Massas requentadas muitas vezes ficam parecendo chiclete, ressecadas ou cheias de óleo. Felizmente, dá para evitar tudo isso fazendo alterações simples ao reaquecer. Aprenda como salvar a comida que sobrou, seja macarrão puro ou um molho cremoso.
Passos
-
Ferva uma panela de água. Deve ter água suficiente para cobrir a massa, mas não a coloque lá. Espere ferver.
- Ou, use um dos métodos abaixo, mas esta é a melhor e mais rápida opção para esquentar massas sem molho.
-
Transfira a massa para um escorredor de metal. Escolha um que caiba na panela que você vai usar. O ideal é utilizar um com haste comprida, para facilitar o manuseio.
-
Mergulhe a massa na água fervente. É preciso apenas 30 segundos para aquecer a maioria das massas. Tire o escorredor da água e experimente. Se ainda não estiver bom, coloque na água de novo. Tire e experimente de 15 em 15 segundos. [1] X Fonte de pesquisa
- Se o seu escorredor não tiver haste comprida, ou se você não tiver luvas para forno, coloque-o em uma tigela e despeje a água fervente em cima.
Publicidade
-
Preaqueça o forno. Ajuste a temperatura para 175 ºC e espere preaquecer. Este Método é suave para a massa e para o molho, mas é pouco prático para porções pequenas.
-
Coloque a massa em uma assadeira. Espalhe-a em um refratário raso. Se estiver amontoada, ela aquecerá em algumas partes e em outras, não.
- Se a massa estiver seca, coloque um pouco de leite ou molho para mantê-la úmida. Isto é muito importante caso esteja esquentando uma lasanha. [2] X Fonte de pesquisa
-
Cubra com papel-alumínio e coloque no forno. Ela levará 20 minutos para esquentar, mas verifique depois de quinze. O papel-alumínio prende a umidade, retardando o ressecamento.
- Coloque um pouco de parmesão dentro do alumínio cinco minutos antes da massa ficar pronta (opcional). [3] X Fonte de pesquisa
-
Dê uma olhada na massa. Coloque um garfo no meio dela e deixe por 10 a 15 segundos. Se a ponta do garfo estiver quente ao tocar, a massa está boa. Se não, coloque-a de volta no forno. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Esquente massas no fogo médio a baixo. Esta é uma das formas mais fáceis de esquentar esses pratos. Despeje manteiga derretida ou óleo em uma panela, coloque a massa e aqueça. Mexa de vez em quando.
- Coloque mais molho se parecer que a massa está seca.
-
Aqueça molhos à base de leite ou vinho no fogo baixo. Os ingredientes desses molhos se separam fácil, por isso devem ser esquentados devagar. Para diminuir ainda mais esse risco, veja o Método para molhos cremosos abaixo.
-
Frite lasanha. Corte um pedaço e coloque na panela, deixando o lado cortado virado para baixo. Vá virando, deixando esquentar até que fique crocante. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use o micro-ondas apenas para esquentar porções individuais. Os fornos de micro-ondas cozinham os alimentos sem uniformidade, especialmente se o prato tiver queijo ou vegetais. Se tiver que esquentar porções maiores, use o forno para poder controlar melhor.
- Evite colocar molhos cremosos, amanteigados ou à base de vinho no micro-ondas, já que os ingredientes deles tendem a se separar.
-
Coloque a massa com um pouco de molho ou óleo. Se ela já tiver molho, mexa para distribuir bem. Se não tiver, coloque um pouco de molho ou azeite de oliva. Isso a manterá úmida.
-
Deixe a potência no nível médio a baixo. A potência máxima deixará a massa parecendo um chiclete. Ajuste para em 50% ou menos.
-
Cubra a massa. Coloque-a em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, de preferência um redondo para evitar que os cantos fiquem frios. [6] X Fonte de pesquisa Cubra usando um destes dois métodos:
- Cubra com filme plástico, mas deixe um canto aberto para o vapor escapar. [7] X Fonte de pesquisa Isto prende o calor, esquentando a massa mais uniformemente.
- Cubra com uma folha de papel-toalha úmida. Ela esquentará a massa com vapor, dando umidade para pratos mais secos ou sem molho.
-
Aqueça aos poucos. Coloque um minuto, então olhe como ficou e mexa. Se necessário, continue esquentando de 15 a 30 segundos por vez.
- Se o micro-ondas não tiver prato giratório, pare e gire o prato na metade do tempo.
Publicidade
-
Aqueça a água para fazer banho maria. Este é o melhor Método para molhos cremosos, como o Alfredo. O calor indireto garante um aquecimento mais uniforme e devagar, reduzindo a chance de separar os ingredientes.
- Faça o banho maria usando duas panelas ou uma panela e uma tigela de vidro que possa ir ao fogo.
- Se não puder fazer banho maria, use o Método do fogão, mas com fogo bem baixo.
-
Coloque o molho na parte de cima do banho maria. Se possível, aqueça o molho separadamente, então despeje sobre a massa fria ou aqueça como descrito acima. Se o molho e a massa estiverem bem misturados, coloque os dois no recipiente. Deixe lá até que a água comece a fervilhar. [8] X Fonte de pesquisa
- Esquentar a massa e o molho juntos não deve dar problema, mas o risco dela ficar parecendo chiclete é maior.
-
Coloque creme de leite ou leite em molhos cremosos. Os ingredientes destes molhos se separam facilmente porque são uma “emulsão”, ou suspensão de gordura e água. Um pouco de creme de leite ou leite integral ajudará a mantê-los juntos, reduzindo a possibilidade do molho ficar oleoso. [9] X Fonte de pesquisa
-
Coloque manteiga ou creme de leite fervido em molhos à base de vinho. Eles também são emulsões, mas a acidez pode coalhar o creme. Para evitar isso, coloque um pouco de manteiga. Outra opção é ferver creme de leite até que um pouco do líquido tenha evaporado e colocá-lo no molho. [10] X Fonte de pesquisa
-
Coloque no fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Quanto mais baixo o fogo, menor a chance dos ingredientes do molho se separarem. Mexa delicadamente para evitar a separação também. Sirva quente.
-
Coloque uma gema para consertar. Se os ingredientes do molho começarem a se separar enquanto esquentam, tire do fogo e coloque algumas colheradas em uma tigela. Bata uma gema na tigela até que fique homogêneo e coloque a mistura de volta no molho. [11] X Fonte de pesquisa
- Se estiver esquentando a massa e o molho, o método com gema de ovo não dá certo. Tente colocar um punhado de farinha para engrossar o molho e quebrar a oleosidade.
- Se o ovo empelotar enquanto você mistura, descarte o conteúdo da tigela e tente de novo, colocando menos líquido e mexendo mais rápido. Se empelotar pouco, tire essas partes e use o restante do líquido.
Publicidade
Dicas
- Se você acha que vai sobrar massa, cozinhe-a ao dente. Se ela já estiver mole ou cozida demais, nenhum método de aquecimento conseguirá manter a textura.
- Para preservar o gosto e a textura, consuma a massa em até três dias após o cozimento. [12] X Fonte de pesquisa
- Por incrível que pareça, há estudos que mostram que massas requentadas aumentam menos o açúcar no sangue em comparação com a massa preparada na hora. Os estudos ainda estão em andamento. [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Não coma massas cozidas há mais de sete dias ou pratos que estiverem com cheiro estranho. [14] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado com as tigelas ou recipientes que tirar do micro-ondas, já que estarão quentes.
Publicidade
Materiais Necessários
-
Massa pura:
- Escorredor de macarrão de metal
- Luva para forno
- Panela
- Fogão
-
Forno:
- Assadeira
- Papel-alumínio
-
No fogão:
- Panela
- Manteiga ou óleo
-
Molhos cremosos ou à base de vinho:
- Banho maria
- Colher de pau
- Creme de leite ou manteiga
- Gema de ovo ou farinha (às vezes)
-
Micro-ondas:
- Recipiente seguro para ir ao micro-ondas
- Filme plástico ou folha de papel toalha úmida
WikiHow Relacionados
- Como cozinhar polenta
- Como fazer molho marinara
- Como cozinhar massa
- Como esquentar frango
Referências
- ↑ http://www.recipetips.com/kitchen-tips/t--535/reheating-pasta.asp
- ↑ http://www.recipetips.com/kitchen-tips/t--535/reheating-pasta.asp
- ↑ http://www.realsimple.com/food-recipes/cooking-tips-techniques/cooking/reheat-leftover-pasta
- ↑ http://www.recipetips.com/kitchen-tips/t--535/reheating-pasta.asp
- ↑ http://www.bonappetit.com/test-kitchen/cooking-tips/slideshow/how-to-reheat-leftovers/?slide=4
- ↑ http://www.recipetips.com/kitchen-tips/t--535/reheating-pasta.asp
- ↑ http://www.recipetips.com/kitchen-tips/t--535/reheating-pasta.asp
- ↑ http://tbo.com/dining/reheat-the-alfredo-sauce-slowly-560346
- ↑ http://www.bonappetit.com/test-kitchen/cooking-tips/slideshow/how-to-reheat-leftovers/?slide=4
- ↑ http://answers.google.com/answers/threadview/id/588429.html
- ↑ http://tbo.com/dining/reheat-the-alfredo-sauce-slowly-560346
- ↑ http://www.realsimple.com/food-recipes/cooking-tips-techniques/cooking/reheat-leftover-pasta
- ↑ http://www.bbc.com/news/magazine-29629761
- ↑ http://www.eatbydate.com/grains/pasta-shelf-life-expiration-date/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 139 721 vezes.
Publicidade