Baixe em PDF Baixe em PDF

Os caranguejos ermitões (também chamados de Paguros) são ótimos animais de estimação. Eles podem não ser tão bonitos ou fofos como um cachorrinho, mas são divertidos para se brincar e ensinarão as crianças o significado de cuidar de outra criatura viva. Siga esses passos para montar um habitat ideal para ele e cuidar do seu ermitão.

Método 1
Método 1 de 2:

Montando seu habitat

Baixe em PDF
  1. Um tanque entre 35 e 75 litros é de bom tamanho para um ermitão e um tanque de 75 a 150 litros para dois. O lar apropriado para seus caranguejos deve ser um que conserve a umidade e que ainda deixe entrar ar fresco. Um aquário para peixes ou um terrarium de répteis normalmente funcionam bem. Você pode lavar aquele velho aquário no sótão e usá-lo!
  2. Você deve comprar um higrômetro (medidor de umidade) e um termômetro. Isso o ajudará a monitorar e manter a melhor temperatura e umidade relativa do ar, por volta de 22-29 °C e 75-85% de umidade relativa. Os caranguejos ermitões respiram através de guelras (endurecidas) e não podem respirar de forma apropriada a menos que o ar esteja bastante úmido. O nível ideal é de pelo menos 70 % de umidade relativa. Umidade abaixo de 70 % causará sufocamento, o que o matará lentamente dentro de algumas semanas ou meses e é extremamente doloroso.
    • Uma ótima maneira de aumentar a umidade natural do tanque é acrescentar musgo natural. Isso aumenta a umidade e os caranguejos ermitões o comem. Procure musgos como os usados para répteis na loja de rações do seu bairro.
  3. Os caranguejos ermitões são animais tropicais e se sentem melhor em temperaturas aquecidas. Entre 22-29°C é o nível apropriado de temperatura. Ferimentos por calor são irreversíveis e temperaturas muito baixas fazem cair o metabolismo do caranguejo. Um aquecedor próprio para caranguejos ermitões na base do tanque é um bom jeito de manter a umidade. Um ambiente impróprio pode tornar seu caranguejo letárgico e inativo, fazê-lo perder pernas e pode potencialmente causar morte.
  4. O substrato é a camada de material que você coloca no fundo do tanque. A areia com uma granulação de açúcar é a única areia que você deve usar porque outras granulações podem cortar o caranguejo e a areia de quadra pode ter pontas cortantes. Use água salgada desclorada para umidificar a areia até a consistência de “areia de castelo”. Você também pode usar fibra de coco prensada. Expanda a fibra de coco na mesma água salgada que você daria aos seus caranguejos para evitar bolor/mofo. Substratos que os caranguejos não possam escavar, como cascalho de aquário (não mantém cavernas) ou areia de cálcio (cristaliza e pode ter um cheiro desagradável) não são aceitáveis como substratos. O substrato deve ter pelo menos 3-5 vezes a altura do seu maior caranguejo e deve ser uma matéria que os caranguejos possam facilmente cavar e construir buracos para fugir do estresse, se esconder e fazer a muda.
    • Muitos caranguejos também gostam de se enterrar e fazer a muda em musgo úmido como o musgo de réptil ( não o musgo decorativo nem o musgo espanhol!)
  5. O substrato sujo pode desenvolver bolor o que pode ser prejudicial para seus ermitões. Troque o substrato a cada 6 meses. Entretanto, todo mês você deve fazer uma rápida checagem para ver se há algum mofo crescendo ou infestação de formigas ou carrapatos. Se você vir alguma dessas coisas troque o substrato imediatamente. É uma boa ideia limpar o substrato de qualquer excremento ou comida que os caranguejos tenham trazido da vasilha de comida ou enterrado.
    • Se você quiser mais cuidados, você pode esterilizar a areia do substrato. A areia pode ser esterilizada no forno. Coloque a areia em uma forma (uma usada só para isso!) e coloque no forno. Regule a temperatura pra 120 °C e deixe por aproximadamente 2 horas.
    • A cada duas ou três semanas, ferva todas as conchas e vasilhas do tanque em uma panela de água salgada desclorada. Fazendo isso você garante que bolor e bactérias não crescerão e contaminarão seu caranguejo. Deixe as vasilhas e conchas esfriarem antes de recolocá-las no "crabitat".
  6. Caranguejos ermitões amam escalar! De fato, na natureza, eles escalariam grandes pedras expostas pela maré a procura de comida. Às vezes eles são chamados de “caranguejos de árvore” porque escalam árvores para comer insetos e vegetais. No entanto, não compre brinquedos pintados, pois a tinta pode ser prejudicial para os caranguejos se for ingerida. Algumas opções de brinquedos são:
    • Brinquedos de escalada. Dá-los coisa para escalar é o máximo; madeira de cacto ou gravetos é ótimo. A madeira de cacto não é tóxica e tem buracos para os caranguejos agarrarem. Você pode tombá-la em um canto do tanque, apenas não a deixe muito alta ou os caranguejos irão escalar para fora do tanque. Peças de Lego e redes de fibra natural também funcionam.
    • Brinquedos naturais: pedras e conchas naturais que você recolhe na praia são ótimas para espalhar no "crabitat". Conchas de ostras também fazem uma ótima vasilha de comida. Apenas certifique-se de fervê-las em água quente para esterilizá-las antes de colocá-las no tanque.
    • Brinquedos de plástico: plantas de plástico feitas para répteis são ótimas para caranguejos escalarem e esconderem, apenas se lembre de usar a tampa do tanque para que eles não possam escalar para fora. Certifique-se de que eles não estão comendo o plástico e remova imediatamente caso estejam!
    • Nunca use “galhos de pinheiro” para répteis, pois o pinheiro é um irritante para os caranguejos e pode ser tóxico.
  7. Os caranguejos ermitões, como muitos animais, querem um lugar para se sentirem seguros e escondidos quando se sentem ameaçados. Você pode usar a casca de meio coco, vendida em pet shops, para caranguejos pequenos ou usar potes quebrado, conchas grandes, etc. apenas certifique-se que o caranguejo não ficará preso e, de preferência, que ele possa cavar para sair se isso acontecer.
  8. Plantas vivas podem ser um ótimo acréscimo para qualquer tanque. Em particular plantas como bambu (certifique-se que seja bambu de verdade e não Dracaena Sanderiana, que é vendida como bambu da sorte), plantas carnívoras e clorofitos estão entre as plantas seguras. Esteja avisado – seus caranguejos ermitões pode fazer delas um lanchinho, então não há garantia de que as plantas terão tempo de crescer
  9. Todas as espécies de caranguejo ermitão precisam ter acesso a água doce e salgada. Você precisará fornecer duas vasilhas de água. Os caranguejos ermitões precisam equilibrar a salinidade da água em suas conchas, as vasilhas tem que ser fundas o suficiente para que ele consiga colocar água dentro da concha (C. Perlatus, vulgo caranguejo ermitão do morango, precisa submergir totalmente), mas certifique-se que eles conseguirão sair.
    • Se você tiver caranguejos grandes e pequenos juntos, você pode colocar pequenas pedras ou uma pequena esponja natural na vasilha de água, assim ela será funda o suficiente para os caranguejos grandes deixem a água entrar em suas conchas, mas os caranguejos pequenos não ficarão presos na vasilha de água até afogar.
    • Você pode comprar sal de aquário para peixes marinhos (não para peixes de água doce) na maioria das pet-shops. Nunca use sal para consumo humano, pois os agentes antiaglomerantes podem ser prejudiciais. Muitas marcas de sal para caranguejo ermitão são também sal de mesa. A mistura de “água para caranguejo ermitão” não tem a salinidade correta. Use uma marca como Instant Ocean, Oceanic, etc.
  10. O cloro, as cloraminas e os metais pesados na maioria das águas de torneira podem matar os caranguejos ermitões causando descamação das guelras (e eventual sufocamento). Filtrar a água removerá o cloro, mas não as cloraminas, então um declorificador é o ideal se você usar água de torneira.
    • Se você não quiser declorificar a água de torneira, você pode usar água mineral. No entanto, certifique-se de que nada foi adicionado à água. Algumas marcas de água, por exemplo, tem sulfato de magnésio “para saborizar” o que é ruim para os caranguejos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cuidando dos seus Caranguejos

Baixe em PDF
  1. Há seis tipos de caranguejo ermitão disponíveis para compra. Todos são do gênero Coenobita. O Pinça Roxa é o melhor para começar, pois os outros são mais delicados e requerem um cuidado mais detalhado e intenso.
    • Um tipo bem comum é o Caribenho (Coenobita clypeatus,) que também é chamado de "PP" (Pinça Roxa em ingles) devido as sua grandes pinças roxas. Pinças roxas selvagens são encontrados nas ilhas do Caribe. Muito provavelmente quando você vir um caranguejo ermitão em uma loja, estará vendo um desses caras. Os outros tipos são Rugosus ou “Rug”(rugosus), Morango (perlatus), Equatoriano ou "E" (compressus), Cavipes ou "Cav" (cavipes), Komurasaki "Viola" (violascens), Indonésio ou "Indo" (brevimanus).
  2. Seja paciente com eles nas primeiras vezes que os pegar – eles levarão um tempinho para se ajustar à nova casa. Quando comprar seus caranguejos ermitões, deixe-os na gaiola por alguns dias. Quando vir que eles não se encolhem dentro das conchas quando você passa por eles, espere mais um dia e tente segurar seu caranguejo ermitão. Deixe-o explorar sua mão e se acostumar com ela.
    • Assim que os colocar na casa, eles irão passar por um período de “desestresse” que pode durar de poucas semanas a dois meses. Durante esse tempo, troque a comida e a água regularmente e não os perturbe. Às vezes, mesmo com os melhores esforços e mesmo com os mais experientes cuidadores de caranguejos, caranguejos ermitões podem sucumbir ao Estresse Pós-Compra e morrer.
  3. Se seu caranguejo se afundar no substrato por umas duas semanas, não se preocupe. Desde que ele não esteja cheirando como peixe morto, ele está bem. Por favor, não incomode seu caranguejo nesse período. Ele precisa ficar sozinho e se ele for incomodado, o estresse pode matá-lo. De tempos em tempos, o exoesqueleto do caranguejo fica apertado e, como uma cobra trocando de pele, o caranguejo irá trocar seu exoesqueleto e crescer mais um pouco. Não retire o exoesqueleto de perto do caranguejo! Ele precisará comê-lo para fortalecer seu novo exoesqueleto.
    • Se você tiver um caranguejo doente, sem pânico. Mantenha um tanque de isolamento em um armário com bastante substrato para que ele possa se enterrar completamente e muita água e comida. Se um caranguejo parecer doente, ele pode estar para fazer a muda.
  4. Quando caranguejos ermitões crescem, eles precisão de conchas maiores. É importante manter o tempo todo um bocado de conchas de caranguejo ermitão extras similares aos tamanhos dos caranguejos no tanque. Uma vez por mês o mais, troque algumas conchas que não foram mexidas por estilos diferentes de conchas.
    • Caranguejos ermitões de pinça roxa preferem as conchas com volta e abertura circular. Eles escolherão mais as com abertura circular que as com abertura oval. Caranguejos ermitões equatorianos preferirão uma abertura oval porque tem o abdômen achatado.
    • Nunca compre conchas pintadas! Embora as empresas digam que a tinta é segura, a tinta pode sair e se os caranguejos a comerem, pode ser tóxico. A maioria dos caranguejos ermitões, quando tem escolha, escolherão uma concha "natural" a uma pintada, mesmo se não for do tamanho correto. Veja os Avisos para informações sobre os tipos de concha usar.
  5. Caranguejos ermitões são detritívoros por natureza e comerão quase tudo. Cuidado com comida industrializada, como tem muitos conservantes como sulfato de cobre, elas podem prejudicar seu pequeno ermitão. Não os alimente com nada apimentado, quente ou com conservantes.
    • Caranguejos ermitões adoram peixes pequenos e camarão frescos, Kril congelado seco, larvas de mosquito, etc. e outros frutos do mar. Você normalmente pode comprar esses pescados no mercadinho local.
    • Se você cozinha, separe um pedaço de carne de boi ou de frango, não temperado, e faça mal passado para os caranguejos. Eles também comem a carne crua.
    • Se você tiver uns vinte caranguejos ou mais, experimente pegar uma cabeça de peixe em uma peixaria. Eles normalmente te darão com o maior prazer. Você pode colocar todos os seus caranguejos em um tanque grande ou uma caixa organizadora grande (limpa, sem tampa, ou tampada com buracos BEM grandes cortados na tampa) coloque a cabeça de peixe em uma vasilha de água e deixe-os comer por algumas horas. Você provavelmente não vai querer fazer isso frequentemente, já que o fedor é muito ruim, mas seus caranguejos irão te amar por isso!
  6. Além de comerem carne, caranguejos ermitões também amam diferentes frutas e vegetais, entre outros restos (eles são detritívoros afinal). Lembre-se de trocar a comida deles quase todo dia ou noite. Caranguejos ermitões adoram enterrar a comida não consumida e isso pode causar bolor e é nojento.
    • Caranguejos ermitões amam frutas frescas como abacaxi, macã, pera, uvas, meloa, melão, manga, mamão, morango, bananas, etc. lave bem as frutas antes de corta-las para evitar pesticidas.
    • Caranguejos ficam loucos por coco ralado.
    • Ermitões tambem comerão manteiga de amendoim natural em torradas integrais, ovos cozidos, cascas de ovos (cozida), pipoca (pura, sem sal e sem manteiga).
    • Evite qualquer coisa das plantas da especie Allium (cebola, alho, etc.).
  7. Alguns caranguejos ermitões adoram atenção. Quando eles estiverem acordados, cuidadosamente tire-os do crabitat. O que eles gostam de fazer? Escalar! Deixe-os escalar pela sua camisa enquanto você assiste TV ou exercite-os fazendo-os andarem pelas suas mãos (como uma esteira de caranguejo). É importante que eles nunca caiam e não fiquem fora do crabitat muito tempo, pois eles precisam de umidade. Cair de uma altura de 1 metro pode ser fatal para eles e o medo de cair é o motivo número um pelo que os caranguejos pinçam. Mantenha-os em uma posição em que eles não irão cair e assim eles não irão te pinçar.
    • Lembre-se de que eles precisam de umidade. A umidade típica em uma casa é só de 40% ou menos com Ar-condicionado e aquecedor. Quando as guelras são expostas a baixa umidade a sensação é a mesma de quando a gente segura a respiração por muito tempo.
  8. Embora eles geralmente pincem só quando estão com medo ou se sintam encurralados, eles podem pinçar sem motivos, então esteja preparado. Espirrar ou jogar água da torneira nos caranguejos para fazê-los soltar as pinças pode machucá-los e eles segurarão por mais tempo e mais forte. Por favor, seja muito cuidadoso ao manipulá-los. Você pode evitar ser pinçado segurando-os com sua mão esticada e dedos juntos assim o caranguejo ermitão não terá (muita) pele para pinçar.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode verificar se seu caranguejo está morto. Segure-o e tente mexer uma perna. Se ela estiver firme, seu caranguejo só está lerdo. Se não estiver, seu caranguejo bateu as botas.
  • Quando seu caranguejo te pinça, não é porque ele quer, mas porque ou ele está com medo de cair da sua mão ou está com fome. Coloque-o de volta e espere um momento para pegá-lo de novo (certifique-se que ele tenha bastante comida). Não discipline seus caranguejos quando eles o pinçarem, como alguns sites dizem. Eles estão fazendo apenas o que os instintos dizem para fazer e não irão entender o castigo.
  • Cheiro de peixe morto pode indicar um caranguejo morto. Mas, antes de começar a procurar, pense em outras causas para o odor. Você serviu algum fruto do mar para eles recentemente? Mesmo depois de semanas, ainda pode haver pedaços de comida no tanque. Caranguejos gostam de enterrar comida. É por isso que você deve trocar o substrato uma vez por mês ou mais (a menos que veja um caranguejo enterrado na areia).
  • Tente não fazer barulhos altos enquanto estiver os manipulando porque isso pode estressá-los.
  • Adote ou compre caranguejos que estejam ativos, não letárgicos. Caranguejos letárgicos podem estar doentes. Embora alguns caranguejos possam estar simplesmente estressados ou serem naturalmente envergonhados, não doentes.
  • Caranguejos ermitões não podem se reproduzir sem um equipamento especial. Eles precisam ter um clima tropical e, o mais importante, o oceano para procriarem. Então, a menos que tenha um tanque de 380 litros montado expressamente para esse fim, você nunca verá uma zoea (ovos).
Publicidade

Avisos

  • Caranguejas são exatamente isso. Caranguejos. Eles podem dar pinçadas fortemente dolorosas! Supervisione e instrua crianças sobre o comportamento correto para manipular caranguejos ermitões!
  • Não jogue o caranguejo, isso pode levar a machucados ou a morte.
  • Se você está pensando em decorar com galhos caídos, “móveis” ou itens de madeira, ou plantas vivas, tenha certeza de fazer o dever de casa! Vários tipos de madeira e plantas são venenosas para os ermitões como os bambus da sorte e pinheiros.
  • Não use sabão para limpar o crabitat ou os brinquedos! Uma vez removido os caranguejos e a areia, você pode usar um spray de vinagre e enxaguar TUDO!!! Brinquedos, conchas (VAZIAS!) e madeira de cacto devem ser fervidos em água salgada (para evitar bolor) para limpeza e deixadas em toalhas para secar.
  • Se você dedetiza sua casa com regularidade, não os deixe jogar veneno no quarto onde ficam os caranguejos. Coloque uma toalha por baixo da porta para manter a fumaça fora. Coloque os caranguejos em um armário por alguns dias, se possível. Eles não são insetos, mas é bastante relatado que pesticida os prejudicará. E seja cuidadoso.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um tanque de vidro ou um tanque de plástico
  • Tampa solida para o tanque (vidro, acrílico ou plástico)
  • Duas vasilhas para água
  • Água mineral e água salgada (não "faça" água salgada com sal de cozinha e água da torneira que contem níveis prejudiciais de cloro – algumas gotas de declorificador líquido funcionam).
  • Vasilhas de água fundas o suficiente para que seu maior caranguejo imergir, mas não tão fundo para afogar os caranguejos menor (conchas de ostras abertas funcionam bem para caranguejos pequenos)
  • Um esconderijo (metade de um coco com uma porta cortada ou um pote de flor meio quebrado na lateral promove uma bom lugar para um tempo sozinho) e para pequenas fugas você pode comprar uma ponte e ele ficará debaixo dela
  • Conchas extras, pelo menos uma um pouco menor que a que ele está usando, uma aproximadamente do mesmo tamanho e uma um pouco maior que a atual concha, mas sempre se certifique de ter extras. Não use conchas pintadas pois a tinta irá descascar. Se seu caranguejo comer a tinta ele pode ficar doente e/ou morrer
  • Substrato, na consistência de areia de castelo (pelo menos 5 cm de profundidade
  • Vinagre branco (para limpeza) (opcional)
  • Comida fresca ou orgânica (comida enlatada pode ter conservantes prejudicais)
  • Algo para escalar (como uma madeira de cacto ou uma pequena ponte)
  • Uma pá para catar de fezes (uma colher de plástico funciona)
  • Brinquedos (você pode encontrar bons brinquedos em supermercados ou pet shops)
  • Luvas (só para o caso de eles pinçarem! Você precisa ser bem cuidadoso com as garras)
  • Um termômetro e um higrômetro (para checar o nível de umidade)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 887 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade