Baixe em PDF Baixe em PDF

Sapos são criaturas maravilhosas de se ter em casa (desde que eles fiquem abrigados em suas próprias casinhas de vidro). Suas carinhas adoráveis serão uma visão bem-vinda quando você caminhar pela porta. Cuidar de seu sapo não consumirá muito o seu tempo e será bastante recompensador.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando a casa do seu sapo

Baixe em PDF
  1. Você precisará comprar um terrário de 40 L para um ou dois sapos. Geralmente, não é bom colocar mais de três sapos em um terrário, pois muitos sapos juntos podem ficar agressivos. Não abrigue diferentes tipos de sapos juntos. [1]
  2. O substrato é o que cobre o chão, feito especificamente para terrários. Colocar pelo menos 8 cm de substrato no chão vai permitir que o seu sapo cave quando ele estiver com vontade de se esconder. O tipo de substrato dependerá do seu tipo específico de sapo. Geralmente, o musgo para sapos, vendido em pet-shops, serve como um bom substrato, assim como também o solo superficial sem aditivos vendido em lojas de jardinagem. Fibra de coco moída também é uma excelente escolha.
    • Se estiver na dúvida sobre qual tipo de substrato você deve comprar, pergunte a um especialista em anfíbios em uma loja de bichos de estimação ou de répteis.
    • Não use relva ou cascalho artificiais, pois eles são muito agressivos para a pele sensível do seu sapo.
  3. Você pode escolher qual tipo de esconderijo fornecer ao seu sapo. Você pode colocar uma pedra, uma casca de árvore, ou um pedaço de ardósia para que ele possa cavar por baixo. Outros donos de sapos preferem comprar esconderijos feitos nas lojas ou fornecer uma casca de coco vazia para eles entrarem.
  4. A "piscina" deve ter aproximadamente a metade da altura do sapo e quatro vezes o comprimento dele. É muito importante que a água usada para encher a piscina não tenha cloro — os sapos podem morrer se nadarem na água com cloro. Faça questão de ter algum tipo de rampa para que o sapo possa subir quando cansar de brincar na água, já que sapos são nadadores um pouco ruins. [2]
    • Uma maneira fácil de fazer uma piscina de água para o seu sapo é comprando uma tigela de plástico rasa. Faça um buraco no substrato para que a borda da tigela fique no nível do resto do substrato no chão do terrário. Coloque algum tipo de tábua firme na tigela para que ele possa entrar e sair da água facilmente.
  5. Novamente, a temperatura do terrário dele dependerá do tipo de sapo que você está abrigando. A temperatura preferida deles pode variar entre 18°C e 27°C, dependendo da espécie que você tiver.
    • É recomendável colocar um aquecedor para répteis embaixo de um dos lados do terrário se o seu tipo de sapo precisar de calor. Colocar o aquecedor em um dos lados do tanque permitirá que ele escolha ficar no lado aquecido ou no lado mais frio. Para saber a temperatura específica necessária para o seu sapo, pergunte na sua loja de répteis e anfíbios mais próxima. [3]
  6. Os sapos devem receber aproximadamente 12 horas de "luz do sol" todos os dias. Use um abajur ou uma lâmpada de baixo nível de UV, mas apenas se você tiver proporcionado esconderijos ao sapo (para que ele possa fugir da luz se quiser). [4]
    • Se você quiser enxergar o seu sapo à noite, instale uma lâmpada vermelha para iluminar o abrigo dele quando necessário. Os sapos são mais ativos nesse horário. Eles não podem enxergar luzes vermelhas, então não ficarão desconfortáveis se você usá-las para vê-los.
  7. Embora alguns tipos de sapos gostem mais de água do que outros, todos precisam de um habitat um pouco úmido. Use um borrifador todos os dias para umedecer um lado do terrário (o lado que possui a tigela com água) para que o sapo possa escolher se ele quer ficar em terreno seco ou úmido. Apenas use água livre de cloro! [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Cuidando de seu sapo

Baixe em PDF
  1. Animais selvagens não devem ser tirados de sua casa, não importa o quanto você achar que a carinha boba de um sapo é fofa. O fato é que muitos tipos de sapos estão em perigo de extinção, pois nós transformamos suas casas em terrenos de construção. Sapos selvagens devem ser deixados em paz em seus habitats naturais.
  2. Os alimentos de um sapo normal inclui larvas da farinha, certas larvas de mariposa e grilos recém alimentados. A idade do seu sapo determinará com que frequência ele deve comer. Se você tiver um sapo jovem, você deve alimentá-lo todos os dias. Um sapo adulto deve ser alimentado de duas a três vezes por semana. Você deve fornecer ao seu sapo de quatro a cinco itens de comida de tamanho normal (normal significando do tamanho de um grilo) quando for alimentá-lo. [6]
    • Sapos vão reconhecer uma rotina. Tente alimentá-lo no mesmo horário de dois em dois dias ou mais.
    • Apenas dê grilos comprados ao seu sapo. Grilos pegos na selva podem carregar parasitas que vão deixar o seu sapo doente.
  3. Para proporcionar ao seu sapo a quantidade adequada de nutrientes, considere polvilhar multivitamina ou cálcio em pó na comida dele. Como uma regra geral, é melhor polvilhar cálcio em pó na comida todas as vezes, e um polivitamínico uma vez por semana.
  4. É incrivelmente importante dar apenas água mineral ao seu sapo. Sapos são bastante sensíveis a substâncias químicas como o cloro. Se ele entrar em contato com o cloro, pode até morrer. [7]
  5. Em geral, sapos vão comer o suficiente dentro dos primeiros 15 minutos que a comida for inserida ao abrigo. Espere 15 minutos ou mais e então remova qualquer comida que sobrar. Você também deve trocar a água todos os dias. [8]
  6. Sapos não gostam de ser pegos e podem ficar assustados com facilidade. Esses animais são bichos de estimação do tipo "observe, mas não toque". Quando você realmente tiver que pegar seu sapo, como por exemplo, para limpar o terrário, seja bastante gentil. Sapos são criaturas delicadas, apesar de suas aparências ásperas. Nunca jogue o seu sapo e nem o deixe cair.
  7. Você deve sempre usar luvas quando tiver que pegá-lo. A pele dos sapos é um pouco tóxica e vai causar irritação na pele de algumas pessoas — porém, os óleos da pele humana também podem ser prejudiciais a sapos. Lave suas mãos após pegar no seu sapo.
    • Sapos são conhecidos por serem portadores de doenças como a salmonela. Você deve sempre lavar as suas mãos depois de ter pego o seu sapo, principalmente se não usar luvas. Lave suas mãos com água quente e sabão.
  8. Você deve tentar limpar o terrário de seu sapo uma vez por semana. Para fazer isso, você deve transferi-lo a uma área onde ele não possa escapar. Remova todo o substrato antigo, limpe o terrário e quaisquer itens (como os esconderijos), encha o terrário com substrato fresco e coloque tudo de volta no lugar (incluindo o seu sapo).
  9. Embora esse artigo fale sobre o básico de como manter um sapo de estimação feliz e vivo, alguns tipos de sapos são mais exigentes do que outros. Lembre-se, na dúvida, peça a ajuda de um especialista de anfíbios bem informado em uma loja de répteis ou bichos de estimação próxima a você.
    Publicidade

Dicas

  • Não pegue sapos da natureza.
  • Converse com um especialista em anfíbios sempre que tiver dúvidas quanto ao cuidado de seus sapos.
Publicidade

Avisos

  • Sapos podem possuir bactérias prejudiciais — use luvas e lave as suas mãos antes e depois de manuseá-los.
  • Não manuseie demais o seu sapo, pois eles não gostam de ser pegos. Os óleos das mãos humanas podem danificar a pele dos sapos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 158 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade