Baixe em PDF Baixe em PDF

Envelopes com fecho de metal permitem que a correspondência seja lacrada de forma segura. Geralmente, são maiores que os envelopes normais de carta e podem armazenar documentos de diversos tamanhos sem que haja a necessidade de dobra-los. A disposição do endereço é a mesma, mas é necessário um pouco mais de cautela na hora de escrevê-lo para evitar que o fecho não atrapalhe e as letras fiquem incompreensíveis.

Método 1
Método 1 de 2:

Enviando o envelope

Baixe em PDF
  1. Nas situações em que o fecho do envelope impedir que você escreva de forma legível, compre um adesivo em uma agência dos correios ou papelaria. Você pode utilizá-lo para escrever o endereço de destino e, posteriormente, fixá-lo. No entanto, se você preferir escrever diretamente na superfície do envelope, pule para o próximo Passo.
    • A etiqueta com o endereço de devolução deve ser menor do que a do endereço de destino.
  2. Antes de inserir qualquer coisa dentro do envelope, coloque-o em um local plano com o fecho virado para baixo. Passe a mão sobre ele para que você identifique onde o fecho está.
  3. Vire-o ao contrário para que a aba esteja posicionada no lado direito.
  4. Anote seu endereço utilizando letras pequenas para que você tenha um espaço considerável no restante do envelope. O endereço deve ser escrito no mesmo formato em que outras correspondências são enviadas. A maioria dos países utiliza um modelo parecido: [1]
    • Nome do remetente
      Endereço
      Número do apartamento/suíte (se necessário)
      Cidade
      Estado e CEP
      País (para envio de correspondência internacional)
  5. Além disso, escreve o endereço para o qual você deseja enviar a correspondência. Essas informações devem estar no mesmo lado do envelope em caracteres grandes.
    • Escolha outro lugar para escrever as informações se o fecho estiver no meio do envelope. Para evitar a formação de relevos, talvez seja necessário que você escreva próximo ao fecho, ou disponha as linhas entre ele.
  6. Caso seja necessário incluir avisos, tais como "Não dobre", escreva-os na frente e no verso do envelope.
    • Peça ajuda a algum funcionário ou procure por dicas no site oficial da agência dos correios, se você estiver com dúvidas sobre onde escrever "Correio aéreo", por exemplo, ou informações similares.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lacrando o envelope

Baixe em PDF
  1. Mantenha a borda superior do documento o mais próximo possível da abertura.
  2. O tipo de envelope mais comum possui um fecho com formato de borboleta e duas alças de metal. Dobre-as para que fiquem suspensas em linha reta. Você provavelmente precisará utilizar as unhas para fazer isso.
    • Caso o fecho do seu envelope seja diferente do citado acima e possua dois círculos e um elástico, basta fechar a aba e passar o fio ao redor de um círculo e outro.
  3. Alguns envelopes possuem fita adesiva, sendo assim basta retirar o papel e fixá-la. Para os que não possuem, usar uma cola comum também é eficaz.
  4. Em seguida, desdobre as duas alças em direção oposta uma da outra. Com a mão, pressione-as contra o corpo do envelope para que elas não se abram.
  5. Pressione-as contra o envelope novamente. Para evitar que o fecho se enrosque com outras correspondências, cubra-o com uma fita.
  6. Assim que você colar o selo no canto superior direito do envelope, ele estará pronto para ser enviado. O valor do frete dependerá do tamanho e peso da correspondência, conforme estipulado pela agência escolhida por você.
    Publicidade

Dicas

  • Tente escrever as informações em linhas horizontais no envelope. Você pode usar uma régua ou desenhar algumas linhas utilizando um lápis.
  • Escreva em letras maiúsculas se a sua caligrafia não for tão compreensível. Você pode também imprimir o endereço em uma fita de identificação adesiva ou pedir a um amigo que anote as informações para você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 94 198 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade