Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguma vez já se pegou ouvindo uma música pop no rádio e pensou que se daria bem compondo algo do tipo? Com um pouco de imaginação, um conhecimento musical básico e um amor pelas metáforas, você conseguirá escrever suas próprias canções rapidinho. Não se cobre um sucesso, afinal, nem toda canção estoura, principalmente se você levar em conta que muitos artistas compõem centenas para publicar menos de dez em um ano. Apesar disso, com a prática constante, você poderá ficar bom o suficiente para escrever um hit.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Esboçando a música

Baixe em PDF
  1. A ideia de todas as músicas é expressar uma ideia, o que pode ser simples ou complicado, tudo depende do que a canção significa para você e da origem do sentimento que deseja expressar. As cafeterias são excelentes locais para se buscar inspirações, pois são pontos de encontro para amantes e amigos. Muitos compositores gostam de ir para o meio do mato, para ouvir os sons dos pássaros e a solenidade da natureza. [1] [2] [3]
    • Procure um lugar adequado para suas necessidades. Se precisa de interações, vá para um ambiente cheio de gente. Se precisa de silêncio, pegue o carro e caia na estrada ou sente-se no leito de um rio calmo.
    • Use todos os sentidos. Observe as cores ao redor, ouça os sons do ambiente, sinta a mesa à sua frente e cheire todos os aromas do ar.
    • Nem todas as ideias precisam ser sérias ou complexas. Quando o assunto são as canções pop, pensamentos breves e animados costumam fazer sucesso.
  2. Pegue um caderninho e uma caneta e vá para o local escolhido para a inspiração. Sempre que ouvir, tocar, cheirar ou ver algo interessante, escreva uma ou duas palavras para colocar as sensações no papel. Por exemplo, ao ouvir um pássaro cantando em um bosque, você poderia escrever "pena, eco, chamado, ouça-me". Monte uma lista grande com palavras conforme vai até os lugares buscar inspirações. [4] [5]
    • Leve sempre um caderninho pequeno consigo para onde for. Assim, você conseguirá reunir todas as ideias em um único lugar de poderá escrever as novas sempre que quiser.
    • Sublinhe as palavras que mais o tocam; elas provavelmente serão o foco na hora de compor a letra da música.
  3. Não é uma boa ideia escrever uma música que aborde amor, morte, trabalho, depressão, sonhos e autoconhecimento ao mesmo tempo. Qualquer uma dessas opções funciona, mas é preciso se concentrar em uma para que os ouvintes se foquem e "entrem" na música. Pegue as listas aleatórias que montou e comece a riscar algumas palavras. Comece uma outra lista, dessa vez permanente, em outra página. [6]
    • Cada uma das palavras importantes deve se concentrar em um único assunto. Por exemplo, "pedregulhos, brisa, caminho de casa, estrada difícil, campo, espaço" são palavras que giram em torno do conceito de "tomar o seu próprio rumo na vida".
    • Conecte e numere as palavras na ordem que deseja utilizá-las na música. Usando os exemplos acima: "1. espaço, 2. brisa, 3. estrada difícil, 4. caminho de casa". Você precisa de um pouco de espaço para andar de carro. Durante o passeio, você sente a brisa do ar, mas começa a perceber quão difícil de suportar é a estrada, e então decide voltar para casa.
    • O tema escolhido deve ser comum para todo mundo. Por ser uma música pop, ela deve tocar os mais diversos tipos de público. Por exemplo, o público geral provavelmente se identificará mais com temas como tristeza e saudade do que com temas como depressão.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Halle Payne

    Guia de Mochilagem e Trilha
    Halle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.
    Halle Payne
    Guia de Mochilagem e Trilha


    Halle Payne, cantora e compositora, nos diz o seguinte: "Ao compor, você quer pensar em uma narrativa concisa, especialmente na música pop. A música folk ou indie demanda narrativas mais complexas, enquanto que o pop preza pela objetividade. O que você quer dizer? E como tornar esse tema único?"

  4. Todos os temas do mundo já foram abordados nas músicas de algum jeito ou de outro. O caminho para o sucesso é dizer algo novo sobre o assunto ou dizê-lo de outro modo. As metáforas serão bastante úteis agora. As palavras que anotou anteriormente podem transformar uma conversa batida em algo novo. [7] [8] [9]
    • Por exemplo, você pode ter percebido como as penas dos pássaros se agitam sob o vento. Tal detalhe pode ser utilizado como uma metáfora para o modo com o qual vê a vida no momento. Em vez de dizer explicitamente que a vida tem seus altos e baixos, você pode usar uma metáfora sobre as penas dos pássaros para transmitir o seu pensamento.
    • Crie uma imagem na cabeça dos ouvintes através das metáforas. Não misture um monte de ideias de uma vez, sem muita coerência. Por exemplo, se vai usar a metáfora dos pássaros, atenha-se a eles. Fale sobre como eles comem, dormem, respiram, etc. As imagens vívidas capturarão a imaginação de quem ouvir a música.
  5. Não se preocupe muito com as rimas por enquanto; escreva frases completas e coerentes. Use as palavras importantes que selecionou na lista e construa uma letra ao redor delas, usando verbos, adjetivos e figuras de linguagem. Escreva a letra como se estivesse escrevendo um roteiro do filme. Conte uma história usando mais "você" do que "eu". [10] [11] [12]
    • A estrutura básica das músicas pop é: verso, pré-refrão, refrão, verso, refrão, interlúdio, refrão. Existem dois conjuntos de versos para que você conte a história desejada. O primeiro apresentará o ouvinte à trama. O segundo pode repetir os sentimentos do primeiro ou levar a história em outra direção.
    • O refrão deve ser igual nas duas repetições, para que os ouvintes memorizem a música. Ele é a parte da canção que representa melhor a ideia principal que você deseja passar. Se a ideia é fazer uma música de retorno ao lar, diga aos ouvintes que está voltando para casa, seja explicitamente (Estou indo de volta para o lar) ou implicitamente (Estou indo de volta para onde tudo começou).
    • Lembre-se: é bem provável que uma parte do refrão acabe virando o título da música.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Pensando no lado musical

Baixe em PDF
  1. Antes de refinar e finalizar a letra, é bom já pensar nas batidas que a acompanharão. O ritmo ditará para os ouvintes o clima e a mensagem da música. Se quer escrever sobre tristeza ou saudade, o comum é usar um ritmo mais lento. As músicas sobre temas alegres costumam ser mais animadas. [13] [14]
    • Acima de cada palavra, inclua notas inteiras, meias e quartas. Assim, você saberá por quanto tempo cantar cada palavra. As músicas tristes costumam ter mais notas inteiras, enquanto as alegres são repletas de quartas e oitavas.
    • O refrão costuma ter um ritmo consistente na música inteira. Os versos costumam ser um pouco mais livres nas músicas tristes, alternando entre rápidos e lentos dependendo da canção. Nas músicas alegres, o refrão e os versos costumam seguir o mesmo padrão.
  2. O começo é provavelmente a parte mais importante das músicas pop. Por serem tocadas no rádio, não se deve perder tempo quando o assunto é prender a atenção do público. O começo da música deve prender o interesse de quem estiver ouvindo. Pegue um piano ou um violão e pratique diversas batidas e riffs para encontrar algo que combine com a música que deseja escrever. [15] [16]
    • Um dos melhores exemplos de riff vem da música "Satisfaction", dos Rolling Stones. O começo da música já deixa todo mundo preso imediatamente.
    • Lembre-se de que o riff não necessariamente deve ser igual à melodia ou ao ritmo. Ele pode ser usado apenas no começo da música para chamar a atenção do público. Obviamente, essa não é uma regra; você pode usar o riff na música inteira se desejar.
    • "Satisfaction" é um exemplo de música que não restringe o riff apenas ao começo. "Train, Train", da banda Blackfoot, é uma música que usa o riff apenas no comecinho.
  3. Não há nenhuma fórmula mágica para tal, pois há uma melodia diferente para todas as músicas do mundo. Apesar disso, o gênero pop costuma apresentar uma mistura de repetição e variação para facilitar a memorização das músicas. Leia as palavras da letra em voz alta repetidas vezes até que a sua mente comece a associá-las à notas musicais. [17] [18] [19]
    • Ouça canções pop para buscar inspirações para a melodia. A ideia não é copiar a melodia de outra pessoa, mas criar variações do que já existe, pelo menos no começo.
    • Após bolar a melodia da primeira linha de um verso, repita-a no segundo. Mude a melodia na terceira linha e volte para ela na quarta linha. Trata-se de um padrão comum nas músicas pop, que cria uma repetição agradável para o público (1, 1, 2, 1).
    • Lembre-se de que as melodias mudarão na transição dos versos para o refrão. As músicas pop costumam ter melodias fortes no refrão que permitem a expressão de mais emoções. Concentre as maiores notas da música, sejam elas altas, baixas ou longas, fiquem no refrão.
  4. As músicas pop normalmente usam progressões de três ou quatro notas. Faça uma pesquisa na internet com o nome de alguma música seguida pelo termo "acordes" para ter uma ideia dos acordes utilizados. Por exemplo, a música "Firework", da Katy Perry, tem a seguinte progressão: | G | Am | Em | C |. No geral, as progressões são repetidas no verso, no pré-refrão e no refrão. [20] [21]
    • Você também pode usar as progressões de outras músicas, desde que não use as letras ou as melodias delas. Mesmo assim, sinta-se livre para adicionar ou modificar alguma das notas para melhor adaptar a progressão à música.
    • Se repetir uma progressão, mude a escala dela para criar uma variação entre o verso, o pré-refrão e o refrão. Por exemplo, "Firework" tem uma progressão regular e baixa de acordes no primeiro verso. No pré-refrão, a progressão muda para ascendente e no refrão, para regular alta.
    • Após descobrir quais os acordes desejados, combine-os com o ritmo e a melodia. Agora é a hora de adicionar ou remover palavras da letra, acomodando-a ao ritmo e à melodia.
  5. Também conhecida como interlúdio, essa é a parte da música que vem após a segunda repetição do refrão e antes da terceira. Ela pode ser um solo de violão ou de piano ou uma frase cantada pelo vocalista. A ideia é criar um fluxo natural na música, não ser uma interjeição. [22]
    • Por exemplo, você pode ir elevando o refrão. Na primeira vez que cantá-lo, use notas relativamente curtas. Na segunda vez, use notas mais longas, esticando o refrão e seguindo direto para a ponte, mantendo as notas por mais tempo.
    • Misture um pouco. Muitas músicas pop começam a ponte com notas longas e fazem uma transição para um solo de piano ou violão. As opções são praticamente infinitas.
    • Finalize a ponte para voltar para a música. Lembre-se: a ideia é criar diferenças entre as seções da canção.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando os toques finais

Baixe em PDF
  1. Muitos artistas optam por simplesmente repetir o refrão várias vezes, conforme o volume da música vai abaixando. Bandas como Aerosmith usam bastante tal tática, mas é bom saber que ela costuma funcionar melhor para músicas barulhentas e com bastante ritmo. Músicas mais lentas e tristes podem combinar mais com uma repetição do começo. Se começou com a música lenta e suave, encerre-a do mesmo modo. [23]
    • Você também pode encerrar a música apenas com os instrumentos, mas trata-se de uma licença artística normalmente reservada para artistas de renome. Por exemplo, os últimos cinco minutos da música "Freebird", da banda Lynyrd Skynyrd, são apenas instrumentais.
    • Mesmo que ainda não tenha renome, você pode repetir o riff da música algumas vezes no fim dela, fazendo com que o público pegue e tenha vontade de ouvir a canção de novo.
  2. Após bolar a melodia e a progressão de acordes, é hora de rever a letra e pensar nas rimas. Por mais que as canções pop modernas sigam um estilo um pouco mais livre, elas ainda usam um formato básico de rima. A ideia é criar uma música fácil de se lembrar, e as rimas facilitam isso. [24]
    • Faça pesquisas na internet para descobrir quais palavras rimam com as palavras que usou na letra. Você encontrará uma lista de termos para escolher os que mais combinam com a letra.
    • Dependendo das palavras que escolher, pode ser preciso alterar a melodia ou o ritmo. Trata-se de um processo contínuo de modificações. Acostume-se!
  3. Familiares, amigos e parceiros podem ajudá-lo a tornar a sua música ainda melhor. Pense nos dotes musicais de seus conhecidos e chame-os para colaborar com você. Por exemplo, se está criando uma música animada, chame aquele seu amigo que toca trompete ou que é DJ para ajudar. [25] [26]
    • Você provavelmente tem algum amigo capaz de ajudá-lo a harmonizar as melodias da música.
    • Converse com alguns conhecidos para descobrir se alguém tem um contato na indústria da música. Uma pessoa que já tenha gravado um álbum ou trabalhado com uma gravadora pode ajudá-lo a distribuir sua música.
  4. Grave-a no computador e ouça-a várias vezes. É possível acompanhar a letra e a melodia? É importante que o público consiga entender todas as palavras para poder memorizá-las. Crie distinções claras entre os versos e o refrão; não se esqueça de que a ponte deve fluir naturalmente com a música, não atrapalhar a progressão dela. [27] [28]
    • Lembre-se de que as músicas nunca ficam perfeitas logo de cara. Regrave a canção até que ela esteja do modo desejado.
    • Pense em como se sente ao ouvir a música. As canções pop devem fazer com que o público sinta as emoções escritas.
  5. Ele pode ser qualquer coisa , mas a ideia é que tenha a ver com o tema da canção. Muitos artistas optam por pegar alguma linha do refrão para usar no título, pois fazê-lo facilita a associação do público entre a letra e o título. Se a música for muito metafórica, talvez seja uma boa ideia usar um título mais óbvio e literal. [29]
    • Por exemplo, se a música trata da depressão, sem que isso seja dito de modo explícito, escolha um título que reflita o tema.
    Publicidade

Dicas

  • Vá para lugares onde nunca foi para buscar inspiração. Pegue o seu diário e vá viajar para um lugar novo.
  • Pense diferente. É melhor criar uma canção nova e ousada do que uma canção padrão e quadrada.
  • Se você não se considera um cantor bom o suficiente para a música que escreveu, procure alguém para executá-la. Muitos compositores trabalham escrevendo músicas para artistas famosos.
  • Seja breve. As músicas pop costumam ter algo entre três e quatro minutos. [30]
Publicidade

Avisos

  • A maioria das músicas nunca toca no rádio. A indústria musical é bastante complicada e difícil de se entrar. Não se desencoraje se tiver dificuldade para que publiquem os seus álbuns.
Publicidade
  1. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  2. http://www.huffingtonpost.com/larry-dvoskin/3-secrets-to-writing-grea_b_5942028.html
  3. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  4. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  5. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  6. http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/features/how-to-write-the-perfect-pop-song-from-getting-the-hooks-right-to-calling-simon-cowell-10293070.html
  7. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  8. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  9. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  10. http://www.musesmuse.com/rblb-2.html
  11. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  12. http://www.musesmuse.com/rblb-2.html
  13. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  14. http://www.8notes.com/school/lessons/how_to_write_a_pop_song.asp
  15. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  16. http://www.mrporter.com/journal/the-tutorial/how-to-write-a-pop-hit/284
  17. http://www.nme.com/blogs/nme-blogs/how-to-write-the-perfect-pop-song
  18. http://mysongcoach.com/how-to-write-a-pop-song/
  19. http://www.mrporter.com/journal/the-tutorial/how-to-write-a-pop-hit/284
  20. http://www.mrporter.com/journal/the-tutorial/how-to-write-a-pop-hit/284
  21. http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/features/how-to-write-the-perfect-pop-song-from-getting-the-hooks-right-to-calling-simon-cowell-10293070.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 620 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade