Baixe em PDF Baixe em PDF

Destiladores são utilizados para vários propósitos, de purificar água até fazer gasolina. Eles também podem ser usados para fabricar bebidas alcoólicas, mas, em muitos países, essa prática é proibida e pode ser um empreendimento perigoso tanto em termos de responsabilidade criminal quanto em relação ao consumo. Entretanto, é perfeitamente legal e seguro construir destiladores para purificação de água. Além disso, destiladores de água são engenhocas interessantes para aqueles que gostam de ciência.

Método 1
Método 1 de 3:

Destilador com aquecimento de fogão

Baixe em PDF
  1. Você precisará de vários, a maioria dos quais pode ser encontrada na loja de materiais de construção mais próxima. Tubos de cobre maleáveis estão envolvidos, portanto, se quiser facilitar a sua vida, consiga uma ferramenta para dobrar canos. Os materiais necessários são:
    • Você precisará de uma chaleira ou panela de pressão (preferencialmente feitas de cobre ou aço inoxidável, nunca alumínio ou chumbo).
    • Rolha ou tira de borracha para vedar as aberturas de chaleira ou da panela de pressão.
    • Tubo de cobre de 8 mm (a quantidade dependerá das configurações do destilador, de 3 a 6 metros deve ser suficiente).
    • Uma garrafa térmica bem grande ou um balde de plástico
    • Juntas de tubos
    • Um termômetro
    • Uma furadeira boa
    • Um pouco de silicone
  2. Fure dois buracos na borracha ou rolha, uma para o tubo de cobre e outra para o termômetro. Esses buracos devem ser um pouco menores do que o tubo e o termômetro, para deixar o encaixe bem apertado. Corte a vedação de forma a encaixá-la de maneira bem firme na chaleira ou panela de pressão.
  3. Você precisará de uma espiral de cobre para condensar o vapor que vem da panela. Pegue o tubo de cobre de 8 mm e dobre-o em forma de espiral em direção a uma das extremidades. Você precisará de uma longa seção reta (pelo menos 15 cm) e outra mais curta em cada ponta da espiral. Para fazer a espiral, você pode simplesmente enrolar o tubo ao redor de um objeto ou usar uma ferramenta específica para isso. A espiral deve ser pequena o suficiente para se encaixar na chaleira ou garrafa térmica, com, mais ou menos, 2,5 cm de espaço em cada lado.
    • Essas bobinas de cobre tendem a torcer muito facilmente. Para evitar isso, você pode bloquear o tubo em uma ponta e enchê-lo com sal ou açúcar (nunca use areia). Use um funil e balance o tubo enquanto enche para que ele fique igualmente preenchido.
  4. A garrafa térmica ou o balde serão os condensadores. Faça um furo de um lado no fundo, onde a parte curta do tubo de cobre chega e deposita o produto destilado. Então, faça um buraco no topo da tampa. Este é o local de onde a seção maior do tubo sairá.
  5. Coloque o tubo de cobre no condensador, enfiando a ponta curta no buraco do fundo. Quando a ponta curta aparecer do lado de fora, lacre as extremidades do buraco com silicone ou outro material. Depois, enfie a ponta longa do tubo no buraco do topo.
    • Se você quiser tornar mais fácil o processo de retirar ou colocar a tampa, corte o tubo poucos centímetros depois que ele sair do buraco. Faça uma seção separada que possa cobrir a distância até a chaleira. Conecte as duas com juntas, que possam ser desencaixadas, se necessário.
    • Certifique-se de desencaixar o tubo para preenchê-lo com sal. Talvez você também queira esvaziar o tubo e lavá-lo antes executar essa etapa, embora, isso possa ser feito mais tarde com muito mais esforço.
  6. Encaixe a ponta mais longa do tubo à chaleira ou panela de pressão. O tubo deve ser inserido apenas o suficiente para entrar dentro da panela, sem mergulhar no líquido.
  7. Deixe-o fundo o suficiente para mergulhar no líquido, mas não para tocar o fundo ou as laterais da panela.
  8. Encha o condensador com gelo, água e sal grosso. Utilize apenas fogões elétricos, pois as chamas de um fogão a gás podem causar problemas. Não aqueça a panela depois que tudo tiver evaporado e sempre fique atento à pressão do equipamento para agir rapidamente caso algo saia errado. Se estiver destilando bebidas alcoólicas, nunca beba o que sair quando a temperatura estiver abaixo de 78° C. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Destilador solar grande

Baixe em PDF
  1. Você precisará de um recipiente para a água destilada, uma folha de plástico e uma pá. Você também pode querer um pouco de tubo plástico.
  2. Faça um buraco do tamanho da folha de plástico e fundo o suficiente para que, quando você empurrar o centro da folha para baixo, sobrem vários centímetros entre o fundo da folha e do buraco. [2]
    • Esse é o tipo de destilador que será muito útil se você tiver que destilar a sua água potável. Se você ficar perdido em uma ilha deserta, essa é a melhor opção.
  3. Coloque-o no centro do buraco e enterre um pouco para que não tombe. Insira uma ponta do tubo de plástico no recipiente e deixe a outra ponta fora do buraco. O objetivo é manter a tubulação limpa e prendê-la para que não caia dentro do buraco. [3]
  4. Alinhe plantas ao redor do buraco, como cactos, folhas ou outros tipos de plantas, se disponíveis. Isso não é estritamente necessário, mas ajudará seu destilador a produzir mais água.
  5. [4]
  6. Com cuidado, coloque uma pedra no centro da folha de plástico para que ela desça em um ângulo de 45 graus; o ponto mais baixo deve ficar diretamente sobre o recipiente no buraco, mas não pode tocá-lo.
  7. Cubra todas as extremidades da folha de plástico com terra ou areia para impedir que o vapor d’água escape. Tome cuidado para não cobrir o tubo plástico. [5]
  8. Aguarde duas ou três horas para que um pouco de água se junte no plástico e desça para dentro do recipiente. [6]
  9. Você pode desmontar o destilador e beber direto do recipiente, mas terá que montá-lo novamente, depois que terminar; e, durante esse tempo, todo o vapor do plástico vai evaporar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Destilador solar pequeno

Baixe em PDF
  1. Ela pode ser de plástico, alumínio ou aço, mas não pode ser de chumbo. Coloque a bacia em uma superfície ensolarada do lado de fora. [7]
  2. O copo ou a tigela devem ser menores do que as extremidades da bacia.
  3. Use uma fita ou borracha para apertar e selar o filme.
  4. O peso deve ficar logo acima do copo e formar um ângulo no plástico para baixo. Não deixe o plástico tocar o copo. Um bom peso para usar é uma pedra. [8]
  5. O sol vai evaporar a água na bacia, fazendo com que o vapor suba e condense no plástico. Desde que este esteja corretamente direcionado, a condensação vai descer para o copo. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Se você for purificar a água usando um destilador com aquecimento de fogão, tente usar tubos de vidro ao invés de cobre. Isso deixa a água mais pura.
Publicidade

Avisos

  • Supervisione o destilador de fogão. Se você não desligar o fogão assim que a água evaporar completamente, a panela e o vidro podem estragar.
  • Não sele a panela de forma muito apertada, pois isso pode fazer com que ela exploda.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma panela grande.
  • Uma bacia de metal grande.
  • Copo de 200 ml.
  • Peso.
  • Gelo.
  • Fogão.
  • Folha de plástico.
  • Pá.
  • Garrafa de água ou outro recipiente limpo.
  • Tubos plásticos (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 086 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade