Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo o ensinará a acessar sites cujo conteúdo foi bloqueado no seu navegador. Como as restrições de conexão podem variar bastante, dependendo do programa ou da técnica utilizada para o bloqueio, não existe um método garantido de burlá-las. Ainda assim, normalmente é possível ter sucesso utilizando proxies ou navegadores portáteis. Além disso, você pode experimentar alguns truques em conexões com baixo nível de segurança.
Passos
-
Descubra a origem da restrição. Dependendo da origem (por exemplo, controles parentais em uma rede estudantil), a potência das restrições variará:
- As restrições públicas , como as encontradas em computadores públicos, normalmente podem ser contornadas com estratégias básicas.
- As restrições regionais , como as encontradas em alguns conteúdos do YouTube, normalmente precisam de um proxy ou de um VPN para serem contornadas.
- As restrições escolares , governamentais ou profissionais normalmente são mais complicadas e precisam ser contornadas por um proxy ou navegador portátil . Outra opção é usar os dados móveis para navegar no computador.
-
Visite uma versão alternativa da página. Alguns bloqueios impedem o acesso a endereços específicos (como www.facebook.com ), sem bloquear as variações possíveis. Normalmente, é possível burlar o bloqueio com alguma das seguintes versões alternativas do endereço:
- Endereço IP : caso consiga descobrir o endereço IP do site, pode ser possível acessá-lo através dele.
- Versão para dispositivos móveis – ao inserir um m. entre o "www." e o restante do endereço (como www.m.facebook.com ), você carregará a versão para dispositivos móveis do site, que normalmente precisa ser bloqueada separadamente.
- Tradutor do Google : em casos raros, você pode acessar o https://translate.google.com/ e digitar o endereço que deseja visitar no campo de tradução. Selecione um idioma na caixa da direita e abra a página em outra língua.
-
Use o plano de dados do celular . Caso tenha um dispositivo iPhone ou Android moderno, é possível "rotear" o sinal do seu celular como se fosse uma conexão Wi-Fi. Esse método é praticamente garantido, desde que o computador tenha um receptor Wireless.
- Obviamente, é preciso ter um plano de dados com bastante banda, principalmente se vai baixar arquivos ou assistir vídeos.
- Clique aqui para obter instruções mais específicas para conectar notebooks e computadores de mesa usando tal método.
-
Conecte-se direto ao modem. Caso seja possível conectar o computador ao modem via cabo , ignorando o roteador, você deve conseguir burlar as restrições de rede. Obviamente, não faça isso se não tiver permissão para acessar o modem.
- Caso a sua conexão utilize um combo de modem e roteador, esse método não deve funcionar.
- Tal funcionará melhor para conexões caseiras do que para conexões públicas.
-
Use uma Rede Virtual Privada (VPN) . Caso consiga editar as conexões de rede do computador (ou seja, selecionar uma rede Wi-Fi para se conectar), deve ser possível configurar um VPN. Antes de mais nada, saiba que é preciso selecionar um serviço e pagar por ele antes de utilizá-lo.
- Os VPNs podem ser utilizados em computadores e dispositivos móveis.
- Uma opção gratuita é o Hotspot Shield. Se puder baixar e instalar o software no computador, é possível habilitá-lo sem mexer nas configurações do micro.
Publicidade
-
Compreenda o funcionamento dos proxies. Basicamente, tratam-se de VPNs em miniatura que se aplicam apenas à aba acessada no momento. Ao entrar com um pedido (como o endereço de um site, por exemplo) na barra de pesquisa do proxy, ele será redirecionado por diversos servidores diferentes para contornar as restrições do servidor local.
- A principal limitação dos proxies é que eles também podem ser bloqueados. Além disso, pode ser difícil encontrar um proxy confiável caso a internet esteja bloqueada.
- Caso não consiga usar um proxy no computador, a única alternativa é usar um navegador portátil .
-
Escolha um serviço de proxy. Acesse qualquer um dos seguintes sites:
- HideMe : https://hide.me/en/proxy
- ProxySite : https://www.proxysite.com/
- ProxFree : https://www.proxfree.com/
- Whoer : https://whoer.net/webproxy
- Hidester : https://hidester.com/proxy/
- Pode ser preciso testar vários serviços até encontrar um que funcione. Se o administrador da rede for esperto, ele provavelmente terá bloqueado os sites acima.
- Se nenhum dos proxies acima funcionar, faça uma pesquisa em uma ferramenta de busca.
-
Clique na barra de pesquisa do proxy. A caixa de texto normalmente fica no meio da página, mas a localização varia de acordo com o serviço em questão.
- A barra funciona como o campo de endereço do navegador. Em alguns casos, não há uma barra de pesquisa, apenas um campo para digitar o endereço.
-
Digite o endereço do site bloqueado. Por exemplo, digite www.facebook.com na barra de pesquisa.
- Lembre-se de incluir o ".com" (ou ".org", etc.) junto do endereço.
-
Clique em Ir . A aparência do botão dependerá do serviço de proxy escolhido (por exemplo, em alguns sites, o botão pode ser identificado pelo texto Navegar de modo anônimo ), mas ele normalmente fica bem próximo da barra de pesquisa.
- Se optou pelo ProxFree, clique no botão azul escrito PROXFREE .
- Outra opção é pressionar ↵ Enter ou ⏎ Return no teclado.
-
Navegue normalmente. Agora, a página deve carregar normalmente, como que não estivesse bloqueada. Obviamente, a navegação provavelmente será um pouco mais lenta do que o normal.
- Lembre-se de que, por mais que os proxies disfarcem a sua navegação dentro da rede, o servidor pode ver todas as informações enviadas por você. Não acesse conteúdos sensíveis (como contas bancárias, por exemplo) ao navegar por um proxy.
Publicidade
-
Descubra se é possível usar um navegador portátil no computador em questão. Para usar o Tor, um navegador com proxy embutido, é preciso instalá-lo em um pendrive e plugá-lo no computador. Para que isso funcione, existem algumas outras condições:
- O computador deve ter pelo menos uma porta USB.
- Deve ser possível abrir arquivos de unidades externas no computador.
- O navegador portátil deve estar instalado no pen drive; ou seja, não basta baixar o arquivo e colocá-lo na unidade móvel.
-
Conecte o pen drive em um computador liberado. Use qualquer porta USB.
-
Acesse a página de download do Tor. Abra https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en no seu navegador.
-
Clique em Download . O botão, roxo, fica no centro da página. O arquivo de instalação será baixado no computador.
- Caso possa escolher o local do download, salve o instalador no pendrive e pule o próximo Passo.
-
Transfira o arquivo de instalação do Tor para o pen drive. Acesse a pasta na qual baixou o instalador e faça o seguinte:
- Selecione o arquivo.
- Pressione Ctrl + X (Windows) ou ⌘ Command + X (Mac) para copiar o arquivo.
- Clique na unidade móvel no canto esquerdo da janela.
- Clique em um espaço em branco na janela do pendrive.
- Pressione Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac) para colar o arquivo na pasta.
-
Instale o Tor. É preciso selecionar o pen drive como o local de instalação. Para fazer isso:
- Windows : dê um clique duplo no arquivo executável, selecione um idioma e clique em OK . Em seguida, clique em Procurar... , selecione o pendrive e clique em OK . Para finalizar, clique em Instalar e Finalizar .
- Mac : dê um clique duplo no arquivo DMG, verifique o download , se necessário, e siga as instruções da tela, selecionando o pendrive como local de instalação.
-
Ejete o pendrive . Após a instalação, remova a unidade móvel do computador.
-
Insira o pendrive no computador restrito. Coloque a unidade em uma porta USB do computador.
-
Abra o Tor. Acesse o pendrive e dê um clique duplo na pasta "Tor Browser". Em seguida, clique no ícone "Iniciar Navegador". Pronto!
-
Clique em Conectar , na parte inferior da janela. O Tor se abrirá.
- O Tor é bem parecido com uma versão antiga do Firefox.
-
Acesse a página bloqueada. Use o campo no centro da janela inicial do Tor para digitar o endereço. Como o navegador tem um proxy embutido, você deve conseguir acessar qualquer página.
- O Tor usa uma ferramenta de pesquisa chamada DuckDuckGo.
- Como a navegação será redirecionada por outros servidores, a conexão será mais lenta do que o normal.
Publicidade
Dicas
- Alguns estabelecimentos monitoram as imagens do monitor. Se for o caso do computador que deseja acessar, saiba que você poderá ser pego no flagra, mesmo que consiga burlar as restrições de endereço.
Publicidade
Avisos
- Caso seja pego tentando burlar as restrições de um computador do trabalho, você pode sofrer medidas disciplinares.
- Ao burlar as restrições de rede da sua escola, você pode ser suspenso ou até mesmo expulso.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 442 280 vezes.
Publicidade