PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Anfíbios fascinantes, os sapos são conhecidos pela pele seca e verrugosa e pelo distintivo canto de acasalamento nos meses mais quentes. O sapo é o melhor amigo do jardineiro, pois se alimenta de insetos que prejudicam diversas espécies de plantas. Se deseja deixar seu jardim mais convidativo para esse anfíbio, há algumas coisas importantes que precisa saber:

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um espaço habitável no jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. Não importa quão atraente e deslumbrante o lugar seja; se ele não for seguro para os sapos, eles provavelmente não viverão ali. Para deixá-lo mais amistoso para esses animais:
    • Crie alguma cobertura. Os sapos têm medo de predadores — pássaros, cobras, animais domésticos — e evitam áreas onde ficam sujeitos a servir de banquete para eles. Você pode oferecer cobertura plantando arbustos e outras plantas de folhas grandes sob os quais eles possam se esconder. [1]
    • Evite produtos químicos. A pele do sapo, como a de todos os anuros, é fina e suscetível aos pesticidas e herbicidas que você usa no jardim. [2] Faça a jardinagem com suprimentos orgânicos, inclusive a terra, os fertilizantes, os pesticidas e herbicidas.
  2. Com alguma sorte, seu jardim tem alguma área sombreada por grandes árvores. Não sendo esse o caso, você terá de escolher algum lugar e criar a sombra.
    • Sapos gostam de um lar tranquilo, então escolha um lugar que não seja perturbado por crianças e animais de estimação. Um canto sossegado do jardim é uma boa escolha. [3]
  3. Você pode pôr seu sapo num jardim já criado, mas prepare-se para sacrificar vários metros quadrados. Ou você pode transformar outro espaço do quintal na casa do anfíbio.
    • Sapos gostam de estar próximos de plantas de alturas variadas, portanto, deixar o habitat perto do canteiro é uma boa ideia. Escolha uma área que passe a maior parte do dia sem sofrer a incidência direta da luz solar, especialmente se você vive num clima quente e seco.
    • Para converter um espaço existente, você precisará remover todas as plantas numa área de alguns metros quadrados. Dê preferência a lugares que possam receber muita água sem prejudicar o jardim, já que você precisará regar a área frequentemente para não prejudicar o bem-estar do animal. Ao contrário de algumas plantas de jardim, os sapos não são tolerantes ao tempo seco.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Construindo um habitat para o sapo

PDF download Baixe em PDF
  1. O sapo precisará de água — principalmente se você vai fazer do seu quintal o lar permanente dele. Sapos não bebem água diretamente, apenas absorvem a quantidade necessária através da pele. Assim sendo, é importante que o sapo tenha acesso a água suficiente para ficar submerso. [4]
    • Como os sapos depositam seus ovos à margem de corpos d'água, propriedades que tenham ou que sejam próximas de lagoas e escoadouros são mais convidativas para eles. [5]
    • Sem uma lagoa ou outro corpo d'água por perto, você pode usar uma bandeja funda (ou um grande prato de vaso de planta) no lugar. Cave um buraco raso no solo e ponha nele a bandeja. Depois de inseri-la, acomode bem a terra ao redor dela para fixá-la no lugar. Colocar pedras chatas sobre a borda da bandeja também ajuda a mantê-la no lugar. Preencha-a com água limpa. [6]
  2. Eles servem, em primeiro lugar, de esconderijo para o sapo; em segundo, para atrair insetos que servirão de comida para ele.
    • Tente incluir flores selvagens nativas e plantas de tipos diversos. A verônica rasteira é uma das plantas favoritas do sapo americano. [7] Para achar a vegetação mais indicada para sua região, visite um local alagado perto de casa e observe as plantas que crescem perto d'água. [8]
  3. Anuros são anfíbios e, como tais, precisam permanecer úmidos e ter acesso constante a água. Nem todos eles vivem na água, como é o caso do sapo, mas todos precisam de um lugar úmido para se abrigar. [9]
    • Tábuas, troncos e pedras grandes, além de ótimos esconderijos, acumulam umidade.
  4. As tocas específicas para sapos servem de abrigo e, ao mesmo tempo, de decoração de jardim. Ofereça um lugar seguro para o animal em caso de necessidade, e um refúgio aconchegante e úmido sempre que ele desejar um pouco de paz. A toca pode ser adquirida na internet ou em lojas de jardinagem — ou você pode confeccionar uma em casa!
    • O modo mais simples de se produzir a toca é fazer, com o auxílio de um martelo, uma grande abertura em um vaso de terracota. Depois vire o vaso de ponta-cabeça e coloque-o no habitat do animal. A abertura lateral servirá como porta de entrada e saída. [10]
    • Para um melhor acabamento, você pode fazer a abertura com uma serra de bancada ou uma serra Dremel. Para decorar, você pode usar tinta ou colar pequenas pedras e fragmentos de azulejo.
    • Regue todo o local — incluindo a toca do sapo — regularmente para manter a umidade de que ele precisa para ser feliz.
  5. Esse passo é opcional, mas, se quiser, você pode decorar o lar do sapo de várias maneiras. Muitos jardineiros preferem criar um espaço rústico, repleto de objetos de madeira, enquanto outros gostam de cores vivas e temas florais. Você pode usar qualquer estilo estético, independentemente de suas preferências, na decoração do habitat.
    • Ponha pedras lisas de rio perto da água. Assim, o habitat parece natural e insetos terão mais lugar para se abrigar.
    • Pequenas esculturas de jardim, como aquelas de gnomos ou fadas, são ótimas peças para o habitat de um sapo — contanto que você evite peças realistas dos predadores naturais do sapo: cobras, pássaros, animais de grande porte etc.
    • É importante ter em mente a segurança do animal. Não coloque no viveiro comedouros, bebedouros e casas de pássaro. O sapo pequeno é o prato favorito de muitos pássaros, logo, ele não se sentirá confortável num ambiente constantemente frequentado por esses animais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo a manutenção do habitat

PDF download Baixe em PDF
  1. Se for sortudo (e viver próximo a uma lagoa ou a um bosque), você não terá de capturar os moradores do habitat. Dentro de poucos dias os sapos encontrarão a água e começarão a se acomodar em seus novos aposentos.
    • Se nenhum sapo aparecer no habitat que montou dentro de uma ou duas semanas, vá ao bosque ou a uma lagoa local e tente capturar um. Eles também podem ser comprados em pet shops, mas não se recomenda que sapos de estimação sejam soltos no quintal. Desabituados à vida selvagem, pode ser que eles sejam incapazes de sobreviver sozinhos.
  2. A tentação de se aproximar e fazer amizade com eles é grande, mas o melhor é observá-los à distância. Da mesma forma, crianças e animais de estimação não devem ter contato com eles.
    • Instrua crianças mais velhas a apenas observar o sapo. Crianças pequenas nunca devem ficar no quintal sem a supervisão de um adulto. Se manter for impossível manter bichos de estimação longe do habitat dos sapos, construa uma pequena cerca em volta da área — de outro modo, é improvável que eles queiram morar ali.
    • Você pode estimar quão confortáveis os sapos ficam em sua presença observando seu comportamento enquanto você trabalha no jardim. Se eles não fugirem de você, pode ser que um dia você possa tocá-los ou, quem sabe, apanhá-los. Mas tenha paciência.
  3. O sapo gosta de ambientes orvalhados, ou seja, a área deve ficar úmida, não encharcada. A água da bandeja nunca deve secar nem ficar suja ou turva.
    • Dada a importância da umidade, é preferível que as plantas do habitat sejam tolerantes à água — de outro modo, a rega frequente acabará por afogar ou apodrecer a vegetação. Se você notar que as plantas estão sendo prejudicadas pela água, será necessário substitui-las por outras que prosperem na umidade.
  4. A maioria dos quintais tem uma boa quantidade de insetos — o suficiente para que você não precise dar nenhuma comida ao sapo. Se você tem a sorte de viver numa região com muitos insetos noturnos, considere a possibilidade de investir numa lâmpada, que servirá para atrair insetos para o habitat do sapo durante a noite. [11]
    • Qualquer tipo de luz de jardim serve, mas ela deve ficar a menos do que 1 m de altura e na periferia do espaço reservado para os sapos. Deixe-a acesa durante as noites dos meses mais quentes sempre que possível. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Sapos gostam de locais sombreados. O habitat deve ficar numa área fresca, não diretamente exposta à luz solar.
  • Sapos não transmitem verrugas para humanos.
  • Ponha plantas vivas no habitat para que ele se assemelhe a uma paisagem natural.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe outros animais (especialmente cães e gatos) "brincarem" com sapos.
  • Não deixe crianças perto de sapos sem supervisão. Os anuros se ferem e morrem com facilidade. Instrua crianças pequenas a lavar as mãos depois de manuseá-los.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bacia ou bandeja
  • Pedras
  • Plantas

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 603 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade