Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter vegetais frescos no seu jardim não é apenas um processo recompensador, mas também representa um gigantesco benefício à sua saúde. Cultivar milho pode suplementar sua saúde física enquanto nutre seu bem-estar mental. Você pode começar a cultivar o milho em seu próprio jardim e começar a colher as recompensas com a ajuda deste guia e de um pouco de esforço.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolha o tipo de milho

Baixe em PDF
  1. É importante saber sobre o clima e o tipo de solo para fazer os preparativos para cada tipo diferente de milho. Alguns tipos de milho preferem solos mais quentes/frios e diferentes níveis de pH. [1]
  2. O milho doce é a variedade clássica tipicamente comida no sabugo ou extraída de uma lata. Ele é conhecido pelo grão amarelo-dourado e pelo sabor suave e doce. O milho doce é comumente plantado em jardins caseiros.
    • O milho doce padrão é o mais amargo das variações. Cerca de 50% do açúcar contido no milho doce padrão é convertido em amido 24 horas após a colheita; portanto, ele deve ser consumido ou enlatado logo após colhido.
    • O milho doce melhorado é geneticamente modificado para diminuir a taxa de conversão do açúcar, aumentando a doçura e a maciez dos grãos.
    • O milho superdoce é a variedade mais adocicada disponível. Seus grãos são ligeiramente menores que outras variações de milho doce, murchando quando secos. [2]
  3. O milho de campo tipicamente não é cultivado para ser consumido cru. Ele é usado primariamente para alimentar animais ou na produção de muitos alimentos processados. Cultivar milho de campo é benéfico para o uso na fazenda ou para venda.
  4. O milho indiano é caracterizado pelos grãos duros e multicoloridos. Ele é usado de maneira semelhante ao milho de campo, sendo bastante cultivado nas Américas Central e Do Sul. Ele normalmente é usado com propósitos decorativos. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Prepare seu jardim

Baixe em PDF
  1. Dependendo de sua região, será preciso plantar sementes em tempos diferentes. Tipicamente, entre Setembro e Dezembro é uma boa época para plantar. Tome cuidado para não plantar seu milho se o solo estiver muito frio. [4]
  2. O milho gosta de tomar bastante sol enquanto cresce; portanto escolha uma parte de seu jardim que realmente seja bastante atingida pelos raios solares. Tente escolher uma área relativamente livre de ervas, já que o milho tem dificuldades em competir com elas num terreno.
  3. O milho prefere um solo rico em nitrogênio e bem adubado.
    • Se possível, plante em solo onde feijões ou ervilhas já tenham sido cultivados – tais plantas ajudam a enriquecer o solo com mais nitrogênio.
    • Remova todas as ervas daninhas das proximidades.
    • Mantenha a temperatura do solo em 15°C. Caso ele não seja quente o suficiente, você pode aumentar a temperatura dele cobrindo-o com plástico preto. Corte buracos nesse plástico preto e plante seu milho no meio deles. [5]
    • Adicione adubo ao solo duas e quatro semanas antes de plantar o milho. Isso permitirá que o fertilizante se incorpore ao solo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cultive seu milho

Baixe em PDF
  1. Para cada pessoa que pretende consumir milho, plante de dez a quinze plantas. Se cada planta crescer sem problemas, elas deverão produzir 2 espigas cada.
    • O milho se poliniza pelo vento; portanto, é melhor plantá-lo em blocos do que em fileiras individuais para que o pólen tenha uma chance maior de se germinar.
    • Plante as sementes em blocos de 7,5 cm. Enfileire os blocos, deixando de 60 a 90 cm de espaço entre as fileiras. Faça ao menos quatro fileiras, de modo que o vento possa polinizá-las melhor.
    • Plante as sementes a 2,5-5,0 centímetros abaixo do solo, distanciando uma planta de outra em um espaço entre 60-90 centímetros.
    • Para aumentar as chances de as sementes germinarem, plante 2-3 sementes juntas em cada buraco.
    • Ao cultivar múltiplas variedades de milho, plante-as em blocos separados para reduzir o risco de polinização-cruzada. Se a polinização-cruzada ocorrer, ela produzirá grãos duros e cheios de amido. [6]
  2. O milho requer cerca de 2,5 centímetros de água por semana, sendo que deixar de regar a planta pode fazer com que ela produza espigas com poucos grãos. Tente evitar regar o topo da planta, pois isso poderia remover o pólen dela. [7]
  3. Faça-o até o milho chegar ao seu joelho. A partir de tal ponto, o milho irá lidar com as ervas daninhas por conta própria.
  4. Como diz o ditado “a paciência é uma virtude”, seu milho deve atingir 30-40 centímetros no começo de Janeiro. O milho terminará de crescer três semanas após desenvolver “cabelos” – a cauda seca e dourada no topo de cada espiga.
  5. O milho estará pronto para colher quando os grãos estiverem se apertando na espiga, produzindo um fluido semelhante ao leite ao ser perfurado. Coma imediatamente após colhê-lo para desfrutar do melhor sabor e do frescor dessa planta.
    Publicidade

Dicas

  • Se você tiver a oportunidade. Colha o milho assim que quiser usá-lo. O milho mais fresco é o melhor.
  • Caso deseje milho doce (vegetal), tome o cuidado de não colhê-lo muito tarde – ele poderia se tornar numa espécie de milho maduro que é tanto cereal quanto semente. Isso não é ruim, pois você pode moê-lo para criar uma farinha semelhante a de trigo, podendo usá-la também para criar mais milho para a próxima estação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 119 907 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade