Baixe em PDF
Baixe em PDF
Criar pintinhos é uma experiência bastante gratificante, já que vemos as aves passando de bolinhas de penas fofas a majestosas e férteis galinhas (ou galos). Além disso, eles são excelentes animais de estimação — embora deem um pouco de trabalho. Se você tem interesse no assunto, leia este artigo e aprenda a usar as técnicas e os métodos corretos de cuidar desses bichos.
Passos
-
Descubra se você tem condições de criar pintinhos. Embora criar esses bichinhos seja gratificante, não é algo que uma pessoa pode decidir fazer sem qualquer preparo. Antes de mais nada, você precisa pensar bastante sobre o motivo de querer cuidar desses animais — bem como se tem o tempo, o dinheiro e o espaço necessários. [1] X Fonte de pesquisa
- Em termos de gastos, pintinhos são mais baratos que a maioria dos outros animais. [2] X Fonte de pesquisa A desvantagem é que eles precisam de muita ração e podem gerar mais despesas com veterinário (caso tenham qualquer problema de saúde). Por fim, você também vai ter que investir em uma chocadeira ou um galinheiro se for sua primeira vez.
- Cuidar de pintinhos não exige tanto tempo, mas você vai ter que dar ração e água a eles todos os dias, limpar a chocadeira ou o galinheiro com frequência (incluindo as fezes) e recolher ovos dos animais que começarem a produzir. Além disso, alguém sempre vai ter que estar por perto para cuidar deles no caso de você ficar indisponível. Por fim, compre ou construa ninhos em caixas para facilitar a sua vida na hora de pegar os ovos que as galinhas botarem.
-
Descubra se há alguma restrição legal para a criação de pintinhos e galinhas na sua área. [3] X Fonte de pesquisa Parece bobeira, mas alguns lugares (condomínios ou bairros, por exemplo) têm limitações e regras específicas ligadas à criação de pintinhos, galos e galinhas. Isso acontece por causa de uma série de fatores, como o barulho que eles fazem (sobretudo à noite e no fim da madrugada).
- Mesmo que a sua área não proíba a criação de pintos, galos e galinhas, descubra se há alguma limitação em termos de quantidade de animais por propriedade onde você mora.
-
Compre pelo menos de três a seis pintinhos. As galinhas são animais muito sociáveis e gostam de companhia. [4] X Fonte de pesquisa Sendo assim, comece comprando algo entre três e seis pintinhos — e esteja preparado para um ou dois deles serem atacados por predadores ou terem problemas sérios de saúde.
- Cada galinha costuma botar cinco ou seis ovos por semana , o que daria cerca de duas dúzias para um galinheiro com quatro animais. [5] X Fonte de pesquisa
-
Escolha a raça dos pintinhos. Você deve escolher a raça dos pintos de acordo com características como temperamento, produção de ovos (incluindo tamanho e cor), adaptabilidade ao clima, valor estético, qualidade da carne e afins.
- Escolha uma raça poedeira, como australorp ou legorne, se pretende produzir muitos ovos. [6] X Fonte de pesquisa
- Raças como orpington, wyandotte e plymouth rock também são poedeiras e têm carne de qualidade, mas produzem ovos melhores do que raças como cornish (que são procriadas mais pela carne em si).
- Pesquise mais sobre raças de galinhas na internet. Existem várias opções comuns e recomendadas para quem está começando, como as citadas acima. Só tome cuidado para não comprar animais de raças diferentes e que não se dão bem.
-
Decida onde vai comprar os pintinhos. Qualquer loja de produtos agropecuários vende pintinhos jovens, muitos com pouco mais de dia de vida. Você também pode encomendar os animais pela internet, mas provavelmente vai precisar comprar uma quantidade maior para justificar o envio (e até reduzir o número de perdas durante o transporte). Escolha a melhor opção para o seu caso de acordo com as suas intenções e preferências. [5] X Fonte de pesquisa
- Compre os pintos na primavera. Fica mais difícil cuidar deles nas épocas mais frias ou de clima instável e extremo, como outono, verão e inverno.
- Caso queira começar com apenas três ou quatro pintinhos, vá até as lojas de produtos agropecuários locais e veja o que elas têm a oferecer ou converse com fazendeiros e criadores profissionais. [5] X Fonte de pesquisa
- Se possível, deixe claro que só quer fêmeas. Pintos machos ficam barulhentos e agressivos quando crescem, o que não é nada recomendado para quem não tem experiência. Além disso, as galinhas botam ovos com mais qualidade quando estão sozinhas. [5] X Fonte de pesquisa
-
Organize o espaço e os equipamentos necessários de antemão. A primeira estrutura de que os pintinhos precisam é uma criadeira, que pode ficar dentro de casa e serve para eles se protegerem. Quando crescerem um pouco e estiverem prontos para ficar fora de casa, eles vão precisar de um galinheiro que também seja seguro e bem construído. Nas fases mais adultas, muitos galos e galinhas começam a "atacar" as penas umas das outras, chegando a arrancar sangue — e, em casos extremos, levando as vítimas à morte. Para evitar que isso aconteça, você pode comprar um galinheiro que tenha uma lâmpada vermelha e ajude a distrair os animais. [7] X Fonte de pesquisa
- Não se preocupe: as galinhas adultas não precisam de todo aquele espaço de fazenda ou sítio. Inclusive, é cada vez mais comum ver pessoas criando esses animais em casas na cidade. De qualquer forma, ainda é recomendável que você tenha um espaço verde em casa para eles ficarem soltos.
Publicidade
-
Prepare uma criadeira com uma lâmpada interna. A primeira estrutura onde pintinhos vivem é a criadeira. Você pode comprar o material em qualquer loja de produtos agropecuários, usar caixas de papelão ou plástico ou até improvisar com gaiolas de outros animais, como coelhos (se essa etapa do processo não for demorar). [8] X Fonte de pesquisa
- Coloque a criadeira dentro de casa, em um ponto onde não bata vento. [9] X Fonte de pesquisa Os pintinhos não podem passar frio nesse estágio da vida.
- O tamanho da criadeira não é tão importante, desde que os pintinhos não fiquem amontoados e haja espaço para o comedouro e o bebedouro. Além disso, as paredes devem ser altas a ponto de impedir que os animais pulem para fora quando estiverem um pouco maiores.
-
Use o material certo como forragem. Você precisa forrar o fundo da criadeira com uma camada de algum material limpo e higiênico, como serragem ou cascas de árvores. Até dá para usar folhas de jornal, mas elas não são tão recomendadas porque a tinta pode acabar vazando e manchando as patinhas dos animais. Além disso, troque a forragem a cada dois dias ou sempre que ela ficar molhada. E tenha cuidado para não usar nada que seja nocivo aos pintos, como certos tipos de plantas que causam alergias e até quadros de pneumonia. [10] X Fonte de pesquisa
- É indispensável criar os pintos em um ambiente limpo e bem cuidado, visto que eles ficam expostos a vários possíveis problemas de saúde quando não recebem a devida atenção.
-
Monitore a temperatura da criadeira com frequência. Compre uma lâmpada com refletor que aqueça a criadeira e os pintinhos. Lâmpadas normais de 100 watts também funcionam, mas a maioria das pessoas prefere lâmpadas aquecedoras. Coloque também um termômetro na criadeira e veja se ela fica entre 32 e 38 °C na primeira semana (mesmo que esse valor caia de leve nas semanas seguintes). [11] X Fonte de pesquisa
- A temperatura afeta até o comportamento dos pintinhos: se eles ficarem ofegantes ou isolados nos cantos da criadeira, é porque a lâmpada está muito quente; se ficarem amontoados debaixo dela, é porque está muito fria.
- Caso você precise alterar a temperatura, ajuste a distância da lâmpada ou até troque o acessório algumas vezes.
-
Dê bastante ração e água aos pintinhos. Você pode comprar uma ração especial para pintinhos enquanto os animais estão nos estágios iniciais de vida. Ela é vendida em duas versões, medicamentosa e não medicamentosa, e é feita para suprir o desenvolvimento deles. A versão medicamentosa é suficiente para alimentar os bichos. Além disso, veja sempre se há água limpa e fresca na criadeira o tempo todo e troque o líquido uma ou duas vezes por dia para evitar contaminações.
- Você pode comprar um bebedouro ou até improvisar algum tipo de dispenser de água limpa para os pintos o tempo todo. Qualquer objeto mais fundo serve, desde que não haja o risco de ele ficar sujo com fezes.
- O mesmo vale para a ração, uma vez que pintinhos costumam "espalhar" o produto e fazer uma bagunça. Mais uma vez, use um comedouro ou improvise com qualquer objeto mais fundo (e, de preferência, de aço galvanizado).
-
Brinque com os pintinhos. Pintos são criaturas curiosas! Você e eles precisam passar um tempo juntos até cultivarem uma relação de confiança. De certo modo, esses bichos são parecidos com cachorros: adoram pular, correr, brincar e assim por diante. Leve-os para o quintal depois de uma ou duas semanas e explore a grama e os cantos da casa por períodos mais curtos (desde que o tempo esteja mais quente). Só fique de olho em gatos e outros predadores!
- A ração é mais que suficiente para os pintinhos, mas você pode dar alguns petiscos a eles de vez em quando. Depois de uma ou duas semanas, comece a dar minhocas ou insetos do quintal. Só não dê frutas e vegetais, pois eles geram o risco de causar diarreia (que, por sua vez, pode levar a óbito). Por fim, limpe a região da cloaca dos animais com um guardanapo e água morna para evitar que os restos de fezes criem crostas e causem infecções.
- Você pode instalar um poleiro mais baixo na criadeira depois de cerca de um mês. Os pintos vão começar a pular e até dormir nele. Só não o coloque logo abaixo da lâmpada quente.
- Lave as mãos com água morna e sabonete depois de encostar nos pintinhos.
- Fique bem atento se os pintinhos estiverem perto de galos e galinhas mais velhos. Eles são frágeis!
Publicidade
-
Transfira os pintos a um galinheiro externo. Quando os pintos tiverem cerca de dois meses de vida, transfira todos a um galinheiro que fique fora de casa — desde que não seja uma época muito fria do ano. Para isso, você pode comprar a estrutura pronta ou construir uma em casa . Ela serve para abrigar os animais das rajadas de vento e de predadores, além de os proteger do calor e do frio extremos. Leve vários fatores em consideração na hora de escolher o galinheiro: [12] X Fonte de pesquisa
- Espaço de locomoção : o galinheiro deve ter espaço suficiente para os pintos (e, depois, os galos e as galinhas) explorarem à vontade. Em termos de tamanho, uma estrutura com 1,2 x 2,4 m é mais que suficiente para algo entre três e cinco animais.
- Poleiro elevado : você até pode construir ou instalar poleiros abertos, mas o mais ideal é instalar uma estrutura elevada que seja protegida. Assim como a maioria dos outros pássaros, galinhas gostam de se empoleirar e até dormir em pontos altos por instinto. Pense em algo com 5 cm de grossura e de 20 a 25 cm de comprimento para cada animal.
- Ninhos em caixas : todo galinheiro precisa ter ninhos protegidos. Eles não precisam ser tão espaçosos: algo com 30 x 30 x 30 cm já serve. Instale uma caixa para cada par de galinhas e forre a estrutura com palha ou cascas de madeira.
- Limpeza : limpe o galinheiro a cada quatro meses, mas troque a forragem dos ninhos a cada semana e meia.
-
Proteja os pintos de predadores. Uma das principais funções do galinheiro é proteger os pintos de predadores. Não dê bobeira, pois qualquer gato ou cachorro que conseguir chegar perto vai devorar os seus animais. Instale uma tela de arame resistente e com orifícios de no máximo 2,5 cm em volta de toda a estrutura. Dê uma olhada nele de vez em quando e veja se tudo está intacto ou se é preciso fazer algum reparo. [13] X Fonte de pesquisa
- A tela de arame deve ficar enterrada na terra em cerca de 15 cm, pois muitos predadores conseguem escavar por baixo do galinheiro.
-
Troque a ração e dê petiscos aos pintos. Quando os pintos completarem dois meses de vida, você pode trocar a ração deles por outro tipo especial, feito para galinhas mais velhas. [14] X Fonte de pesquisa A partir de então, também vale a pena dar petiscos com o que sobrar da sua cozinha e de plantinhas do jardim (desde que não haja pesticidas nelas).
- Você também pode colocar uma tigela com areia mais grossa no galinheiro. Como as galinhas (de qualquer idade) não têm dentes, elas usam a substância para digerir o que comem. [5] X Fonte de pesquisa
- Você pode ainda dar às galinhas um suplemento de conchas de ostras que supra as necessidades de cálcio delas. Assim, elas vão produzir ovos mais resistentes. [5] X Fonte de pesquisa
- Use um comedouro de qualidade, além de limpar a estrutura e ver se a ração não está seca ou mofada com frequência.
- Dê bastante água fresca e limpa aos pintos e às galinhas. Você pode comprar bebedouros maiores e até que esquentam a água para não ter que colocar mais do líquido neles com tanta frequência.
-
Interaja com os pintos, as galinhas e os galos. Frangos gostam de interagir com pessoas. Sendo assim, dê nomes aos seus animais, faça carinho nas penas e converse com eles! Dependendo do caso, você pode até ensiná-los a responder aos seus chamados. Isso tudo também depende um pouco da raça, mas sobretudo do nível de atenção que as galinhas recebem.
-
Entenda quando as galinhas começam a botar ovos. Galinhas fêmeas mais jovens, conhecidas como frangas, começam a botar ovos entre 20 e 24 semanas de vida. Nesse estágio, elas botam cinco ou seis ovos por semana . [15] X Fonte de pesquisa
- As galinhas botam ovos durante boa parte do ano, desde que tenham acesso a bastante luz e a temperatura não esteja extrema. Você pode ter que recolher ovos uma ou até duas vezes por dia. Quanto maior for o animal, maior vai ser a produção.
- Embora muitas galinhas botem ovos durante toda a vida (algo entre oito e dez anos), a produção cai um pouco após três ou cinco anos.
Publicidade
-
Galinhas botam ovos frescos. A principal vantagem de criar galinhas é ter uma produção constante de ovos, que são mais frescos e saborosos do que os vendidos em supermercados — porque você pode, por exemplo, controlar o que os animais comem. [16] X Fonte de pesquisa
-
Galinhas geram adubo. Galinhas são excelentes produtoras de adubo não só por meio de fezes, mas também de restos de ração, plantas, insetos e afins. [17] X Fonte de pesquisa
-
Galinhas ajudam a controlar insetos e outras pragas. Pintos e galinhas comem praticamente todo inseto que passa pela sua frente, bem como ratos, peixinhos e até cobras. Além disso, eles ciscam e mordiscam plantas e ajudam a controlar a presença de ervas daninhas. [18] X Fonte de pesquisa
-
Galinhas são animais bastante divertidos. Acompanhar todo o desenvolvimento do animal, desde a fase fofa do pintinho à idade adulta, é um processo bem divertido. E você sabia que cada animal tem personalidade própria? Sem contar que algumas raças chegam a ser tão bonitas quanto outros pássaros considerados mais interessantes! [19] X Fonte de pesquisa
-
Galinhas geram alimento. Galinhas não produzem apenas ovos: elas produzem carne (que novidade!). Você pode, por exemplo, usar os animais mais novos para produzir mais ovos e os mais velhos para transformar em galinhada, caldos e afins. Parece cruel, mas é assim que as coisas funcionam no mundo da agropecuária. No caso dos galos, dá para comer a carne deles dentro de cinco ou seis meses.
-
As galinhas são excelentes animais de estimação. Como dito acima, elas são sociáveis e dão belos pets, ainda mais para quem as choca por conta própria. Você pode até ensinar o pintinho a subir no seu colo, comer ração da sua mão, cacarejar quando alguém chegar em casa etc. [20] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Se você notar restos de fezes presos na cloaca dos pintinhos, limpe a região com um guardanapo ou lenço descartável morno. Isso pode até salvar a vida dos animais, já que resguarda o trato digestivo deles.
- Em último caso, você pode dar aveia para os seus pintinhos comerem.
- Dê ração e outros produtos aos seus animais mais velhos. As opções vão muito além de milho triturado: alguns pintinhos gostam de iogurte, migalhas de pão e por aí vai! Só não abra mão da ração de vez.
- Comece a criar pintinhos na primavera, que é a estação de temperatura mais amena do ano.
Publicidade
Avisos
- Não coloque um pintinho jovem em um galinheiro com animais mais desenvolvidos enquanto ele próprio não crescer e cacarejar como os demais. Do contrário, os adultos vão atacar o pobre coitado.
- Instale uma lâmpada aquecedora dentro da criadeira para os pintos não morrerem de frio. A temperatura dela substitui o contato físico que o filhote teria com a mãe.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.beginningfarmers.org/information-about-raising-chickens/
- ↑ https://commonsensehome.com/how-to-raise-chickens-cheaply/
- ↑ https://www.raising-happy-chickens.com/back-yard-chickens.html
- ↑ http://www.bbc.com/earth/story/20170110-despite-what-you-might-think-chickens-are-not-stupid
- ↑ 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 http://www.motherearthnews.com/homesteading-and-livestock/how-to-raise-chickens-zmaz03fmzgoe.aspx?PageId=1#axzz2ZoasDz1t
- ↑ https://www.thehappychickencoop.com/10-breeds-of-chicken-that-will-lay-lots-of-eggs-for-you/
- ↑ https://www.moneycrashers.com/raise-chickens-home-build-coop/
- ↑ https://www.thehappychickencoop.com/how-to-prepare-for-chicks/
- ↑ https://modernfarmer.com/2015/04/how-to-build-a-brooder/
- ↑ https://www.raising-happy-chickens.com/bedding-in-the-brooder.html
- ↑ https://extension.unh.edu/resource/brooding-and-caring-chicks
- ↑ https://cherishedbliss.com/moving-chickens-outside/
- ↑ https://www.thehappychickencoop.com/keep-chickens-safe-from-predators/
- ↑ https://www.backyardchickencoops.com.au/blogs/learning-centre/all-the-different-types-of-chicken-feed-explained
- ↑ https://www.nutrenaworld.com/blog/when-pullets-start-to-lay-eggs
- ↑ https://www.backyardchickencoops.com.au/blogs/learning-centre/chickens-101-the-benefits-of-keeping-chickens
- ↑ https://www.backyardchickencoops.com.au/blogs/learning-centre/chickens-101-the-benefits-of-keeping-chickens
- ↑ https://www.backyardchickencoops.com.au/blogs/learning-centre/chickens-101-the-benefits-of-keeping-chickens
- ↑ https://www.backyardchickencoops.com.au/blogs/learning-centre/chickens-101-the-benefits-of-keeping-chickens
- ↑ https://www.naturallivingideas.com/20-convincing-reasons-to-keep-backyard-chickens/
- http://www.artofmanliness.com/2013/03/26/how-to-raise-backyard-chickens/
- http://www.backyardchickens.com/a/how-to-raise-baby-chicks-the-first-60-days-of-raising-baby-chickens
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 202 290 vezes.
Publicidade