PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Como separar o sal da água? Por séculos, essa questão tem confundido marinheiros encalhados no mar e estudantes em feiras de ciências e afins. A resposta é simples: evaporação. Quando você causa a evaporação da água salgada (seja pelo calor artificial ou natural), apenas o líquido evapora. O sal permanece intacto. Com esse conhecimento, é fácil separar o sal da água com alguns materiais comuns que você tem em casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Realize um experimento básico de evaporação

PDF download Baixe em PDF
  1. É fácil observar os princípios da evaporação em ação ao realizar esse simples experimento. Para começar, você só precisa de uma porção de sal de mesa, água de torneira, uma panela, um pequeno pedaço de papel kraft preto e um fogão. Adicione algumas colheres de sal na água da panela e coloque no fogo. Espere a água aquecer. Ela não precisa evaporar necessariamente. Quanto mais quente estiver, porém, mais rápido o sal vai se dissolver.
    • A água quente dissolve o sal mais rápido (e outros elementos) por conta do movimento das partículas das moléculas que formam o líquido. Quando a água é aquecida, essas moléculas se movem mais rápido, esbarrando nas moléculas de sal e separando os cristais. [1]
  2. Continue adicionando colheradas de sal e mexendo para que ele dissolva. Normalmente, você vai chegar a um ponto no qual o sal não vai mais dissolver, independentemente da a temperatura da água. Isso é conhecido como “ponto de saturação” da água. Desligue o fogão e deixe a água esfriar lentamente.
    • Quando a água atingir seu ponto de saturação, não terá mais capacidade de dissolver o sal em um nível molecular – a quantidade de sal dissolvido elimina o potencial químico da água de separar os cristais. [2]
  3. Usando uma colher ou concha, coloque um pouco da água salgada sobre o papel. Coloque-o em um prato para evitar molhar a mesa ou a superfície abaixo. Agora, tudo o que precisa fazer é esperar a água evaporar. Esse processo será mais rápido se você deixar o papel em um lugar onde bata luz do sol.
    • Não jogue fora a água salgada restante – existem muitas coisas para as quais ela pode ser usada. Por exemplo, você pode usá-la para escaldar ovos, cozinhar batatas, conservar espinafre e até mesmo ajudar a descascar nozes! [3]
  4. Conforme a água evapora, ela deve deixar para trás pequenos cristais de sal. Eles devem ser pequenos flocos, brilhantes, brancos e limpos na superfície do papel. Parabéns! Você separou o sal da água.
    • Sinta-se livre para raspar um pouco de sal do papel para temperar sua comida; ele deve estar perfeitamente seguro para o consumo. Seja cuidadoso para não colocar nenhum pedaço de papel na comida!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Faça um destilador

PDF download Baixe em PDF
  1. A experiência simples descrita acima demonstrou como conseguir separar o sal da água, mas se você quiser manter a água sem o sal também? Destilação é a resposta. Destilação é o processo de aquecer um líquido para separá-lo de outros elementos dissolvidos nele, e assim coletá-lo através da condensação que deve fornecer um líquido relativamente puro. Nesse caso, nós começaremos fazendo algumas xícaras de água salgada (veja as instruções acima) e aquecendo-a em um fogão.
  2. Em seguida, encontre uma tampa para a sua vasilha (não precisa ser do tamanho exato). Equilibre a tampa no pote, de forma que parte dela fique para fora da borda. Tente colocar a tampa de forma que a porção que fique de fora seja o ponto mais baixo dela. Veja se há pontos de condensação na tampa pingando através da extremidade dela.
    • Assim que a água salgada ferver, ela (sem o sal) vai se tornar vapor e subir até a tampa. Assim que atingir a tampa, que estará um pouco mais fria, pontos de condensação se formarão (água) na parte interna da tampa. Essa água não contém sal, assim, basta coletar esse líquido.
  3. Desde que a água possa escorrer, a condensação na parte interior da tampa será naturalmente coletada pela extremidade inferior. Quando houver pontos suficientes de condensação, a água vai se acumular e escorrer. Coloque uma tigela embaixo do ponto de escorrimento da tampa para coletar a água.
    • Caso prefira, você também pode colocar uma pedaço comprido de metal ou vidro (semelhante a uma vareta ou termômetro) conectando a tigela e a parte mais baixa da tampa – a água vai correr por esse objeto até o recipiente de coleta.
  4. Enquanto a água salgada ferve, mais e mais água destilada vai cair na tigela. Essa água estará sem a maior parte do sal. Contudo, em algumas situações, uma pequena quantidade pode permanecer. Nesses casos, você pode querer realizar uma dupla destilação, fervendo a água em sua tigela mais uma vez para retirar qualquer quantidade de sal que tenha permanecido.
    • Tecnicamente, essa água é segura para beber. Contudo, ao menos que esteja seguro de que tanto a tampa quanto a tigela que usou para coletar a água estavam limpas (e o pedaço de metal ou vidro que usou para escorrer a água), você não vai querer fazer isso.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando métodos incomuns

PDF download Baixe em PDF
  1. Os métodos acima não os únicos modos de separar sal da água, eles são os mais convenientes para a maioria das pessoas trabalhando em casa. Também é possível fazer isso com outros métodos que exigem materiais especiais. Por exemplo, uma técnica chamada osmose reversa pode remover o sal da água ao forçá-la através de uma membrana permeável. Essa membrana age como um filtro, permitindo a passagem das moléculas de água e segurando contaminantes dissolvidos (como o sal). [4]
    • Bombas de osmose reversa são vendidas às vezes para residências, mas também são usadas para propósitos recreativos, como acampamentos. Elas podem ser caras, custando algumas centenas de reais. [5]
  2. Outro modo de separar sal da água é através de uma reação química. Por exemplo, pesquisas têm demonstrado que o tratamento da água com um produto químico chamado ácido cáprico é capaz de separar o sal da água. [6] Depois de adicionar esse ácido, aquecer a água lentamente e depois esfriá-la, o sal e outras impurezas decantam na solução (isso é, ficam depositados no fundo do reservatório). Quando a reação se completa, a água e o sal estão separados em camadas, tornando mais fácil a purificação.
    • O ácido cáprico está disponível em lojas de suprimentos químicos, normalmente por mais ou menos R$ 100,00 o galão.
  3. Ao usar o poder da eletricidade é possível remover partículas, como o sal, da água. Isso é feito ao submergir ânodos com cargas negativas e um cátodo com carga positiva na água, e separando-os com uma membrana porosa. A carga elétrica do ânodo e do cátodo essencialmente puxam os íons dissolvidos (como aqueles que constituem o sal) para eles, deixando a água relativamente pura. [7]
    • Note que esse processo não remove necessariamente as bactérias e outros contaminantes presentes na água, por isso, outros tratamentos são necessários para tornar a água potável. Pesquisas recentes têm sido promissoras, contudo, ao sugerir novas técnicas que tornam a eliminação das bactérias parte desse processo. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Não use água do mar a menos que seja necessário. Além do sal, ela pode também conter minerais e matéria orgânica, além de outros contaminantes que podem torná-la muito difícil de ser purificada.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado se estiver fervendo água em um fogão. Caso precise pegar a panela quente, certifique-se de ter uma luva de forno ou uma toalha para se proteger.
  • Não beba água salgada se estiver perdido em um local selvagem. Nosso corpo vai precisar de mais água para se livrar do sal do que a própria água que você consumiu, assim a água salgada pode deixar uma pessoa ainda mais desidratada. [9]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 575 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade