Baixe em PDF Baixe em PDF

Os dentes dos coelhos possuem raízes abertas, o que significa que continuarão a crescer durante toda a vida do animal. Isso não é um problema para os coelhos selvagens cuja dieta consiste em folhas, galhos e outros materiais fibrosos que desgastam os dentes, mantendo-os no tamanho apropriado. A dieta dos coelhos de estimação, no entanto, pode não ser suficiente para desgastar os dentes da maneira necessária. Esse problema é sério, pois dentes muitos grandes podem causar dor, dificuldade na alimentação e infecção. Os coelhos com dentes longos demais necessitam de cuidados especiais, portanto a melhor solução é simplesmente evitar o crescimento exagerado dos dentes.

Método 1
Método 1 de 2:

Agindo rapidamente

Baixe em PDF
  1. Assim como a maioria dos animais considerados presas na natureza, os coelhos sabem esconder a dor e os machucados (para não atrair predadores). [1] Às vezes, o tamanho inapropriado dos dentes do animal é facilmente visível, mas na maioria dos casos, será necessário observar os sinais atentamente. Uma infecção bucal ou até mesmo 24 horas sem comer são situações potencialmente fatais para o coelho. [2]
    • O crescimento demasiado dos dentes do coelho resultará em mudanças nos hábitos alimentares. Pode ser que ele pare de comer a comida favorita, não consiga mastigar ou engolir direito, produza fezes com uma frequência diferente ou simplesmente não queira mais comer.
    • Os dentes longos demais podem deixar a boca do animal dolorida. Observe atentamente se o coelho costuma tocar a boca com as patas, o que é um indicador comum de dor em tal região.
    • O crescimento demasiado dos dentes pode resultar em mais cortes e arranhões na boca, além de tornar a limpeza dos dentes mais difícil devido ao tamanho e o formato irregular dos mesmos. Todos esses problemas podem causar infecção. Preste atenção a sinais de inchaço, salivação excessiva (principalmente se apresentar sangue) e um odor diferente na boca.
  2. Não hesite em ligar para o veterinário caso suspeite que os dentes do coelho estejam causando problemas. Até mesmo um dia sem tratar uma infecção ou garantir a alimentação do coelho pode ser fatal. [3]
    • O veterinário examinará bem a boca do coelho, provavelmente enquanto o animal estiver anestesiado. Dependendo do problema, o tratamento pode envolver a limpeza dos dentes, o aparo (cortando-os ou lixando-os) ou até mesmo a remoção em casos extremos.
  3. O mais importante é seguir as orientações do veterinário quando o coelho apresentar dificuldades em alimentar-se devido ao crescimento demasiado dos dentes. Porém, é provável que as orientações sejam as mesmas tanto antes quanto depois do tratamento. [4]
    • Provavelmente será necessário utilizar um processador de alimento e uma seringa se o coelho não estiver conseguindo se alimentar direito. É importante seguir as orientações do veterinário, porém, utilize a receita a seguir se quiser:
      • Bata água e ração no liquidificador até obter uma mistura com a consistência de um milkshake. Pode ser uma boa ideia adicionar aveia cozida para deixar a mistura mais leve. Você também pode incluir banana ou mamão para aprimorar o sabor. Ofereça pequenas porções ao coelho colocando a seringa para alimentação na boca dele cuidadosamente e injetando a mistura lentamente.
    • Verifique se o coelho está bebendo água o suficiente. O crescimento dos dentes não deve afetar a habilidade do coelho de beber água, mas talvez o animal se sinta desinteressado ou apático.
  4. Os coelhos geralmente não são bons em lidar com o estresse — já houve casos em que o coelho morreu simplesmente por ter tomado um susto. A dor na boca e a inabilidade de se alimentar devidamente podem ser experiências traumatizantes para o animal, portanto, demonstre a ele seu amor e preocupação. [5]
    • Esteja disponível para acariciar o coelho, abraçá-lo, etc., mas sempre preste atenção aos sinais. Alguns coelhos ficarão felizes em receber mais carinho em tempos de estresse, enquanto outros podem ficar ainda mais estressados com esse tipo de contato.
    • Aproxime-se do coelho mais do que o normal, mas faça-o de maneira calma e confortante. Os coelhos conseguem detectar a ansiedade em outros, portanto, procure não demonstrar tais emoções.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Evitando o problema

Baixe em PDF
  1. É possível evitar o crescimento demasiado dos dentes de coelhos domésticos através da alimentação apropriada, por mais que eles não recebam os benefícios de uma dieta "selvagem". A ração é conveniente devido aos seus benefícios alimentícios, mas não deve ser o único elemento na dieta do coelho. [6]
    • Os coelhos precisam de uma alimentação rica em fibras para continuamente desgastarem os dentes. Na natureza, tais alimentos consistem em grama, folha e galhos. Já no caso do coelho de estimação, a dieta deve incluir bastante feno, o qual pode ser encontrado em pet shops e outras lojas.
    • Misture diferentes tipos de feno se possível. As texturas e sabores diferentes do feno resultarão em diferentes tipos de mastigação, aumentando o desgaste.
    • Dependendo das orientações do veterinário, também ofereça galhos para o coelho mastigar. Porém, lembre-se de que alguns tipos de galhos podem ser venenosos para o coelho. Ofereça galhos de laranjeira, limoeiro, macieira e salgueiro (frescos ou secos); bordo, fraxinus e pinheiro (somente secos); e galhos de rosas sem espinhos. Não ofereça galhos tratados com pesticidas. Também é possível deixar os galhos no congelador para matar possíveis insetos.
    • Blocos de madeira para mastigar também podem auxiliar no desgaste dos dentes, mas não ajudarão tanto se os dentes de trás do coelho também estiverem muito grandes.
  2. Não é a tarefa mais fácil do mundo examinar a boca de um animal saltitante, o qual possui uma pele que cobre a boca e os dentes. De qualquer forma, tal tarefa é importantíssima para garantir a saúde dele. [7]
    • Verifique o tamanho dos dentes, cortes ou machucados e sinais de infecção pelo menos uma vez por semana.
    • Examinar bem a boca do coelho é um processo complicado. Peça orientações ao veterinário ou siga um guia detalhado.
  3. Se não conseguir examinar a boca do coelho ou se ele não permitir, lembre-se de que essa tarefa não deve ser negligenciada. Os dentes dele devem ser examinados regularmente.
    • A melhor opção é visitar o veterinário com mais frequência, mas um especialista no pet shop que tenha experiência com coelhos também pode ajudar.
  4. Mesmo se estiver cuidando bem da saúde bucal do coelho, é importante que ele seja examinado por um veterinário regularmente. Lembre-se de que prevenir problemas com os dentes do coelho é sempre melhor do que remediá-los. [8]
    • Não importa quão cuidadoso você seja com a saúde bucal do coelho, o veterinário possui a experiência e as ferramentas necessárias para fazer um trabalho melhor. Talvez seja necessário tirar raio-X ou sedar o animal.
    • Se o problema for detectado com antecedência, o veterinário também poderá usar ferramentas especiais para aparar ou lixar os dentes do animal (utilizando anestesia se necessário).
    • Algumas pessoas preferem aparar os dentes do coelho por conta própria, mas é sempre recomendado deixar essa tarefa nas mãos de um profissional. Não é difícil acabar quebrando um dente do animal, consequentemente resultando em infecções e outros problemas.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 439 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade