PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pensando rápido e agindo com cuidado, você pode estancar o sangramento do seu cachorro e mantê-lo saudável. Desacelere ou evite a perda sanguínea exercendo pressão na ferida que está sangrando. Enquanto faz isso, tente manter o cãozinho o mais calmo possível. Sejam grandes ou pequenas, todas as feridas com sangramento devem ser examinadas por um veterinário para prevenir perda sanguínea excessiva ou infecções.

Método 1
Método 1 de 3:

Estancando sangramentos de risco

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o cachorro estiver sangrando intensamente, exerça pressão na artéria ou na ferida imediatamente. Use um pano limpo, uma toalha ou algum outro material absorvente, como uma fralda ou um absorvente feminino. Um sangue jorrando com fluxo rápido é sinal de danos arteriais que podem causar uma perda sanguínea grave ou hemorragia.
    • Mantenha pressão constante na ferida apertando ou enrolando com um curativo.
    • Se o sangue começar a encharcar o material que você está segurando sobre o machucado, deixe a primeira compressa lá mesmo e coloque outra por cima. Nunca remova uma compressa de uma ferida grave.
  2. Se um objeto estranho tiver causado a lesão no cachorro e ainda estiver preso na área afetada, deixe-o lá mesmo. A remoção pode cortar uma artéria ou causar danos maiores que aumentarão o sangramento e colocarão a vida do cão em perigo. Cuidadosamente, exerça pressão sobre o machucado ao redor do objeto e espere um veterinário removê-lo com segurança.
  3. O trauma pode causar choque no sistema nervoso do animal. Se possível, embrulhe-o com um cobertor grande ou com uma toalha antes de transportá-lo ao veterinário para ajudá-lo a relaxar e se sentir mais seguro. Isso também o imobilizará se ele estiver muito agitado ou agressivo. [1]
    • Os sintomas de choque incluem respiração ofegante, agitação, fraqueza e frequência cardíaca acelerada. [2]
    • Não presuma que o cachorro não está em choque se não perceber os sinais imediatamente. As fases iniciais do choque podem ser difíceis de reconhecer.
  4. Leve o animal à clínica de emergência mais próxima o mais rapidamente possível para minimizar a perda sanguínea. Um veterinário poderá estancar o sangramento, remover qualquer objeto estranho, suturar a ferida e verificar se houve sangramento interno. Ele também poderá fazer uma transfusão de sangue no cachorro ou dar fluidos intravenosamente, se necessário.
    • Deixe as informações de uma clínica veterinária 24 horas na sua geladeira ou quadro de avisos para acessá-las facilmente no caso de uma emergência.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Controlando um sangramento moderado

PDF download Baixe em PDF
  1. Se seu cão estiver tendo dor, ele pode ficar um pouco agressivo ou até morder enquanto você tenta tratar a ferida dele. Se possível, peça para um membro da família ou um amigo conter o animal enquanto você analisa o machucado. Segure o cão firmemente, mas com gentileza, para evitar causar ainda mais dor ao seu pet. [3]
    • Para conter o animal, ajoelhe-se ao lado dele e fique virado de frente para ele. Em seguida, coloque o seu braço que está posicionado mais longe do cachorro embaixo do queixo do seu pet. Leve o outro braço ao redor do peito do animal, atrás das pernas fronteiras. Por fim, puxe-o para mais perto do seu corpo e segure-o nessa posição.
    • Conter o cachorro pode ajudá-lo a se acalmar se ele estiver em pânico com a lesão.
  2. Até mesmo o cachorro mais dócil pode morder o dono depois de sofrer uma lesão desorientadora. Antes de tratar a ferida dele, coloque uma mordaça no animal para evitar mordidas, mas não deixe tocar na área lesionada. [4]
    • Se a ferida estiver muito perto da boca do pet, tenha muito cuidado na hora de colocar a mordaça.
    • Na falta da mordaça, enrole a boca do animal com uma gaze temporariamente para evitar que ele o morda.
  3. Se seu pet tiver uma ferida pequena, cubra-a com um pedaço limpo de gaze. Aplique pressão constante na área por até 20 minutos para desacelerar ou estancar o sangramento. Se for uma laceração grande, coloque uma toalha limpa sobre a lesão. [5]
    • Se o sangramento continuar depois de 20 minutos, leve o cachorro ao veterinário imediatamente.
  4. Enrole uma fita esportiva ou uma fita longa de um material macio ao redor da cabeça, membro ou tronco do cachorro para manter a gaze sobre a ferida. Mas evite enrolar muito apertada, pois a fita pode restringir a circulação ou a respiração do animal. Amarre o curativo ou o material firmemente com um nó. [6]
    • Evite usar fita adesiva para manter o curativo no lugar, pois ela grudará no pelo do cachorro e causará irritação e perda de pelos.
  5. Se uma das patas fronteiras ou dianteiras estiver lesionada, você pode desacelerar o sangramento elevando-a acima do nível do coração. Isso será mais fácil de fazer se o pet estiver deitado de lado, com o membro lesionado virado para cima. Mantenha uma pressão leve na ferida.
    • Semelhantemente, se a ferida for na orelha, coloque-a gentilmente para cima da cabeça para ajudar a estancar o sangramento. [7]
  6. O cachorro pode pegar uma infecção se a ferida não for tratada em um ou dois dias. Leve-o ao veterinário assim que puder para que ele avalie e trate a lesão. O profissional também pode aconselhá-lo sobre como cuidar da ferida durante a fase de recuperação. [8]
    • O veterinário também pode verificar se há sangramento interno, dependendo do tipo de lesão que o cachorro teve.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Estancando o sangramento depois de cortar as unhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se tiver deixado uma das unhas do cachorro curta demais enquanto estava cortando, evite que ele saia correndo e espalhe sangue pela casa toda. Embora a lesão não seja tão séria, ainda pode sangrar um pouco. Se possível, peça para um amigo ou membro da família segurá-lo enquanto trata a unha.
    • Se não tiver outra pessoa para ajudar a segurá-lo, tente contê-lo da forma mais gentil possível com a coleira, se necessário.
  2. Os veterinários usam esse instrumento para estancar o sangramento em unhas rapidamente. Se tiver um em casa, pressione gentilmente a ponta na unha lesionada por vários minutos até parar de sangrar. Compre os lápis em pet shops ou na internet.
    • Compre o lápis para sempre ter um em casa para esse tipo de acidente.
    • O lápis hemostático pode causar uma dor temporária, mas estancará o sangue rapidamente.
  3. Coloque uma pequena quantidade do amido ou da farinha na ponta do dedo e pressione na ponta da unha que está sangrando. O pó ajudará a coagular o sangue depois de um momento.
    • Mantenha uma pressão leve na unha até parecer que parou de sangrar.
    • Não coloque um curativo na pata do cão, pois ele pode ter dificuldade de caminhar.
    Publicidade

Avisos

  • Dê uma olhada no curativo pelo menos duas vezes por dia para ver se está limpo e seco. [9]
  • Se o animal mostrar sintomas estranhos enquanto se recupera da ferida, como desorientação ou fraqueza, entre em contato com o veterinário imediatamente.
  • Monitore o cão para ver se há sinais de infecção, incluindo inchaço, vermelhidão, secreções, febre ou um odor desagradável vindo da ferida.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 372 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade