Baixe em PDF Baixe em PDF

Para a maioria das pessoas, oliveiras evocam a imagem de vastas planícies no Mediterrâneo, com o ardente sol que ajuda a amadurecer seus frutos. Apesar disso, oliveiras podem crescer na maioria dos lugares de clima mais quente, desde que as temperaturas de inverno não caiam abaixo do ponto de congelamento. Com paciência e bastante cuidado, você pode ter a sua própria oliveira em casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Colhendo a azeitona

Baixe em PDF
  1. Há literalmente centenas de variedades de oliveiras em todo o mundo. Algumas são bastante similares, mas com pequenas diferenças na cor e no sabor das azeitonas. Outras são extremamente distintas e têm preferências de desenvolvimento que afetam seu período de maturação.
    • As primeiras amostras de azeites de oliva feitos com azeitonas nacionais surgiram recentemente no país. Os locais mais indicados para o plantio são aqueles com altitude acima de mil metros e temperaturas invernais inferiores a 12 graus, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
    • Pesquise cuidadosamente a sua região para determinar qual espécie de oliveira vingará mais facilmente. [1] Espécies iguais plantadas em climas distintos podem trazer resultados diversos.
  2. Isso pode parecer fácil, mas o fruto deve ser colhido diretamente da árvore, com a semente ainda viva. Oliveiras prosperam especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país com clima subtropical e invernos amenos. Faça a colheita no início do outono, logo que que os frutos amadurecerem e estiverem verdes. Deixe as azeitonas pretas. Além disso, não pegue nenhuma das que caírem no chão e evite colher aquelas que tiverem frutos causados por insetos.
    • Usar azeitonas compradas em uma loja não irá funcionar. Elas já foram processadas para o consumo, ou seja, já estão quimicamente tratadas. Esse processo mata a semente interna do fruto, impedindo seu uso para o plantio. Isso se aplica tanto a azeitonas em conserva como aquelas na seção de frutas e verduras do mercado.
    • Se você não tem acesso a uma oliveira, há vários pomares grandes que podem enviar sementes diretamente para a sua casa.
  3. Depois da colheita, amasse gentilmente a polpa das azeitonas com um martelo para amolecer o fruto que reveste o caroço. Cubra as azeitonas amassadas com água morna e deixe-as repousar durante a noite. Mexa a água a cada duas ou três horas. Isso estimulará uma melhor soltura da polpa.
    • Se você não tem um martelo à disposição, use uma faca larga e amasse as azeitonas com a parte plana.
    • Caso se possa observar algumas flutuarem na superfície, pegue-as e descarte-as. É provável que estejam podres.
  4. Junte as sementes e, com uma bucha pequena, remova o excesso de polpa do caroço. Pode ser a mesma usada com panelas e frigideiras. Depois de ter esfregado a superfície, lave bem os caroços em água morna por diversos minutos.
    • Se você não tem uma bucha à disposição, use uma lixa.
  5. Há uma extremidade macia e uma com ponta em todo caroço. Com uma faca, corte fora a ponta macia. Não quebre completamente a casca ou a semente ficará inutilizável. Em vez disso, crie um pequeno furo do tamanho de uma ponta de caneta.
    • Deixe os caroços imergidos em água à temperatura ambiente durante 24 horas. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Plantando os caroços

Baixe em PDF
  1. Para cada semente, use um vaso de 8 cm. Encha-os com solo de boa drenagem, que deve consistir em uma parte de areia grossa e uma parte de adubo para sementes. Esses produtos podem ser encontrados em casas de jardinagem. Acrescente um pouco de água até que a mistura do solo esteja úmida, mas não barrenta.
    • Se preferir, você pode também usar um vaso maior. As sementes serão transplantadas depois de germinarem e amadurecerem.
    • Misture bem o solo com uma colher, um pedaço de pau ou a sua mão.
  2. Gentilmente, pressione uma semente dentro da superfície do solo, mas sem enterrá-la completamente. Cubra até 3/4 do caroço. Ele ainda precisa ter acesso à luz do sol, que estimula a germinação. [3] Repita esse passo com as outras sementes.
    • É melhor plantar uma semente por vaso. Dessa forma, as sementes não lutarão em busca de nutrientes.
  3. Coloque-os dentro de uma sacola de polietileno transparente. Fazê-lo ajudará a manter um pouco da umidade e também servirá como uma espécie de estufa. Mantenha-o em um local bem iluminado e com temperatura morna. Um canteiro de janela será uma opção excelente, mas lembre-se de que a luz solar direta pode ser muito agressiva no início.
    • Em vez de um saco, você pode colocar o vaso dentro de um propagador de plantas, se disponível.
    • Espere que a germinação aconteça dentro de um mês.
  4. É importante manter a umidade constante nos 5 cm superiores do solo. Você pode conferi-lo enfiando o dedo na terra de tempos em tempos. Apenas regue se os 6 mm superiores do solo estiverem secos. Regar de forma excessiva pode provocar o crescimento de fungos e bactérias, destruindo a planta.
  5. Você pode mantê-los no canteiro de janela, ou em qualquer área morna de sua escolha, até que chegue o momento de transplantar as jovens mudas. Continue a regar normalmente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Transplantando para o ambiente externo

Baixe em PDF
  1. Fevereiro e março são os meses ideais na maioria das áreas. Isso possibilita que a árvore se acomode ao solo antes que cheguem as baixas temperaturas do inverno. Espere até que a muda tenha aproximadamente 45 cm de altura.
    • Como os danos invernais são uma grande preocupação quando se trata dessas plantas, espere até a primavera, se a sua região costuma ter temperaturas negativas.
  2. Escolha um local que receba muita luz solar direta para melhor estimular o crescimento acelerado da planta. O buraco deve ter não mais do que alguns centímetros de profundidade. Uma boa regra é deixá-lo tão fundo quanto o vaso em que ela originalmente cresceu. [4]
    • Você pode usar uma pequena pá ou a própria mão para cavar.
    • A vantagem das oliveiras é o fato de elas tolerarem a maioria dos solos existentes, inclusive os rochosos e arenosos. O único problema é o fato de que ele deve ter uma boa drenagem ou elas gradualmente murcham e morrem devido ao excesso de umidade. Solos com baixos níveis de drenagem podem resultar em doenças de raízes, como a verticilose ou o apodrecimento causado pela Phytopthora. A área ao redor da árvore jamais deve ficar encharcada, apenas levemente úmida.
  3. Gentilmente, remova a árvore, tomando o cuidado de não perturbar demais as raízes. A árvore e o buraco devem estar já bem regados antes do plantio. Coloque-a no espaço cavado, deixando-a levemente mais alta do que o solo, e cubra-a com 2 cm de solo dos arredores.
    • Evite usar grandes quantidades de misturas de solo orgânico, adubos ou fertilizantes. Tal cria um ambiente de desenvolvimento artificial. [5]
    • Se você estiver plantando muitas árvores, elas precisam ter pelo menos 10 m de distância entre elas. Senão, elas competirão por nutrientes no solo próximo.
  4. A mesma regra se aplica à rega de árvores em ambientes externos. Observe a umidade da área ao redor da árvore e regue-a quando os 6 mm superiores estiverem secos. Tome sempre o cuidado de não exagerar na rega. A mãe natureza seguirá seu curso e a planta florescerá normalmente.
    • Oliveiras são bem resistentes e, por isso, costumam não precisar de cuidados especiais ou de qualquer rega durante os meses mais frios. No entanto, se o clima em sua região for muito árido, é importante continuar com a rega normal para manter a umidade nos níveis mais altos do solo.
  5. Lembre-se de que, com centenas de variedades à sua disposição, é difícil prever quando a árvore começará a dar frutos. Algumas, como a Arbequina e a Koroneiki, dão frutos com aproximadamente três anos de plantio enquanto outras, podem precisar de cinco a 12 anos. [6]
  6. Oliveiras crescem bem lentamente, de modo que não exigem muita poda. No entanto, você pode remover ramos mortos, doentes ou moribundos. Também se pode afinar os galhos para que a luz do sol chegue ao miolo da árvore. [7] Pode apenas ocasionalmente, quando for absolutamente necessário.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 165 199 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade