Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo traz dicas de como comparar diretamente informações de dois arquivos do Excel. Após você manipular e comparar esses dados , basta usar a função Procurar para terminar a análise. Além disso, leia abaixo e descubra outras opções de comparação!
Passos
-
Abra as pastas de trabalho que você quer comparar. Para isso, abra o Excel, clique em Arquivo e Abrir e selecione as duas pastas de trabalho a partir do menu que aparecer na tela.
- Acesse a pasta onde você salvou as pastas de trabalho do Excel, selecione cada uma individualmente e deixe as duas abertas.
-
Acesse a aba Exibir . Depois de abrir as pastas de trabalho, clique na aba Exibir de uma delas. Essa aba fica no lado superior direito da janela.
-
Clique em Exibir Lado a Lado . A opção é representada pelo ícone de duas folhas e fica na seção Janela da aba Exibir . Clique nela para abrir as duas planilhas em janelas menores, uma em cima da outra, em posição vertical.
- Essa opção só aparece em Exibir se você estiver com as duas pastas de trabalho abertas no Excel.
- Caso você tenha as duas pastas de trabalho abertas, o Excel automaticamente vai escolher ambos os documentos para a exibição lado a lado.
-
Clique em Organizar Tudo . A opção permite que você mude a orientação das pastas de trabalho quando elas estiverem aparecendo lado a lado.
- No menu que aparecer na tela, escolha entre as opções Lado a Lado , Horizontal , Vertical ou Em Cascata .
-
Ative a Rolagem Sincronizada. Depois de abrir as duas planilhas, clique em Rolagem Sincronizada , debaixo de Exibir Lado a Lado , para ter mais facilidade na hora de explorar os arquivos. Assim, toda vez que você rolar um, o mesmo vai acontecer com o outro.
-
Role uma das pastas de trabalho para rolar as duas. Depois de ativar a Rolagem Sincronizada, você vai poder explorar os dois arquivos ao mesmo tempo — o que facilita a comparação dos dados.Publicidade
-
Abra as pastas de trabalho que você quer comparar. Para isso, abra o Excel, clique em Arquivo e Abrir e selecione as duas pastas de trabalho a partir do menu que aparecer na tela.
- Acesse a pasta onde você salvou as pastas de trabalho do Excel, selecione cada uma individualmente e deixe as duas abertas.
-
Escolha a célula a partir da qual você pretende fazer a seleção. A lista suspensa vai aparecer a partir dessa célula do documento.
-
Clique na célula. As bordas dela vão ficar mais grossas e escuras.
-
Clique na aba Dados . Depois de acessar essa aba, selecione a opção Validação de Dados . O Excel vai abrir uma nova janela.
- Se você estiver usando uma versão mais antiga do Excel, a opção pode receber o nome Validação .
-
Marque Lista na lista suspensa "Permitir".
-
Clique no botão com a seta vermelha. Assim, você vai poder escolher a fonte (ou seja, a primeira coluna) que o Excel vai processar na forma de dados no menu suspenso.
-
Selecione a primeira coluna da lista e pressione ↵ Enter . Clique em OK quando a janela de validação de dados aparecer. O Excel vai exibir uma caixa com uma setinha que leva a uma lista suspensa.
-
Selecione a célula onde você quer que as informações apareçam.
-
Clique na aba Fórmula e em Inserir Função . Dependendo da sua versão do Excel, a opção Inserir Função fica na aba Inserir .
-
Digite "procurar". Clique no campo de busca que aparece no lado da tela e digite procurar .
-
Clique em PROC na lista. Depois de digitar a palavra-chave no campo de busca, clique em PROC , na categoria Procurar e Referência do menu, e em Inserir Função e OK .
-
Selecione a célula na lista suspensa "valor_procurado".
-
Selecione a primeira coluna na lista suspensa "valor_proc".
-
Selecione a segunda coluna na lista suspensa "valor_result".
-
Selecione algo da lista suspensa. As informações vão mudar automaticamente.Publicidade
-
Acesse o site XL Comparator pelo seu navegador de internet. O XL Comparator é um serviço gratuito que permite que o usuário compare duas pastas de trabalho do Excel.
-
Clique em Escolher Arquivo . O navegador vai abrir uma janela, que você pode usar para encontrar um dos documentos do Excel que pretende comparar. Escolha um arquivo para cada campo.
-
Clique em Next > para continuar. Depois que você clicar em Next ("Avançar"), o XL vai abrir uma mensagem no topo da página. Ela deve informar que o processo correu bem e que arquivos mais pesados demoram mais. Clique em OK para fechar a mensagem.
-
Selecione as colunas que você quer que o XL destaque. Debaixo do nome de cada arquivo, há um menu suspenso chamado Select a column ("Selecionar uma coluna"). Clique no menu suspenso de cada um para escolher a coluna que você quer destacar na comparação.
- Os nomes das colunas vão ficar visíveis quando você clicar no menu suspenso.
-
Selecione o tipo de conteúdo que você quer comparar. O XL traz quatro opções nessa categoria, sendo que você precisa escolher uma delas para fazer a comparação e gerar o documento final.
-
Selecione outras opções de comparação das colunas. No fim do menu de comparação, o XL traz mais duas condições: Ignore uppercase/lowercase ("Ignorar letras maiúsculas/letras minúsculas") e Ignore "spaces" before and after values ("Ignorar 'espaços' antes e depois de valores"). Selecione a que você achar mais útil.
-
Clique em Next > para continuar. O XL vai levar você à página de download do arquivo comparativo.
-
Baixe o documento comparativo. Depois que você enviar as pastas de trabalho e definir os parâmetros, o XL vai gerar um documento comparando os dados dos dois arquivos. Clique em Click here ("Clique aqui"), no campo Download the comparison file ("Baixar o arquivo de comparação").
- Se você quiser fazer novas comparações, clique em Other comparison ("Outra comparação"), no canto inferior direito da página, para recomeçar o processo.
Publicidade
-
Encontre os nomes da pasta de trabalho e da planilha.
- Nesse caso, vamos usar três exemplos de pastas de trabalho com as seguintes localizações e seus respectivos nomes:
- C:\Compare\Book1.xls (contém a planilha "Vendas de 1999") .
- C:\Compare\Book2.xls (contém a planilha "Vendas de 2000") .
- Nessas duas pastas de trabalho, a primeira coluna ("A") traz o nome do produto, enquanto a segunda ("B") traz o montante vendido em cada ano. A primeira linha corresponde ao nome da coluna em si.
- Nesse caso, vamos usar três exemplos de pastas de trabalho com as seguintes localizações e seus respectivos nomes:
-
Crie uma pasta de trabalho comparativa. Vamos usar o exemplo "Book3.xls" para fazer a comparação e criar duas colunas: uma que contenha os produtos e outra que traga a diferença dos produtos entre esses dois anos.
- C:\Compare\Book3.xls (contém a planilha "Comparação") .
-
Insira o título da coluna. Com apenas "Book3.xls" aberta, acesse a célula "A1" e digite o seguinte:
- ='C:\Compare\[Book1.xls]Vendas de 1999'!A1 .
- Se o arquivo estiver salvo em um local diferente, troque "C:\Compare\" por esse outro lugar. O mesmo vale para o nome, caso ele seja diferente de "Vendas de 1999" (e provavelmente é). E não se esqueça de que você não pode estar com o arquivo de referência (como "Book1.xls") aberto, ou o Excel vai se confundir e gerar dados incorretos ou inalterados.
-
4Arraste o cursor abaixo pela célula "A1" para lista todos os produtos. Clique na primeira célula e arraste o cursor para baixo.
-
Dê um nome à segunda coluna. Nesse caso, vamos usar "Diferença" em "B1".
-
Estime a diferença de cada produto. Nesse exemplo, digite o seguinte na célula "B2":
- ='C:\Compare\[Book2.xls]Vendas de 2000'!B2-'C:\Compare\[Book1.xls]Vendas de 1999'!B2 .
- Você pode fazer todas as operações normais do Excel com a célula de referência a partir do arquivo de referência.
-
Arraste o cursor abaixo pelo canto inferior para calcular todas as diferenças.Publicidade
Dicas
- Lembre-se de fechar os arquivos de referência. Se eles estiverem abertos, o Excel pode substituir os valores que estão nas células — o que invalidaria todo o documento no futuro.
Publicidade
Publicidade