Baixe em PDF Baixe em PDF

Gráficos vetoriais são um formato ideal para logos e ilustrações devido à sua clareza de linhas e contornos. Como eles são criados com equações em vez de pixels, os vetores podem ser escalados para qualquer tamanho sem perda de qualidade. Embora a maioria das imagens vetoriais seja criada do zero, você pode usar um programa de edição de imagens para "tracejar" imagens JPG e convertê-las em vetores. Este artigo lhe ensinará a converter um arquivo JPG para uma imagem vetorial na versão paga do Adobe Illustrator ou usando uma combinação dos programas gratuitos GIMP e Inkscape.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando o Adobe Illustrator

Baixe em PDF
  1. A forma mais simples de converter um JPG para uma imagem vetorial é usando o Adobe Illustrator. O Illustrator não é gratuito, mas possui uma versão de teste que pode ser baixada em https://www.adobe.com . Caso já o tenha instalado, encontre-o no menu "Iniciar" (Windows) ou na pasta "Aplicativos" (Mac).
  2. Para tanto, clique no menu Arquivo > Abrir ou arraste o arquivo ao seu espaço de trabalho.
  3. Para tanto, clique no meu no canto superior direito e selecione "Traçado". Em seguida, você verá o painel "Traçado da imagem" no lado direito.
    • Você também pode abrir esse espaço de trabalho clicando no menu Janela , selecionando Espaço de trabalho e depois Traçado .
  4. Em seguida, as opções de traçado ficarão ativas no painel "Traçado da imagem".
  5. Fazê-lo permite que você veja o que cada ajuste faz antes de aplicá-lo, mas o tempo entre os ajustes será maior.
    • A pré-visualização pode ser habilitada ou desabilitada a qualquer momento. Se você a deixar ligada, a imagem será traçada automaticamente após cada alteração. Caso contrário, será preciso clicar no botão tracejar para ver as alterações.
  6. Existem cinco opções no topo do painel, e mais delas no menu suspenso. A fileira superior de botões inclui os seguintes ajustes:
    • Cor Automática: cria um conjunto estilizado de cores com base nas cores originais.
    • Alto nível de cores: tenta recriar todas as cores originais.
    • Baixo nível de cores: cria uma versão simplificada das cores originais.
    • Escala de cinza: substitui as cores com escalas de cinza.
    • Preto e branco: reduz as cores para preto e branco.
  7. As imagens convertidas em vetores geralmente não são exibidas bem com todas as suas cores naturais, então você vai obter melhores resultados reduzindo a quantidade de cores usadas. Fazê-lo vai resultar em um visual mais "liso" para a imagem.
  8. Para tanto, clique no triângulo pequeno ao lado de "Avançado". Fazê-lo vai exibir controles mais detalhados para o traçado.
  9. Movê-la para a esquerda vai deixar o caminho mais solto, e para a direita vai deixá-lo mais firme. Um caminho mais solto resulta em bordas mais suaves.
  10. Movê-la para a esquerda vai deixar os cantos mais arredondados, o que torna a imagem mais suave.
  11. Essa opção determina quais grupos de pixels são considerados "ruídos" e não inclusos no traçado. Ela ajuda a estreitar linhas e suavizar pontos ásperos.
  12. Esse botão está localizado no canto inferior direito do painel "Traçado da imagem". Caso tenha habilitado a pré-visualização anteriormente, esse botão estará acinzentado, pois o tracejado ocorrerá automaticamente.
  13. Fazê-lo vai tracejar o objeto em caminhos de vetores reais, substituindo a imagem JPG pelo vetor.
  14. Ao final do tracejado, você poderá exportar o vetor para um arquivo.
    • Clique em Arquivo ou Illustrator e selecione "Salvar como".
    • Salve uma cópia como arquivo ".ai" antes. Selecione a opção Adobe Illustrator (*.AI) , digite um novo nome ao arquivo e clique em Salvar . Fazê-lo permite que você reabra o arquivo no Illustrator e faça mais edições.
    • Volte ao menu Arquivo > Salvar como e selecione o formato do vetor no menu "Salvar como tipo". Os formatos incluem: SVG (para web) e PDF (para impressão).
    • Não salve o arquivo como PNG ou JPG, pois estes não são formatos vetoriais.
    • Clique em Salvar para salvar o arquivo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando o GIMP e o Inkscape

Baixe em PDF
  1. Esses programas gratuitos e de código aberto permitem a criação de imagens vetoriais a partir de arquivos JPG. O GIMP é um editor de imagens similar ao Photoshop, e o Inkscape é um editor gráfico vetorial como o Illustrator. Ambos estão disponíveis para todos os sistemas operacionais.
    • Baixe o GIMP em https://www.gimp.org . Execute o instalador para o seu sistema operacional preservando as configurações padrões.
    • Baixe o Inkscape em https://www.inkscape.org . Execute o instalador para o seu sistema operacional preservando as configurações padrões.
    • Este método é próprio para imagens simples com cores básicas, como logos ou emblemas. Converter imagens altamente detalhadas exige muito trabalho para suavizar bordas ásperas e obter boas cores.
  2. Para tanto, clique com o botão direito na imagem e selecione Abrir com > GIMP . Como alternativa, abra o GIMP primeiro, depois clique em Arquivo e selecione Abrir .
  3. Esse ícone de um retângulo pontilhado está localizado na barra de ferramentas, no lado esquerdo da janela. Fazê-lo vai criar uma borda áspera para a imagem, deixando-a mais fácil para ser recolorida.
  4. Fazê-lo vai remover todo o conteúdo, com exceção da área selecionada.
  5. Fazê-lo vai deixar sua seleção mais firme.
  6. Após cortar o arquivo, você poderá exportá-lo. Clique no menu "Arquivo" e selecione Exportar como . Deixe as configurações em seus valores padrões e dê um nome para que você saiba que essa é a versão recortada.
  7. Para tanto, abra o Inkscape, clique em Arquivo > Abrir e selecione o arquivo.
  8. Será preciso selecionar a imagem antes de tracejá-la no Inkscape.
  9. Fazê-lo vai abrir a janela principal "Tracejar Bitmap".
  10. Fazê-lo vai exibir uma pré-visualização da imagem vetorizada. Continue tentando métodos diferentes até encontrar um do seu agrado.
    • A opção "Cores" fornece a melhor aproximação da imagem original.
    • Você pode fazer alguns ajustes para a maioria das configurações existentes. Basta clicar em Atualizar depois de alterar cada ajustes para visualizar os resultados.
  11. Fazê-lo vai tracejar a imagem original e substituí-la pela versão do vetor.
  12. Ela tem o ícone de cursor com três pontos em um arco e pode ser encontrada no canto superior esquerdo da barra de ferramentas. Essa ferramenta permite que você selecione áreas da imagem vetorizada e arraste nós para ajustar seu tamanho e sua forma. Clique em uma parte da imagem e diversas caixas pequenas serão exibidas. Arraste essas caixas para alterar as formas da sua seleção.
  13. Ela pode ser encontrada no canto superior esquerdo do espaço de trabalho, o terceiro botão à esquerda. Durante o tracejo, algumas partes da imagem podem ter sido conectadas indevidamente. A ferramenta "Quebrar caminho" permite a separação dessas partes por meio da remoção dos nós conectados.
  14. Quando estiver satisfeito com sua imagem vetorial, salve-a no formato de vetor.
    • Clique no menu Arquivo e selecione Salvar como .
    • Selecione o formato de vetor no menu "Salvar como tipo". Os formatos mais comuns incluem: SVG (para websites) e PDF (para impressão).
    • Salve uma cópia como um arquivo Inkscape SVG para poder voltar e fazer edições caso necessário.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 561 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade