Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo ralo de pia de banheiro fica parcial ou totalmente entupido de vez em quando. Isso acontece quando fios de cabelo ou produtos de higiene ficam presos e acabam se acumulando na tubulação. Muitas pessoas recorrem a soluções químicas para o problema, mas também há diversos métodos não corrosivos e mais seguros que podem resolver a situação.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando solventes naturais

Baixe em PDF
  1. Em vez de usar produtos de limpeza corrosivos e que podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios, você pode recorrer a produtos domésticos comuns. Para este método, você vai precisar de: [1]
    • Panos.
    • Bicarbonato de sódio.
    • Vinagre.
    • Limões.
    • Água fervente.
  2. Você precisará de ¼ xícara de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre branco e 1 bule grande de água para ferver. [2] Tenha um paninho ou uma tampa de escoamento em mãos.
  3. Mire o produto bem na direção da tubulação, e não no entorno.
  4. Nesse momento, pode ser que você ouça um barulho de efervescência ou veja bolhas devido à reação química. Isso é normal e significa que os produtos químicos estão corroendo os resíduos acumulados na pia.
  5. Isso vai evitar que as bolhas subam pela tubulação, além de deixar a reação química concentrada na área entupida.
  6. Deixe a reação do bicarbonato e do vinagre fazer efeito! Enquanto espera, ferva o bule de água.
  7. Fazê-lo vai levar a reação do bicarbonato, do vinagre e dos resíduos para baixo na tubulação. Nesse momento, veja se a pia volta a drenar de forma mais ágil. Se sim, mas não em velocidade normal, pode ser que ainda haja algo no caminho. Nesse caso, tente repetir o processo mais uma vez.
    • Antes de jogar a água fervente no ralo, você também pode derramar um pouco de suco de limão — ainda mais se sentir um cheiro desagradável vindo da pia. [3] As pias de banheiro costumam ficar entupidas com fios de cabelo, que acabam apodrecendo e liberando um odor ruim. Com este passo extra, você vai neutralizá-lo e ajudar a corroer ainda mais o bloqueio.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um desentupidor tradicional

Baixe em PDF
  1. Para este método, você só precisa de uma lanterna e um desentupidor tradicional. Se quiser, compre um desentupidor menor, feito especificamente para pias, em qualquer loja de ferramentas (mas desentupidores de privadas limpos também servem).
  2. Este Passo é essencial; caso contrário, você só vai arrancar a tampa em vez de forçar os resíduos a se mexerem na tubulação.
    • Use as mãos para puxar a tampa do ralo até onde for possível. Depois, gire-a para a esquerda e continue desparafusando até ela sair. [4]
  3. Preencha-a com alguns centímetros de água — o bastante para cobrir o ralo.
  4. Ponha o desentupidor diretamente sobre o ralo e pressione-o uma vez até sentir a borracha formar uma "bolha" de isolamento. Você pode ter que subir em uma cadeira para adotar a posição e o ângulo corretos. [5]
  5. Apoie-se no cabo do desentupidor e, depois, mexa-o com força para cima e para baixo cerca de 10-20 vezes. [6] Ele deve estar vedando o local para criar sucção — ou vai acabar piorando a situação.
  6. Aponte a lanterna para dentro do ralo e veja como está a situação. Se puder ver os resíduos e alcançá-los com os dedos, puxe tudo; se não, repita os passos acima até conseguir.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando um cabo para desentupimento

Baixe em PDF
  1. Este método é útil para as obstruções mais sérias — e, portanto, envolve mais materiais. Você vai precisar de:
    • Um balde.
    • Uma chave inglesa ou de fenda.
    • Cabo para desentupimento. Se você não tiver o equipamento, improvise e desentorte um cabide. Basta endireitar o ferro do acessório até criar um gancho. [7]
  2. Ponha-o logo sob o sifão, ou seja, a parte curvada da tubulação, que entra em contato direto com o ralo.
  3. Alguns usam parafusos (que precisam de uma chave de fenda), enquanto outros usam porcas nas pontas da tubulação (que precisam de uma chave inglesa ajustável).
  4. Tome cuidado e veja se o balde ainda está logo abaixo da pia. A água acumulada na tubulação e os canos menores que ficam dentro do sifão podem acabar caindo — e o balde pode retê-los.
    • Independentemente do tipo de peça no sifão, em ambos os casos, você vai ter que girar tudo em sentido anti-horário para desmontar. Quando terminar, use os dedos para separar as peças de vez. Deixe tudo por perto para quando for a hora de remontar!
  5. Primeiro, examine o sifão. Se você enxergar o bloqueio, use os dedos, o cabide ou o cabo para desentupimento para tirá-lo à força.
    • Geralmente, os entupimentos na região são causados pelo sifão, já que a sua parte curvada é feita para impedir que os fluidos voltem à pia. [8]
    • Se não enxergar o bloqueio, pode ser que ele esteja no cano que está em contato direto com a parede. Se for o caso, você vai precisar do cabo para desentupimento. Enfie a ferramenta na abertura do tubo até onde conseguir (provavelmente, você vai parar na obstrução em si). Depois, instale uma porca na base do cabo e comece a girá-lo. Você também pode fazer um movimento de ida e volta, como nos métodos anteriores. Quando já não sentir essa resistência, tire o equipamento da tubulação.
  6. Use a chave inglesa ou de fenda para reinstalar os parafusos ou as porcas em sentido horário. Não aperte as peças demais, ou pode provocar rachaduras na estrutura.
    • Aperte bem os parafusos para a água não vazar.
  7. Nesse ponto, a tubulação deve drenar a água normalmente, indicando que o processo deu certo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando um aspirador de água e pó

Baixe em PDF
  1. Para começar, você vai precisar de:
    • Panos.
    • Um balde.
    • Chave inglesa ou de fenda para soltar o sifão.
    • Aspirador de água e pó (também chamado de shop-vac ).
  2. Ponha-o diretamente sob o sifão.
  3. O sifão é o cano curvado que fica preso à tubulação por meio de parafusos ou porcas. Veja se o balde está mesmo diretamente debaixo dele para poder conter a água que vazar.
    • Dependendo das peças que prendem o sifão à pia, você vai precisar de uma chave inglesa ou de fenda para girar tudo em sentido anti-horário. Depois, use desmonte a estrutura manualmente.
  4. Toda pia tem dois canos, um vertical e outro horizontal, que se conectam de forma angulada. Você vai ligar o shop-vac ao cano vertical que vai até a pia.
  5. Ponha-o diretamente debaixo da peça para deixar a conexão bem vedada.
  6. Os aspiradores de água e pó têm a opção de sugar resíduos secos ou molhados. Neste caso, você tem que sugar objetos úmidos que estão presos na tubulação.
  7. Assim, você vai melhorar a vedação das peças e facilitar a sucção.
    • Sem soltar o bocal do aspirador, ponha a tampa no ralo e bloqueie todas as saídas dos canos no local onde o sifão ficava com alguns panos.
  8. Se não conseguir sentir os resíduos se mexendo, você pode deixar um pouco de ar passar pela tampa por alguns segundos de cada vez.
  9. Ligue e desligue o equipamento por alguns segundos de cada vez para criar mais sucção e soltar o acúmulo de resíduos na tubulação. Isso é ainda melhor se a obstrução for bem compacta.
  10. Se a sucção for suficiente, a obstrução sairá diretamente pelo cano, na direção do saco de coleta do equipamento. [9] Caso contrário, você pode ter que puxar os resíduos com as mãos quando alcançá-los.
  11. Tire o bocal do aspirador da tubulação e reinstale o sifão com a chave inglesa ou de fenda. Lembre-se de apertar bem os parafusos ou as porcas para evitar vazamentos. Só não ponha muita força, ou o plástico pode rachar.
    Publicidade

Dicas

  • Se a pia do banheiro for muito velha, a tubulação pode ser feita de outros materiais, como ferro. Com o tempo, esse tipo de produto acumula depósitos de resíduos que bloqueiam a passagem de fluidos. Quando acontecer, entre em contato com um profissional. [10]
Publicidade

Avisos

  • Se nenhum dos métodos acima funcionar, ligue para um encanador, pois pode haver um problema mais sério.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 142 783 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade