PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitos influenciadores e celebridades descrevem a importância do uso de cristais em suas rotinas de bem-estar... Mas será que isso tem algo a ver com bruxaria ou outras práticas pagãs? Eis uma pergunta que pode passar pela cabeça de cristãos ou de quem tem interesse em assuntos esotéricos — e que pode ter várias respostas e interpretações diferentes. Neste artigo, reunimos informações sobre o que a Bíblia diz sobre cristais e bruxaria, assim como oferecemos pontos de vista diferentes sobre o uso das pedras de pessoas que praticam certas artes alternativas e cientistas. Leia as dicas abaixo para explorar perspectivas tão fascinantes!

O que você precisa saber

  • A Bíblia descreve cristais como objetos belos, mas desprovidos de poderes de cura ou purificação. Alguns cristãos acreditam que é errado usar essas pedras, pois isso representaria idolatria ou uma prática de ocultismo.
  • Outros cristãos não veem problema no uso de cristais, já que eles foram criados por Deus. A prática não é pecado desde que você esteja canalizando a energia do Senhor.
  • Praticantes de bruxaria enxergam cristais como ferramentas, não objetos marcados ou amaldiçoados. Além disso, nem todos esses praticantes os usam.
Método 1
Método 1 de 5:

Cristãos enxergam cristais como objetos ligados à bruxaria?

PDF download Baixe em PDF
  1. A Bíblia (ou mesmo Deus) nunca atribuiu nenhum poder divino ou de cura a cristais, ou seja, quem os usa com intenções ou finalidades mágicas acaba praticando o ocultismo. Para quem não sabe, "ocultismo" tem a ver com práticas e crenças mágicas ou sobrenaturais, como usos purificadores, canalizações espirituais ou afins. [1]
    • Atividades ligadas ao ocultismo são vistas como heresia, uma vez que esses rituais buscam mudar ou entrar em contato com o mundo espiritual.
    • Deuteronômio 18:10-12 diz: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti."
  2. Eles os enxergam como ferramentas que podem ser usadas para o bem ou mal. É bem possível acreditar que Deus representa a cura de todos os males e usar cristais, desde que a intenção da pessoa seja canalizar a energia d'Ele — e não outros poderes espirituais. Dessa perspectiva, cristais mostram a natureza multifacetada do Senhor. [2]
    • Se você quiser usar um cristal, obtenha-o de uma fonte confiável (como um geólogo) para garantir que ele não tenha sido usado em práticas que vão contra as suas crenças.
    • Dá para comparar cristais a plantas: elas também foram criadas por Deus e são usadas como remédio para diversos males há milhares de anos.
  3. Buscar a cura em cristais implica que você está colocando os poderes deles acima dos de Deus, o que os torna ídolos. Há cristãos que acreditam que esses objetos são repletos de promessas vazias — e, quanto mais alguém os usa, mais se afasta dos ensinamentos de Deus e da redenção. [3]
    • Se você já usou cristais para curar males ou outra finalidade antes, lembre-se de que Deus vai perdoar o pecado caso você abra mão dele e peça perdão .
    • Cristais podem ser considerados "repartidos a todos", conforme diz Deuteronômio 4:15-18 : "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida [...] que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus." [4]
  4. Cristais são objetos belos — e criados por Deus —, e a Bíblia traz inúmeros exemplos de pessoas que usam pedras e outros itens do tipo como decoração e símbolos da conexão com o Senhor. Não há nada de errado em colocar um cristal em um móvel da casa, um anel ou um colar. O importante é não fazer nenhum uso espiritual dele. [5]
    • Se você não sabe se pode usar cristais, converse com um pastor, padre ou outro líder espiritual de confiança sobre seu dilema.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

O que diz a Bíblia sobre cristais?

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao longo dos livros bíblicos, cristais são chamados de preciosos, claros ou valiosos. No entanto, em nenhum ponto se diz que eles possuem propriedades purificadoras ou místicas da forma como os pagãos e a cultura popular de hoje pregam. Por exemplo: [6]
    • Jó 28:19 descreve o valor do topázio: "Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode avaliar por ouro puro."
    • Lamentações 4:7 faz uma analogia com rubis e safira: "Os seus nobres eram mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite, mais vermelhos de corpo do que os rubis, e mais polidos do que a safira."
    • Provérbios 8:11 compara rubis à sabedoria: "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela."
    • O rio descrito no Novo Céu ( Apocalipse 22:1 ) e a área diante do trono de Deus ( Apocalipse 4:6 ) são descritos como "claros como cristal."
  2. Na Antiguidade, as pessoas usavam amuletos e cristais para se proteger de espíritos malignos e atrair sorte — ou seja, depositavam sua fé no poder deles em vez de em Deus. [7] Isso é bem parecido com o que acontece hoje: as pessoas usam joias e acessórios com cristais para afastar energias negativas. A Bíblia condena essa prática: [8]
    • Ezequiel 13:20-21 prega contra o uso de amuletos: "Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar."
  3. Em vez de usar cristais, os cristãos deveriam pedir a cura a Deus . A Bíblia declara que Deus é o único capaz de curar os males e perdoar os pecados. Para ela, qualquer outra forma de restauração vem do poder de Satanás ou outra entidade amaldiçoada. [9]
    • Em Salmos 103:2-4 , Davi declara: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia."
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Adeptos da bruxaria associam cristais à prática?

PDF download Baixe em PDF
  1. Adeptos da bruxaria observam que, à medida que cristais ficam mais populares, as pessoas os usam de forma superficial ou sem conhecimento de tradições antigas. A consequência disso é que essas pessoas vão obter somente resultados superficiais, sem nenhum impacto real, pois não têm dedicação, estudo e prática. [10]
    • Por exemplo: não é porque uma pessoa usa um martelo em casa que pode se chamar de pedreiro.
    • Praticantes de bruxaria acreditam que uma única sessão com um cristal não torna ninguém bruxo ou bruxa . É preciso dedicar muito mais tempo e estudo que isso. [11]
    • Basicamente, usar cristais como objetos de cura algumas vezes por diversão ou motivos superficiais não associa ninguém à bruxaria.
  2. Há pessoas que sentem uma conexão especial com as vibrações e energias de cristais e outras pedras. Elas os usam para realizar manifestações ou amplificar propriedades mágicas ou naturais e, no geral, são capazes de sentir e enxergar auras . [12]
    • Há também praticantes de bruxaria especializados em outras ferramentas e utilidades, como plantas, objetos do mar e afins.
    • Alguns praticantes usam diferentes tradições para personalizar sua magia de acordo com as necessidades e circunstâncias.
    • Muitos praticantes provavelmente sabem como usar alguns cristais, mas essa não é sua forma predileta de canalizar energia.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usos de cristais

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas descrevem a magia como manipulação de energia — algo parecido com o uso da lei da atração . Cristais ajudam a amplificar as boas energias que esses praticantes externam, aumentando as chances de seus desejos se realizarem. É possível também usar cristais em conjunto com outras ferramentas, como plantas e óleos. [13]
    • Praticantes de bruxaria responsáveis obtêm seus cristais de fontes confiáveis, como lojas que não se apropriem de rituais de outras culturas.
  2. Eles também conseguem remover energias negativas e padecedoras do corpo através de interações com o campo energético — também conhecido como aura, chakra, Qi, prana etc. Todas as coisas vibram em frequências específicas (incluindo o corpo humano), e são essas interações que promovem o bem-estar e a purificação. [14]
    • Cristais podem curar e purificar através da meditação, do toque físico, do uso como joias e acessórios ou de rituais. Além disso, eles têm poder até à distância.
    • A "energia" de cristais tem uma definição bastante vaga e está ligada ao efeito placebo. É por isso que tantas pessoas acreditam que sentem efeitos positivos mesmo quando eles não são reais.
  3. Várias culturas têm uma certa fascinação milenar com esses objetos. Eles refratam a luz e podem ser escuros, mas transparentes ao mesmo tempo — e não é à toa que parecem tão especiais ou mágicos em comparação a outros objetos encontrados na terra! [15]
    • No Antigo Egito, as pessoas usavam cristais como amuletos; na Grécia, eles eram símbolos de sorte em batalhas (e usados para acabar com a ressaca!); e curandeiros ayurvédicos os usavam para gerar vitalidade. [16]
    • Na Idade Média, poetas comparavam o amor, a pureza, o desejo e a perfeição a cristais, contribuindo com a crença de que eles têm poderes de cura e purificação.
    • No Ocidente cristão, textos sobre cristais remetem principalmente a objetos religiosos decorativos ou que simbolizam a luz dos Céus (e até a Virgem Maria).
  4. Usuários de cristais os colocam em suas casas ou no corpo em busca de bem-estar e proteção contra energias negativas ou para meditar . Algumas pessoas até bebem água tocada por cristais quando querem sorte, esplendor ou energia. [17]
    • Influenciadores e lojas de produtos voltados para o bem-estar popularizaram cristais entre os jovens que buscam conexões espirituais não religiosas (ou que querem estar na moda, pelo menos).
    • O uso de cristais no Ocidente se popularizou nos anos 1970, no movimento New Age, quando os jovens se interessaram pela contracultura e pela espiritualidade do ocultismo.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Afinal, cristais têm propriedades de cura e purificação?

PDF download Baixe em PDF
  1. O poder da sugestão pode ser mais forte que o cristal em si. Um estudo em particular apontou que as pessoas que já acreditavam que sentiriam algo com a meditação usando cristais (verdadeiros ou não) de fato sentiram mais efeitos "paranormais" do que aquelas que não pensavam assim. No fim das contas, tudo depende do objetivo de cada um. [18]
    • Se você quer que um cristal faça diferença na sua vida, provavelmente vai sentir um efeito mais completo.
    • Alguns profissionais de saúde acreditam no valor dos benefícios de efeito placebo de cristais e outras medicinas alternativas.
    • Embora não haja tanta comprovação científica da eficácia de cristais na cura, não faz mal tentar!
  2. É possível que haja uma um fluxo de energia minúsculo entre o corpo e um cristal, mas fluxos assim não têm nenhum impacto sobre lesões ou doenças. Além disso, não há comprovação de que cristais de cores ou composições químicas diferentes podem ser usados para tratar quadros específicos. [19]
    • Do ponto de vista geológico, cristais são meramente pedras feitas de padrões atômicos repetidos. O padrão exato é o que confere o formato, a transparência e a dureza do objeto. [20]
    • Cristais são formados quando o carbono pressurizado das profundezas da terra se resfria muito rápido ou quando os líquidos de uma solução evaporam e deixam estruturas sólidas para trás.
    • Sal, grafite de lápis e neve são considerados cristais, assim como as pedras preciosas que acreditamos serem diamantes, rubis e esmeraldas.
    Publicidade

Avisos

  • Apesar de cristais terem alguns benefícios de efeito placebo, nunca deixe de consultar um médico se você estiver com um problema de saúde sério ou crônico. [21]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 670 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade