instrumento. Se ela estiver alta, você precisará fazer mais força para que as cordas encostem nos trastes. Como consequência, sentirá mais dor. Caso ainda não conheça um luthier, peça para o vendedor de quem comprou o instrumento indicar um. É possível que a própria loja ofereça serviços de luthieria. Informe-se. Grosso modo, a ação deve ser de mais ou menos 16 mm no 1º traste e 48 mm no 12º traste.
- A não ser que entenda do assunto, não tente a ajustar a ação sozinho. Você pode acabar desregulando totalmente o instrumento.
-
Se a dor for demais, troque as cordas do instrumento. Se estiver aprendendo a tocar com um violão, coloque cordas de nylon, que são mais macias [8] X Fonte de pesquisa e machucam menos os dedos. Elas são excelentes para quem está começando e ainda está com os dedos muito sensíveis. Caso esteja aprendendo com uma guitarra, não será possível usar cordas de nylon. Nesse caso, use cordas de menor calibre. Por exemplo, se estiver usando cordas do tamanho 0.11 ou 0.12, compre um kit tamanho 0.09 ou 0.08. A sonoridade das cordas muda de acordo com o calibre, mas isso é um mero detalhe que não importa para quem ainda está aprendendo [9] X Fonte de pesquisa .
Dica: Mesmo depois que criar calos, você pode manter as cordas de calibre menor para tocar músicas mais rápidas e complexas sem ter que apertar muito forte as cordas.
-
3Para ir se acostumando com as cordas, pratique com um violão em vez de usar a guitarra. Por ter as cordas mais próximas umas das outras e ter o braço ligeiramente mais fino, a guitarra facilita o aprendizado. Ainda assim, é bom aprender no violão por vários motivos. Um deles é a possibilidade de usar cordas de nylon, menos agressivas. Outro motivo é que, depois de aprender a tocar violão, a transição para a guitarra será bem tranquila. [10] X Fonte de pesquisa
- A ação das guitarras é mais baixa, o que facilita na hora de pressionar as cordas. Depois que você ficar fera no violão, pegar na guitarra vai ser macio igual mousse de maracujá.
Publicidade
Avisos
- Não cutuque, descasque, morda ou lixe os calos que surgirem na ponta dos dedos. Caso contrário você vai sentir dores ao tocar e pode acabar contraindo infecções.
Referências
- ↑ http://violaoparainiciantes.com/como-aliviar-as-dores-dos-dedos-ao-tocar-violao/
- ↑ https://classicalguitarshed.com/guitar-finger-pain-sore-wrist/
- ↑ https://ledgernote.com/columns/guitar-guru/guitar-calluses/
- ↑ https://ledgernote.com/columns/guitar-guru/guitar-calluses/
- ↑ https://ledgernote.com/columns/guitar-guru/guitar-calluses/
- ↑ https://ledgernote.com/columns/guitar-guru/guitar-calluses/
- ↑ https://ledgernote.com/columns/guitar-guru/guitar-calluses/
- ↑ https://www.getninjas.com.br/guia/aulas/musica/como-criar-calos-rapidamente-para-tocar-violao/
- ↑ https://iniciantesdoviolao.com.br/espessura-das-cordas-de-violao-qual-calibre-usar/