Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando está quente e úmido lá fora, dá uma vontade de comer alimentos e refeições bem refrescantes. Comidas como ensopado de carne, rolo de carne e purê de batata, ou canja de galinha provavelmente não são muito apetitosas durante uma onda de calor. A boa notícia é que existem muitos alimentos e métodos de cozimento que podem ajudá-lo a se refrescar um pouco mais durante o verão. Planeje suas refeições e lanches com alimentos que hidratam e que não precisam de muita preparação. Assim, será bem mais fácil sobreviver ao calor da estação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Incorporando alimentos que hidratam

Baixe em PDF
  1. Focar em alimentos que hidratam durante o verão pode ajudá-lo a se sentir mais refrescado nos dias quentes. O pepino é um ótimo vegetal, que contém bastante água e ajuda a refrescar.
    • O pepino é composto de 95% de água. Apenas uma xícara do vegetal fatiado fornece a mesma quantidade de água que um copo de 240 ml. Lembre-se de que a água dos alimentos também conta no consumo diário total de fluidos.
    • Coma pepino cru no verão. Depois de cozinhá-lo (ou qualquer outro vegetal), uma boa parte da umidade e da água é perdida.
    • Você pode usá-lo de várias formas durante essa estação. Fatie para fazer água infundida, coma cru com um molhinho delicioso, faça uma salada de pepino cremosa ou até mesmo uma sopa fria de pepino.
  2. A menta é uma erva que também refresca bastante durante o calor do verão. Embora essa planta não forneça muita umidade, ela dá uma sensação refrescante quando você a consome. [1]
    • Comer menta engana o cérebro, dando uma sensação fria (mesmo quando a menta não está gelada). O metanol é o composto na erva responsável por conectar os receptores nervosos da boca que sentem o frio.
    • A erva também ajuda a saciar a sede. Junto com uma bebida gelada (como água gelada com pepino), a erva satisfaz a sede muito mais rapidamente do que água em temperatura ambiente. Essa é uma ótima dica para o verão!
    • Como talvez você não queira comer menta pura, experimente misturá-la com outros alimentos. Adicione à água, misture a erva picada em uma salada de frutas ou em uma salada fria de feijão e beterraba.
  3. Da mesma forma que o pepino, os vegetais verdes são extremamente hidratantes, pois têm um alto conteúdo de água. [2] Além disso, os vegetais crocantes quase não precisam ser cozidos e podem ser consumidos crus, o que é perfeito para um dia quente de verão.
    • Qualquer tipo de alface (como a americana), repolho, espinafre ou couve têm alto conteúdo de água. Em geral, esses vegetais são compostos de 93% (às vezes mais) de água.
    • Se for comer vegetais folhosos, escolha os mais escuros, que são ricos em nutrientes como vitamina C, K e A comparados aos mais claros, como alface americana.
    • Alface e vegetais verdes folhosos são perfeitos para uma salada de verão. Você também pode usar alface para enrolar um sanduíche ao invés de usar pão ou tortilha. Misture folhas, como espinafre ou couve, para fazer um smoothie delicioso.
  4. Dá para entender bem por que asinhas de frango picantes são servidas com aipo. O vegetal é muito rico em água e refresca a boca rapidamente. Ele também é ótimo para tratar refluxo. [3]
    • Quando você morde o aipo, é fácil de perceber como o vegetal é suculento, pois é composto de mais de 95% de água.
    • Com o tempo, o vegetal ganhou a reputação de não conter muitos nutrientes. Mas na verdade, ele tem uma boa quantidade de fibra, folato, vitamina A, C e K.
    • Sirva os talos cortados e limpos com pepino fatiado e seu molhinho preferido para criar um lanche super hidratante. Outra opção é fazer uma salada crua de aipo ou um molho picante com aipo para servir com batata chips.
  5. Talvez você só pense em verduras e frutas como fonte de fluidos hidratantes; no entanto, produtos lácteos, como iogurte (e até mesmo leite), também são ótimas fontes de água. [4]
    • Seja iogurte grego, seja o comum, esse lanchinho cremoso é composto de cerca de 85% de água.
    • Além disso, o iogurte é uma ótima fonte de proteína, eletrólitos, cálcio e vitamina D. Também é um bom alimento para o verão, já que é consumido geladinho direto da geladeira.
    • Além de comer o iogurte puro direto do recipiente, você também pode colocar frutas congeladas por cima (para dar um toque ainda mais gelado), fazer um purê com frutas congeladas e congelar para fazer picolé ou pode fazer iogurte gelado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Planejando as refeições no verão

Baixe em PDF
  1. O verão é uma ótima época para uma variedade de frutas. Evite comprar frutas enlatadas ou congeladas e compre as fresquinhas e locais (às vezes, são mais baratas).
    • As frutas não apenas são um grupo alimentar saudável e nutritivo (são conhecidas por serem ricas em fibra, vitaminas e antioxidantes), mas muitas também hidratam bastante e contêm muita água. [5]
    • Frutas como melancia, toranja, pêssego e bagas são todas conhecidas pelo alto conteúdo de água e podem refrescá-lo e mantê-lo hidratado durante os meses quentes do verão. [6]
    • Incorpore uma ou duas porções de frutas de verão na sua alimentação diariamente. Meça cerca de meia xícara ou um pedaço pequeno por porção.
    • Coma frutas cruas ou misturadas em uma salada, misture bagas cortadas com uma salada de espinafre, ou faça um purê para criar um smoothie no café da manhã ou um sorvete caseiro.
  2. Da mesma forma que as frutas, o verão também oferece uma boa variedade de verduras. Seja alface, seja tomate ou pepino, a colheita de verão fornece alimentos fáceis de incorporar na alimentação para combater o calor.
    • O mais legal das verduras de verão é que elas são um pouco mais baratas e você nem sempre precisa cozinhá-las por muito tempo. Muitas são deliciosas cruas ou apenas um pouco cozidas.
    • Incorpore verduras de verão nos churrascos. Você pode colocar vegetais como abobrinha fatiada, aspargo, pimentão e cogumelo em uma churrasqueira quente e servi-los com um acompanhamento delicioso e nutritivo. Outra opção é misturar as verduras com um pouco de azeite de oliva, enrolá-los com papel-alumínio e assá-los na churrasqueira.
    • Consuma entre três e quatro porções de verduras diariamente. Coma uma xícara de vegetais e duas xícaras de salada por porção. [7] Experimente receitas como: uma salada crua de tomate, pepino e cebola, uma salada caprese com tomate cru fatiado, queijo muçarela e manjericão ou uma salada fria de cebola, azeitona preta, pimentão e pepino.
  3. Você pode não achar que alimentos picantes são ideais para um dia quente de verão; no entanto, muitos cientistas afirmam que comer alimentos apimentados, na verdade, é uma solução perfeita para um dia quente.
    • Estudos demonstraram que quando se comem alimentos picantes, inicialmente eles dão a sensação de calor. Depois de alguns minutos, você começa a suar na cabeça, orelhas, pescoço e rosto, o que é chamado de sudorese gustativa. [8]
    • O suor é a forma como o corpo se resfria naturalmente. Por isso, mesmo se inicialmente você sentir o sabor picante na boca e ficar com calor, eventualmente seu corpo se resfriará. Isso se aplica ainda mais se estiver na frente de um ventilador ou no vento, pois você sente um ar mais friozinho na pele úmida.
    • Os alimentos picantes perfeitos para um dia quente de verão incluem: salsa e batata chips, gaspacho gelado e apimentado ou uma salada picante de pepino.
  4. Embora existam muitos tipos diferentes de alimentos, e combinações que ajudam a combater o calor do verão e refrescar o corpo, também é importante focar nos fluidos que está tomando nos dias quentes.
    • A maioria das pessoas precisa de um mínimo de oito copos de fluidos por dia; no entanto, durante os meses quentes, você pode precisar de 13 copos ou mais, dependendo do quanto estiver suando. [9]
    • Beber continuamente no decorrer do dia, além de comer frutas e verduras hidratantes, é a melhor forma de permanecer hidratado e saciar a sede durante esses dias mais quentes.
    • Consuma fluidos que hidratam e que tenham poucas calorias (ou nenhuma), pois eles também são mais nutritivos. Beba água pura ou infundida, água com gás, com sabor, chá ou café gelado descafeinados. Você também pode experimentar beber leite, pois alimentos lácteos também têm alta concentração de água.
    • Evite álcool. Embora as margaritas e as cervejas de verão sejam deliciosas, o álcool desidrata o corpo rapidamente. Tenha cuidado com o consumo durante os dias mais quentes.
    • Limite o consumo de bebidas açucaradas, como limonada, suco, refrigerante, ponche de fruta, bebidas cafeinadas geladas e chá doce. O açúcar nessas bebidas aumenta o conteúdo calórico e, se você exagerar na dose quando estiver com calor, seu consumo calórico será enorme sem você nem perceber.
  5. Embora o verão seja muito quente e úmido, há certos horários do dia em que as coisas resfriam um pouco. Uma boa ideia é consumir as refeições maiores ou as que contêm alimentos quentes e cozidos nesses horários.
    • Às vezes, é normal não sentir vontade de comer uma refeição muito grande quando se está com calor. Pense em outros momentos do dia mais refrescantes em que você gostaria mais de comer.
    • Geralmente, fica mais fresquinho de manhã. Coma um café da manhã maior para poder comer uma porção menor e mais leve no almoço, no pico do calor.
    • As noites também são mais frescas. Talvez você possa comer mais e se sentir mais confortável comendo depois do pôr do sol.
    • Também pode ser mais fácil fazer refeições menores ou lanches durante o dia. Às vezes, quando você consome uma refeição grande, acaba ficando com mais calor. Experimente fazer seis refeições pequenas durante o dia para resolver esse problema.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cozinhando durante o calor do verão

Baixe em PDF
  1. Assar na churrasqueira é um método de cozimento bem popular no verão. O tempo está bom, o sol está brilhando lá fora e você também pode saborear a refeição lá fora.
    • Embora esse seja um método que usa altas temperaturas, se estiver usando uma churrasqueira ao ar livre, o calor se dissipará no ar ao seu redor.
    • Grelhas, churrasqueiras ou chapas usadas dentro de casa podem esquentar a cozinha inteira, o que deixará sua casa ainda mais quente. Com esses instrumentos, você ainda precisa esquentar o fogão a um nível alto para poder cozinhar bem os alimentos.
    • Assar na churrasqueira permite que você cozinhe qualquer coisa que quiser sem precisar acender o forno. Você pode preparar um frango inteiro, fazer carne de hambúrguer, assar vegetais, fazer batata assada ou até mesmo sobremesas doces (como maçã assada) — tudo sem precisar acender o forno ou o fogão.
  2. Se não tiver o luxo de usar uma churrasqueira ao ar livre, você ainda precisará usar o fogão para cozinhar dentro de casa. Evite o forno e use apenas o fogão para cozinhar.
    • Talvez você perceba um leve aumento na temperatura da cozinha quando estiver usando o fogão, mas ainda será bem menor do que acender o forno e decidir assar um frango inteiro ou assar batatas.
    • Evite assar sobremesas ou alimentos. Esse método de cozimento requer que você aqueça o forno e o mantenha quente por bastante tempo. Isso pode deixar sua casa ou apartamento bem quentes e mais difíceis de resfriar.
    • Para acelerar o cozimento no fogão e minimizar o calor da cozinha, experimente: fatiar alimentos em pedaços menores, usar cortes mais finos ou menores de carne ou frango e cobrir a assadeira ou a panela para prender o calor.
  3. Se puder, tente focar em alimentos e refeições servidas frias ou que não precisam ser cozidas (ou por pouco tempo). Assim, você e sua casa ficarão mais fresquinhos durante esses meses quentes.
    • Use alimentos e receitas que não precisam do fogão ou que precisam de apenas um cozimento rápido, reduzindo o calor dissipado pela cozinha.
    • Alimentos frios podem incluir: saladas frias (salada de atum ou de frango), saladas verdes; saladas de verduras frias (de feijão ou beterraba); sopas geladas; iogurte ou queijo cottage com bagas.
    • Tente preparar refeições que não precisam ser cozidas ou que precisem de pouco cozimento. Faça sanduíches, ovos mexidos com torrada, frango assado ou bife em uma salada, salada de macarrão sobá com verduras cruas, biscoito salgado com queijo e presunto ou peru ou um ovo escaldado em uma salada de espinafre.
  4. Tente descobrir um bom método para manter a cozinha bem fresquinha no verão. Isso o ajudará a preparar as refeições durante os meses quentes sem ficar com calor demais.
    • Se sua cozinha tiver janelas, deixe-as abertas para que o ar circule mais. Abra janelas em lados opostos para que a ventilação seja mais eficiente.
    • Use um ventilador portátil para circular o ar pela cozinha. Você também pode posicioná-lo em direção a uma janela ou para expulsar o ar quente desse local.
    • Se precisar usar o forno para assar algo, tente usá-lo de manhã cedo, quando o tempo ainda está mais fresco, evitando esquentar demais a cozinha nos horários mais quentes do dia. [10]
    Publicidade

Dicas

  • O verão é bem quente, mas é uma ótima oportunidade para aproveitar as frutas e verduras frescas da época. Elas raramente precisam ser cozidas.
  • Independentemente dos tipos de alimento que estiver desejando consumir no verão, sempre beba a quantidade adequada de fluidos.
  • Cozinhe ao ar livre na churrasqueira. Assim, sua casa ficará mais fresquinha nessa estação quente.
  • Procure inspiração culinária nas partes mais quentes do mundo. A Espanha tem uma ótima tradição de sopas geladas, como gaspacho.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 139 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade