PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer perguntas é uma maneira básica de se obter informações. Mas, como tudo o mais, exige habilidade. Fazer perguntas abertas é uma forma amigável de envolver as pessoas em uma conversa. Saber a diferença entre perguntas abertas e fechadas o ajuda muito na carreira e na vida social.

Método 1
Método 1 de 2:

Entendendo as perguntas abertas

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar a fazer perguntas abertas eficazes, você precisa aprender quais são essas perguntas. Uma pergunta aberta é aquela que requer uma resposta completa usando os próprios conhecimentos e sentimentos da pessoa. Elas são objetivas, não induzem a pessoa que responde e resultam em uma resposta com muitas palavras. [1] Alguns exemplos de perguntas abertas são:
    • "O que aconteceu depois que eu saí?"
    • "Por que o Carlos saiu antes da Susana?"
    • "O que todo mundo achou do bolo?"
    • "Conte-me sobre o seu dia de trabalho."
    • "O que está achando da nova temporada do programa?"
  2. Uma pergunta fechada é respondida em poucas palavras. Elas são usadas para obter fatos e informações específicas. Alguns exemplos de perguntas fechadas são:
    • "Quem você escolherá?"
    • "Qual é a marca do seu carro?"
    • "Você falou com o Beto?"
    • "A Susana saiu com o Carlos?"
    • "Todo mundo terminou o bolo?"
    • Perguntas fechadas encerram a conversa. Elas não convidam as pessoas a elaborarem, falarem sobre si ou darem informações a quem pergunta.
  3. Às vezes, as pessoas acham que fizeram perguntas abertas quando isso não é verdade. Para fazer perguntas abertas em uma conversa, conheça as características delas.
    • Elas exigem que a pessoa pare, pense e reflita.
    • As respostas não são fatos, mas sentimentos, opiniões ou ideias pessoais sobre um assunto.
    • Quando são usadas perguntas abertas, o controle é transferido para a pessoa que deve responder a pergunta, para haver uma troca de ideias. Se o controle da conversa continua com a pessoa que faz as perguntas, significa que você está fazendo isso errado. Essa técnica faz a conversa parecer mais com uma entrevista de emprego ou um interrogatório, o que não é confortável nem agradável. [2]
    • Evite perguntas com as seguintes características: as respostas fornecem fatos; as perguntas são fáceis de responder; as respostas são dadas com rapidez e exigem pouca ou nenhuma reflexão. [3] As perguntas com essas características são fechadas.
  4. Para ter certeza de que está fazendo perguntas abertas, você precisa aprender a linguagem envolvida. As perguntas abertas começam de forma muito específica.
    • As perguntas abertas começam com as seguintes palavras: por que, como, o que, descreva, conte-me... ou o que você acha...
    • Embora "conte-me" não seja o início de uma pergunta, o resultado é o mesmo de uma pergunta aberta.
    • As perguntas fechadas também têm uma linguagem específica. Se deseja evitar perguntas fechadas, não comece perguntas com: você é/não é, você foi/não foi, você vai/não vai. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando perguntas abertas

PDF download Baixe em PDF
  1. Um dos motivos principais para usar perguntas abertas é obter respostas profundas, significativas e reflexivas. Fazer perguntas assim convida as pessoas a se abrirem, porque você demonstra que está interessado no que elas têm a dizer.
    • Não use perguntas fechadas quando deseja respostas significativas. Essas perguntas provocam uma interrupção na conversa. As respostas de uma palavra dificultam a construção de uma conversa ou de um relacionamento. As perguntas fechadas também costumam obter respostas inadequadas.
    • Faça perguntas abertas quando deseja explicações detalhadas.
    • Use perguntas abertas para expandir uma conversa após fazer uma pergunta fechada e obter um fato ou uma resposta de uma palavra. A partir do fato ou da resposta, crie uma conversa inteira com perguntas abertas. [5]
  2. As perguntas abertas podem às vezes ser abertas demais. A forma de se expressar é muito importante, especialmente se você deseja um certo tipo de resposta. [6]
    • Se está tentando marcar um encontro, poderia perguntar: "O que procura em uma pessoa?". A pessoa pode responder com características físicas, enquanto você desejava falar sobre personalidade. Em vez disso, faça perguntas mais específicas, com parâmetros: "Que tipo de caráter você procura em uma pessoa?"
  3. Nesse método, comece com uma pergunta bem restrita, passe para uma pergunta mais ampla e depois para uma pergunta aberta. Esse método é bom se você está tentando obter detalhes específicos sobre alguém. Ele também funciona se você está tentando chamar a atenção de alguém para um tópico ou está tentando tornar alguém mais confiante. [7]
    • Se está com dificuldades para fazer a pessoa se abrir usando perguntas abertas, tente fazer perguntas restritas primeiro e depois passar para perguntas abertas após envolver a pessoa na conversa. [8] Um exemplo dessa situação é uma conversa com os filhos. Você começa com uma pergunta como: "O que aconteceu na escola hoje?" e "Nada" é a resposta. Prossiga com uma pergunta como: "Como você acha que está se saindo nas matérias?". É provável que essa pergunta dê início a uma conversa.
  4. Use perguntas abertas para prosseguir numa conversa após outras perguntas. Essas perguntas abertas podem ser feitas após outras perguntas abertas ou perguntas fechadas.
    • Pergunte "por que" e "como" para dar prosseguimento a uma conversa e obter uma resposta mais longa após fazer uma pergunta fechada.
    • Quando uma pessoa terminar de falar, faça uma pergunta aberta que se refira ao que ela acabou de falar ou que se relacione ao que ela acabou de dizer. Essa estratégia demonstra sua preocupação e interesse com o que a pessoa está dizendo.
  5. As perguntas abertas são uma ótima forma de estabelecer uma conexão com alguém por meio de uma conversa. Diferentemente das fechadas, as perguntas abertas incentivam trocas mais profundas e significativas entre duas pessoas.
    • Faça perguntas abertas para descobrir mais sobre uma pessoa. Muitas vezes, as perguntas abertas incentivam uma pessoa a falar sobre si. Ao fazer perguntas para dar prosseguimento à conversa, você pode continuar descobrindo informações sobre a pessoa.
    • Perguntas abertas podem demonstrar interesse, compaixão ou preocupação com alguém. Essas perguntas requerem respostas mais pessoais e envolventes. Ao perguntar "Como você se sente?" ou "Por que você está chorando?", você convida uma pessoa a compartilhar sentimentos. Perguntar "você está bem?" só exige que a pessoa responda "sim" ou "não."
    • Faça perguntas abertas para iniciar uma conversa com uma pessoa quieta, nervosa ou desconhecida. [9] Essas perguntas podem fazer a pessoa se sentir à vontade e incentivá-la a se abrir.
    • Use perguntas abertas para não pressionar ou influenciar a resposta de uma pessoa. A maioria das perguntas abertas são perguntas neutras. A forma como as perguntas fechadas são feitas pode fazer com que uma pessoa se sinta pressionada a responder de uma determinada forma. [10] Por exemplo, uma pergunta indutora poderia ser: "Você achou este vestido lindo, né?", enquanto uma pergunta aberta neutra seria: "O que você acha deste vestido?". Complementos como "você não acha?", "não é?", "né?" ou "não é verdade?" podem transformar perguntas abertas em perguntas indutoras, sugerindo que a pessoa com quem você está falando concorda contigo. Não os use com perguntas abertas.
    • Tome cuidado para não fazer perguntas muito pessoais ou que exigem muitas informações pessoais. Ao perguntar, pense no nível de conforto da pessoa que responde. Se você já fez uma pergunta muito pessoal, basta fazer outra menos pessoal.
  6. As perguntas abertas são ótimas para debates. Elas incentivam respostas, opiniões e soluções diferentes. Elas também incentivam o pensamento criativo e validam as ideias das pessoas.
    • As perguntas abertas envolvem habilidades de linguagem de forma sofisticada. Você pode usar perguntas abertas com crianças e alunos de idiomas para ajudá-los a estimular o pensamento e melhorar as habilidades de linguagem. [11]
  7. A conversação é uma arte com a qual muitas pessoas têm problemas. Falar com desconhecidos pode ser amedrontador, mas as perguntas abertas ajudam a incentivar outras pessoas a falarem e a se conectarem.
  8. As perguntas abertas podem funcionar como uma sondagem. Há dois métodos diferentes de fazer perguntas de sondagem:
    • Sondagem para esclarecimento. Se fizer uma pergunta aberta que resulte em uma resposta geral, faça outra pergunta aberta para esclarecer. Por exemplo, se você pergunta a uma pessoa: "Por que você gosta de morar aqui?" e ela responde: "por causa da vista", você pode fazer outra pergunta para esclarecer, como: "Como assim?"
    • Sondagem para conclusão. Depois que uma resposta clara e completa para uma pergunta aberta é obtida, você pode fazer mais perguntas para conseguir outras informações. Alguns exemplos de perguntas que buscam esclarecimento são: "O que mais você gosta?" ou "Qual outro motivo você tem?" [12]
    • Não use: "Algo mais?" Essa é uma pergunta fechada e pode resultar em um simples "não" como resposta. (além de você parecer um garçom)
  9. Uma das recompensas de fazer perguntas abertas é o estímulo à criatividade. Certos tipos de perguntas abertas exigem respostas que encorajam as pessoas a expandir os limites do pensamento.
    • Algumas perguntas abertas exigem previsões. Perguntas como: "Quem vai vencer a eleição?" ou "Qual seria o efeito da vitória deste candidato para o nosso estado?" requerem a criação de cenários possíveis.
    • Às vezes essas perguntas também fazem as pessoas pensarem em consequências. Ao perguntar a uma pessoa: "O que aconteceria se você..." ou "o que ocorreria se...", você está incentivando essa pessoa a pensar sobre a causa e os efeitos de determinado cenário. [13]
  10. Assim a conversa fica mais igualitária e você passa a tomar parte na conversa de outra forma além de fazendo perguntas. Para que alguém faça perguntas a você, não dê todos os detalhes de uma história ou a sua opinião de uma vez. Permita que a outra pessoa te conheça da maneira dela. [14]
  11. Fazer as perguntas certas não faz sentido se você não escuta. Às vezes nós já formulamos a pergunta seguinte sem nem prestar atenção à resposta da primeira pergunta. Você perde ótimas oportunidades quando não presta atenção. Não se apresse em falar! Ouça a resposta da pergunta que fez primeiro e curta a conversa, com tranquilidade.
    Publicidade

Avisos

  • Uma pessoa que se sente desconfortável respondendo perguntas abertas não entende onde você quer chegar com elas ou realmente não deseja respondê-las. Você pode tentar dar uma pequena explicação. Se ela ainda resistir, o motivo pode ser uma resposta pessoal ou um assunto que a pessoa não deseja explorar.
  • As perguntas abertas podem resultar em respostas longas e entediantes. Se quiser torná-las breves e relevantes, seja específico ao fazer as perguntas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 286 396 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade