Baixe em PDF Baixe em PDF

Químicos, biólogos, ambientalistas e técnicos de laboratório são alguns dos profissionais que fazem uso do pH para medir os potenciais ácidos e básicos de uma solução. Um medidor de pH é, além de bastante útil, a mais precisa ferramenta disponível para se mensurar os níveis de pH. Há vários passos simples que vão desde a preparação dos materiais até metódicas calibração e testagem, a fim de garantir que você tenha as leituras mais precisas possíveis desses níveis. Você também pode medir o pH da água através de métodos específicos.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para a calibração

Baixe em PDF
  1. Antes de começar a calibrar e usar o medidor de pH, você precisa antes ligá-lo e dar a ele tempo suficiente para se aquecer. Isso costuma levar aproximadamente 30 minutos, mas é importante ler o manual do medidor de pH a fim de encontrar medidas exatas.
  2. Tire-o da solução na qual ele está armazenado e enxágue-o com água destilada sobre um béquer vazio. Depois, seque-o cuidadosamente com lenços de papel apropriados. [1]
    • Enxágue o eletrodo em um béquer diferente daquele que será usado para a calibração. [2]
    • Evite esfregar o eletrodo, pois ele possui uma membrana sensível que o envolve.
    • Se você nota que o eletrodo está particularmente sujo, consulte o manual de operação para saber quais são as soluções de limpeza recomendadas.
  3. Você geralmente precisará de mais de uma solução, também chamada de " buffer ", a fim de calibrar o medidor de pH. A primeira delas será "neutra", com um pH igual a 7, e a segunda deverá estar próxima do pH de amostra esperado, quer se trate de 4 ou 9,21. Buffers com pH mais elevado (9,21) são melhor calibrados para se medir bases, enquanto aqueles com pH mais baixo (4) são melhores para a mensuração de amostras ácidas. Depois de ter escolhido as soluções, deixe-as alcançar a mesma temperatura, visto que leituras de pH são dependentes desse fator. Despeje o conteúdo dos sachês em béqueres individuais para a calibração. [3]
    • Leia as informações passadas pelo fabricante do medidor ou pela instituição acadêmica ou profissional a respeito da aquisição de soluções de calibração de pH.
    • Esses buffers não devem ser mantidos em um béquer por mais de duas horas.
    • Não retorne o conteúdo despejado para o sachê original.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Calibrando o medidor de pH

Baixe em PDF
  1. Pressione o botão para medir ou calibrar o pH assim que o eletrodo estiver inserido na solução.
    • O pH deve se estabilizar antes do assentamento, sendo importante deixá-lo repousar durante um a dois minutos.
  2. Depois de conseguir uma leitura estável, defina o medidor para o valor do pH da solução, pressionando o botão de medir uma segunda vez. Essa configuração logo que a leitura houver se estabilizado permitirá leituras muito mais precisas e refinadas. [4]
    • Apesar de não ser necessário, se você quiser misturar a solução antes de medir, faça-o em todas as outras da mesma maneira.
  3. Faça-o com um lenço de papel sem fiapos entre os usos das soluções.
  4. Pressione o botão de medir para começar a leitura do pH assim que o eletrodo estiver inserido na solução.
    • Se você não estiver usando um buffer com pH igual a 4 nessa calibração, use aquele com pH igual a 9,21.
  5. Quando a leitura estiver estabilizada, configure o medidor de pH no valor da solução, pressionando o botão de medir. [5]
  6. Você pode usar água destilada no enxágue. Opte por um lenço sem fiapos ao secar o eletrodo entre as trocas de solução.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando o medidor de pH

Baixe em PDF
  1. Quando ele estiver inserido, pressione o botão de medir e deixe-o repousar por aproximadamente um a dois minutos.
  2. Quando a leitura estiver estabilizada, pressione o botão de medição. O valor exibido representará o nível do pH da amostra. [6]
  3. Enxágue o eletrodo com água destilada e seque-o com um lenço sem fiapos. Você pode guardar o medidor de pH assim que estiver limpo e seco.
    • Consulte o manual de operações para saber das práticas de armazenamento adequadas e específicas ao seu medidor de pH.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre pergunte, se você tiver dúvidas sobre algum processo. Converse com o supervisor do laboratório ou consulte o manual de operações em casa.
  • Todos os medidores de pH são ligeiramente distintos um do outro. Leia todos os manuais necessários antes de começar a calibrar e usar o seu modelo específico.
Publicidade

Avisos

  • Siga todas as regras de segurança ao trabalhar com amostras nocivas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Medidor de pH;
  • Água destilada;
  • Lenços de papel específicos para o uso laboratorial;
  • Solução de calibração com pH 9,21 constante;
  • Solução de calibração com pH 7 constante;
  • Solução de calibração com pH 4 constante.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 955 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade