PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Escrever uma música romântica é uma das melhores maneiras de demonstrar a importância que alguém tem para você. Quando for trabalhar na composição, o primeiro passo é pensar em como a pessoa amada o faz se sentir; em seguida, aproveitar esses sentimentos para escrever a letra; e, para finalizar, encaixar as notas musicais e compartilhar o resultado.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escrevendo a letra da música

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas músicas , principalmente as românticas, seguem um padrão bem parecido, contendo de duas a três estrofes, de duas a três repetições do refrão e uma ponte. Então, pegue um pedaço de papel e anote os cabeçalhos de cada parte da música: Estrofe 1, Refrão, Estrofe 2, Refrão, Ponte, Estrofe 3, Refrão. Deixe espaço suficiente entre os cabeçalhos para escrever a letra. [1]
    • Cada estrofe tem, mais ou menos, de quatro a seis versos compridos ou de oito a dez versos curtos.
    • O refrão, geralmente, tem de quatro e seis versos.
    • A ponte é uma parte especial da música que, normalmente, tem dois versos e liga a segunda repetição do refrão à terceira estrofe ou diretamente à terceira repetição do refrão.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Halle Payne

    Guia de Mochilagem e Trilha
    Halle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.
    Halle Payne
    Guia de Mochilagem e Trilha


    Pense em como as pessoas podem se identificar com sua experiência com o amor. Halle Payne, cantora e compositora, nos conta o seguinte: "Você quer que a música fale de suas experiências, pois é isso que as torna pessoais e interessantes. Porém, ao mesmo tempo, se conseguir comunicar seus sentimentos de uma maneira que as pessoas se identifiquem com eles, sua música será arrebatadora. Pergunte a si: 'Como falar de algo específico sobre minha experiência, mas que ainda ressoe com os sentimentos dos outros?'".

  2. Para ajudá-lo nessa tarefa, faça uma lista com tudo o que você gosta nela. Em seguida, escolha uma das características que queira trabalhar na música e use-a para criar o título. Para manter a simplicidade, limite o título a, no máximo, quatro palavras. [2]
    • Por exemplo, caso queira escrever uma música falando do prazer e da alegria que é ter essa pessoa na sua vida, intitule-a como “Felicidade” ou “Alegria”.
    • Independentemente do título que vier a escolher, não se esqueça de que a letra não pode fugir desse tema.
  3. Já que o refrão será a parte mais repetida da música, é melhor começar a composição por ele. Use palavras simples para que a letra fique bem chiclete. Não se esqueça de repetir o título de duas a três vezes no refrão, assim a letra não sairá da cabeça do ouvinte. Crie imagens por meio de comparação e metáfora. [3]
    • Por exemplo, caso tenha decidido por escrever uma música chamada “Alegria”, você poderia começar a esboçar um refrão assim: “A sua alegria é como uma onda quebrando sobre mim, Arrastando-me para um mar sem fim, A sua alegria me traz conforto, Jamais me deixe partir de seu porto”.
    • No total de quatro versos de um refrão, você pode escolher rimar os dois primeiros entre si e os dois últimos entre si; ou, se preferir, rimar o verso um com o três e o dois com o quatro.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Halle Payne

    Guia de Mochilagem e Trilha
    Halle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.
    Halle Payne
    Guia de Mochilagem e Trilha


    Para Halle Payne, cantora e compositora: "Seu refrão pode ser uma frase que se repete várias e várias vezes; na verdade, esse é o padrão para muitas músicas."

  4. As estrofes é que contam a história ao longo da música, aprofundando o sentimento que o compositor tenta passar. Use o esquema A-B-A-B para que os versos alternados terminem rimando. Para que a música não fique repetitiva, reserve um assunto diferente para cada estrofe. [4]
    • Por exemplo, fale sobre o passado na primeira estrofe e deixe o presente ou o futuro para serem abordados na segunda estrofe.
    • Tente empregar comparações e metáforas para expressar melhor o que quer dizer, entretanto não use clichês.
    • Se não quiser, a música não precisa ter uma terceira estrofe.

    Dica: Caso não encontre a palavra certa para criar uma rima perfeita, lance mão de rimas imperfeitas, assonantes ou aliterantes. Por exemplo, dá para rimar “boca” com “moça” (rima assonante).

  5. O objetivo da ponte é quebrar um pouco o padrão repetitivo aplicado no refrão e nas estrofes. Portanto, sem abandonar o tema da letra, aborde-o de uma maneira diferente. [5]
    • Se a música for da ponte diretamente para o refrão, encerre-a com um verso que flua bem para o refrão. Por exemplo: “E quando estou com você, sinto...” e já engata no refrão com “A sua alegria...”.
    • Caso queira uma ponte um pouco maior, repita os dois versos originais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo os acordes e a melodia

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha um conjunto de, pelo menos, quatro acordes. Em cada seção da música, os acordes serão tocados em uma sequência diferente. Cuidado para não escolher um acorde dominante menor, ele deixará a música triste. [6]
    • Por exemplo, dá para usar a sequência C-F-G-F nas estrofes e mudar para A-F-C-G no refrão.
    • Os acordes E♭, A e B♭ são perfeitos para músicas românticas, já que possuem muitas notas alegres.
    • Se não souber tocar nenhum instrumento, peça para que alguém o ajude com essa parte da composição.
  2. Para incrementar um pouco o som, dando uma dinâmica diferente à música, altere o ritmo dessas notas adicionais, mantendo a mesma escala do acorde dominante. Experimente várias sequências de notas diferentes para ver o que combina melhor com os acordes em execução. [7]
    • É fácil manter o ritmo com uma mão e dedilhar algumas notas com a outra no piano. No entanto, essa não é uma tarefa trivial em um instrumento de cordas, como o violão.
  3. Procure as notas correspondentes aos acordes da seção que estiver cantando. Ou seja, faça com que as sílabas cantadas se afinem de acordo com as notas escolhidas do instrumento. Faça algumas alterações das oitavas da melodia vocal ao longo da canção, desse modo a música não ficará entediante. [8]
    • Vá subindo o tom até chegar à nota que estiver tentando cantar. Toque a nota no instrumento e tente vocalizá-la uma ou mais oitavas abaixo e vá aquecendo a voz até alcançá-la. Vá subindo o tom até encontrar a nota desejada.

    Dica: posicione a nota mais alta da música perto do refrão para que o ouvinte saiba que está chegando a parte mais contagiante de todas.

  4. A música acaba se tornando maçante quando o músico não varia muito o padrão de canto. Sendo assim, tente segurar algumas sílabas por mais tempo e deixar outras mais breves. [9]
    • Para que o ouvinte consiga distinguir cada seção da música, estabeleça um ritmo que será usado só nas estrofes, outro só no refrão e outro (o mais diferente de todos) na ponte.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Compartilhando a música

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de dar o trabalho por encerrado, mostre a sua composição para uma pessoa bem próxima e peça a opinião dela. Pergunte quais foram as partes que ela gostou e as partes que não gostou e o que poderia ser mudado na letra. Esteja aberto a críticas, só assim você conseguirá entregar o melhor para a pessoa que ama. [10]
    • Só mude o que achar necessário. Se o seu amigo fizer algum tipo de sugestão que vá contra o que diz o seu coração, não mexa em nada.
  2. Comece conectando um microfone para ficar mais fácil de gravar. Grave primeiro o instrumento e depois a voz. Depois que as duas faixas estiverem prontas, dá para fazer a mixagem e exportar o áudio para compartilhá-lo pela internet. [11]
    • Não grave o instrumento e a voz ao mesmo tempo, ou será mais difícil fazer ajustes depois.
    • O programa Audacity e o Garageband (para Mac OS) são ótimas sugestões para ajudá-lo nas gravações e na mixagem.
  3. Se possível, tente encontrar o momento ideal para fazer a surpresa. Seja em público ou no conforto da sala de casa, o importante é cantar com o coração.
    • Como é possível que você acabe ficando nervoso na hora H, ensaie bastante antes de se apresentar.
    Publicidade

Dicas

  • Para ter uma ideia melhor sobre o que falar na música e que tipo de acordes e melodia escolher, escute um pouco de rádio ou procure um serviço de streaming de áudio.
  • Não se esqueça de ensaiar bastante antes de tocar e cantar para a pessoa amada.
  • Não se preocupe se a apresentação não ficar 100%. Acima de qualquer imperfeição, é a sua intenção que estará sendo admirada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 277 261 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade