Baixe em PDF Baixe em PDF

O lambari ( Tradescantia zebrina ) é uma linda planta conhecida por suas folhas suculentas e arroxeadas. Essa planta perene resistente é usada como cobertura de solo, mas também se dá bem em vasos, principalmente nos suspensos, para que ela fique caindo em cascata. É fácil cultivar e cuidar da espécie, o que a torna uma ótima opção de planta doméstica.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando o cultivo

Baixe em PDF
  1. O lambari é uma espécie nativa da América do Sul e gosta de bastante luz solar e de temperaturas mais altas, entre 15 °C e 25 °C. Esse fator não é nenhum problema, seja para o cultivo dentro ou fora de casa, já que na maior parte do ano e em qualquer região do Brasil temos temperaturas mais quentes.
    • Talvez a planta não se adapte tão bem a regiões muito frias do Sul, mas, mesmo assim, é difícil que acabe morrendo. [1] Ela gosta de muita luz solar o ano inteiro, ou seja, é ideal para o quintal.
    • A sua região é muito fria e você não quer arriscar? Para garantir, plante-a dentro de casa em um vaso suspenso.
  2. Dá para usar um vaso comum com um pratinho embaixo ou um de pendurar. Seja qual for a sua escolha, verifique se ele tem furos para drenagem.
    • Se você usar um vaso suspenso, lembre-se de girá-lo diariamente para a planta receber quantias iguais de luz solar em todos os lados.
    • Não compre um vaso muito pesado, principalmente se quiser pendurá-lo. É possível usar uma opção de plástico em vez de uma de cerâmica nesse caso. Também é mais fácil trocar um vaso mais leve de lugar se for preciso.
  3. Encha cerca de ⅔ do recipiente com solo e coloque a planta no centro do vaso. Complete o espaço restante com mais solo, preenchendo as laterais. Pressione-o de leve e regue-o até deixá-lo bem úmido.
    • Você pode encontrar o lambari para comprar em viveiros de plantas. Outra opção é iniciar o cultivo por estaquia — basta cortar alguns pedaços de uma planta saudável e crescida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando da planta

Baixe em PDF
  1. Se for possível, o ideal é que a planta tenha uma combinação de luz solar direta e indireta.
    • O peitoril de uma janela voltada para o leste é uma boa escolha de local para colocar a planta. Ela recebe luz solar indireta ao longo do dia. Só não é bom que esse local aqueça muito à tarde. Se for o caso, afaste o vaso da janela ou coloque uma cortina para filtrar o sol. [2]
    • Se a planta ficar ao ar livre na maior parte do tempo, encontre um lugar que receba luz solar indireta. Pode ser uma varanda que receba o sol da manhã por algumas horas. Só tome cuidado para que o lambari não fique exposto diretamente na maior parte do dia.
  2. Essa espécie gosta de solo úmido, mas não encharcado! Verifique o solo com o dedo todos os dias. Se ele estiver seco, ponha água suficiente para umedecê-lo por completo. O excesso deve escoar pelo fundo do vaso.
    • Colocou um prato sob o vaso? Esvazie-o sempre que ele encher.
    • Tome cuidado para não jogar água diretamente no caule, pois a planta pode apodrecer. [3] Diminua as regas nos meses de inverno, quando o crescimento também desacelera. [4] É só deixar o solo ficar um pouco mais seco antes de voltar a regar.
    • Algumas pessoas acham mais conveniente comprar um vaso autoirrigável (que libera água por conta própria), mas é preciso limpá-lo de vez em quando. Além disso, você deve continuar examinando a umidade da planta mesmo que decida usar um desses.
  3. A cada duas semanas, forneça um fertilizante líquido 10-10-10 diluído em uma medida igual de água. [5]
    • O fertilizante líquido 10-10-10 é de uso genérico, pois contém 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio. [6] Leia atentamente as instruções da embalagem, pois alguns produtos vêm em pó e precisam ser diluídos na água.
    • A fertilização é necessária somente na época de crescimento, que vai da primavera ao início do outono.
  4. Para evitar que o lambari fique muito grande, reduza os ramos fazendo o corte logo acima do nó de onde saem as folhas. Não tenha medo de exagerar! Você pode cortar até ¼ da planta, o que a incentiva a produzir mais folhas. [7]
    • A melhor época para fazer a poda é na primavera e no verão, quando a planta cresce mais. Depois de podada, deixe-a produzir novos brotos e voltar a ficar cheia.
    • Acha que a planta está cheia demais? Faça uma poda mais próxima do caule para aumentar a circulação de ar e fornecer uma quantia de luz solar adequada a todos os ramos.
  5. Às vezes, o lambari para de produzir folhas no caule, mas continua a espichar. Nesse momento, é melhor replantá-lo, trocando-o de vaso. [8] Para isso, você pode plantar estacas, germinar alguns galhos na água ou, simplesmente, plantar as mudas direto no solo. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Solucionando problemas comuns

Baixe em PDF
  1. Os brotos novos do lambari costumam atrair insetos verdes minúsculos, conhecidos como pulgões, que geralmente ficam perto do caule. Um jeito eficaz de eliminá-los é arrancando ou podando os caules afetados e borrifando água no restante da planta. [10] Você também pode usar uma mangueira ou um jato de água para expulsá-los das folhas.
  2. Borrife água na planta com frequência. Quando a umidade do ar estiver baixa, as folhas ficam marrons, mas, com uma nebulização periódica, é possível mantê-las vibrantes. As folhas úmidas também afastam os pulgões. Encha um frasco borrifador com água e umedeça as folhas de leve.
    • As folhas marrons também indicam que a planta está recebendo luz solar em excesso. Nesse caso, observe se ela está exposta à luz solar direta e troque o vaso de lugar ou coloque uma cortina na janela.
    • Procure usar água filtrada ou mineral para umedecer as folhas.
  3. As folhas que perderem a típica cor vibrante provavelmente não estão recebendo luz solar suficiente. [11] Aumente aos poucos a quantia de sol à qual a planta fica exposta para ela não morrer. Uma opção é ir aproximando o vaso de uma janela que receba mais sol ou encontrar um local ensolarado no quintal.
  4. Se a planta estiver perdendo a cor e as folhas ficarem amareladas e desbotadas, pode ser que ela esteja recebendo muita água e a raiz esteja apodrecendo. [12] Nesse caso, provavelmente ela não deve produzir tantos brotinhos novos. Você deve remover a parte apodrecida da raiz, cortar uma estaca da parte saudável e replantá-la.
    Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado. A seiva do lambari pode provocar irritações na pele de pessoas e reações alérgicas em cães. [13]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Estacas ou planta crescida.
  • Substrato com musgo de turfa.
  • Vaso comum ou pendente.
  • Água.
  • Fertilizante.
  • Vaso autoirrigável (opcional).
  • Tesura de poda (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 784 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade