Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já tentou achar um jogo de cartas legal para jogar com seus amigos, encontrou e percebeu que ele não valia o dinheiro que custou? Se esse foi o caso, você pode fazer seu próprio jogo por menos de R$ 100,00! Leia mais abaixo.
Passos
-
Pense em um gênero básico para seu jogo. Ficção científica, espaço, fantasia, faroeste, passado e futuro são alguns exemplos.
-
Crie uma história e um cenário únicos. Você deverá basear as regras nesses elementos, não o contrário, por isso este Passo deve vir antes das regras.
-
Planeje o jogo. Faça um bom conjunto de regras e crie um objetivo empolgante. Não é divertido jogar um jogo de cartas sem regras ou com regras demais a seguir.
- Muitos jogos têm regras diferentes. Alguns são restritos enquanto outros, podem ser mais abertos. Experimente e veja o que é melhor para você. Ao planejar o jogo, você deve pensar em um bom campo e em como os turnos serão ganhos ou perdidos, como se ganha o jogo, etc.
-
Pense nos vários tipos de cartas. Deverá haver uma grande variedade de personagens. As cartas que conferem bônus, acréscimos e pontos de saúde também podem tornar o jogo mais interessante. Você ainda pode fazer cartas que mudem as regras.
- Esses elementos tornam seu jogo de cartas mais interessante. Essas cartas podem ser agrupadas em tipos, elementos ou classes se o criador quiser. Elas deverão ter ilustrações. Poucas pessoas gostariam de jogar um jogo de cartas olhando apenas para as palavras. Contrate um artista se precisar.
-
Pense em uma época relevante. Seria um pouco confuso se o criador de "Yu-Gi-Oh" chamasse o jogo dele de "Um período na Roma moderna". Este Passo é irrelevante se o seu jogo tiver várias criaturas diferentes de diversos períodos históricos.
-
Crie um nome para seu jogo. Ele deverá ser fácil de lembrar e original para que as pessoas queiram jogar. Não use o nome de outros jogos de cartas, como "Yu-Gi-Oh" ou "Pokémon".
-
Obtenha um programa como o MS Paint e um tablet. O Photoshop é uma escolha recomendada. Desenhe os modelos no programa e escreva na carta as habilidades, a cor, o poder de ataque, o nome e outros. Você também pode desenhar as cartas à mão, mas vai levar muito tempo.
-
Imprima os modelos e peça para o artista desenhar neles ou use um tablet para desenhar no seu computador.
-
Jogue com seus amigos e divirta-se!Publicidade
Dicas
- Leve as cartas para serem laminadas, se elas forem de papel. Dessa maneira, elas não se rasgarão tão fácil.
- Faça um livro de regras claro e fácil de ler, se as regras forem levar mais de um minuto para serem explicadas. É melhor fazer o livro no computador.
- Use um papel de qualidade. Ele melhora a apresentação e a resistência das cartas.
- Procure não criar mais de 50 cartas de uma vez só. Comece com algumas e veja se faz sucesso. Você pode ir adicionando mais cartas se der certo.
- Só porque você não sabe desenhar, não quer dizer que seu jogo será ruim! A pessoa que criou as cartas de "Pokémon" não as desenhou. Sempre faça a carta antes da arte. As cartas de "Magic" mais antigas, antes do jogo ser publicado, usavam imagens de acervos gratuitos, e algumas nem se encaixavam no tema de fantasia. Você pode acessar artes melhores depois de testar as cartas, pois pode ser que algumas não funcionem muito bem.
- Não roube as ideias de ninguém, nem da Nintendo nem do seu melhor amigo, mas inspire-se com elas.
- O primeiro grande jogo de cartas colecionáveis foi o "Magic: The Gathering", e ele continua sendo o mais popular até hoje. Seu jogo não poderá ser uma cópia exata dele.
- Claro que alguma semelhança pode ocorrer mesmo que você nunca tenha ouvido falar do jogo parecido; há muitos jogos por aí.
- Não é fácil criar um ótimo jogo de cartas sozinho. Chame amigos ou irmãos para ajudar a fazer o jogo.
- Os jogos de cartas exigem duas coisas que os separam dos outros: equilíbrio e não misturar. As cartas devem ser balanceadas, ou seja, as mais poderosas precisam de algum tipo de custo ou desvantagem. Além disso, as regras e os efeitos não devem fazer com que as cartas do jogador acabem na mão ou no baralho do oponente, pois pode ser muito chato separá-las depois!
- Tente vender as cartas online ou fazer um baralho de iniciante e outras coisas do tipo. Você pode até preparar anúncios e colocá-los no bairro para fazer com que as pessoas queiram comprar algumas das suas cartas.
- Se você achar que seu jogo é bom o bastante, venda-o no centro da cidade, no parque, na escola, em uma loja de quadrinhos, etc.
Publicidade
Avisos
- Não faça de si mesmo o chefe invencível do jogo. Fazer 100 cópias das cartas mais poderosas para si mesmo seria injusto e acabaria com a diversão.
- Não invente regras novas no meio do jogo! Isso estraga a diversão e pode levar a brigas.
- Prepare-se para ser enganado ou manipulado se você der sua ideia para uma empresa de jogos de cartas, pois elas talvez não queiram contratar você. Mas não perca a esperança! Você pode abrir sua própria empresa se quiser, embora para isso precise tomar medidas legais.
- Caso queira vender seu jogo, lembre-se de obter uma patente ou direitos autorais antes da produção para que ninguém o copie.
Publicidade
Materiais Necessários
- Alguns amigos para ajudar
- Uma boa ideia
- Papel de boa qualidade (fichas sem pauta de tamanho grande cortadas ao meio são ótimas)
- Outra maneira é criar um modelo 4 x 7 no InDesign e dividi-lo ao meio usando réguas para obter duas cartas de 2 x 3,5. Em seguida, leve-as para uma papelaria local e imprima-as em papel fotográfico de 10 x 18 cm. Assim, a qualidade será melhor do que a da impressão caseira
- Um computador e acesso à internet para promover seu jogo
- Uma loja ou ponto de venda (opcional)
- Um site de confiança de onde comprar materiais (opcional)
- Você precisará de paciência e talvez de um familiar para entrar em contato com grandes empresas. Uma boa dica também é laminar algumas cartas em papel metalizado para tornar as imagens mais vívidas.
- Uma pasta ou portfólio para guardar as cartas é uma boa ideia.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 92 118 vezes.
Publicidade