Baixe em PDF Baixe em PDF

Os shih tzus são cães adoráveis, bastante companheiros e tranquilos. O visual fofo e tradicional da raça normalmente é mantido com cuidados de higiene e tosas. Os cuidados profissionais pode ser bem caros, o que faz com que muitas pessoas escolham fazer a manutenção em casa, processo que envolve escovações e banhos, além da tosa e do corte de unha. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se e escovando o cão

Baixe em PDF
  1. Para cuidar da higiene e do pelo do seu shih tzu em casa, você precisará de alguns itens especiais. A maioria deles pode ser encontrada em qualquer pet shop ou supermercado. Você precisará também de alguns equipamentos que provavelmente já tem em casa, como secador de cabelo e toalhas. [1]
    • Você precisará comprar uma escova para cachorros, de preferência uma com dentes emborrachados para ser mais gentil com a pele do animal.
    • Invista também em um cortador de unha e uma máquina de tosa, ambos próprios para uso em cães.
    • Compre um xampu formulado para o uso em cães. O xampu para humanos pode irritar a pele do seu amigo peludo, portanto, não o use. Existem fórmulas próprias para filhotes, assim como produtos específicos para peles sensíveis ou diferentes tipos de pelagem.
  2. Para cuidar do cão em casa, você precisará levá-lo para um local do qual ele não conseguirá escapar. Se quiser fazer isso no quintal para minimizar a sujeira, verifique se o local é bem fechado. Se for fazer isso dentro de casa, vá para o banheiro — para facilitar o acesso a água e aos materiais — e feche a porta para que o cão não faça molhaceira pela casa.
    • Cubra o chão com algumas toalhas para minimizar a molhaceira e evitar que o cão escorregue.
    • Além disso, cubra a pia ou banheira com uma superfície antiaderente para evitar acidentes.
    • Só banhe o cão ao ar livre se o clima estiver propício para isso. Um dia muito quente ou muito frio vai deixar o cachorro desconfortável.
  3. O banho e a escovação podem ser estressantes para alguns animais, principalmente nas primeiras vezes. Antes de iniciar o processo, portanto, tire alguns minutos para acalmar o animal e deixá-lo seguro e confortável. [2]
    • Coloque o cão no seu colo e faça bastante carinho nele, conversando com um tom de voz calmo. Assim, você o acalmará e colocará no clima certo para os cuidados com a higiene.
  4. Coloque a escova sobre a pele do animal e escove cuidadosamente, da raiz à ponta dos pelos. Escove também o rosto do animal, principalmente o focinho dele, já que a comida costuma ficar presa nessa região. Depois, escove as pernas dele, sempre indo da raiz às pontas dos pelos.
    • É uma boa ideia escovar os pelos do cão com frequência, pelo menos duas ou três vezes por semana.
  5. É preciso ser muito cuidadoso para eliminar nós e emaranhados da pelagem do cão. Comece na base (a ponta dos nós) e use a escova para desfazer os emaranhados gradualmente. Vá trabalhando por parte, até conseguir chegar na raiz dos pelos.
    • Lembre-se de que a melhor forma de se lidar com os nós é a prevenção. Evite que eles se formem para facilitar sua vida e deixar o cão sempre confortável.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Dando banho no shih tzu

Baixe em PDF
  1. O banho vai ajudar o bichinho a ficar cheiroso e vai prevenir o emaranhamento dos fios. Para iniciar o banho, umedeça todo o pelo dele com água morna. [3]
    • Use uma água bem morninha, já que a água fria pode acabar baixando demais a temperatura corporal do animal e a água quente pode queimar a pele dele.
    • Coloque o cão em uma superfície antiderrapante durante o banho, para evitar que ele escorregue e se machuque.
  2. Compre um xampu próprio para cães e massageie bem o produto na pelagem do animal, evitando o contato do líquido com os olhos dele. Depois de esfregar, use uma vasilha com água para enxaguar o pelo, esfregando ainda a pelagem durante o processo. [4]
    • Remova todos os resíduos de xampu do pelo, pois eles podem causar irritações de pele sérias no animal.
  3. Com o pelo dele ainda úmido, esfregue ao redor dos olhos dele usando apenas água. Com as pontas dos dedos ou um paninho limpo, esfregue cuidadosamente para remover as remelas, sem cutucar o globo ocular propriamente dito. Se necessário, use um pente fino ou uma tesoura para eliminar os nós da região.
    • Caso deixe as remelinhas em volta do olho do cão por muito tempo, elas podem descolorir os pelos da região, principalmente se a pelagem for mais clara.
  4. Pegue o cão e enrole-o em uma toalha limpa, esfregando bem o tecido para aquecer o bichinho e absorver o excesso de água. Agora, você pode deixá-lo secando naturalmente ou pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo. [5]
    • Use sempre o secador na menor temperatura possível, ou você pode acabar queimando a pele do animal.
    • É possível que o seu bichinho tenha medo do barulho do secador de cabelo. Introduza-o ao barulho gradualmente em outro momento, deixando para usar o secador nele só quando ele estiver acostumado com o som.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da higiene

Baixe em PDF
  1. Assim que o cãozinho estiver mais aquecido e com o pelo seco, escove-o de leve com uma escova macia, indo da cabeça ao rabo. Concentre-se nos emaranhados que não conseguiu soltar antes do banho, eliminando também os nós que se formaram durante o banho. [6]
    • Lembre-se de sempre escovar na base dos pelos, seguindo na direção das pontas. Essa é a melhor forma de se remover nós sem machucar o cãozinho.
  2. Segure o cortador de unha na palma da sua mão e use os dedos para cortar. Encaixe a unha do cão no buraco e faça um corte rápido e preciso. Assim, você evita que a unha fique desfiando. [7]
    • Corte apenas a parte branca da unha. A parte rosa contém tecidos vivos e vai sangrar caso seja cortada, além de machucar o animal.
    • Caso esteja muito nervoso com o corte das unhas, peça que um especialista em banho e tosa ou um veterinário demonstre o corte para você. Outra opção é usar uma lixa elétrica (própria para cães) para aparar as unhas do bichinho.
    • Caso corte o leito ungueal das unhas e acabe causando um sangramento, coloque um pouco de amido de milho sobre o corte para estancar o sangue.
  3. Use uma tosadora com lâmina número 10 para aparar os pelos faciais do cão. Essa tamanho de pente de lâmina é ideal para que você não corte acidentalmente a pele do seu shih tzu. A maioria das tosas da raça envolve o corte da "barba" e dos pelos das orelhas, seguindo depois para a tosa do corpo usando a lâmina de acordo com o comprimento desejado. [8]
    • Mantenha o animal preso com uma coleira durante a tosa, evitando assim que ele tente fugir ou se debater, o que pode ser perigoso.
  4. Use uma solução de limpeza à base de álcool própria para o uso em cães. Você pode encontrar esse produto em qualquer pet shop, mas informe-se com um funcionário para ver se está levando a solução correta. Umedeça uma bola de algodão no líquido e esfregue-a na pele e nos pelos ao redor da orelha do dog. Depois, dobre as orelhas dele e massageie-as por cima, espalhando bem o produto por toda a superfície. Por fim, use um algodão limpo e seco para remover os resíduos. [9]
    • Em seguida, use um pente fino (de preferência o mesmo que usou para pentear os pelos faciais do cão) e passe-o pela pelagem ao redor das orelhas do cachorro, evitando a formação de nós.
    • Tome bastante cuidado para não enfiar demais a bola de algodão dentro da cavidade auricular do cão.
    • Facilite a limpeza das orelhas deitando o cão de lado sobre uma superfície plana e firme.
    • Sempre confira as orelhas do animal após um passeio para ver se não há nenhuma sujeira nela. É possível que galhos, folhas de grama e outros detritos se alojem no local e pode ser difícil limpá-los mais tarde.
  5. Use uma escova de dentes dupla e uma pasta própria para cachorros — esses itens podem ser encontrados em qualquer pet shop. Encaixe a escova cuidadosamente na boca do animal e esfregue devagarinho os dentes e as gengivas dele. Vá com calma, começando com pequenas sessões; conforme o cachorro se acostuma com o processo, faça limpeza mais profundas e longas. [10]
    • Escove os dentes do cachorro todos os dias.
    • Caso seja difícil acostumar o cão à escova de dentes, compre uma escova que de dedo para começar. Assim, você acostuma o animal gradualmente e faz a transição para uma escova tradicional para cães.
    • Lembre-se de usar apenas uma pasta de dentes própria para uso em cães. A pasta humana pode ser tóxica para o seu bichinho.
    Publicidade

Dicas

  • Não use xampu de humanos para lavar o cachorro. É importante utilizar produtos próprios para cães, já que eles são formulados para o tipo de pelo e pele desses animais, trazendo melhores resultados e evitando problemas.
  • Seque bem o cachorro após o banho. Como os shih tzus são pequenos, é preciso secar o bichinho rápido, ou ele pode ficar com frio.
  • Escove o cachorro antes de molhá-lo, já que é praticamente impossível remover nós dos pelos molhados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 311 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade