PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma vez que você tenha decidido criar patos, você precisa se dedicar a cuidado e bem-estar deles e essa não é uma tarefa necessariamente simples. Eles tendem a ser mais fáceis de cuidar que outros tipos de aves, contudo, e muitos consideram gratificante olhar e cuidar deles. Continue lendo para obter mais informações caso você esteja pensando em criar um pato desde o ovo, o filhote ou no estágio adulto.

Método 1
Método 1 de 4:

Chocando ovos de pata

PDF download Baixe em PDF
  1. Ovos de pata geralmente levam 28 dias para chocar, mas algumas raças podem levar até 35 dias. Você precisa se certificar de que sua incubadora está preparada com antecedência antes de você comprar os ovos e tentar chocá-los.
    • Ovos de pata são maiores que os de galinha, portanto muitas incubadoras de ovos de galinha não vão acomodar os ovos de pata direito. Certifique-se de que a bandeja utilizada na incubadora é grande o suficiente.
  2. Ajuste a temperatura a 37,5 graus Celsius e a umidade relativa para 55 porcento ou 29,0 graus Celsius no termômetro de bulbo úmido.
    • A ventilação deve ser ajustada de acordo com as instruções do produtor.
    • Deixe a incubadora estabilizar por um dia inteiro ou dois antes de colocar lá os ovos.
  3. Os ovos devem estar em bom estado para serem chocados.
    • Evite ovos que estejam quebrados, com gema dupla, disformes, grandes demais, pequenos demais ou sujos.
    • De preferência, os ovos devem ser deitados na incubadora de um a três dias após terem sido colocados.
  4. Após colocar os ovos na incubadora, você deve verificá-los pelo menos quatro vezes ao dia. Quando for fazer isso, vire-os ao contrário para que eles consigam receber calor de todos os lados igualmente.
    • No primeiro dia, você deve verificar os ovos mais ou menos toda hora.
  5. Se há alguns ovos com a casca clara, isso significa que esses ovos são inférteis. Ovos com cascas turvas estão mortos por dentro. Remova os dois tipos de ovos da incubadora e deixe o outros quietos.
  6. Você pode removê-los para uma máquina de incubação separada ou alterar as configurações da incubadora para acomodar os ovos enquanto eles chocam.
    • A temperatura deve estar a 37,2 graus Celsius com uma umidade de 65 porcento.
    • Aumente a umidade para 80 porcento e aumente as entradas de ventilação em 50 porcento assim que os ovos começarem a rachar ou a mudar consideravelmente.
    • Dentro das próximas 6 a 12 horas, justamente antes do fim incubação, diminua a temperatura para 36,1 graus Celsius e a umidade para 70 porcento. Abra todas as saídas de ventilação.
  7. Assim 90 a 95 porcento dos patos tiverem chocado e secado, você deve removê-los da máquina de incubação e transferi-los para um ninho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Cuidando de patinhos

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Se você está comprando patinhos ao invés de criá-los desde os ovos, compre apenas de dois a quatro.
    • Você será capaz de cuidar melhor de um número menor, principalmente se criar patos é uma experiência nova para você, mas você deve ter mais de um patinhos para evitar que o patinho de sinta sozinho. Patos precisam se socializar com outros patos.
    • Frequentemente, se você comprar de uma chocadeira, serão vendidos de 10 a 15 patinhos no mínimo. Essa quantidade pode ser devastadora, portanto, considere doar alguns dos patinhos a parentes e amigos responsáveis.
  2. Se você comprou patinhos ao invés de chocá-los. Você deve mergulhar a ponta do bico deles em água rasa ou doce para hidratá-los.
    • Se estiver usando água doce, coloque 1/3 de uma xícara de chá (80 ml) de açúcar para cada galão (1 L) de água.
  3. A água torna mais fácil para os patinhos engolirem a comida e limparem as entradas dos bicos. Você deve dar aos patinhos acesso à água por no mínimo uma hora antes e depois de se alimentarem.
    • Fontes para pintinhos e tigelas rasas são recomendadas para patinhos. Esteja preparado para limpar o local com frequência contudo, visto que patinhos adoram chapinhar na água.
    • Um patinho com uma semana de vida irá beber cerca de 1/2 galão (2 L) de água por semana. Por volta das sete semanas de vida, patinhos bebem 1/2 galão (2 L) de água por dia.
    • Certifique-se de que a água não esteja mais funda do que 6,35 mm a fim de evitar que os patinhos se afoguem. [2]
    • Esteja ciente do fato de que os patinhos não produzem óleo impermeabilizante até atingirem quatro semanas de vida. Na natureza, as mamães patas aplicam isso aos patinhos antes deles nadarem, mas não se pode permitir que patinhos domésticos tomem banho antes dessa idade, já que eles ainda não terão desenvolvido nenhum óleo por conta própria.
    • Até os patinhos atingirem um mês de vida, somente deve ser permitido a eles desfrutar de banhos curtos e sob estreita vigilância. Você pode fazer isso enchendo de água morna uma pequena cuba plástica e deixando eles chapinharem por 2 a 5 minutos. Seque-os antes de levá-los de volta ao ninho.
  4. Mantenha seus patinhos seguros e aquecidos em um ninho para protegê-los de predadores, correntes de ar e doenças.
    • Você não precisa de nada sofisticado. Uma banheira sobressalente, um sacola de plástico, um caixote ou uma caixa de papelão revestida com plástico irá servir.
    • Mantenha o potinho de água em um dos cantos do ninho e estenda algumas folhas de jornal por baixo dele para absorver o excesso de água que os patinhos inevitavelmente irão entornar em volta.
    • Quando os patinhos tiverem idade suficiente para reconhecer o que é e o que não é comida, forre o ninho com serragem.
  5. Coloque uma campânula no ninho em cima dos patinhos até que eles atinjam de 7 a 9 semanas de vida. Antes dessa etapa, eles são incapazes de regular a temperatura do próprio corpo e precisam de fontes externas de calor.
    • Patinhos que estejam sentindo muito frio irão se agrupar. se eles estiverem muito aquecidos, vão ficar o mais longe possível do calor.
    • Durante a primeira semana, a temperatura deve ser de 32,2 graus Celsius. Diminua um grau da temperatura por dia depois da primeira semana até a temperatura estar por volta da mesma temperatura do lado de fora do ninho. [3]
  6. Depois que os patinhos se tornarem completamente emplumados e adaptados à temperatura externa, transfira-os para um abrigo de proteção ao invés de um ninho. O abrigo deve ser capaz de protegê-los contra predadores e outros e também precisa conceder algum tipo de calma e tranquilidade a eles.
    • O abrigo deve ser apropriadamentemente ventilado e suficientemente espaçoso para os patinhos abrirem suas asas uma vez que eles se tornem patos adultos.
  7. Você pode comprar alimento especial para patinhos ou pode comprar alimento natural não-medicamentoso para pintinhos. Se usar comida para pintinho, você deve polvilhar levedura de cerveja por cima para proporcionar niacina extra.
    • Aos poucos, você pode acrescentar aveia integral à comida como proteína adicional. No máximo, você deve ter apenas uma parte de aveia para três de ração.
    • Acrescente grãos para pintinhos à comida para que seja digerida melhor.
    • Você pode também oferecer guloseimas saudáveis como erva de dente de leão, capim, ervas daninhas cruas, minhocas, ervilhas e aveia umedecida a cada dois dias.
    • Troque a comida todos os dias, visto que ela tende a ficar molhada e pode desenvolver mofo e bactérias se deixar que se assentem.
  8. Se você tem planos de manter seus patinhos como animais de estimação, você deve brincar com eles frequentemente quando eles ficarem adultos. Isso os sociabiliza e faz com que eles criem uma ligação com você.
    • Por essa razão, é preferível criar patos desde os ovos ou de filhotinhos, já que padrões sociais e comportamentos são aprendidos quando filhotes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Cuidando de patos adultos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você está comprando patos já adultos ao invés de criá-los desde o ovo ou de filhotes, você deve comprar dois patos para começar, sobretudo se você quer criar patos apenas como animais de estimação .
    • Se você tem mais de quatro patos, você não pode mantê-los em uma área pequena, visto que ela irá rapidamente virar uma bagunça.
  2. Tal como os filhotes, os patos adultos precisam ter acesso à água enquanto comem a fim deles poderem engolir a água e limpar as entradas dos bicos.
    • Você não precisa providenciar uma lagoa para os patos. De fato, se sua lagoa é difícil de limpar, ele pode até ser uma ameaça à saúde dos patos.
    • Deixe um potinho de água próximo à fonte de comida dos patos. Os patos precisam beber água enquanto comem para evitar asfixia.
    • Piscinas infantis de plástico são ótimas formas de oferecer aos seus patos um lugar para se banharem. Elas são baratas, fáceis de limpar e fáceis de mudar de lugar.
    • Espalhe brita, areia e serragem dentro e debaixo da piscina para limitar a quantidade de lodo que se cria. Mude de lugar uma ou duas vezes por ano.
  3. Embora patos adultos vão procurar por lesmas, ervas e outras comidas por conta própria, você precisa suplementar essa comida com um alimento balanceado e nutritivo.
    • É recomendado alimento para aves aquáticas, mas se não conseguir encontrar isso, você pode usar alimento para aves de caça ou alimento não medicamentoso para pintinhos.
    • Você pode precisar acrescentar suplementos de grãos ou cálcio também para ajudar na digestão e no fortalecimento dos ossos, respectivamente.
    • Estando na idade adulta, suas necessidades nutricionais irão variar. Na maioria, patos jovens não precisam de altos níveis de cálcio, a não ser que você esteja planejando criá-los para consumo.
  4. Patos adultos podem ser vítimas de predadores selvagens e mau tempo e o propósito principal de um abrigo é protegê-los dessas ameaças.
    • Os abrigos também proporcionam aos patos um lugar calmo para descansar.
    • Certifique-se de que o abrigo é ventilado e amplo o suficiente para os patos se limparem.
    • Uma casa isolada, uma gaiola ou um recinto fechado irá funcionar bem, mas não precisa ser perfeitamente cômodo.
    • Se você puder gastar seu tempo e energia para isso, deve também considerar adquirir um cão pastor que você pode treinar para tomar conta dos patos o tempo todo.
  5. Mesmo quando você permitir a seus patos perambular, você deve cercar a área de pasto deles com uma cerca de proteção. A cerca precisa ter apenas cerca de 61 a 67 cm e a maioria dos patos nunca irá tentar pulá-la enquanto estiverem bem cuidados.
    • Se você tiver uma raça voadora, pode as primeiras penas das asas uma vez ao ano para mantê-los no chão.
  6. Patos são razoavelmente resistentes a vermes e doenças que frequentemente afetam frangos, mas você precisa se certificar que que as necessidades básicas de saúde deles estão sendo atendidas.
    • Os patos mais saudáveis podem ser liberados para fazer bastante exercício em amplos espaços abertos.
    • Mantenha pelo menos três patas para cada pato a fim de prevenir o estresse excessivo das fêmeas.
    • Preste atenção aos sinais de doenças, incluindo penas eriçadas, mudanças na quantidade de comida e água ingeridas, letargia e diarreia com sangue.
    • Se um pato ficar doente, coloque-o em quarentena e trate-o imediatamente.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Motivos para criar patos

PDF download Baixe em PDF
  1. O principal motivo de se criar patos é simplesmente por causa do companheirismo. Patos são divertido de observar, desde que eles gostem de brincar com água e possam criar uma ligação com os humanos que cuidam deles.
  2. Ovos de pata são maiores e mais ricos em proteína, cálcio, ferro e potássio se comparados aos ovos de galinha. Muitas raças de pato também colocam mais ovos que galinhas numa base de um ano.
    • Observe que se você tem alguma alergia a ovos de galinha, você provavelmente conseguirá tolerar bem ovos de pata. Contudo, confirme com seu médico antes de consumir ovos de pata.
    • O ovos de pata podem ser utilizados em praticamente qualquer coisa que ovos de galinha são utilizados, mas atende para o fato de que eles tendem a ser maiores, portanto, você precisa levar essa diferença em conta quando adicioná-los a receitas.
  3. Se você acabar criando um número grande de patos, pode considerar utilizar alguns deles como comida. A carne de pato contém uma vasta quantidade de proteínas, ferro, zinco e selênio.
    • Uma coxa de pato assada possui 217 calorias com 11 gramas de gordura, o que é comparável com a quantidade de calorias e gordura de uma coxa de frango grelhada.
    • Igualmente, um peito de pato assado tem 140 calorias com 2,5 g de gordura ao passo que, enquanto o de um frango assado tem 165 calorias com 3,6 g de gordura.
  4. Se você tem patos vivos, patinhos filhotes e ovos de pata para vender, você pode conseguir encontrar um comprador em uma fazenda ou área rural próxima. Quando você precisa vender apenas uma pequena quantidade, geralmente não é necessário obter uma licença, mas você deve verificar as leis do seu país antes de fazer isso.
    • Se você planeja montar um negócio de vendas de patos, você precisará obter uma licença do governo. Você terá também de seguir rigidamente os regulamentos da vigilância sanitária.
    • Se você planeja vender ovos ou carne de pato, você precisará também seguir rigidamente os regulamentos da vigilância sanitária no que diz respeito à saúde no processamento de alimentos.
    Publicidade

Dicas

  • Patos são mais baratos de criar do que frangos porque eles ciscam por uma porcentagem de comida maior que a dos frangos. Eles também ocupam menos espaço no total.
  • Escolha a melhor raça de acordo com os seus propósitos. Se você precisa de uma raça barata ou planeja utilizar os patos como alimento ou para obter lucro, atenha-se ao pato-real padrão. Se você está interessado em ter os patos como animais de estimação, experimente uma raça com boa linhagem como Ancona, Cayuga, Campbell, Welsh Harlequin ou Appleyard Prata.
  • Os patos também são bons para seu jardim visto que eles caçam lesmas, caramujos e outras pragas. Melhor ainda, eles raramente atrapalham as plantas quado ciscam, exceto se eles se depararem com alface e morango que eles adoram roer.
Publicidade

Avisos

  • Compre ovos de pata, patinhos filhotes e patos adultos de criadores confiáveis para ter certeza de que os patos que você estará levando são saudáveis.
  • Sempre lave bem as mãos após tocar nos patos ou em qualquer coisa no ambiente deles. Mesmo aparentando estarem saudáveis, patos podem carregar bactérias Salmonella nas fezes e no corpo.
  • Certifique-se de que quaisquer mudas que você tenha no jardim estejam protegidas, caso você deixe seus patos perambularem livres. Mudas delicadas podem ser esmagadas pelos pés chatos dos patos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Ovos de pata, patinhos filhotes ou patos adultos
  • Incubadora
  • Máquina de incubação
  • Ninho
  • Potinho com água rasa
  • Piscina plástica infantil
  • Água
  • Alimento para patinhos ou pintinhos
  • Jornal
  • Cerca
  • Recinto fechado
  • Bandeja de alimentação

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 111 122 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade