Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seja para conferir mais autenticidade a um trabalho de artes ou para dar a um poema uma plataforma melhor do que o batido papel de impressora, nunca se sabe quando uma folha envelhecida será necessária. A internet disponibiliza diversos Métodos de envelhecimento de papel, mas o tradicional método de amassar e borrifar ainda é o que oferece os melhores resultados. Se ele não criar os resultados que você esperava, experimente tingir e assar o papel, aquecê-lo e queimá-lo , ou, para dar a ele um aspecto antigo e desgastado, enterrá-lo .
Passos
-
Amasse o papel. Apanhe a folha e amasse-a numa bola com as mãos. Quanto mais comprimida a bola, mais vincos o papel terá.
-
Desamasse o papel e borrife-o com água, chá ou café. Após esticar a folha, preencha um borrifador com o líquido de sua preferência. Borrife o papel até que ele fique úmido e tenha as cores e a forma desejadas.
- Note que o resultado vai variar de acordo com o líquido usado. A água não alterará a cor do papel, mas permitirá modificações futuras. O chá conferirá a ele um tom discreto de marrom, ao passo que o café o escurecerá.
-
Cause diversos danos ao papel. Com o papel úmido, será mais fácil moldá-lo. Tente rasgar as bordas, arrancar pequenos círculos com as unhas e criar pequenas rugas. [1] X Fonte de pesquisa Essas avarias simulam as causadas pela passagem do tempo: quanto mais antiga a aparência desejada para o papel, mais avariado ele deve ficar.
- Para criar vincos mais ressaltados e profundos, amasse o papel outra vez após umedecê-lo, tomando cuidado para não rasgá-lo.
-
Estique o papel e deixe-o secar. Coloque-o numa superfície plana, como uma mesa ou bancada, e ele deverá estar completamente seco em poucas horas.
- Pode-se também usar um secador de cabelo para acelerar o processo.
Publicidade
-
Escolha e prepare o agente. Para tingir o papel, você pode escolher entre o café, se quer uma cor mais escura, e o chá , se quer uma mais clara. O modo de preparo também pode afetar a cor do papel.
- Se você vai usar café, pode intensificar ou suavizar a cor usando mais ou menos pó de café.
- Quanto ao chá, a cor obtida será afetada pelo tempo de infusão. Uma infusão mais longa resultará em um tom mais escuro enquanto uma infusão mais breve, resultará em um tom mais claro.
- Deixe o líquido esfriar antes de passar para o Passo seguinte.
-
Coloque o papel dentro de uma forma retangular. Verifique se ela comporta o papel com folga, sem que nenhuma parte fique para fora das beiradas.
-
Preaqueça o forno a 93 ºC. Acendendo o forno agora, ele deverá chegar à temperatura desejada quando o papel estiver pronto para ser assado.
-
Coloque o agente na forma. Despeje o líquido em um dos cantos da forma, não diretamente sobre o papel, usando apenas uma quantidade suficiente para recobri-lo com uma camada muito fina. Não se preocupe caso o líquido se infiltre por baixo do papel, pois este o absorverá mais adiante.
-
Use um pincel de espuma para espalhar o café ou chá no papel. Neste passo, você pode ser criativo com o desenho que deseja criar: pode espalhar o agente homogeneamente no papel se quiser um visual uniforme ou, para obter um padrão mais vívido e nítido, espalhá-lo de maneira desigual. [2] X Fonte de pesquisa
- Para criar um desenho mais vívido e irregular, você pode polvilhar alguns grãos de pó de café diretamente na folha e deixá-los agir por alguns minutos. [3] X Fonte de pesquisa
-
Retire o excesso de líquido com um papel-toalha. Não deve haver líquido empoçado no papel ou na forma. Seu objetivo não é secar o papel completamente; apenas tirar qualquer excesso de líquido que haja na forma.
-
Modifique o papel. Antes de assá-lo, você pode fazer no papel alguns retoques enquanto ele ainda se encontra úmido e maleável: rasgar uma tira fina e irregular na lateral, fazer nele alguns buracos com a unha ou criar pequenos amassados horizontais, que confeririam ao papel um aspecto de pergaminho. Você também poderia pressionar o papel com um objeto qualquer, como um garfo, para criar marcas nele.
-
Coloque a forma no forno por de quatro a sete minutos. O ideal seria colocá-la na grade do meio. Fique de olho no papel todo o tempo. Você saberá que o processo está completo quando as laterais começarem a se retorcer — o tempo necessário para que isso aconteça varia de forno para forno.
-
Retire o papel e deixe-o esfriar. Com luvas de forno, remova a forma do forno. Deixe-o esfriar por 10 a 15 minutos antes de tentar escrever nele.Publicidade
-
Leve o papel até uma pia. Isso será importante caso você ateie fogo na folha por acidente; nessa hipótese, bastaria jogá-la na pia e abrir a torneira. Para este Método, recomenda-se escrever no papel após o processo de envelhecimento, ou você poderá perder seu trabalho com a queima excessiva do papel.
-
Providencie um isqueiro ou uma vela. Ambos apresentam a mesma eficiência, portanto use o que você tiver à disposição. Evite usar o isqueiro de butano, cuja chama é muito intensa para esse tipo de trabalho.
-
Corra a chama ao longo das beiradas do papel. Deixe a beirada do papel aproximadamente 1,0 a 2,5 cm acima da chama. Mova a chama ao longo dela, indo e voltando em todo o perímetro da folha. Isso criará aquela borda escurecida de uma folha muito antiga, danificada pelo tempo e por acidentes. Não deixe a chama por tempo demais em um único ponto.
- Não exponha uma única parte do papel à chama por muito tempo — isso pode fazer com que ele pegue fogo! [4] X Fonte de pesquisa
- Para evitar queimaduras, mantenha o fogo bem longe da sua mão à medida que você o desloca ao longo das beiradas do papel.
-
Queime pequenos pontos no papel. Se você quiser danificar o papel ainda mais, pode usar o fogo para fazer pequenos furos nele. Coloque o papel acerca de 2,5 cm acima da chama, mas, desta vez, expondo a mesma região ao calor demoradamente. Observe o papel à medida que ele escurece. Assim que chegar à cor desejada, tire-o de perto do fogo.
- Se quiser formar um buraco no papel, deixe-o exposto a chama por ainda mais tempo. O calor deverá desfazer o papel, que começará a pegar fogo rapidamente. Apague-o rapidamente.
- Caso o fogo se alastre mais rapidamente do que você consegue soprá-lo, derrube o papel na pia e abra a torneira.
Publicidade
-
Cave um buraco no jardim. Ele só precisa ser grande o bastante para acomodar uma bola de tênis. Você não precisa danificar o jardim desnecessariamente.
-
Amasse o papel em uma bola e enterre-o no buraco. Borrife a bola de papel com um pouco d'água; não mais do que um quarto de xícara de chá. Você também pode esfregar um pouco de terra diretamente nela a fim de sujar e manchar o papel um pouco mais.
-
Encha o buraco com terra. O papel deve ficar totalmente coberto. A função da terra é danificar e desgastar o papel, daí a importância de que ele todo esteja em contato com ela.
-
Desenterre o papel após um período de três a 14 dias. Esse tempo depende do aspecto desejado para o papel.Publicidade
Dicas
- O papel parecerá mais antigo e refinado se você queimá-lo enquanto ele ainda estiver úmido após o tingimento.
- Pratique o método da chama em um papel que você não se importe de perder antes de empregá-lo na folha de melhor qualidade destinada ao projeto.
- Não use líquido demais, ou o papel se rasgará.
- Se quiser que o papel tenha vincos escuros, faça dobras nele antes de borrifá-lo com o líquido ou mergulhá-lo nele.
- Se você vai usar café para fazer o envelhecimento, adicione a ele um pouco de vinho tinto. Como se trata de substâncias com propriedades diferentes, o café ocupará os "grandes" espaços e o vinho, os mais apertados, dando ao papel um aspecto muito antigo.
- Para um bom acabamento, borrife o papel com verniz transparente.
- Combine os métodos acima como quiser. Você poderia, por exemplo, tingir uma folha de papel, colocá-la no forno e enterrá-la por alguns dias.
Publicidade
Avisos
- Quem vai usar o método de mergulhar o papel em líquido não deve fazê-lo em várias folhas de uma vez, pois as páginas ficariam grudadas umas nas outras. Em vez disso, mergulhe cada uma individualmente, usando o mesmo chá.
- Não deixe o papel mergulhado na solução por muito tempo, ou ele começará a degradar-se.
- Não aproxime demais o papel da chama, ou ele pegará fogo.
- Se você tem menos de 18 anos, deve trabalhar com fogo apenas sob a supervisão de um adulto.
- Caso haja algo escrito com tinta no papel, não o mergulhe em nenhum líquido, pois a tinta se espalharia e tornaria o texto ilegível. Use lápis ou caneta esferográfica.
Publicidade
Materiais Necessários
- Papel.
- Café ou sachê de chá.
- Borrifador.
- Pincel de espuma.
- Forma quadrada.
- Papel-toalha.
- Forno.
- Vela ou isqueiro.
- Secador de cabelo.
Referências
Publicidade