Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está pensando em comprar uma alpaca? Este artigo dará algumas dicas úteis sobre onde e como encontrá-las!
Passos
-
Tenha em mente o que você fará com esse animal, como:
- Usar para reprodução.
- Coletar a fibra proveniente do pelo do animal (matéria prima ou produto final).
- Terapia.
- Ensino.
- Fornecimento de fertilizantes para estufas.
- Fabricação e venda de produtos (cachecóis, luvas, cobertores, travesseiros, solas de sapatos, fibra, tapetes, barreira contra erva daninha, artesanato com fibras).
-
Se você planeja utilizar as alpacas para reprodução, decida se as colocará para procriar imediatamente ou se vai aguardar até que esteja mais habituado e confortável com a criação.
- Se quiser começar o quanto antes, compre alpacas fêmeas prenhas.
- Caso tenha interesse em abrir uma fazenda para criação, compre algumas fêmeas jovens e um macho reprodutor. Considere comprar, também, um macho castrado para fazer companhia aos demais animais do rebanho e filhotes desmamados. A compra da alpaca macho para reprodução poderá ser feita em momento posterior, caso você não esteja planejando colocá-las para procriar no primeiro momento.
-
Tenha espaço suficiente para a criação de alpacas. Você precisa ter, no mínimo, um acre de pasto para cada cinco/dez alpacas. A cerca precisa ser resistente, ter de 1 m à 1,5 m de cumprimento e, no máximo, 10 cm de distância entre uma viga e outra. Caso contrário, o rebanho pode quebrar a cerca, saltar sobre ela e até mesmo prender a cabeça. Além disso, é importante garantir que as cercas sejam seguras e feitas com materiais resistentes para evitar que as alpacas fiquem expostas aos predadores, como cães e lobos . Geralmente, elas não tentam escapar da segurança de seu rebanho e fazenda, mas enquanto se alimentam, cães e lobos selvagens podem formar alcateias para atacar e matar criações inteiras que ficam desprotegidas.
-
O pasto deve ser coberto por feno, grama ou outro tipo de vegetação usada na alimentação de animais ruminantes. Além disso, será preciso adicionar a dieta das alpacas:
- Suplementos vitamínicos;
- Feno natural. Ao contrário dos ditos populares, as alpacas não devem ingerir grãos, pois esse tipo de alimento é dificilmente digerido, podendo causar úlceras e em casos mais graves a morte do animal. Portanto, procure balancear a alimentação do seu rebanho com feno orgânico e legumes frescos. Evite incluir frutas com altos níveis de açúcar e amido.
-
Encontre uma forma das alpacas beberem água:
- Uma fonte de água natural é ideal, mas difícil de se encontrar. Dê preferência para riachos e pequenos rios em vez de reservatórios onde a água fica parada. Se não houver outra alternativa, a melhor forma para garantir que os animais tenham água fresca e limpa, é usar pequenos reservatórios de aproximadamente 5 litros. Lembre-se de limpá-los regularmente, pois a falta de higienização contribui para a formação de lodo e, consequentemente, propicia o aparecimento de parasitas que podem causar doenças nos animais.
- Córrego artificial. Eles custam mais, mas valem a pena.
- Bebedouro automático. Apesar de não custar tão caro quanto um córrego artificial, este tipo de fonte não é tão barata. Eles são programados para encherem, automaticamente, os reservatórios de água em horários específicos do dia, o que os torna muito práticos.
- Bebedouro convencional. É um dos mais baratos, mas requer a ajuda de uma mangueira ou balde para ser enchido, pelo menos duas vezes ao dia, dependendo do tamanho do rebanho.
-
Construa um abrigo para o rebanho. É importante que essa estrutura seja capaz de proteger os animais contra o vento, sol e chuva, além do frio e calor. Um abrigo que tenha três paredes de proteção, posicionados ao leste ou sul, funciona de maneira efetiva. Você pode, também, construir um celeiro, onde as alpacas tem a liberdade de entrar ou sair a qualquer hora.Publicidade
-
A menos que você queira arrastar as alpacas a força quando precisar levá-las a algum lugar, como ao veterinário por exemplo, você precisará comprar um cabresto de qualidade e aprender a usá-lo. Se as alpacas não aceitarem utilizar o cabresto, você precisará treiná-las por conta própria ou contratar um treinador profissional para faze-lo. Um cabresto para alpacas deve se ajustar a cabeça do animal de forma confortável. A tira que envolve a narina deve ficar próxima a tira ao redor dos olhos, e não deve estar nem muito justa, nem muito frouxa, assim como os cabrestos usados em cavalos e bois.
-
Compre um comedouro resistente. É necessário um espaço de aproximadamente 1 m para que o rebanho possa comer sem que haja superlotação, e sintam que o abastecimento de comida está ameaçado pela presença das outras alpacas. Apesar de inteligentes, esses animais podem derrubar facilmente um comedouro convencional. Outra alternativa que funciona de forma eficaz é fixar calhas de vinil, com aproximadamente 3 metros de cumprimento, às cercas, porteiras ou paredes. Dessa forma, é possível distribuir melhor a quantidade de alimento, reduzindo a possibilidade de o animal ingerir muita comida de uma vez só e engasgar.
-
Compre um veículo utilitário para área rural ou um trator agrícola de pequeno/médio porte para usar como transportador.
-
Compre um trator de jardim ou um cortador de grama convencional para podar a vegetação no arredores da sua fazenda e, também, nos campos de pastagem das alpacas.
-
Compre ferramentas para recolher os excrementos das alpacas, como ancinho (vassoura dentada), pá e enxada, além de um ou dois carrinhos de mão para transportar os dejetos até a pilha de compostagem.
-
Um kit de primeiros socorros é necessário não apenas para os cuidados de rotina, mas também para situações de emergência. Pergunte ao seu veterinário quais itens são indispensáveis. Algumas dicas são:
- Curativos grandes.
- Talas.
- Aspirador nasal.
- Frasco de solução salina.
- Colírio.
- Tubo de pomada terramicina (para os olhos).
- Álcool para esterilização.
- Gaze, fita adesiva, esponja e algodão.
- Rampa de imobilização ou outro dispositivo projetado para imobilizar uma alpaca, se for preciso.
- Termômetro.
- Estetoscópio.
- Vaselina ou outro tipo de lubrificante.
- Luvas (látex ou outro material sintético).
- Probióticos ou outro tipo de iogurte natural.
- Balança para medir o peso e avaliar a saúde do animal.
- Medicamentos como Novalsan ou Betadine.
- Corid (para o tratamento de coccidiasina, parasitas intestinais).
- Ivomec, Ivermectina ou outro vermífugo similar.
- Medicamento antibacteriano líquido ou gel (ou Panacur, da mesma origem de Fenbendazole).
- Complexo de vitamina B.
- VIVATET L.A. 200 antibiótico associado a anti-inflamatório (facilmente encontrado em lojas de produtos agrícolas).
Publicidade
-
Esteja pronto para investir uma quantia considerável. Um animal de qualidade raramente é barato, mas você também não precisa comprar o melhor macho reprodutor que custa milhões de reais.
-
Você pode encontrar alpacas a venda em:
- Fazendas de criação de alpacas.
- Sites e lojas online.
- Anúncios de jornal.
- Fazendas de criação de llamas. Na maioria das vezes, esses fazendeiros conhecem lugares que vendem alpacas.
- Vendedor conceituado de alpacas. Existem poucos profissionais especializados. Além de apoiarem os compradores, prestam um serviço de qualidade aos outros vendedores e proprietários. Os melhores deste ramo tem vasto conhecimento na criação e reprodução das alpacas e são conectados com outros vendedores por todo o país. Eles podem ajudá-lo a encontrar os animais com a melhor genética mais rápido do que você encontraria por conta própria. Tal tipo de negociação poupa tempo e dinheiro, uma vez que o vendedor pesquisará o que é melhor pra você. Diferente do que aconteceria se você fosse comprar de um fazendeiro local, pois suas escolhas seriam bastante limitadas.
Publicidade
Dicas
- Se alguma alpaca fugir do pasto, a melhor maneira de atraí-la é dar alimentos a ela por todo o caminho de volta.
- As alpacas são animais sociáveis, por isso comece com, no mínimo, dois animais.
Publicidade
Avisos
- Ao contrário do que é dito, as alpacas “cospem” e, geralmente, esse escarro é verde e asqueroso. Portanto, esteja preparado.
- Se você quer uma alpaca, não deixe os criadores de llama o convencerem a comprar uma.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um acre de pasto para cada cinco/dez alpacas.
- Cabresto.
- Reservatórios para comida e água.
- Feno, grama, grãos e outros alimentos.
- Um abrigo para o rebanho.
Publicidade