PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter um passarinho preso dentro de casa pode fazer com que você se sinta um personagem de um filme do Hitchcock. Pode ser que você tenha chegado em casa e ouvido um barulhinho estranho vindo de um canto da sala ou que você tenha aberto a sua varanda envidraçada e encontrado um passarinho desesperado se jogando contra as paredes. Seja qual for a situação, este artigo vai ajudá-lo a manter a calma para que tanto você quanto o passarinho possam tocar a vida de maneira segura.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Isolando a área

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando o passarinho o vir entrar, ele tentará fugir o mais rápido que puder, mesmo que para isso ele precise voar ainda mais para dentro da sua casa. Feche todas as portas do cômodo para que ele não tenha para onde ir. O pássaro também terá bem menos dificuldade para encontrar a saída se perceber logo de cara que não tem como sair do cômodo em que está. [1] .
    • Caso o cômodo em questão não tenha uma saída evidente, segure um lençol grande com ambas as mãos e tente guiar o pássaro para outra área da casa, mais fácil de sair. Não toque no pássaro com uma vassoura nem com qualquer outro objeto de cabo comprido.
  2. Os gatinhos certamente vão ficar chateados, mas a presença de outros animais só vai deixar o passarinho ainda mais nervoso. Tirar os animais do cômodo também vai evitar que eles peguem alguma doença tentando atacar a ave.
  3. Feche todas as cortinas e apague todas as luzes, com exceção das que ficam perto da porta ou janela pela qual você quer que o pássaro saia. O bichinho vai evitar instintivamente os lugares mais escuros e tratar a fonte de luz mais próxima da saída como uma espécie de farol. [2]
  4. É possível que você se assuste com o pássaro e sinta vontade de gritar ou de atacá-lo, principalmente se ele estiver em pânico, batendo muito as asas e voando de maneira errática. Porém, isso só vai deixar o bichinho com mais medo. No desespero, ele pode acabar até mesmo danificando a sua casa. Lembre-se de que você está no seu habitat natural, ao passo que o passarinho está assustado e desorientado. Sempre com calma, apague as luzes e feche todas as portas e janelas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tirando o pássaro de dentro de casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo do cômodo em que o passarinho estiver preso, escolha a saída maior e mais evidente possível, como uma janela bem grande ou, ainda melhor, uma porta que leve para o lado de fora. Deixe apenas uma passagem disponível para que o pássaro consiga encontrá-la facilmente por meio da iluminação.
  2. Após fechar todas as portas, apagar todas as luzes adicionais e deixar apenas uma porta ou janela disponível para o passarinho escapar, deixe-o em paz. O mais provável é que ele voe para fora por conta própria. Os pássaros são criaturas sensíveis, que podem até mesmo morrer de estresse. A solução menos traumática é deixar que o passarinho encontre a saída sozinho. [3]
  3. Caso ele não saia por conta própria, experimente guiar o passarinho até a saída. Pegue um lençol bem grande e segure-o com as duas mãos. Ande lentamente atrás do pássaro, levando-o em direção à saída.
  4. Algumas pessoas dizem que, para tirar um pássaro de casa, você deve jogar um lençol ou uma toalha sobre o bichinho para que ele caia no chão e, depois, pegá-lo com as mãos e botá-lo para fora. Evite ao máximo usar essa técnica. Você pode acabar ferindo o passarinho, mesmo que não consiga perceber. [4]
    • Os pássaros são biologicamente sensíveis à pressão. Eles podem sentir até mesmo as mudanças mais sutis no ar. Ser pego por uma toalha ou por um lençol pode ser extremamente doloroso para um passarinho. Os bichinhos também têm ossos frágeis, de forma que um toquezinho superdelicado já é suficiente para machucá-los. [5]
    • Não bata no pássaro com uma vassoura nem com qualquer outro objeto. Você vai acabar machucando o bichinho, impedindo-o de sair da sua casa.
  5. Caso tenha tentado todos os passos acima sem sucesso, ligue para um profissional especializado em tirar pássaros de dentro de casas. Ele certamente terá uma noção melhor do comportamento da ave e saberá como colocá-la para fora de maneira segura.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando futuras visitas de passarinhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, um passarinho entra em uma casa por engano ao passar por uma porta ou uma janela aberta. Não tem muito o que você possa fazer para impedir isso de acontecer. Porém, pode ser uma boa ideia colocar telas mais fortes nas janelas e deixar entradas maiores para o lado de dentro (como portas de vidro) fechadas.
  2. Encontrar um passarinho dentro de casa pode ser apenas um incidente estranho e isolado, mas você vai precisar de uma abordagem bem distinta se descobrir um ninho de pombos ou de algum outro tipo de ave no sótão, por exemplo. Os pássaros que costumam fazer ninhos dentro de casas têm preferência por chaminés, calhas, beirais e tubos de ventilação. Feche bem essas passagens para que as aves não tenham por onde entrar. [6]
    • Caso esteja sofrendo com a presença constante de um pica-pau na parede externa da sua casa, pendure um objeto brilhante, como um CD ou um DVD velho, perto do lugar em que ele costuma ficar. O disco vai afugentar o pássaro. Os sinos-dos-ventos também são ótimos para espantar pica-paus.
  3. Muitos especialistas na remoção de animais selvagens de residências usam objetos que impedem os pássaros de construir ninhos em cima ou dentro de casas, como espinhos, repelentes sonoros, fitas, vidro e outros materiais. Caso os passarinhos estejam começando a se tornar um problema para você, procure um profissional para contê-los antes que a situação piore.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se sempre de que o passarinho tem mais medo de você do que você dele. O objetivo principal é ajudá-lo a sair da sua casa em segurança.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 499 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade