Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer caixas de papel é um projeto fácil e sustentável para quem quer dar um presente ou precisa de um lugar para guardar as suas coisas. Dá para fazer isso com folhas de papel de qualquer tamanho, além de você poder dar um fim melhor a materiais que seriam descartados — como panfletos velhos e afins.
Passos
-
Escolha o papel. Para este método, use uma folha de papel retangular. Se você for fazer um presente ou uma lembrancinha, escolha uma cor forte ou um papel estampado. Se só quer fazer artesanato, use algo mais simples.
-
Dobre o papel ao meio verticalmente. Se você usar uma folha de papel estampada, deixe o lado decorado para fora. Depois, desdobre o material de novo. [1] X Fonte de pesquisa
-
Dobre cada lado do papel em direção ao meio. Alinhe a extremidade à dobra do meio, lembrando-se de deixar o lado decorado para fora. Em seguida, desdobre o material de novo para que ele fique dividido em quatro partes horizontais.
-
Dobre todo o papel ao meio longitudinalmente. Mais uma vez, o lado decorado deve ficar para fora. Desdobre o papel de novo para que ele fique dividido em oito seções iguais.
-
Dobre cada lado curto do papel em direção ao meio. Você vai repetir o que fez no passo 3 com essa dobra.
- Assim, o lado novo vai ter quatro seções, totalizando 16 seções na folha inteira.
- Dessa vez, não desdobre o papel na longitudinal.
-
Dobre todos os cantos do papel. Alinhe as extremidades com as dobras longitudinais mais próximas. Elas devem formar triângulos retângulos com as bases alinhadas a essas dobras para a folha ficar com o formato de um octógono irregular.
- Deve haver uma faixa fina no papel entre as bordas e a extremidade da última dobra que você fez — para gerar uma aba.
-
Dobre as abas do meio por cima dos triângulos que você formou no passo anterior. Assim, você vai abrir o meio do papel para ver a dobra do local no interior da caixa.
- Essa aba vai ficar visível de fora da caixa. Se for fazer um presente ou uma caixa decorativa, use uma folha de papel estampada de dupla face para deixar tudo mais bonito.
-
Puxe as duas abas. Segure-as pelas dobras no meio para terminar a caixa.
- Você pode ter que dobrar algumas partes do papel de novo para dar um acabamento melhor à caixa.
-
Dê os toques finais. Passe fita adesiva nos cantos da caixa para ela ficar mais resistente; decore os lados de dentro e de fora com canetinhas; se for dar a caixa de presente, escreva uma mensagem surpresa dentro dela etc.Publicidade
-
Escolha o papel. Se possível, comece com uma folha de papel retangular. Como dito anteriormente, o papel ideal depende do destino da caixa: se for dá-la de presente ou usá-la como artigo de decoração, use um material colorido ou estampado; se só quer fazer artesanato, algo mais simples serve.
-
Dobre o papel ao meio horizontalmente. Se for usar uma folha de papel estampada, deixe o lado decorado para dentro . Preste atenção, pois isso é o oposto do método 1. Em seguida, desdobre o material de novo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Dobre cada lado mais comprido do papel em direção ao meio. Lembre-se de deixar o lado estampado para dentro. Pegue as bordas externas e dobre-as em direção ao meio. Depois, desdobre.
- O papel vai ficar com quatro seções verticais. Nesse ponto, ele ainda está meio dobrado; por isso, as duas metades que ficarem de fora não vão ser estampadas.
-
Dobre as extremidades na horizontal para cima, em direção à dobra mais próxima. O papel vai ficar com abas estampadas.
- Cada aba deve ser formada por três camadas do papel, formando uma espécie de sanfona.
- Não desdobre o papel.
-
Vire o papel e dobre as extremidades do outro lado em direção ao meio. Com o papel ficar virado para baixo, você vai ver somente a dobra do meio e as duas extremidades horizontais. Dobre-as nessa direção para alinhar essas partes às dobras externas. Em seguida, desdobre parte do material.
- Nesse ponto, você vai ter duas seções horizontais antes de desdobrar e quatro depois.
-
Dobre o canto inferior esquerdo em direção à terceira dobra da direita. Alinhe a extremidade à dobra.
- A nova seção triangular vai ter uma aba bem no meio.
-
Dobre o canto inferior direito da aba em direção à extremidade. Assim, você vai criar uma aba na forma de um trapézio simétrico.
-
Dobre o canto inferior direito para cima, até ele tocar a extremidade da aba. Esse canto vai ficar no outro lado da terceira dobra.
- A nova seção vai ser triangular e ter uma ponta, além de uma aba.
-
Insira a última seção na aba de baixo. Levante a seção e passe a aba por baixo dela com cuidado. Assim, a aba e o canto triangular dobrado vão ficar visíveis.
-
Guarde a ponta da caixa. Dobre a ponta triangular do papel para baixo, de modo que ela fique debaixo da aba. Se necessário, refaça as dobras.
- O papel vai ficar com uma extremidade reta na parte inferior, enquanto a aba dobrada vai ter a forma de um trapézio e ficar com os lados paralelos ao segundo trapézio, que é maior.
-
Repita dos passos 6 a 10 com a outra ponta. Se necessário, vire o papel em 180° antes de começar.
- Quando você terminar, os dois lados devem estar simétricos e idênticos para a folha de papel ficar com a forma de um octógono alongado.
-
Levante as abas. Assim, você vai terminar os quatro lados da caixa. Se necessário, reforce as dobras para deixar a estrutura mais resistente. Como no método 1, você pode decorar o objeto para ocasiões especiais.Publicidade
-
Escolha o papel. Pense no objetivo da caixa: se você for dá-la de presente ou usá-la como artigo de decoração, use um material colorido ou estampado.
- Para este método, use uma folha quadrada, como papel de origami (se for dar a caixa de presente). Ele tem que ser simétrico; se necessário, meça e corte os lados do material.
-
Dobre o papel ao meio na diagonal e, em seguida, desdobre. Se usar uma folha de papel estampada, deixe o lado decorado para dentro. Vire o material em 90° e repita o passo para ficar com quatro seções. [5] X Fonte de pesquisa
-
Dobre todos os cantos em direção ao centro. Comece com o lado estampado do papel para baixo e dobre os cantos para mostrar a decoração. Nesse ponto, o lado normal vai "desaparecer", e o material vai ficar como um quadrado feito de quatro triângulos iguais.
-
Dobre dois cantos paralelos em direção ao centro. Essas duas novas seções têm que ficar em cima das dobras que você fez no passo 3 para o papel ficar retangular. No fim, só essas duas abas devem ficar visíveis.
-
Dobre dois cantos mais curtos em direção ao centro. Faça essas dobras por cima das que você fez no passo 4 para que o papel fique na forma de um quadrado ainda menor. Mais uma vez, as únicas partes visíveis devem ser as abas retangulares que se encontram no meio.
-
Desdobre parte do papel. Pare de desdobrar quando você voltar ao quadrado feito de retângulos do passo 3. Refaça duas dobras paralelas em direção ao meio por cima das anteriores. Elas têm que ser idênticas e não podem criar novas marcas no material. Faça-as na vertical, pois elas vão ser os lados da caixa.
-
Abra dois triângulos do meio do papel. Você vai abrir um lado da parte mais curta do retângulo, mas não faça muita força (para não rasgar o material). Se necessário, refaça as dobras que estiverem fracas para ficar com três triângulos virados para fora — dois com a dobra do meio. As bases deles devem formar os três lados do quadrado que representam o próximo lado da caixa final.
-
Dobre os dois triângulos de novo. Junte as dobras do meio de novo para inverter os triângulos. Alinhe-os contra essas dobras do lado novo da caixa para começar a parte final da caixa. [6] X Fonte de pesquisa
-
Dobre o último triângulo para dentro da caixa. A base desse último triângulo vai ser a dobra que representa o canto inferior interno do lado. Depois de dobrado, ele vai ficar no fundo da caixa, criando um quadrado com três outros triângulos idênticos.
-
Repita dos passos 7 a 9 com o outro lado. Todos os quatro triângulos devem se encaixar perfeitamente no fundo da caixa, enquanto a outra parte da estrutura deve ser igual ao que você fez no passo 3. Se quiser que os triângulos fiquem bem presos, passe fita adesiva neles.Publicidade
-
Junte os materiais. Diferentemente dos métodos anteriores, você vai precisar cortar e colar os materiais para fazer a embalagem. Mesmo assim, não se preocupe: esta opção é a mais fácil de todas. Use papel cartão ou outro material resistente, além de uma tesoura, uma régua e cola. [7] X Fonte de pesquisa
- Você também vai precisar de uma ferramenta para dobrar partes do papel. [8] X Fonte de pesquisa
-
Imprima um molde de embalagem. Baixe algo legal da internet, como um molde minimalista ou mais estampado.
- Você pode até imprimir um molde preto e decorá-lo por conta própria antes de começar a dobrar. Não deixe para depois, pois o processo fica bem mais difícil.
- Você também pode imprimir um molde preto já no papel decorativo. [9] X Fonte de pesquisa
-
Recorte o molde. Use a tesoura para fazer o corte nas linhas externas do modelo. No geral, eles têm dois lados paralelos retos e quatro lados curvados — semelhantes a uma ampulheta mais grossa. Alguns modelos são mais elaborados, mas todos têm o mesmo formato básico.
-
Dobre o papel nas linhas. Na parte reta, coloque a régua contra as linhas retas e faça as dobras. A parte curvada é mais complicada, já que você vai ter que fazer tudo à mão ou com alguma ferramenta. Passe-a no local até conseguir dobrar, mas tenha cuidado. [10] X Fonte de pesquisa
-
Dobre a caixa ao meio pela linha central. Se o molde é decorativo, vire o papel do outro lado e dobre para fora. [11] X Fonte de pesquisa Se não é, dobre-o para dentro. Mais uma vez, use a régua caso necessário.
-
Dobre e cole a aba da embalagem. Dobre a segunda linha reta para dentro para que a aba fina fique na posição certa. Passe um pouco da cola no local.
-
Monte a parte principal da embalagem. Dobre a embalagem ao meio de novo, com os lados decorativos para fora. Coloque a aba debaixo da extremidade do recipiente. Depois, alinhe ambas e coloque a embalagem dentro de um livro pesado para a cola secar. [12] X Fonte de pesquisa
-
Dobre as extremidades curvadas da embalagem para dentro para terminar. Depois que a cola secar, dobre as partes arredondadas da embalagem em direção ao meio com os dedos para formar dos lados paralelos e uma estrutura oval. [13] X Fonte de pesquisa Como o material é côncavo, não é preciso passar cola nas extremidades (a menos que você use papel fino).Publicidade
Dicas
- As caixas de papel não são tão resistentes quanto as de outros materiais. Não coloque objetos pesados, itens frágeis ou líquidos nelas.
- Se as instruções parecerem difíceis de acompanhar, não se preocupe: tudo é mais simples que parece. Continue tentando até chegar ao resultado que você quer.
- Não espere fazer algo perfeito logo de cara. Você vai ter que treinar um pouco.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=KghDGcfDdCA
- ↑ https://www.paperandmore.com/content/what-is-the-best-way-to-fold-or-score-paper
- ↑ http://www.gatheringbeauty.com/2015/05/diy-pillow-boxes.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=9LlHZ9aizzc
- ↑ http://www.origami-instructions.com/origami-box.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=QEJxrXY_xpw
- ↑ http://www.auntannie.com/BoxesBags/PillowBox
- ↑ http://www.gatheringbeauty.com/2015/05/diy-pillow-boxes.html
- ↑ http://www.homemade-gifts-made-easy.com/gift-box-templates.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 191 106 vezes.
Publicidade