Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar do nome, pulgões são insetos pequenos e que se alimentam da seiva de certas plantas, como rosas. Eles não costumam causar danos muito sérios ou permanentes, mas ainda assim é melhor que você tome algumas medidas para evitar o pior. Comece regando as plantas todos os dias. Se isso não for suficiente, abra espaço para predadores no seu quintal ou jardim. Em último caso, recorra a repelentes orgânicos, feitos com detergente, alho ou óleo de nim. Leia abaixo e descubra mais!

Método 1
Método 1 de 3:

Regando as rosas todos os dias

Baixe em PDF
  1. Pulgões têm o costume de botar ovos em partes descoloridas das plantas, como folhas, flores e caules que estão prestes a morrer ou já morreram. Sendo assim, você pode cortar essas regiões para evitar que os insetos se proliferem e piorem o problema. Preste atenção às suas rosas e faça os ajustes necessários. [1]
  2. Regue as rosas com o jato fraco da mangueira logo de manhã. Ajuste o bocal para evitar que a água saia dela com muita força. Por mais que os pulgões criem um problema chato de combater, eles são fracos e fáceis de remover. Uma boa lavagem já pode resolver a situação! [2]
    • A maioria dos pulgões não tem asas e, portanto, não consegue voltar a atacar pontos mais altos das rosas depois do enxague.

    Dica: é melhor você regar as rosas de manhã, pois elas vão ter tempo de secar debaixo do sol. Não faça nada à noite, ou as plantas podem acabar desenvolvendo fungos.

  3. Pulgões costumam circular por baixo das folhas das rosas — já que, dessa forma, conseguem evitar o sol. Quando você for regar as plantas, mire o jato da água de baixo para cima, bem perto do solo, para acertar essa região e acabar com os insetos que estiverem por perto. [3]
    • Regue as rosas de todas as direções. Assim, você vai ter mais certeza de que pegou todos os ângulos das folhas e pétalas.
  4. Regue as rosas logo de manhã por algo entre uma e duas semanas. Depois de alguns dias, você vai notar que os pulgões sumiram de vez ou estão migrando para outra planta. Se isso não acontecer, parta para o próximo método deste artigo. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando predadores que ataquem os pulgões

Baixe em PDF
  1. Compre um saco com algo entre 250 e 1.500 joaninhas em uma loja de jardinagem. Guarde-as em um lugar fresco por 20 a 45 minutos, antes de soltar os insetos no fim da noite (para reduzir o risco de eles voarem para longe logo de cara). [5] Joaninhas comem pulgões, o que acaba sendo um ótimo método para eliminar as pragas naturalmente.
    • Solte as joaninhas perto da base das rosas e espere até algumas delas acordarem e começarem a comer os pulgões presentes.
    • Borrife água morna nas joaninhas para incentivá-las a ficar no jardim. Como esses insetos gostam de ambientes úmidos, um pouco d'água já quebra um tremendo galho.

    Dica: as joaninhas não vão ficar no seu jardim para sempre. Depois de comerem a maioria dos pulgões, elas podem explorar outras regiões do quintal ou até ir embora da sua casa.

  2. Instale comedouros e casinhas para atrair pássaros ao seu jardim. Só recorra a essa opção se você não quiser inseto nenhum no seu jardim. Nesse caso, distribua casinhas, comedouros e bacias de tamanhos variados pelo quintal. Muitos pássaros costumam visitar essas estruturas e, se houver pulgões, podem acabar caçando e comendo boa parte deles. [6]
    • Tente cobrir o perímetro em volta das rosas com casinhas, comedouros e bacias para pássaros.
  3. Plante algumas flores que produzam néctar a algo entre 60 cm e 1,8 m de distância das rosas. O néctar vai atrair insetos predatórios, que, por sua vez, começam a caçar. Com um pouco de sorte, eles logo vão atacar os pulgões. Mutucas, vespas e afins são predadores naturais e também gostam de néctar. [7]
    • Não aplique nenhum pesticida no jardim! Você vai acabar matando os insetos benéficos sem querer.
    • Tome cuidado com as vespas, pois elas podem tentar ferroar quem estiver por perto. Tente coexistir com esses insetos, mas prepare-se para ter que eliminar todos em último caso.
    • Orégano, erva-doce e hortelã são alguns exemplos de plantas que atraem insetos predatórios.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Preparando um repelente orgânico

Baixe em PDF
  1. Triture uma cabeça de alho inteira com um pilão e um almofariz. Depois, mergulhe-a em 2 xícaras de água quente por 24 horas. Passe a solução por um coador para recolher os restos sólidos do tempero e transfira tudo a um borrifador. Adicione 1 colher de sopa de detergente de louça, tampe a garrafa e chacoalhe bem. Aplique a solução em cada parte da rosa duas ou três vezes. [8]
    • Essa solução de alho não mata os pulgões: ela só os afasta das plantas, pois os insetos (e outras pragas) não gostam de alho.
    • Não se esqueça de borrifar a solução do lado de baixo das folhas!

    Dica: você pode repetir o processo quantas vezes forem necessárias para afastar os pulgões. Essa solução do alho não faz mal às plantas, embora o detergente gere alguns riscos. Sendo assim, ele é completamente opcional.

  2. Coloque óleo de nim puro em um borrifador e aplique nas rosas duas ou três vezes. O óleo é um pesticida natural, destilado de sementes de plantas. Ele cobre o corpo dos pulgões, impedindo que eles se alimentem ou produzam larvas. [9]
    • O óleo de nim não faz mal às plantas, mas acaba afastando insetos benéficos. Não o use se você já tiver soltado joaninhas ou atraído outros predadores ao jardim.
  3. Misture 2 ou 3 colheres de sopa de detergente em um borrifador cheio de água morna. Chacoalhe a garrafa bem e aplique a solução nas plantas infestadas a partir de todas as direções. Tenha cuidado para não exagerar. Essa solução faz mal aos pulgões, evitando que eles voltem a atacar as rosas. [10]
    • Não use essa solução de água e detergente se estiver fazendo mais de 32 ºC lá fora! As plantas vão absorver o detergente antes que ele evapore.
    Publicidade

Materiais Necessários

Regando as rosas todos os dias

  • Borrifador ou mangueira.

Usando predadores que ataquem os pulgões

  • Joaninhas.
  • Alpiste.
  • Comedouro para pássaros.
  • Casinhas de pássaros.
  • Bacias para pássaros.
  • Flores que produzam néctar.

Preparando um repelente orgânico

  • Alho.
  • Coador.
  • Pilão e almofariz.
  • Detergente de louça.
  • Óleo de nim.
  • Borrifador.

Dicas

  • Cuidar da saúde das suas rosas sempre é a melhor forma de evitar problemas com pulgões e outros predadores. No geral, eles costumam atacar plantas fracas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 15 823 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade