Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo o ensinará a consertar um conjunto de fones de ouvido com problemas. Lembre-se de que fones que não funcionam de jeito nenhum precisam de consertos mais extensos, normalmente envolvendo a substituição completa do conector ou dos cabos. Em muitos casos, o conserto é mais caro do que comprar um fone novo, principalmente se você tiver que investir nas ferramentas necessárias.
Passos
-
Conheça as ferramentas necessárias. Dependendo do tipo de conserto necessário, você precisará ter e saber usar as seguintes ferramentas:
- Solda e ferro de solda.
- Faca ou tesoura.
- Tubo termo retrátil.
- Desencapador de fios.
- Multímetro.
-
Verifique se o problema está mesmo no fone. Conecte um outro fone de ouvido na entrada que estava tentando usar e veja se algum som sai. Caso não esteja recebendo nenhum sinal ainda assim, é provável que o problema esteja no dispositivo de áudio, não no fone.
- Outra opção é testar o fone em outro dispositivo para ver se ele funciona.
-
Tente identificar problemas nos cabos. Conecte o fone a uma entrada de áudio e dobre o cabo enquanto ouve. Caso ouça alguma coisa no fone, siga para o conserto do cabo .
-
Empurre o conector. Caso só consiga ouvir alguma coisa no fone quando empurra ou manipula o conector, pule para o conserto do conector .
-
Avalie a situação caso tenha um fone com cabo removível. Se tiver um fone desse tipo, normalmente bluetooth, tente utilizar o cabo dele em outro conjunto aparelho. Caso o segundo funcione normalmente, o problema provavelmente está no encaixe do ouvido original. Se for o caso, conserte os fones seguindo a documentação do aparelho e as técnicas de reparo recomendadas.
-
Configure o multímetro . Caso ainda não tenha identificado o problema, é hora de usar um multímetro seguindo as instruções abaixo:
- Configure o aparelho para testar continuidade, opção marcada por ) ) ) ou algum símbolo parecido.
- Conecte a ponta preta no buraco marcado por COM.
- Conecte a ponta vermelha no buraco marcado por Ω, mA ou ) ) ) .
-
Teste os fios com o multímetro. O aparelho vai apitar caso não haja nenhuma falha na fiação. Para fazer o teste:
- Faça um corte próximo do conector do fone e outro próximo do receptor que vai no ouvido.
- O fio de cobre normalmente tem uma camada de proteção transparente que precisa ser raspada com uma faca.
- Encoste o cabo preto do multímetro em um dos cortes que fez. No outro corte, encoste o cabo vermelho.
- Aguarde uma resposta do multímetro. Se ele apitar, o problema está no conector ou no receptor do ouvido . Se ele não apitar, faça um corte no meio do cabo e repita o teste com as duas metades.
- Faça um corte no meio do cabo e repita o teste. Continue até encontrar dois pontos espaçados por alguns centímetros que não façam o multímetro apitar.
- Continue para o conserto do cabo .
Publicidade
-
Teste o cabo. É preciso encontrar a falha na fiação do fone, portanto, coloque os receptores nos ouvidos e ligue o aparelho de áudio. Em seguida, dobre o cabo em um ângulo reto sobre um dedão. Deslize o dedão no comprimento do cabo e identifique o problema quando o som chiar ou cortar. Se o problema for próximo do conector, clique aqui para resolver a situação. Caso contrário, continue lendo abaixo. [1] X Fonte de pesquisa
- Use uma canetinha para marcar o ponto problemático.
- Se já identificou a origem do problema com o multímetro, pule este passo.
-
Remova o isolamento. Use um desencapador de fios ou uma faca ao redor do cabo para remover cerca de um 1 cm do invólucro dele. Depois, estenda o corte para os lados, até encontrar o fio quebrado. Esse é o ponto que precisa ser consertado.
- Caso o cabo se pareça com dois cabos colados, então cada um deles vai ter um fio isolado (o sinal) e um fio desencapado (o aterrado).
- Os fones da Apple, entre outros com cabos únicos, normalmente têm dois fios isolados (um para o sinal esquerdo, outro para o sinal direito) e um fio aterrado.
-
Corte o cabo ao meio. Se o fio dentro estiver destruído, corte os lados dele para remover o problema. Nesse caso, é importante cortar a mesma quantidade dos fios da esquerda e da direita, pois comprimentos irregulares podem causar danos elétricos ao fone. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso apenas um dos cabos esteja quebrado, pule para a solda , sem cortar nada. Você poupará tempo, mas saiba que o conserto será menos resistente.
-
Encaixe um tubo termo retrátil. Trata-se de um produto emborrachado bastante similar ao material do cabo do fone de ouvido. Deslize-o sobre o cabo e passe para o próximo Passo. Ao fim do conserto, coloque o tubo novamente no local aberto para protegê-lo.
- Caso tenha feito vários cortes no cabo para identificar a fonte do problema, encaixe um tubo sobre cada um deles.
-
Remende os fios . É preciso juntar todos os fios, conectando-os de acordo com a cor de isolamento (ou com a falta de isolamento). Nesse caso, você tem duas opções: [3] X Fonte de pesquisa
- A primeira opção é juntar as duas áreas expostas que deseja conectar. Coloque-as paralelas uma a outra, torcendo-as para conectá-las. O processo é rápido e fácil, mas o resultado é mais grosseiro.
- A segunda opção é sobrepor as pontas dos cabos em linha e torcê-las em sentidos opostos. O processo é um pouco mais complicado, mas o resultado fica imperceptível.
-
Solde as conexões. Use um ferro de solda para derreter uma pequena quantidade de solda sobre os fios. Repita em cada um dos remendos e deixe esfriar.
- Se o cabo não tiver isolamento, ele provavelmente terá uma cobertura fina esmaltada. Lixe-a ou queime-a com o ferro de solda antes de começar. Tome cuidado para não inalar os vapores emanados. [4] X Fonte de pesquisa
- Depois que tudo esfriar, mantenha as pontas vermelha e branca separadas do fio de aterramento enrolando os dois pares com fita isolante.
-
Leve o tubo termo retrátil para cima do remendo. Assim que o tubo estiver bem encaixado, use uma pistola de calor para encolhê-lo.
- O tubo encolherá até cerca de ¼ do tamanho original, ficando bem firme sobre o cabo recém-consertado. Agora, o remendo ficará forte e protegido.
Publicidade
-
Compre um novo conector. Essa peça pode ser encontrada na internet e em lojas de eletrônicos. Procure por um conector de metal com conexão estéreo e uma mola. É importante que ele tenha o mesmo tamanho do plugue original, que provavelmente é de 3,5 mm. [5] X Fonte de pesquisa
-
Remova o conector antigo. Use uma faca ou uma tesoura para cortar os últimos 2 cm de cabo, arrancando o conector. [6] X Fonte de pesquisa
- Alguns cabos têm conectores rosqueáveis, mas os problemas normalmente ficam na fiação interna. Por precaução, remova tudo.
-
Desencape a ponta do cabo. Use um desencapador para remover cerca de 2 cm da proteção da fiação. Ao terminar, você deve ter três fios fininhos coloridos (dois de sinal e um de aterramento).
- Se encontrar dois fios de aterramento, será preciso soldá-los juntos mais tarde.
-
Separe os fios por cor. Normalmente, o fio vermelho é do fone direito, o fio branco ou verde é do fone esquerdo e os fios pretos ou de cobre são de aterramento.
-
Remova a cobertura de borracha das pontas dos fios. Você precisa liberar cerca de 1 cm das pontas deles.
- Caso as pontas dos fios sejam esmaltadas, pule esse passo.
-
Junte os fios com cores semelhantes e torça-os. Caso tenha dois fios de aterramento, torça as pontas deles juntas antes de soldá-las.
- Caso os fios tenham cores distintas, torça pelo menos as pontas desgastadas deles, juntando-as.
-
Remova o esmalte das pontas dos fios. Caso os fios tenham uma tampa esmaltada, é preciso queimá-la com o ferro de solda para expor as pontas de cobra deles. [7] X Fonte de pesquisa
- Pule esse passo caso as pontas de cobre estejam visíveis.
-
Encaixe a luva do conector no cabo. Ela deve se encaixar, com a parte que será rosqueada no conector virada para baixo.
- A base da entrada deve ter dois pinos salientes. Se ela tiver apenas um, sinal de que você tem um conector mono, não estéreo.
-
Adicione uma gota de solda em cada cabo. Esse processo garantirá que os fios possam se conectar à entrada do headphone.
- Deixe a solda esfriar completamente antes de seguir para o próximo passo.
-
Conecte os fios soldados à entrada do fone de ouvido. Lixe as beiradas para facilitar a solda do metal e solde o pino ao receptáculo do fone. Para finalizar, aqueça o pino para derreter a solda. Repita o processo com os outros dois conectores.
-
Monte o plugue do fone de ouvido novamente. Gire a luva do plugue para rosqueá-la novamente, apertando o máximo possível. Agora, teste o fone de ouvido e veja se deu tudo certo.
- Se ainda estiver com problemas, é provável que os fios estejam encostando um no outro. Desrosqueie tudo e separe os fios.
Publicidade
-
Saiba que o processo provavelmente não dará certo. Diferentemente de problemas nos fios ou nas entradas, os problemas nos receptores costumam ser muito complicados. A menos que não possa bancar um conserto profissional, é melhor levar o fone para uma assistência profissional.
-
Desmonte os fones. O processo é diferente para cada modelo, portanto, faça uma pesquisa na internet para encontrar instruções específicas. Na dúvida, faça o seguinte: [8] X Fonte de pesquisa
- Procure por parafusos. É bem possível que você precise de uma chave de fenda específica.
- Puxe a almofadinha do fone. Se ela sair, veja se há algum parafuso no local. [9] X Fonte de pesquisa
- Insira uma ferramenta plana na abertura na base do fone de ouvido. Use a ferramenta como alavanca para abrir o equipamento. É importante procurar instruções específicas para o seu modelo, pois isso pode acabar danificando o fone.
- Alguns fones podem ser abertos com força, mas vai ser preciso selá-los novamente com borracha ao terminar o reparo. O problema normalmente está nos cabos. [10] X Fonte de pesquisa
-
Procure por fios soltos. Com sorte, o problema ficará bem na cara. Se houver algum cabo solto, dê um jeito de fixá-lo ao driver do headphone. Procure também por pequenos pinos de metal conectados aos cabos e solde-os novamente.
- Caso haja mais de um fio solto, é preciso procurar um manual para descobrir onde vai cada um.
- Tome cuidado para que os fios não encostem uns nos outros.
-
Substitua o driver. É possível comprar uma peça nova na internet, mas isso costuma ser caso. Se acha que vale a pena, leve o fone e a peça para uma assistência técnica. É possível fazer o reparo por conta própria, mas os riscos de danos irreparáveis são altos: [11] X Fonte de pesquisa
- Corte a vedação de borracha ao redor do cone central usando um estilete.
- Remova o driver cônico.
- Instale a peça nova no mesmo encaixe, tomando cuidado para não encostar no diafragma fino.
- Caso não pareça firme, adicione um pouco de cola às beiradas.
Publicidade
Dicas
- Não segure o ferro de solda no contato por muito tempo, pois ele pode derreter o plástico ou desgastar os contatos.
- Se possível, pratique o conserto em fones baratos.
- Se o revestimento do fone interno tiver saído, faça um novo com borracha de silicone. [12] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não se queimar com um ferro de solda.
- Não inale os vapores da solda.
- Nunca tente fazer um reparo do tipo a menos que conheça as ferramentas envolvidas. Na dúvida, peça ajuda de um profissional. É melhor prevenir do que remediar.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.tested.com/tech/accessories/2212-how-to-repair-a-headphone-cable-and-replace-a-jack-plug/
- ↑ http://www.explainthatstuff.com/howtorepairheadphones.html
- ↑ http://www.tested.com/tech/accessories/2212-how-to-repair-a-headphone-cable-and-replace-a-jack-plug/
- ↑ http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/may/23/how-to-mend-broken-headphones
- ↑ http://www.explainthatstuff.com/howtorepairheadphones.html
- ↑ https://www.wired.com/2016/01/how-to-fix-your-own-headphones/
- ↑ https://www.wired.com/2016/01/how-to-fix-your-own-headphones/
- ↑ http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/may/23/how-to-mend-broken-headphones
- ↑ http://www.tested.com/tech/accessories/5796-how-to-fix-a-pair-of-broken-headphones/
Publicidade