Baixe em PDF Baixe em PDF

Mecanismos de busca, como o Google, possuem em seu índice mais de um trilhão de páginas na World Wide Web , mas definitivamente existe informação na web que os mecanismos de busca comuns não alcançam. A maioria delas está em bancos de dados que precisam ser pesquisados diretamente do site específico. A Deep Web é mais famosa (ou infame) por alojar um pequeno grupo de comunidades secretas que fogem para esta parte da rede para evitar a identificação por parte das autoridades.

Método 1
Método 1 de 2:

Pesquisando os bancos de dados da Deep Web

Baixe em PDF
  1. Você pode usar um mecanismo de busca para encontrar "banco de dados da vida selvagem", "banco de dados do hip-hop", ou termos similares. Como a informação desses bancos de dados pode ser acessada ao digitar um termo de pesquisa, e não ao seguir um link, a maioria dos bots (robôs) dos mecanismos de pesquisa não a encontrará, fazendo com que a informação seja parte da deep web. O mecanismo de busca, no entanto, ainda pode lhe levar até a página inicial do site, onde poderá utilizar a barra de pesquisa para fazer uma busca mais específica.
  2. Sites como The Internet Public Library (Biblioteca Pública da Internet), DirectSearch, e Infomine mantém diversos links para bancos de dados e outras fontes de informação de alta qualidade. Se desejar, você pode também visitar o site Search Engine Guide para localizar um mecanismo de busca especializado em bancos de dados e informações de um só assunto.
  3. Bibliotecas, principalmente as de universidades, utilizam-se de muitos bancos de dados, que são pagos, contendo informações que geralmente não são encontradas em mecanismos de busca normais. Pergunte a um bibliotecário quais bancos de dados eles possuem. Talvez você até consiga acessar esses bancos de dados utilizando seu cartão da biblioteca, mas dependerá da biblioteca e do dono do banco de dados.
  4. O Projeto Arquivo da Internet tenta coletar informações digitais e preservá-las em longo prazo. Navegue pelas diversas coleções do site para encontrar arquivos de sites que já não existem, clips de vídeo e áudio difíceis de serem encontrados e até cópias on-line dos primeiros consoles de videogame.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Pesquisando na rede Tor

Baixe em PDF
  1. Esta área da deep web, algumas vezes chamada de Dark Net (Rede Negra), é utilizada para trocas, conversas e informações que os usuários querem que fiquem em particular. [1] Visitantes devem usar o software chamado Tor para acessar esta região da web, visitando sites com o domínio ".onion". Apesar de muitas destas atividades serem ilegais, ou quase, é também uma área utilizada por jornalistas para conversar com fontes anônimas e por pessoas interessadas no conceito de uma Internet ultra-privada.
    • Acessar está área da deep web é legal, apesar de certas atividades que você pode realizar lá não serem.
  2. O Tor é um serviço grátis, que permite que você conecte-se às páginas da web de forma anônima, dificultando muito que alguém consiga rastrear suas atividades na Internet, se você realizar certas precauções. Muitas comunidades da deep web podem ser acessadas apenas pela rede Tor, já que elas são baseadas no anonimato, privacidade e sigilo. Baixe aqui o Navegador Tor para começar a acessar esta rede.
    • As páginas da web, na rede Tor, tendem a ser pouco confiáveis, muitas vezes saindo fora do ar por dias ou até permanentemente. Elas podem ser lentas para serem carregadas também, já que o Tor direciona sua conexão através dos computadores de outras pessoas para proteger sua identidade.
    • Apesar de existirem para Android e iOS, os navegadores móveis Tor não são seguros e recomendados. [2] Similarmente, os complementos do Tor para outros navegadores não são seguros e, geralmente, não suportados pela organização Tor.
  3. Acessar a deep web pela rede Tor é permitido, mas muitas pessoas tiram vantagem do anonimato para realizar ações ilegais. Usar as medidas de precaução a seguir é altamente recomendado para evitar ataques maliciosos ou de ser seguido por agentes da lei:
    • Clique no logo "S", à esquerda da barra de endereço do Navegador Tor, e clique em "Proibir Scripts Globalmente". [3]
    • Ligue o firewall do Windows ou Mac.
    • Cubra a webcam do seu computador com fita adesiva. [4]
    • Nunca baixe nenhum arquivo de uma webpage do Tor, nem mesmo com extensões .pdf ou .doc. O compartilhamento por torrent é ainda mais perigoso.
  4. Um dos mais populares sites da comunidade da deep web é o The Hidden Wiki (A Wiki Oculta), que coleta links da deep web para que você os explore. Se não conseguir acessar este URL no navegador Tor, clique aqui ou aqui. Você também pode pedir por instruções e dicas em comunidades da "surface web" (Internet superficial). Poste nos subreddits.
    • A maior parte dos links da deep web nesta seção são acessáveis apenas pelo Tor, e não por navegadores normais.
  5. É difícil de se procurar, explorar e manter a deep web, e isso acontece de forma intencional. Portanto, os mecanismos de busca na deep web podem não ser tão eficazes quanto na rede superficial. Para encontrar mais resultados, tente utilizar muitos mecanismos para cada pesquisa, como o Torch, o TorSearch e o Ahmia.
    • Se estiver procurando por um site conhecido da deep web, até mesmo um site comum de pesquisas, como o Google, poderá encontrar um link. [5]
  6. Apesar de a deep web ser infame por causa das atividades ilegais, também existem alguns sites legítimos. Alguns são baseados em conceitos familiares, como compartilhamento de imagem . Outros são mais únicos à cultura da deep web, como sites seguros de denunciantes e coleções de eBooks focadas em trabalhos subversivos.
  7. Esta área da deep web perde grandes sites constantemente, parcialmente devido a operações contra atividades ilegais e parcialmente porque muitos dos sites são administrados por indivíduos ou pequenas equipes sem muito financiamento. Para descobrir as últimas perdas e sites em pauta, converse com as pessoas usando o OnionChat .
    Publicidade

Dicas

  • Mecanismos de busca vertical também existem para certos tipos de conteúdo. Por exemplo, o Find That File, que é um mecanismo para "arquivos específicos" que não são de páginas da web, arquivos binários de todos os tipos de conteúdo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 866 095 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade