Baixe em PDF Baixe em PDF

A forma correta de se calcular a média final de uma matéria depende de diversos fatores. Para isso, é necessário saber o peso que os trabalhos, as avaliações e a participação em aula têm na nota final. A forma mais fácil de encontrar tais informações é consultando o programa de estudos fornecido pelo professor. Assim que identificar a quantidade de trabalhos, seus respectivos pesos e suas notas, será fácil calcular a nota final.

Método 1
Método 1 de 4:

Calculando médias simples manualmente

Baixe em PDF
  1. Encontre as notas que recebeu para os materiais que serão avaliados. Dependendo da escola, as notas podem ser encontradas na internet. Se não for uma opção, converse com o professor ou confira os trabalhos e as avaliações. Registre todas as notas em um papel para poder consultá-las mais tarde.
    • Caso as notas de participação estejam inclusas na média final, você terá que perguntar ao seu professor qual nota tirou.
  2. Consulte o programa de estudos para obter essa informação. Os professores utilizam vários sistemas para determinar médias finais, os dois mais comuns são pontos ou porcentagens. De qualquer forma, registre o total de pontos possíveis em uma segunda coluna ao lado da coluna de notas que você recebeu. [1]
    • Em um sistema de pontos existe um número máximo de pontos que se pode ganhar, ou seja, cada trabalho tem um número específico de pontos designados a ele. Por exemplo, uma matéria específica pode ter 200 pontos disponíveis divididos em quatro trabalhos que poderão valer no máximo 50 pontos cada. (4x50=200).
    • Em sistemas que envolvem porcentagens, cada trabalho valerá uma porcentagem específica da nota. Essas porcentagens totalizam 100%. Por exemplo, você poderá ter quarto trabalhos, cada um deles valendo 25% da nota. (4x25=100).
    • Perceba que nos exemplos dados cada um dos trabalhos tem o mesmo peso na matéria, mesmo que os números sejam diferentes.
  3. Faça isso tanto se os trabalhos forem avaliados em forma de porcentagem quanto em forma de pontos. Some todos os valores da primeira coluna e escreva o total obtido logo abaixo e repita o processo para a segunda coluna.
    • Por exemplo, digamos que tenha cinco atividades valendo nota para uma matéria. Duas eram provas que valiam vinte pontos cada e duas eram testes valendo dez pontos cada. A atividade final era um trabalho valendo cinco pontos.
    • 20+20+10+10+5= 65. Esse é o número total de pontos possíveis para esta matéria.
    • Agora some as notas. Digamos que tenha tirado 18/20 na primeira prova, 15/20 na segunda prova, 7/10 em um dos testes, 9/10 no segundo teste e 3/5 no trabalho.
    • 18+15+7+9+3= 52. Esse é o número total de pontos que conseguiu.
  4. Divida o número total de pontos conquistados pelo número total de pontos disponíveis para obter a nota em percentual. Em outras palavras, divida o número que anotou abaixo da primeira coluna pelo número que anotou abaixo da segunda.
  5. Para obter uma nota mais parecida com as que está acostumado é necessário converter o número decimal em porcentagem. Outra forma de fazer isso é deslocando a vírgula duas casas para a direita.
    • 52/65= 0.8 or 80%
    • Para mover a vírgula duas casa para a direita, adicione alguns zeros ao número (assim: 0.800). Agora mude a vírgula duas casas para a direita. Isso dará: 080.0. Remova os zeros excedentes e terá 80. Isso significa que sua nota nessa matéria será 80.
  6. Você precisará entender a escala de notas adotada para poder calcular a nota final. Algumas escolas utilizam letras (ex. A, B, B-, etc.), enquanto outras utilizam pontos (ex. 4.0, 3.5, 3.0, etc.). As escalas se relacionam com o total de pontos possíveis em uma matéria e com as notas atingidas em porcentagem.
    • Essas escalas podem variar de uma escola para a outra. Por exemplo, algumas escolas podem utilizar sinais de mais e menos em conjunto com as notas enquanto outras não. Algumas utilizam uma escala de dez pontos (ex.: qualquer nota entre 90 e 100 é A, qualquer nota entre 80 e 89 é B, e assim por diante). Outras podem usar escalas de sete pontos (ex.: 97-100=A, 93-96=A-, 91-92=B+, etc.). Isso pode variar também de acordo com as preferências de cada professor. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Calculando médias ponderadas manualmente

Baixe em PDF
  1. Isso significa que algumas notas tem maior participação do que outras na nota final. Por exemplo, a nota final pode ser composta 30% por participação, quatro testes valendo 10% cada, e uma prova final valendo 30%. Perceber a forma como as notas de participação e da prova afetam a nota final, já que são três vezes maiores do que as notas de cada teste, é a parte mais complicada.
    • Verifique no programa de estudos ou pergunte ao professor quais os pesos de cada nota.
    • No ensino médio é comum que aulas mais avançadas tenham um peso maior do que aulas de dificuldade média. Verifique bem o peso de cada matéria para não calcular nada errado. [3]
  2. Para tornar a organização mais fácil, escreva as notas e o total de pontos possíveis em colunas separadas. Só então multiplique cada número pelo seu peso percentual. Registre esses números em uma nova coluna. [4]
    • Exemplo: se a prova final vale 30% da nota total e você tirou 18/20, multiplique 30 por 18/20. (30 x (18/20) = 540/600)
  3. Assim que tiver multiplicado cada uma das notas pelo seu respectivo percentual, some o número total de pontos que conquistou e o número total de pontos possíveis. Divida a soma das notas ponderadas pelo total de pontos possíveis. [5]
    • Exemplo: Trabalho 1 = 10%, Trabalho 2 = 10%, Teste 1 = 30%, Teste 2 = 30%, Participação = 20%. Suas notas: Trabalho 1= 18/20, Trabalho 2= 19/20, Teste 1= 15/20, Teste 2= 17/20, Participação = 18/20.
    • Trabalho 1: 10 x (18/20)= 180/200
    • Trabalho 2: 10 x (19/20)= 190/200
    • Teste 1: 30 x (15/20)= 450/600
    • Teste 2: 30 x (17/20)= 510/600
    • Participação: 20 x (18/20)= 360/400
    • Nota total: (180+190+450+510+360) ÷ (200+200+600+600+400), or1690/2000 = 84.5%
  4. Depois de encontrar a nota percentual, levando em consideração a média ponderada, compare a nota percentual ao sistema de notas da matéria. Por exemplo, A=93-100, B=85-92, etc. [6]
    • É comum que professores arredondem as notas. Por exemplo, uma nota 84.5% poderá ser arredondada para 85%.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Calculando médias simples com planilhas

Baixe em PDF
  1. Abra um novo arquivo no software de planilhas do sistema operacional. Digite um título acima de cada coluna para manter a organização. Use a primeira coluna para digitar o nome das atividades, a segunda para as suas notas e a terceira para o total de pontos possíveis.
    • Por exemplo, as colunas podem ser nomeadas como: Atividades, Notas, Nota máxima.
  2. Escreva o nome de cada uma das avaliações na primeira coluna. Depois, digite as respectivas notas na segunda coluna e por fim, digite o total de pontos possíveis. Caso a nota seja calculada com porcentagem básica, isso significa que o total de pontos possíveis será 100.
  3. Digite “TOTAL” no fim da coluna nomeada “Atividades”, e então clique com o cursor na célula ao lado, logo abaixo da última nota digitada. Digite “=soma( ” e então selecione a primeira nota da coluna e arraste o cursor sobre todas notas registradas na coluna. Solte o botão do mouse e feche o parêntese. A célula se parecerá com esta: =soma(B2:B6). [7]
    • Repita o processo na terceira coluna.
    • Você também pode digitar manualmente as células que deseja somar. Por exemplo, ao verificar que os valores que deseja somar se encontram nas células B2, B3, B4, B5 e B6, digite “=soma(B2:B6)”.
  4. Mantenha o cursor na mesma linha dos totais e selecione a célula da quarta coluna. Digite o símbolo de igualdade seguido de parênteses: “ =( “ Então selecione a soma das notas, digite uma barra, selecione a soma do total de pontos possíveis e feche parênteses: “ =(B7/C7) “
    • Tecle Enter e pronto! O total deverá aparecer automaticamente.
  5. Isso pode facilmente se feito em planilhas. Mova o cursor para a coluna seguinte. Digite o sinal de igualdade, parêntese, selecione a nota decimal calculada, digite um asterisco, digite o número 100, e então feche o parêntese. A digitação se parecerá com isso: “ =(D7*100)”
    • Tecle Enter para visualizar o resultado.
  6. Agora que você já sabe sua nota final, compare-a a escala de notas da matéria para identificar a letra correspondente (ex. A, B-, D+, etc.). Caso seja uma escala númerica (3.75, 2.5, 1.0, etc.), você deverá multiplicar o total decimal pela nota máxima.
    • Por exemplo, se sua a nota percentual for igual a 0.82 e a nota máxima da escala for quatro, multiplique a nota decimal por quatro para obter sua nota dentro da escala.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Calculando médias ponderadas com planilhas

Baixe em PDF
  1. Abra um novo arquivo no software de planilhas do seu sistema operacional. Digite um título acima de cada coluna para manter a organização. Use a primeira coluna para digitar o nome das atividades, a segunda para as suas notas e a terceira para o total de pontos possíveis.
    • Por exemplo, as colunas podem ser nomeadas como: Atividades, Notas, Notas máximas, Fatores de ponderação, Notas ponderadas.
    • Insira os dados. Agora, insira apenas os nomes das atividades e os valores para notas, notas máximas e fatores de ponderação.
  2. Isso lhe dará as notas ponderadas que compõe a nota total. Por exemplo, se sua nota em uma prova que corresponde a 30% da nota final foi 87, digite um sinal de igualdade seguido de parênteses, selecione a célula correspondente à nota, digite asterisco e 30%. Por escrito, a fórmula deverá se parecer com a seguinte: “ =(B2*30%)” [8]
  3. Escolha a célula onde deseja que a nota final ponderada apareça. Digite o sinal de igualdade, soma, parênteses, selecione as células onde estão as notas parciais ponderadas, feche parênteses e aperte a tecla enter. Por escrito, a fórmula se parecerá com a seguinte: “ =sum(B2:B6)”
  4. Depois de calcular as notas parciais ponderadas e soma-las, compare a nota final ponderada com a escala de notas da matéria para identificar a letra (ex.: A, B-, D+, etc.) ou número (3.75, 2.5, 1.0, etc.) correspondente à nota.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde os trabalhos e as provas para calcular as médias mais tarde. Além disso, guardá-los pode ser útil para caso precise discutir a nota final com o professor no final do semestre.
  • Para calcular a nota parcial ao invés da final é só substituir as notas parciais pelas notas de temas de casa, testes, projetos, etc.
  • Todas as instruções dadas que contenham aspas devem ser utilizadas sem as mesmas. Por exemplo, se a instrução indicar a digitação da expressão “=soma(B2:B6)”, você deverá suprimir o uso das aspas.
  • Use todas as notas.
  • Use as notas registradas no boletim. Não use as notas semestrais, apenas as parciais.
  • Por curiosidade, abaixo você encontra as escalas de notas utilizadas pelo conhecido sistema GPA dos Estados Unidos. O sistema nacional de escala é similar, mas varia dependendo da instituição de ensino.
    • A, 90-100, 4.0
    • B, 80-89, 3.0
    • C, 70-79, 2.0
    • D, 60-69, 1.0
    • F, 0-59 0.0 [9]
    • ou
    • A, 93-100, 4.00
    • A−, 90-92, 3.67
    • B+, 87-89, 3.33
    • B, 83-86, 3.0
    • B−, 80-82, 2.67
    • C+, 77-79, 2.33
    • C, 70-76, 2.0
    • D, 60-69, 1.0
    • F, 0-59, 0.0 [10]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Calculadora
  • Lápis/Caneta
  • Papel
  • Computador
  • Software de planilhas

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 129 228 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade